Pular para o conteúdo

Sobre o “calor” no final de fevereiro em Toronto

DSC_0430

Hoje eu vou falar sobre o “calor” que tivemos aqui em Toronto neste final de semana – 12 graus positivos em pleno fevereiro, batendo o recorde de um dos dias mais quentes registrados nesta época do ano. Também irei falar de como esta sensação de calor e frio é super relativa e dependente de onde estamos (sim, porque eu recebi muitas mensagens nas redes sociais perguntando se eu era “louca” de achar calor uma temperatura de 12C!). Também irei falar sobre como as previsões do tempo podem ser falhas e (novamente) de como o clima de Toronto é louco imprevisível. Para elaborar mais o que estarei escrevendo irei trazer posts antigos daqui do blog onde tratei do mesmo tema… ou seja, já passamos por isso outras vezes.

Ops, a previsão errou feio

DSC_0420-(1)

Em agosto de 2016 eu escrevi este post aqui cujo título era “Inverno 2016/2017: previsão de mais frio que o normal”. O post trazia a previsão do tempo para este inverno, indicando que seria mais frio que o normal, com precipitações e quedas de neve acima do normal. Detalhe que a previsão ainda dizia que o final de fevereiro seria um dos períodos mais frios (oi? 12C?). Bom, apesar de até começarmos o inverno com temperaturas frias (achei dezembro beeeeem frio) tivemos um janeiro e um fevereiro “normais” e até agora 11 dias com alertas de frio extremo. Vale falar que no inverno passado tivemos apenas 12 alertas de frio extremo, em ambos os anos número bem pequenos se comparados com o inverno 2014-2015 (39 alertas) e 2013-2014 (36 alertas). Não sabe o que é alerta de frio extremo? Clique aqui e aqui e leia mais sobre o assunto.

Motivos para sorrir não faltam

DSC_0644-(1)

O frio chega cedo por aqui. Conforme escrevi aqui no blog o frio começa a dar seus ares já em outubro mas é só em novembro que (geralmente) o frio aperta e as temperaturas não ficam mais tão agradáveis. É também a partir de novembro que a possibilidade de nevar aumenta mais (clique aqui e veja dados sobre neve em Toronto). Portanto, contem comigo: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro… isso mesmo: 4 meses, 4 meses de muito frio, 4 meses de pouco sol. Lá pelo meio de fevereiro as pessoas já estão fartas do frio e quando pensamos que ainda temos março e abril inteiro para que as temperaturas fiquem melhores (i.e. positivas com dois dígitos – como o que aconteceu neste final de semana por aqui) qualquer 10C já é motivo de comemoração (na verdade qualquer temperatura positiva já é motivo de comemoração). Então, temos sim muitos motivos para sorrir, para sair de casa, para ir no parque e para postar muitas fotos no sol.

Não vamos exagerar

DSC_0339

Em contrapartida não vejo muitos motivos para sair de casa de roupa de verão ou sem camisa. Gente, passeando na lakeshore neste feriado eu vi muitas pessoas sem camisa, e quando fomos estava uns 8C (nem tinha chego ainda a 12C). Eu acho um exagero pois ainda continua frio. É claro que não podemos comparar 8C ou 12C no contexto do Brasil e do Canadá. É diferente. Ainda mais quando no final da semana passada tínhamos tido temperaturas super baixas, na casa dos -10C. A temperatura mudou, a gente não precisou sair com várias camadas, nem gorro, nem luva grossa e deu para ficar numa boa passeando no parque sem sofrer. Nós saímos com a roupa que usaríamos no outono (clique aqui para saber mais) e quando no sol deu sim um pouco de calor, mas nada que levasse a gente a usar roupas de verão. Eu não exagerei quando disse que estava “quente”, estava sim quente comparado com as temperaturas do inverno (ou dos dias anteriores), mas ainda não está quente para roupas de verão. Entenderam?

O que esperar dos próximos dias e do final do inverno

DSC_0635

Se olharmos a previsão do tempo para or próximos dias continuaremos tendo dias quentes – esta semana teremos novamente temperaturas de dois dígitos, mais precisamente 14C na quinta – mas no início de março as temperaturas voltam a baixar e há previsão de neve (como vocês podem ver do print da tela tirado da previsão do tempo de Toronto do site weathernetwork.com).

Screen Shot 2017-02-20 at 8.18.07 PM

Sim, o clima de Toronto é meio louco e eu já comentei sobre isso neste post aqui. Vale sempre checar a previsão do tempo antes de sair de casa e olhar mais próximo da data que você estiver vindo para cá. A previsão geralmente acerta, apesar de ter errado feio sobre este inverno como escrevi anteriormente neste post (e sim, não vamos reclamar sobre este erro).

DSC_0674

*As lindas fotos que ilustram este post foram batidas entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2017, quando as temperaturas máximas ficaram entre 10-12C. Vale falar que a neve – que caiu bastante na semana anterior – ainda estava acumulada nas ruas de Toronto, mesmo com o “calor”.

15 comentários em “Sobre o “calor” no final de fevereiro em Toronto”

  1. Gabi, acho que vc lê meus pensamentos rs… Estou em Toronto a pouco mais de 3 meses e vim preparada para o frio intenso e hj por exemplo estou com calor e já com medo do verão (não gosto de calor). Adoro seu blog, parabéns

    1. Ola Wanessa. Infelizmente o calor daqui pode chegar a ser insuportável…já pegamos sensação de +45C, mas não é comum, assim como não é comum dar calor em pleno fevereiro. Vamos aguardar e torcer para que a temperatura fique mais normal (eu fico um pouco preocupada com este tempo louco). Beijos e obrigada pelo carinho

  2. As fotos estão lindas! Muito legal o blog ótima fonte de informação sobre toronto, Ainda pretendo conhecer essa cidade só vejo coisa boas sobre ela.. deve ser realmente um lugar ótimo

  3. Olá Gaby, tudo bem? Quero ser sua amiga!!! Kkkk Em 20 de novembro estarei de mudança para Toronto com meu filho de 12 anos. Meu marido já estará aí, hoje mora em Vancouver. Estou com medo do frio. Vc tem alguma dica de como devemos sair do avião? ?

    1. Ola Silvia… obrigada pelo recado. Então, coloque todas as roupas de frio que vc tiver para sair do aeroporto (do avião vc sai em um túnel quentinho) e já marque de ir comprar roupas adequadas nos primeiros dias aquI! Boa viagem e beijos enormes

  4. Oi gaby! estou adorando seus posts!
    Vou com toda a familia em fevereiro e estamos morrendo de medo do frio! Imagine que estamos acostumados com o calor do nordeste!
    Você tem dicas de lojas onde comprar roupas de frio adequadas para o inverno canadense? Já colocamos essas compras para o primeiro dia da viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *