Pular para o conteúdo

Projeto Português Lúdico: o Português como língua de herança para filhos de pais Brasileiros aqui em Toronto

Como fazer para que filhos de brasileiros nascidos no exterior ou emigrados em tenra idade mantenham contato com a cultura e língua de seus pais? Essa não é uma tarefa fácil e exige certa disciplina de nós, pais, que desejamos que nossos filhos levem nossa língua como herança.

Com o crescente fluxo de brasileiros migrando para diferentes países, como o Canadá, podemos perceber ao longo dos últimos anos uma consciência mais clara da importância de manter vivos os vínculos com as origens brasileiras. Este desejo tem motivado diversas famílias a procurarem maneiras de proporcionar o aprendizado da língua portuguesa e da riqueza da cultura brasileira aos seus descendentes.

Ao planejarmos nossa mudança ao Canadá, pensamos muito nesta questão. Queríamos que nossos filhos, Antônia de 1 ano e meio (filha da Camilla) e Lucas de 8 anos (filho da Juliana) ampliassem seus horizontes. Pretendíamos que eles aprendessem uma nova língua, mas seguissem desenvolvendo e estendendo o vocabulário na língua portuguesa. Com este desejo no coração, tornamos este o nosso maior objetivo. Sabíamos que o inglês viria naturalmente com o tempo no Canadá, mas o português precisaria ser cuidado e trabalhado.

Conversando com algumas famílias brasileiras no Canadá, percebemos que esta preocupação não era apenas nossa e se constituía em um desafio enfrentado por muitos. Diversas famílias questionam-se sobre o que fazer para manter e desenvolver o português em seus filhos. Para muitos é uma questão de identidade e preservação de laços; outros enxergam como oportunidades futuras. Além disso, há todos os estudos e pesquisas que comprovam as vantagens de um cérebro bilíngue em relação à um cérebro monolíngue. Já falamos um pouquinho sobre o bilinguismo anteriormente aqui no blog da Gaby. Como profissionais em educação bilíngue e percebendo essa demanda, ainda no Brasil, conversamos e estudamos sobre o que é conhecimento como PLH (Português como Língua de Herança). Este não é um campo de estudo tão antigo, mas vem sendo pesquisado e praticado em muitos países que recebem imigrantes brasileiros. Uma língua de herança é aquela utilizada com restrições, limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar, e que convive com outra(s) língua(s) em outros setores, instituições e mídias da sociedade em que se vive. O português é uma língua de herança para os filhos de brasileiros que moram no exterior.

logo

Através desta realidade, desejo e pesquisas, nasceu o Português Lúdico. Por sermos pedagogas apaixonadas por educação e língua portuguesa, decidimos juntar o útil ao agradável, dedicando o nosso conhecimento e experiência neste projeto. O Português Lúdico visa desenvolver o conhecimento da língua portuguesa e da cultura brasileira de forma lúdica, utilizando como alicerce a integração de crianças em atividades que visam promover a oralidade, a leitura e a escrita, de acordo com a faixa etária.

O programa é dividido em unidades com temas variados. Por entendermos que muitas das nossas crianças já possuem uma rotina escolar, procuramos conduzir nossos encontros de forma leve e divertida, promovendo um aprendizado prazeroso através de uma interação saudável entre crianças que compartilham histórias parecidas de vida.

Nos nossos encontros fazemos brincadeiras, jogos, atividades artísticas e cantamos muuuuuito! Sempre trazendo canções populares e cantigas brasileiras. Mas não nos limitamos em nada disso! Queremos compartilhar conhecimentos com a comunidade brasileira de Toronto e outras localidades. Queremos conhecer nossos alunos, suas histórias, suas atividades prediletas. Queremos que a cultura brasileira e a língua portuguesa ultrapassem a sala de aula e se tornem algo precioso e significativo nas vidas destes pequenos.

Portugues_Ludico copy

Além de buscar uma atividade que possa oferecer aos seus filhos esta interação, deixaremos aqui algumas dicas para os papais que se interessam em promover a língua portuguesa e cultura brasileira com seus filhos.

Dica 1: Adotar uma política linguística familiar

A família precisa se esforçar para a manutenção de sua língua. Ao decidir pela manutenção e desenvolvimento do português como língua de herança, recomendamos aos adultos que adotem uma política linguística familiar que seja adequada à sua rotina. Isso significa que a família deve sistematizar o uso do português em casa de forma coerente. Combine momentos do dia, como o jantar, no qual todos falarão português. O importante é que que todos sigam os combinados estabelecidos. A leitura de clássicos infantis antes de dormir é uma ótima ideia (você pode encontrar algumas sugestões aqui), assim como histórias do folclore brasileiro e canções em português. Estas são formas de promover momentos interativos em língua portuguesa para seus filhos.

Dica 2: Cante músicas brasileiras

Vale dar um amplo destaque para as músicas, que ativam mais áreas no cérebro relacionadas à linguagem do que qualquer outra atividade! Com a tecnologia não há desculpas para não encontrar cantigas brasileiras. A música, além da ampliação do vocabulário e estimulação da memória, costuma contar muito sobre a cultura de um povo.

Dica 3: Manter um calendário brasileiro com datas comemorativas

Para a manutenção da cultura brasileira, vale a pena manter um calendário com datas comemorativas do Brasil e conversar sobre estas datas com as crianças. Certamente será uma delícia descobrir e relembrar histórias com seus filhos. No final, todos acabam aprendendo sempre mais.

Dica 4: Compartilhar histórias vividas no Brasil

Contar histórias da infância no Brasil, falar da história de seus antepassados e momentos felizes que viveram juntos também é uma ótima saída para compartilhar cultura e história de vida.

Dica 5: Preparar comidas típicas brasileiras

A rabanada do Natal, a famosa feijoada ou a canjica da festa junina. Fazer comidas típicas brasileiras também é uma excelente forma de fortalecer os laços com a pátria amada Brasil, além de promover conversas no idioma.

Dica 6: Ficar atento aos eventos que grupos brasileiros promovem no Canadá

Vale ficar atento aos eventos que grupos de brasileiros promovem aqui no Canadá. O site do consulado brasileiro no Canadá e os milhares de grupos criados no Facebook podem ser fortes aliados. Se você ainda não faz parte de nenhum, use palavras chaves, como: Brasileiros, Canadá, Toronto, Brasil, dentre outras. Certamente você encontrará inúmeras possibilidades.

Dica 7: Seguir o Português Lúdico

A última dica e não menos importante, siga a página do Português Lúdico no Facebook e o no Instagram, esteja você em Toronto, ou em qualquer outro lugar. Frequentemente compartilhamos dicas e textos para ajudá-los nessa árdua missão de manter viva nossa língua e cultura.

Fanpage do Português Lúdico https://www.facebook.com/portuguesludico/
Instagram do Português Lúdico https://www.instagram.com/portuguesludico/

Por Camilla Cariello (esquerda) e Juliana Braz (direita), mentoras do Projeto Português Lúdico no Canadá

mentoras

7 comentários em “Projeto Português Lúdico: o Português como língua de herança para filhos de pais Brasileiros aqui em Toronto”

  1. Acho louvavel como principio, mas num pais como o Canada, bilingue por natureza, acho que faz muito mais sentido focar para garantir que meus filhos sejam fluentes em ingles e frances. Infelizmente o portugues me parece bem pouco prioritario/pratico para uma familia que decide se estabelecer de vez no Canada.

    1. Olá, Antonio! Sua visão também é importante, contudo o que está em jogo no cultivo da língua portuguesa são as relações com a família e manutenção da cultura principalmente, para a mioria dos pais. Mas esta é uma decisão que realmente cabe aos pais. Obrigada pelo seu comentário. 🙂

    2. A minha experiência é que a criança tem capacidade de aprender de tudo um pouco. E eu quero sim focar no português pois acho importante que ele se comunique com meus pais e que entenda a minha cultura e como eu fui criada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *