5 passos a seguir antes de estudar em Toronto

DSC_3439

Hoje no blog eu vou tratar de um tema que é sem dúvida super popular por aqui: estudo no Canadá. Quem conhece minha história aqui em Toronto sabe que eu vim para cá para estudar – fazer meu PhD na Universidade de Toronto – e só depois de 4 anos é que decidimos ficar. Toronto é considerada a 11o melhor cidade do mundo para estudantes internacionais estudarem segundo o QS Best Student Cities de 2017. Estudar em Toronto é uma ótima opção para as pessoas que pensam em ter uma experiência fora do Brasil: a cidade é super receptiva para imigrantes, os cursos aqui são mais baratos, as instituições de ensino estão entre as melhores do mundo, a cidade é lindo e, ainda, há a oportunidade de imigrar para cá. Eu já escrevi muito sobre estudar aqui no blog, mas nunca fiz um texto com os passos iniciais para aqueles que pensam em estudar e não sabem por onde começar.

1. Estude inglês antes de vir para cá

O primeiro passo é óbvio para aqueles que querem fazer algum curso em universidade ou college: você tem que saber inglês (até porque você só será aprovado para um mestrado ou doutorado se tiver um bom domínio da língua). E para aqueles que pretendem vir para cá estudar inglês a dica também é válida. Isso porque, na minha opinião, é muito importante não vir sem saber nada e ter um certa base para realmente aprimorar seu conhecimento e sair daqui fluente (e não somente entendendo alguns pontos). A oportunidade de estudar a língua inglesa em um local onde você terá contato com ela 24/7 deve ser aproveitada ao máximo e se você começar em um nível média as chances de ficar fluente no final do seu curso serão bem maiores.

2. Entenda o clima da cidade e busque fugir do “seguro”

Eu acredito que estudar em um outro país envolve muito mais do que ampliar seu conhecimento: envolve mudar os seus valores, ter experiências incríveis e vivenciar coisas novas. E é por isso que eu (realmente) acredito que quando você estiver planejando seu estudo aqui em Toronto você deve entender o clima da cidade e escolher com cuidado e atenção qual estação você quer vivenciar. Toronto possui quatro estações bem definidas: um inverno frio e branco, uma primavera florida e chuvosa, um verão quente e um outono colorido e incrível. Eu ouço muitas pessoas falarem que não teriam coragem de vir aqui no inverno, mas eu sinceramente acho que é uma estação incrível para você viver enquanto estuda. A cidade é adaptada para o frio, a neve é linda e você terá uma experiência diferente de tudo que já viveu. Claro que cada pessoa possui diferentes limites e é por isso que eu indico pesquisar bastante sobre o clima de Toronto, sempre mantendo a mente aberta.

3. Tenha certeza que Toronto é a melhor opção para você

Muitas pessoas me escrevem dizendo que querem fazer seu mestrado ou doutorado na Universidade de Toronto e me perguntam se eu conheço algum professor que atue nas suas áreas de pesquisa. Eu confesso que eu acho engraçado esta pergunta, porque para mim a escolha de uma instituição para fazer este tipo de curso depende muito dos líderes na área (isto é, se esta tal instituição é líder na área que eu estudo). O sentido lógico do processo deveria ser 1) procurar um pesquisador no mundo que seja líder na área que você quer estudar e então seguir para o passo 2) escolher a instituição que ele atue e fazer seu curso lá. No meu caso eu vim parar em Toronto porque a UofT é líder na área de reabilitação cardíaca, que é a área que eu pesquiso. É aqui que está o maior centro de reabilitação cardíaca do Canadá e meus orientadores são líderes na área. Portanto Toronto foi sim a melhor opção para mim. E é por isso que eu indico que as pessoas pesquisem bem – artigos científicos e CVs de profissionais – para ter certeza que é em Toronto que você vai alcançar seus objetivos e se especializar na área que quer estudar.

No caso daqueles que querem ter uma experiência de estudo internacional e não tem um grande budget vale a pena investir nos colleges, que são instituições de ensino superior profissionalizante, que te preparam para o mercado de trabalho. A diferença é que as universidades oferecem diplomas de bacharel, mestre e PhD e no college os diplomas são técnicos, com cursos de menor duração. Toronto é uma cidade que possui 4 Colleges (Centennial College, George Brown College, Humber College e Seneca College) e vários cursos que podem ser válidos para você.

No caso de estudantes de inglês, é muito importante ter certeza que Toronto é a cidade para você – porque morar em um lugar que não possui as características que você gosta é complicado. Claro que a prova real será mesmo quando você estiver aqui, mas é sempre bom pesquisar bastante e ter certeza que Toronto é pra você. Para isso eu indico que você converse bastante com pessoas que moram aqui, leiam blogs e sigam a dica 5 (entre em contato com empresas especializadas). Há muitas características que devem ser levadas em consideração como tamanho da cidade (metrópole vs. cidade do interior), clima (frio vs. calor), custo de vida (que deve ser adaptado ao seu budget), pontos de interesse, etc. Você irá aprender muito mais e curtir muito mais sua experiência internacional se estiver em uma cidade que te faça feliz e tenha as características que você aprecia.

4. Reflita sobre seus objetivos e o que você busca alcançar estudando por aqui

Um dos primeiros passos a seguir antes de planejar seu estudo em Toronto é refletir sobre o que você quer alcançar. Acho este ponto fundamental e que, muitas vezes, passa desapercebido. Você deve se perguntar “por que”: por que você está querendo estudar inglês? por que você quer fazer um curso de pós-graduação? por que você quer fazer um college?O que você busca alcançar com este curso? Se você não tiver os objetivos bem claros na sua cabeça pode correr o risco de chegar aqui e se decepcionar. Ainda, ter objetivos bem estabelecidos pode te motivar a estudar em dias que você está cansado ou está -20C lá fora, ou ainda quando a saudade da família aperta. Eu sempre fui uma pessoa muito decidida e isso foi fundamental para alcançar meus sonhos e “sobreviver” a 4 anos de PhD na UofT (que foram os 4 anos que mais aprendi e estudei em toda a minha vida).

5. Procure uma empresa especializada que vai te ajudar neste processo

Estudar fora do Brasil é um investimento. Requer planejamento e dinheiro. E é por isso que eu realmente acredito que você deve procurar uma empresa especializada para te ajudar na decisão de escolher a melhor escola e o melhor curso em universidade ou college, baseado no seu perfil e no seu budget. E a empresa que eu indico – e é parceira do blog – é a Loonie Canada. Eu já apresentei a empresa aqui no blog e entre seus serviços está ajudar seus clientes a encontrarem as melhores opções de estudo – isto é, melhores escolas, acomodações baseadas na sua escolha (homestay, residência, aluguel de quarto, apartamento ou basement), ajuda com budget e muito mais. No caso específico de estudar inglês, Toronto possui 50 escolas e é quase impossível escolher entre uma delas sem ter conhecimento amplo sobre o assunto. E é por isso que eu indico a Loonie, uma empresa super especializada e que faz um ótimo trabalho.

You may also like...

18 Responses

  1. Renata Lyra disse:

    Boa tarde Gaby, Estou indo para Toronto esse mês. Ficarei 4 semanas e vou estudar apenas o inglês. Meu inglês é super básico. Já venho estudando a uns 4 meses. Tenho apenas o espanhol fluente. Você acha que eu consigo dar uma avançada no meu inglês nesse período?

  2. Renata disse:

    Oi Gaby! Muito bom o teu post, objetivo e cheio de informações muito úteis.
    Eu tenho uma dúvida que não sei como pesquisar… eu pretendo fazer mestrado no Canadá, mas não encontro infos sobre qual plataforma é utilizada aí para encontrar artigos acadêmicos. Aqui no Brasil é a Plataforma Lattes. Qual seria aí? Tens como me ajudar com essa info?

    • Ola Renata. Eu não entendi sua pergunta: vcv usa a plataforma lattes para artigos científicos ou para curriculums? Se vc estiver procurando artigos vai depender muito da sua área. Se estiver procurando CVS tem o CCV que ;e o Canadian Common CV mas uma maneira de encontrar informações sobre pesquisadores e ir até as instituições que vc pretende estudar. Espero ter ajudado

  3. Amanda Pereira disse:

    Gabi, gostaria de saber a diferenca entre estudar em uma universidade e em um college e qual tipo de instituicao vc recomenda? Beijinhos e amando seu blog e seus textos. Continue escrevendo sempre!

  4. Boa tarde gaby. Estou indo em agosto pra Toronto e no meu intercambio ficarei apenas um mês em casa de familia os outros 5, vou procurar apto pra dividir. Você acha muito dificíl pra eu encontrar? Seria arriscado fazer isso ?

  5. Ademir disse:

    Queria saber se Toronto é o melhor lugar para estudar no Canadá?

  6. Cris disse:

    Ola Gaby

    Qual a dica você da sobre programas de bolsas para mestrado para quem nao tem uma linha de pesquisa ?

  7. Cris disse:

    Ola Gaby

    Tononto ou Vancouver? Qual a melhor opçao para college de game?

  8. Anderson Vieira disse:

    Muitos pensam que com o inglês de cursinho do Brasil conseguem cursar uma faculdade ai mas não é verdade. Ótima dica e adoro seu blog. Parabéns!

    • Olá Anderson. Acho que começar a aprender o Brasil é um ótimo começo e essencial para as pessoas terem uma boa noção da língua. E eu conheço pessoas que só estudaram no Brasil e falar inglês fluente. Vai muito tbem da facilidade e esforço de cada um. Obrigada pelo recado

  9. Ana Marques disse:

    Olá Gaby
    Adorei seu post pois tenho planos de estudar no Canadá e Toronto parece ser uma ótima escolha. Eu achei suas dicas super válidas, especialmente a de procurar uma empresa. Nunca pensei que houvesse este tipo de trabalho, especialmente para colleges e universidades. Obrigada

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *