Pular para o conteúdo

Sobre a participação de Toronto na Copa do Mundo de Futebol de 2026

Representation Imagine: reuters
Representational Image. Reuters

Como boa brasileira que sou eu curto futebol. Não sou fanática, não tenho um time favorito e não assisto jogos todas as semanas. Mas gosto, conheço as regras e curto jogos decisivos e amistosos da seleção brasileira. E, obviamente, curto (muito!) a Copa do Mundo. E quando comecei a ler as notícias ontem que associavam Toronto e a Fifa World Cup de 2026 meu coração bateu mais alto. Eu logo pensei: “imagina só uma Copa do Mundo no Canadá” e “já tenho que ver onde posso comprar os ingressos”. Realmente fiquei empolgada, afinal nós não estávamos no Brasil durante a Copa passada e não tivemos aquele gostinho de ter jogos acontecendo pertinho de casa. Eu fiquei tão animada que até fiz as contas de quantos anos Thomas terá na época – onze – e fiquei pensando em como ele iria curtir. Mas ai parei para ver as notícias com calma e vi que não é tão mágico quanto parece…

logo tentative

Em primeiro lugar a candidatura não é somente do Canadá e sim da América do Norte. Isso mesmo: Canadá, Estados Unidos e México lançaram a candidatura para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2026 ontem (o logo acima eu achei na internet, mas como não tem o México não acredito que seja “oficial”). Portanto, muitas cidades sedes e muita disputas para ter jogos legais em todas elas. Na verdade, se pararmos para refletir sobre os fatos eu nem sei se haverão jogos aqui em Toronto. Não é porque Toronto é o centro econômico do Canadá que quer dizer que ele participará de todos os eventos e terá ótimos jogos. Toronto nem tem um estádio decente de futebol – tem o BMO Field, que é super pequeno. Ai vocês podem pensar: “ah, tem o Rogers Centre”. Mas o Rogers não é um estádio de futebol e dependendo de quando os jogos acontecerão ele estará ocupado com o Blue Jays (time de baseball da cidade). Vamos lembrar que o futebol é o esporte mais importante do Brasileiro, mas não do Canadense e sinceramente não acho que irão cancelar jogos de baseball por causa de futebol.

E vale ainda falar que em 2015 a Copa do Mundo de Futebol Feminino foi no Canadá e, por causa do Panamericano, não teve nenhum jogo aqui em Toronto. Os jogos aconteceram em Vancouver, Edmonton, Winnipeg, Ottawa, Montreal e Moncton, sendo que a final aconteceu em Vancouver e as semi-finais em Edmonton e Montreal. Pausa aqui para lembrar que Toronto fez bonito nos Jogos Panamericanos de 2015 e certamente iria fazer bonito em uma Copa do Mundo de Futebol.

photo-(8)

Em segundo lugar a tradição do futebol aqui no Canadá não é grande, especialmente se compararmos com o México e USA. O time mexicano já foi à 15 Copas. E os USA já foi à 10 Copas, sendo que após a Copa de 1994 a tradição do futebol aumentou muito no país. Pausa aqui para dizer que a Copa de 1994 foi a de maior sucesso na história. E o time Canadense (segundo a wikipedia) só foi a uma Copa do Mundo (em 1986) e ficou em último lugar. E se pensarmos no ranking da FIFA de 2017 o Canadá está em 109, USA em 23 e México em 16. Pelo menos o Canadá não está em último, são 211 times no total.

A proposta diz que haverão 80 jogos como parte de um formato expandido, com mais jogos e mais times participando do campeonato. Destes 80 jogos 60 acontecerão nos USA, 10 no Canadá e 10 no México. Portanto, não dá para se animar muito sobre a “Copa do Mundo acontecer no Canadá e termos jogos em Toronto”. Eu espero que se eles ganharem o direito de sediar a Copa do Mundo de 2026 possa haver algum jogo aqui em Toronto, mas provavelmente será Qatar versus Costa Rica ou Suíça versus Marrocos (nada contra estes países, mas seria show assistir a um jogo do Brasil). O bom é que os USA fica pertinho pertinho e sempre rola voar para lá.

Segundo a maioria das notícias esta candidatura é a favorita disparada, especialmente porque nenhum país da Europa ou Ásia podem candidatar-se, já que a Copa de 2018 será na Rússia e a de 2022 no Qatar. Parece que até agora somente Marrocos e Colômbia mostraram algum interesse, mas nenhum dos países poderá trazer a mesma infra-estrutura e poder do que México, USA e Canadá juntos.

Vamos ter que aguardar até Maio de 2020 para descobrir, que é quando o resultado será divulgado.

3 comentários em “Sobre a participação de Toronto na Copa do Mundo de Futebol de 2026”

  1. Gabi, realmente seria “really amazing” a Copa ou parte no Canadá. Só para vc saber: trabalhei nas Olimpíadas Rio2016, no futebol. O time feminino do Canadá jogou em S.Paulo, na Arena Corinthians, a fase de classificação, depois as oitavas e a semifinal . A torcida brasileira apoiou (quase adotou…) a equipe canadense em massa. Foi uma verdadeira festa! Pergunte às atletas. Eu inclusive tenho algumas fotos delas dentro do estádio, se quiser te mando. Abraços.

    1. Que legal Renato. Aqui eles AMA o time de futebol feminino e acho que ter alguns jogos por aqui poderá ajudar os Canadenses a amarem o futebol masculino tbem. Obrigada pelo recado e por compartilhar sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *