Pular para o conteúdo

Símbolos do Canadá no copo do Tim Hortons

DSC_2807

O ano de 2017 é o ano do Canadá – literalmente. Além de ser considerado o melhor destino de viagem pelo Lonely Planet o país está comemorando 150 anos. Eu já listei 10 motivos para vir para cá em 2017 e você pode ver todos eles clicando aqui.

Para todos os lugares que você olha há alguma bandeira ou algum símbolo do país, e no Tim Hortons – a principal rede de café daqui – isso não poderia ser diferente. Eles estão com um copo LINDO com vários símbolos do Canadá. Eu pedi para meu marido bater foto de alguns deles e irei mostrar para vocês hoje neste post. Espero que vocês gostem e não deixem de comentar dizendo o que acharam e se já conheciam todos os símbolos.

Aurora Borealis

DSC_2812

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

A aurora boreal, ou “northern lights” é um fenômeno que atrai viajantes de todo o mundo para o Canadá. O país é um dos melhores lugares do mundo para admirar este show de luzes roxas, púrpuras, verdes, vermelhos e amarelos deslizando no céu escuro. A aurora boreal é uma exibição celestial única causada por partículas carregadas do sol interagindo com as moléculas e átomos na atmosfera da Terra. O resultado é maravilhoso. Os oito melhores lugares do Canadá para ver a aurora boreal são: Whitehorse (Yukon), La Ronge (Saskatchewan), Mucho Lake Provincial Park (British Columbia), Fort McMurray (Alberta), Iqaluit (Nunavut), Yellowknife (Northwest Territories), Battle Harbour (Newfoundland and Labrador) e Dempster Highway (Yukon). Aqui em Ontario é possível ver o fenômeno e eu contei mais detalhes para vocês aqui e aqui.

White trillium

DSC_2820

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

O white trillium é uma flor símbolo de Ontário desde 1937 e foi escolhida por causa de um movimento nacional para escolher uma flor para plantar nas sepulturas dos soldados canadenses após a Primeira Guerra Mundial. Não foi escolhida nenhuma flor de maneira nacional, mas na província de Ontário foi escolhida o Trillium Branco. Vale ainda falar que existem 3 outras espécies (ou cores), além do branco. Os trilliums brancos florescem no início da primavera em áreas cheias de árvores antes que as árvores acima deles fiquem verdes e bloqueiem a luz solar.

Beaver

DSC_2817

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

O beaver (castor em português) é o animal símbolo do Canadá. Animais são geralmente símbolos importantes dos países e aqui no Canadá o castor foi escolhido por causa do comércio de suas peles que iniciou no século XVI e se estendeu por mais de 300 anos. A pele destes animais já foi usada nas roupas da polícia militar e também estampou um dos primeiros selos do Canadá, o “Three Penny Beaver” de 1851. Vale ainda falar que o animal é encontrado em todas as províncias canadenses – eu mesma já o vi várias vezes.

Peggy’s Cove Lighthouse

DSC_2823

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

Peggy’s Cove é uma comunidade marítima pequenina que fica a 47 minutos de Halifax, na província de Nova Scotia.O nome Peggy vem de uma única sobrevivente de um naufrágio que acabou se estabelecendo na região (seu apelido era Peggy). A vila foi fundada em 1811 e hoje é um local que atrai muitos turistas e mantém-se com a vida de antes (i.e. muitos dos seus moradores são pescadores de lagosta). Além da vila em si – que mantém os ares do passado – uma das principais atrações do local é o Peggy’s Cove Lighthouse, farol ativo desde 1868 que é o principal símbolo da província de Nova Scotia e um dos símbolos do Canadá. Irei visitar o local neste verão e mostrarei tudinho para vocês.

Hopewell Rocks e Bay of Fundy

DSC_2815

Fonte: Bay of Fundy Tourism
Fonte: Bay of Fundy Tourism

A Baía de Fundy é uma das 7 maravilhas da América do Norte. Possui as marés mais altas da terra (variação de 16 metros, o que equivale a um prédio de 5 andares), as baleias mais raras do mundo, minerais semi-preciosos e fósseis de dinossauro. O local fica localizado na província de New Brunswick e as Hopewell Rocks são as formações rochosas que aparecem como símbolo desta província. Eu sou fascinada por este local e super feliz que também irei conhecê-lo em 2017.

Maple Syrup

DSC_2810

DSC_0629

Maple syrup – chamado em português de xarope de bordo ou xarope de ácer – é o xarope extraído da seiva bruta das árvores do gênero maple (ácer em português). Há vários tipos de maple: sugar maple (o que tem a folha símbolo do Canadá), black maple, silver maple e red maple (mais rara e com a temporada de colheita mais curta). Os povos aborígenes do Canadá foram os primeiros grupos a produzirem o maple syrup e o maple sugar e este “mel” é símbolo indiscutível do país. No final do inverno há festivais de maple syrup em vários lugares do país, onde você pode aprender como este produto é feito e também degustar várias delícias com este ingrediente (clique aqui e leia post completo sobre o assunto).

Tim Hortons

DSC_2821

DSC_2814

DSC_2816 (1)

Tim Hortons também é considerado um símbolo Canadense. A rede de cafés foi criada pelo jogador de Hockey do Maple Leafs (time de Toronto) Tim Horton em 1964 em Hamilton, Ontario. Há literalmente um Tim Hortons em cada esquina de Toronto – e assumo que em outras cidades Canadenses – e não dá para vir para o país sem provar o café e as delícias do local. Alguns símbolos da rede estão ilustrados no copo também.

Tims: o apelido carinhoso que os Canadenses chamam a rede de cafés.

Timbits: a bolinha do meio dos donuts é vendida no Tim Hortons em caixinhas de 10, 15 e 20 unidades. São deliciosos e super tradicionais por aqui.

Double Double: O termo double double é totalmente canadense e apenas falado por aqui (e totalmente associado ao Tim Hortons). Se você pedir seu café double double ele virá com dois potinhos de creme e dois saquinhos de açúcar.

10 comentários em “Símbolos do Canadá no copo do Tim Hortons”

  1. Um professor meu, que aliás vc conheceu, o Bob, disse que a flor símbolo de Ontario é rara e que se vc for pego colhendo uma, vc pode ser multado e até preso!!! ??? Será?

  2. Gaby, amo seu blog e sou fã do seu trabalho. Hoje tiver que parar no Tim Hortons para tomar um café e espiar os símbolos. Tem alguns que vc não comentou. Fiquei curiosa sobre um aqueduto ou ponte de arcos, o que é? Beijinhos

    1. Ola Maria Carolina, fico feliz que vc curte o blog.
      Sim, eu não falei sobre todos os símbolos para o post não ficar muito longo. Não falei das montanhas rochosas, do inukshuk (aqueles “bonecos de pedra”), do trem que percorre o Canadá e desta ponte, que parece ser a Confederation Bridge de New Brunswick. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *