Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Vida selvagem

6on6logoRED

Vamos combinar que o ano de 2017 está voando… e já estamos no segundo 6 on 6 deste ano! Quem não acompanhou o post do projeto em janeiro vale a pena conferir (clique aqui) pois eu trouxe uma listinha de bebidas para vocês provarem quando vieram para cá. E o tema de fevereiro é totalmente diferente e muito inspirador: vida selvagem. Certamente muitos de vocês pensam em animais selvagens quando o Canadá vem nas suas cabeças, certo? E este pensamento está super correto pois a vida selvagem daqui é extremamente rica, mesmo nos grandes centros urbanos como Toronto. Abaixo eu escolhi 6 fotos que mostram um pouco sobre o assunto. No final do post não deixe de conhecer a nova integrante do projeto.

1. Raccoons, os reis da cidade

IMG_1773

Eu bati esta foto no verão de 2015 na frente de casa. Esta foi uma das inúmeras vezes que vi um raccoon (em português “guaxinim”) em Toronto. A população de raccoons em Toronto é enorme e se você estiver vindo para a cidade saiba que em algum momento irá sim encontrar com estes bichinhos – que parecem fofos mas podem ser muito agressivos e também transmitir doenças. A relação dos torontonianos com raccoons é de amor-ódio. No ano passado o prefeito John Tory declarou guerra a estes animais – que invadem casas e destroem lixeira em busca de comida – e criou “raccoon-resistant” green bins, que são lixeiras para os moradores colocarem restos de comida e compostos orgânicos que são resistentes aos raccoons (clique aqui e leia mais sobre o assunto). Um outro fato que aconteceu na cidade – e virou viral nas redes sociais – foi um raccoon morto na Dundas Square no verão de 2015. Geralmente quando você encontra um animal morto você deve ligar para o Toronto Animal Services e a prefeitura virá recolher o animal. Porém este raccoon ficou mais de 14 horas morto em uma das regiões mais movimentadas da cidade e as pessoas resolveram fazer um memorial para o coitadinho, colocando velas e recados. veja o desenrolar da história clicando aqui.

2. Vida selvagem na Lakeshore

lakeshore toronto

A região ao redor do lago Ontario – minha atração preferida em Toronto – é um local que você consegue apreciar muito da vida selvagem da cidade. Por lá você encontra muitos cisnes (e um dos bairros que ficam na sua extensão é chamado de Swansea – ou “mar dos cisnes”), muitos gansos canadenses, muitas borboletas (que também são consideradas wildlife) e até placas dizendo para termos cuidado com coyotes, uma espécie de cachorro do mato que pode atacar cachorros domésticos.

3. Os queridos esquilos

DSC_0737

Squirrels e Chipmunks estão por todas as partes da cidade de Toronto. E sim, apesar de serem dois seres completamente diferentes (squirrels são maiores e mais comuns e chipmunks menores e bem mais agéis) a sua tradução é a mesma em português: esquilos. Eles são dóceis e muitas vezes irão vir na sua direção, especialmente se você tiver comida. Tenho até um post sobre um dia que estávamos filmando algo com a go pro e quando fomos ver a filmagem um esquilo tinha se metido na frente da câmera (e quase a roubou). A prefeitura de Toronto – como não poderia ser diferente – tem várias informações e dicas para os moradores da cidade caso algum esquilo fique preso na sua casa (clique aqui e veja).

4. Melhores lugares para ver a vida selvagem em Toronto

DSC_9603

Segundo esta reportagem aqui da prefeitura de Toronto os 5 principais lugares para ver a vida selvagem na cidade são: 1) Ilhas de Toronto, 2) Rouge Park (foto), 3) Humber Arboretum, 4) Crothers Woods, e 5) Morningside Park. Entre os animais que você pode ver nestes locais estão raposas, coyotes, pássaros, coelhos e deer (veados). Eu acrescentaria nesta lista a Lakeshore (conforme escrevi acima) e a região ao redor do Humber River, que possui várias trilhas e meu marido já viu vários veados por lá. É incrível pensar que lugares dentro da cidade possuem estes animais e eu fico maravilhada com isso e em saber que o povo aqui está, de certa forma, conscientizado na preservação destas espécies.

5. Algonquin Park

DSCN1436

Certamente o lugar mais perto de Toronto para você ver a vida selvagem como ela é – no meio do mato mesmo – é no Algonquin Park. Eu sou apaixonada por este parque não só porque ele fez parte fundamental da minha história canadense (leia aqui) mas porque ele é realmente lindo e rico em flora e fauna (meia mais sobre o parque aqui e aqui). Nós já fomos algumas vezes para o parque e já vimos alguns animais por lá, mas nunca conseguimos bater uma foto boa. A melhor de todas é essa que eu estou postando, que não é nada bonita mas mostra uma moose fêmea – chamada de cow – que é a fêmea do alce (não possui chifre).

6. Exposição “Wildlife Photographer of the Year” no ROM

ROM Exposição Vida Selvagem

Há 4 anos consecutivos o Royal Ontario Museum de Toronto traz uma exposição chamada Wildlife Photographer of the Year, que é a mais longa e mais prestigiada competição de fotografia de natureza do mundo. A exposição já está no seu 52o. ano e atrai dezenas de milhares de submissões, que são de fotógrafos de todas as idades e níveis de habilidade. A exposição começa no Museu de História Natural de Londres antes de embarcar em uma turnê mundial, que mostra 100 fotografias dos finalistas de cada categoria e seus vencedores. A exposição passa por Toronto e neste ano estará no ROM até 19 de março de 2017. Leia mais aqui.

Agora não deixem de visitar os outros blogs que fazem parte do projeto e conhecer como o tema deste mês foi abordado.

canada6x6-4

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
*Viajadora (Thaís, Vancouver)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)

*A Thaís é a mais nova integrante do projeto. Ela se mudou para Vancouver para fazer uma pós-graduação em Marketing e conhecer as trilhas, montanhas e paisagens deslumbrantes do Canadá. Não deixem de acompanhar suas dicas no blog Viajadora.

11 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Vida selvagem”

  1. Lindo post Gaby! Tu acredita que eu nunca visitei o ROM?! Preciso de múltiplas viagens pra aí para visitar tudo que quero na região de Toronto! hehehe. Acho que as meninas aqui iam adorar essa exposição de wildlife!
    Beijos
    Adri

    1. Eu acredito sim Adri porque os museus dai de Ottawa são tão maravilhosos que se eu morasse ai a última coisa que iria querer era vir em museu aqui. Mas vale a pena e para vc que ama arquitetura o prédio é demais! Beijos

  2. Oi Gaby…Vim dividir um pouco da minha felicidade com você. Meu visto chegou hoje….E embarco em Abril pra Toronto…Estou amando seus posts e eles têm me ajudado muito pra fazer uma lista de coisas que quero fazer é lugares para ir. O post de hoje calhou muito bem pq gostaria de te perguntar se existe algum lugar em Toronto, ou próximo, que tenha uma visita guiada para ver os ursos, adoraria fazer um passeio assim. Parabéns pelo blog. Beijos da sua leitora de Joinville

    1. Ola Angélica! Parabéns pelo visto!!
      Então, os ursos marrons (grizzly) vc não consegue encontrar por aqui mas há várias reportagens falando como a população de ursos pretos está aumentando na GTA (Greater Toronto Area). Olha só: http://cottagelife.com/news/black-bear-sightings-on-the-rise-in-the-gta
      Eu confesso que nunca vi ursos por aqui, mas se a reportagem diz vamos acreditar. Infelizmente não sei onde vc pode ter visitar guiadas aqui por perto.

  3. Gaby, essa história do ranccoon que morreu em Toronto estava em todos os meios de comunicação aqui da ilha. Lembro disto perfeitamente! rsrs
    Que lindos os cisnes 🙂 Foto maravilhosa!!!
    Eu iria amar ir nessa exposição de fotos. Deve ser demais!
    Amo fazer parte deste projeto, cada dia aprendendo mais sobre o Canadá com todas vocês! Beijos 🙂

  4. Este é outro dos factores que me faz gostar do Canadá… toda a vida selvagem existe neste país.
    Pegava nas malas, máquina fotográfica e ia para aí fazer registos fotográficos dos milhares de animais que vivem aí, nas cidades e no campo. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *