Pular para o conteúdo

Groundhog Day, o dia em que uma marmota prevê o tempo

marmota

Hoje é o Groundhog Day (em português Dia da Marmota), o dia em que Americanos e Canadenses ficam de olho em um pequeno mamífero para prever se o inverno será curto ou longo. Não, eu não estou brincando: muitas pessoas acreditam nesta tradição. Se o dia 2 de fevereiro estiver nublado, a marmota sai de sua toca (porque não vê sua sombra) e isso indica que a primavera vai chegar mais cedo; se o dia 2 de fevereiro for ensolarado a marmota supostamente vai ver sua sombra e recuar em sua toca, e isso indica que o tempo de inverno vai continuar por mais seis semanas.

Nos Estados Unidos a tradição desta data é super forte na cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia e, acreditem, 40 mil pessoas vão para a cidade no dia 2 de fevereiro para celebrar este dia. Phil (a marmota da cidade e a marmota mais famosa deste dia) anuncia há mais de 100 anos se o inverno no hemisfério norte vai durar mais seis semanas ou se a primavera logo chegará. Abaixo uma foto de Phil (Fonte: Pittsburgh Post-Gazette). Quando os dados dos últimos 30 anos foram analisados Phil esteve errado em 55% dos casos. Em 85% das vezes ele vê a sua sombra, ou seja, o tal Phil quase sempre prevê que o inverno será longo (e que bom que ele nem sempre está certo!).

marmota
Keith Srakocic/Associated Press

No Canadá há marmotas também famosas, como o Wiarton Willie na Bruce Península. A cidadezinha no interior de Ontario possui a marmota mais famosas do Canadá e a tradição inclui um festival em sua homenagem. Já também uma marmota famosa em Nova Scotia (Shubenacadie Sam é o seu nome). Vale comentar ainda que outros países (além do Canadá e USA) celebram este dia, como Serbia (a celebração é chamada de Sretenje), Alemanha (Siebenschlafertag), Reino Unido (St. Swithun’s Day) e Alaska (Marmot Day).

A data é marcada pela metade do solstício de inverno (ou seja, metade do inverno já se foi e este já é um ótimo motivo para comemorar este dia, não é mesmo? Portanto, comemore a data independente da previsão do tempo de Phil, já que estamos mais perto da primavera e do calor a cada dia.

GroundhogDayBlurayCoverBunnyDojo

Se você quiser ver mais sobre esta data eu recomendo assistir o filme Groundhod Day – Feitiço do Tempo em português – que é de 1993 e estrelado por Bill Murray e Andie MacDowell. O filme se passa na cidade de Punxsutawney e é considerado um clássico do cinema, além de ser muito divertido. Em resumo Murray interpreta Phil Connors, um egocêntrico homem do tempo da TV em Pittsburgh, que durante as celebrações do Dia da Marmota em Punxsutawney, encontra-se repetindo o mesmo dia várias vezes. No final ele começa a pensar na vida e fazer melhores escolhas.

Fonte do banner: freepik.com

Marcações:

6 comentários em “Groundhog Day, o dia em que uma marmota prevê o tempo”

  1. Hum… essas marmotas não estão muito de acordo… sei não, não confiaria na previsão de tempo de marmota.
    Ou, em nosso bom português: Ma que marmota é essa???
    Mas esse filme é muito legal! Vou até procurar para assistir de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *