Pular para o conteúdo

15 dicas incrivelmente úteis para você fazer compras na IKEA

Se você mora em Toronto ou está vindo morar aqui as chances de você comprar na Ikea são altas (a não ser que você seja super rico e possa pagar móveis planejados ou de lojas de luxo, que por aqui acabam sendo bem mais caros do que no Brasil). Para quem não conhece a Ikea é uma loja sueca que vende móveis, aparelhos eletrônicos e utensílios para o lar a preços acessíveis, sendo os compradores os responsáveis por montar os móveis. A palavra IKEA é a sigla de Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd: Ingvar Kamprad (nome do fundador), Elmtaryd (a fazenda onde ele cresceu) e Agunnaryd (sua cidade natal em Småland, sul da Suécia). IKEA é a maior varejista de móveis do mundo e seu fundador uma das dez pessoas mais ricas do mundo, sendo dono de uma fortuna de mais de 40 bilhões de dólares.

A loja é famosa e conhecida por seus móveis modernos, simples e eco-friendly. Eu sou super suspeita pois AMO a loja. Acho que 60% dos móveis daqui de casa são IKEA e a maioria das coisas que eu não comprei na loja acabei me arrependendo. Eu já escrevi alguns posts no blog sobre a loja (clique aqui e aqui), especialmente quando cheguei no Canadá e montei minha casa somente com produtos de lá. Mas parei para pensar que não escrevi ainda algumas dicas importantes para você fazer compras no local, otimizar seu tempo e economizar. Portanto neste post estarei reunindo algumas dicas que aprendi nestes quase 7 anos de Canadá, ou deveria dizer neste quase 7 anos comprando na IKEA.

1. Faça seu cartão IKEA Family: o cartão IKEA Family é gratuito e super simples de ser feito (pode ser feito na loja ou online clicando aqui). Com ele você tem ofertas exclusivas e algumas vantagens, como 90 dias para retornar seus produtos. Vale a pena fazer o cartão e acompanhar as ofertas do mês, que mudam sempre.

2. IKEA Event: a loja possui promoções chamadas IKEA Event, quando determinados grupos de produtos possuem um desconto de 15% à 20%. Em janeiro deste ano está acontecendo o wardrobe event, quando todos os guarda-roupas estão com 15% de desconto. Há ainda o evento de cozinha, quarto, sala de jantar, sofás, entre outros. Vale a pena ficar de olho para comprar o determinado produto que você quer dentro dos meses da promoção.

Attachment-1-(9)

3. Entenda o mapa da loja: as lojas IKEA são enormes e se você não parar para estudar um pouco o mapa certamente irá passar mais tempo na loja do que gostaria. Em geral todas as lojas estão divididas em duas partes: Showroom e Marketplace. O showroom é a parte onde os móveis ficam expostos – geralmente em grupos – e onde há vários espaços e ambientes montados por arquitetos. O marketplace é a parte onde ficam os utensílios de cozinha, cama, banho, tapetes, luminárias e objetos de decoração. Nesta parte você pode pegar os produtos expostos. No showroom você deve anotar a localização dos produtos e pegá-los na parte da loja chamada Self-Serve area (explicarei melhor sobre isso na dica 8).

Attachment-1-(8)

4. Usufrua dos shortcuts: eu não sei quanto a vocês mas meu tempo é precioso e muitas vezes vou na IKEA com o intuito de comprar uma única coisa e não quero ficar andando a loja toda. Se você é como eu e já vai para a loja sabendo o que quer então você deve usufruir dos shortcuts (atalhos) para não ter que passar pela loja inteira e por seções que você não tem interesse. Mas vale falar que se você está visitando a loja pela primeira vez vale a pena separar algumas horas do seu dia para conhecer tudo com calma.

5. Lugar para deixar seus filhos: as lojas possuem playgrounds chamados de Smaland e com eles as crianças podem ficar brincando enquanto os pais fazem compras. As crianças podem ficar no máximo entre 60 minutos e 90 minutos (no caso de 90 se você tiver o cartão IKEA Family). A Smaland fica geralmente na entrada das lojas e parece ser bem popular entre as crianças. Clique aqui e veja algumas regras do local.

6. Usufrua do mostruário e teste bastante os produtos: os produtos estão expostos na IKEA para você testar, então não tenha medo de sair deitando na cama, sentando nos sofás e abrindo e fechando as portas dos armários. E se você tiver dúvida e achar que aquele produto não está legal vá para casa e volte outro dia para testar novamente. Os preços dos produtos são baratos e você pode retornar, mas trazer para casa e montá-los dá uma super mão de obra, então é melhor ter um pouco mais de certeza quando for comprar.

Attachment-1-(7)

7. Etiquetas amarelas e a seção de promoção: quando estiver olhando os produtos da loja fique de olho nas etiquetas amarelas de last chance, que indicam que o produto teve seu preço reduzido consideravelmente. Ainda, se você está procurando por ótimas promoções vale passar na seção de promoção, que fica perto dos caixas. Às vezes você consegue encontra algo bom com preço super em conta, ou partes de produtos que estão perdidas (como prateleiras). Se você é uma pessoa criativa pode usufruir bastante desta seção.

8. Tire uma foto da etiqueta com os detalhes do seu produto: conforme escrevi anteriormente no showroom os móveis estão expostos e neles há uma etiqueta com detalhes da localização dos produtos no Self-Serve area. A IKEA te dá lápis e papel para você marcar o corredor e a prateleira onde os produtos estão, mas já cheguei em lugares que mais de um produto estava na prateleira. O ideal é anotar o código do produto e, melhor ainda, bater uma foto da etiqueta para não ter erro na hora de pegar todos os produtos para montar o seu móvel. Vale falar que alguns produtos não estão disponíveis no self-serve e você deve retirá-los em uma parte especial da loja chamada de pick-up area.

Attachment-1-(11)

9. Entrega de produtos: se você não possui um carro (ou não possui um carro grande o suficiente para levar suas compras para casa) vale a pena alugar um carro grande. Mas se você não quiser se preocupar pode usufruir do serviço de entrega da IKEA. Eles possuem diferentes serviços de entrega e o custo aqui em Toronto começa com $99 (clique aqui e leia mais sobre o assunto). Eu lembro que quando fiz as primeiras compras da casa na IKEA (em 2010) nós não tínhamos carro e tivemos que pagar a entrega, e lembro também que o preço variava bastante com o número de itens. Também há a opção de você comprar e levar o produto até uma área de entrega (sai mais barato). Então vale a pena checar isso (eu não sei quantos itens podem ser entregues com um certo valor). E, novamente, pensando que você pode alugar um carro por $60 por dia – e aproveitar para passear ou até fazer outras compras – vale a pena pensar bem antes de contratar um serviço de C$99 (embora eles deixem todas as caixas dentro da sua casa).

10. Shuttle Bus: as lojas da IKEA não ficam localizadas no centro de Toronto, mas mesmo se você não tiver carro pode visitá-las usando os serviços de shuttle buses gratuitos. Entre os mais populares estão o Shuttle Bus que sai do centro de Toronto e vai para a IKEA de Etobicoke (clique aqui e saiba mais), o Shuttle Bus que sai da Kipling Station e vai também até a IKEA de Etobicoke (clique aqui e saiba mais) e o Shuttle Bus saindo da estação de metro Leslie e indo para a IKEA North York (clique aqui e saiba mais).

Attachment-1-(12)

11. Veja o catálogo antes de visitar a loja: como disse anteriormente a loja é enorme e possui muitos produtos. Você certamente irá ficar perdido se tiver que escolher mais do que 5 produtos. A minha dica é que você dê uma olhada no catálogo da loja para saber quais opções você possui e já ir escolhendo alguns produtos que você curte. Você pode ver o catálogo online aqui ou pedir para ele ser entregue na sua casa aqui. Eu já falei sobre o catálogo aqui no blog, falando sobre alguns dos meus produtos favoritos. Vale citar aqui que o novo catálogo é geralmente lançado em agosto de cada ano.

12. Não deixe de passar no restaurante ou na lanchonete: a IKEA possui dois lugares que você pode comer: um restaurante (que geralmente fica no meio da loja) e uma lanchonete (que fica depois do caixa; ou seja, você precisa pagar seus produtos para comer por lá). Em ambos os locais as comidas são simples mas muito gostosas, e extremamente baratas. No restaurante há várias opções de pratos no café da manhã (incluindo um prato de panquecas com frutas por C$3.49) e no almoço (incluindo um prato com almôndegas, purê de batatas e salada por C$6.99). E na lanchonete há casquinha de sorvete e cachorro quente por C$1 cada.

Attachment-1-(13)

13. Mercado de comidas sueca: engana-se quem pensa que só há móveis na Ikea. Há também uma seção de comidas e você encontra por lá chocolates, carnes, biscoitos e muita coisa gostosa. Geralmente você está parte da loja fica depois dos caixas (ou seja, você tem que pagar suas compras primeiro) então fique atento para não perder. Entre as gostosuras que eu mais gosto estão os oak cookies (que parecem ser feitos de sucrilhos), o apple & pear crumble (que é uma farofa de maçã e pera para colocar em bolos e tortas) e os bolinhos de vegetais (que são deliciosos e vão bem com tudo). Você consegue ver todos os produtos vendidos clicando aqui.

Attachment-1-(6)

14. Não visite a loja no final de semana: se você quiser seguir uma das dicas, por favor siga esta. Parece que os canadenses tem a IKEA como o melhor programa do final de semana e as lojas ficam lotadas nos sábados (principalmente) e nos domingos. Muito pior se você tiver que devolver um produto – com certeza faça isso em um dia de semana, preferencialmente pela manhã.

15. Curta a montagem dos móveis: a parte mais divertida de fazer compras na IKEA é sem dúvida montar os móveis. Todos os produtos vem com um manual e a explicação é geralmente simples. No site da IKEA eles também tem alguns vídeos que podem ajudar aquelas pessoas que são mais visuais quando estão aprendendo. Meu marido é o montador oficial de móveis daqui de casa e o último que montamos foi um guarda-roupa de porta de correr que demorou – acreditem – uns 4 dias para ficar pronto. Pesquisando vi que o tal guarda-roupa é o produto mais difícil de ser montado. Vale falar que você vai precisar ter uma furadeira e chave de fenda e a própria loja oferece um kit que custa C$8.99.

Attachment-1-(14)

E ai, gostaram das minhas dicas? Vou AMAR ler os relatos de vocês sobre as suas aventuras na loja e também se vocês tem alguma curiosidade os história engraçada sobre a IKEA para contar.

12 comentários em “15 dicas incrivelmente úteis para você fazer compras na IKEA”

  1. Adorei ler este artigo, obrigado e parabéns mais uma vez, Gaby. Minha casa é praticamente um showroom da Ikea, e meu irmão, que acaba de se mudar para Israel, foi comprar os móveis da casa na Ikea também. Meu filho adora as almôndegas de lá, compramos congeladas para mandar na lancheira para a escola.

    Quando vamos em família, meus filhos adoram bagunçar muito, se esconder nos armários, deitar nas camas, experimentar cada sofá e poltrona (e para frustração da minha esposa, geralmente eu embarco nessa junto). Geralmente acabamos almoçando por lá, e vale dizer que o prato infantil comprado no restaurante dá direito a um sorvete na lanchonete.

    Eu adoro montar os móveis, e as instruções são sempre bem detalhadas, e sem nenhuma palavra escrita para evitar precisar traduzir, já que a loja existe em vários países. Meu filho gosta de pegar sua caixa de ferramentas de brinquedo e me “ajudar” (às vezes ele quer ajudar de verdade, e acabo levando o dobro do tempo). Para quem vai montár vários móveis de uma vez só, vale a pena investir numa parafusadeira (você encontra kits por uns $60 no Lowes ou Home Depot). E sempre que possível, prenda o móvel firmemente na parede, para evitar acidentes.

    Abraços em toda sua família
    Alessandro

  2. Oi, Gaby! Nós aqui de casa sempre utilizamos o App da IKEA. Já salvamos lá os produtos que queremos ver e lá já tem certinho o local onde os encontramos (com corredor e prateleira, caso eles estejam na pick-up area). Super prático! Beijos!

      1. Que bom! Na verdade, me confundi… o App tem a localização na “self-serve” area. Aproveito para dizer que seu blog sempre me ajuda muito, já que sou relativamente nova em Toronto (1,5 ano) e também nova mãe (meu pequeno acabou de fazer 1 ano). Beijos!

  3. Pingback: 10 produtos de criança para comprar na IKEA - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *