Pular para o conteúdo

Sobre a Little Free Library, as pequenas bibliotecas espalhadas por Toronto

IMG_7226

Quem ai já viu pequenas casinhas cheia de livros espalhadas na cidade (como a da foto acima)? Elas são parte da Little Free Library e é sobre elas que eu vou falar hoje aqui no blog.

O que é a Little Free Library?

A Little Free Library é um sistema de troca de livros que funciona da seguinte maneira: você pode pegar um livro nas diversas bibliotecas espalhadas pelos bairros mas tem que deixar um livro no lugar. A Little Free Library possui várias formas e tamanhos mas geralmente são casinhas coloridas que ficam na frente de residências, geralmente em bairros residenciais. Qualquer um pode usufruir do serviço, isto é, qualquer pessoa pode levar um livro e trazer um livro para compartilhar. O lance do projeto é seu toque único e pessoal, já que se imagina que são pessoas reais que estão compartilhando seus livros favoritos com sua comunidade, o que torna o processo mais interessante.

De quem é este serviço?

Você não encontra a Little Free Library comente aqui em Toronto, mas em 70 países ao redor do mundo, Esta é uma organização sem fins lucrativos que inspira o amor pela leitura, estimulando o contato entre membros da comunidade e a criatividade promovendo as trocas de livros de bairro em todo o mundo. Para saber mais sobre este movimento mundial – que começou em 2009 nos Estados Unidos – clique aqui.

Quantas Little Free Library existem?

Em menos de uma década já existem em torno de 50.000 bibliotecas em mais de 70 países. Em Toronto há um pouco mais de 100 Little Free Libraries.

Como eu posso achar uma Little Free Library perto de onde eu estou?

Clique aqui e visite o mapa para procurar as bibliotecas.

Como posso doar livros?

Se você quiser doar livros simplesmente coloque-os em uma Little Free Library perto de você.

Como eu posso começar uma Little Free Library?

Há uma página no site oficial do Little Free Library que explica como você pode criar a sua (clique aqui). Em resumo há 5 passos que você deve seguir: identifique sua localização, faça uma biblioteca, registre sua biblioteca, tenha suporte e adicione sua biblioteca no mapa mundial. Há uma taxa única de $40 e há algumas regras importantes que você deve seguir ao criar sua biblioteca (clique aqui). Vale falar que você pode comprar as caixinhas aqui – o site vende alguns modelos e o preço está entre $325 e $900.

Fica aqui a dica de um projeto super legal que também acontece em Toronto. Eles tem uma newsletter semanal que você pode acompanhar por email, um blog e vários projetos (clique aqui para mais informações).

5 comentários em “Sobre a Little Free Library, as pequenas bibliotecas espalhadas por Toronto”

  1. Muito legal!! Já vi algumas casinhas espalhadas por aí! Mas não sabia que tinha em tantos países… Como uma amante da leitura acho a iniciativa fantástica!!!

  2. Que legal Gaby. Adorei a dica. Confesso que nunca vi nenhuma por aqui, será que é porque só tem em partes mais residenciais e eu moro no centrão da cidade?
    Vou procurar! Beijos. AMO seu blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *