Pular para o conteúdo

Um pedacinho do Rouge Park de Toronto

DSC_9647

Hoje eu vou mostrar para vocês um pedacinho do Rouge Park, o maior parque natural urbano da América do Norte. Falo pedacinho pois no final de semana fomos conhecer a Rouge Beach, a parte mais sul deste parque enorme que tem no total quase 80 quilômetros quadrados de área e está localizado em 4 cidades (Toronto, Markham, Pickering e Uxbridge). E vou contar pra vocês esta minha primeira impressão do local.

Eu já pesquisei muito sobre o parque e estava planejando começar a explorar o local no verão (digo começar porque o local é enorme e certamente para conhecer todo o parque precisaremos de muitos finais de semana). Acabamos “antecipando nossos planos” pois no final de semana Toronto estava com um clima muito bom (para o inverno) – temperaturas positivas de 6C – e achamos justo passear e explorar áreas abertas da cidade. O Rouge Park estava no topo da lista de lugares que queríamos visitar e acabamos parando por lá.

DSC_9597

Attachment-1

DSC_9603

Antes de eu contar para vocês sobre a área que fomos – a Rouge Beach – eu quero dizer que todas as informações sobre o parque vocês encontram no site do Parks Canada (aqui). Entre elas há informações sobre as trilhas do parque, informação sobre acampar no local, tudo sobre as visitas guiadas que acontecem no decorrer do ano, direções para chegar, várias informações sobre segurança e muito mais. Vale falar que o parque é aberto o ano todo e a entrada é gratuita.

DSC_9588-(1)

DSC_9634

A Rouge Beach fica bem onde o Rouge River chega no Lago Ontario, na parte mais sul do Rouge Park e bem na divisa entre Toronto e Pickering. O local é de fácil acesso de carro – e também de transporte público – e ao redor fica um bairro residencial. Também há estacionamento e a trilha para chegar até a praia do estacionamento é toda calçada e de fácil acesso. Ah, por cima do rio há duas pontes – uma para pedestres e uma para trem.

Entre as características que todos citam como “motivos” para visitar a Rouge Beach estão: praia de areia (nem todas as praias daqui possuem areia – algumas são de pedra), você pode nadar (nem todas as praias permitem que as pessoas entrem na água), vários lugares para ver o Lago Ontario (há alguns mirantes nas regiões adjacentes à praia), wildlife viewing (é possível ver vários animais no local, incluindo muitos pássaros), esportes de pranchas são permitidos (como canoagem, kayak e SUP), pescar é possível (em alguns meses do ano e com uma licença), acessível (super acessível para pessoas com cadeirantes e pessoas com deficiência) e fácil de chegar via Go Transit (a estação Rouge Hill GO fica pertinho do local).

DSC_9570

DSC_9577

DSC_9595

Realmente o lugar é bonito mas vou confessar que não me conquistou. Não sei se pegamos um dia escuro ou se o fato de termos ido no inverno mas eu não achei o lugar incrivelmente bonito. Gostei (muito) do encontro do Rouge River com o lago Ontario e das duas pontes que o local possui – uma para pedestres e uma para trem – e também achei fantástico a quantidade de gansos e pássaros que vi em um curto período de tempo. Mas só. Um outro fato é que vindo de Florianópolis – uma ilha super verde com 42 praias – eu ainda não consigo me acostumar com a idéia de ter uma praia com vista para uma Usina Nuclear. Isso mesmo: da Rouge Beach você pode ter uma “vista privilegiada” da Pickering Nuclear Power Station, uma usina de energia nuclear que produz cerca de 14% da energia utilizada no estado de Ontario.

DSC_9609

Vou dar mais uma chance para a Rouge Beach e pretendo voltar lá no verão. E queremos também explorar outras regiões do Rouge Park que parecem lindos, como a Vista Trail Viewing Platform, a Orchard Trail e o Glen Eagles Vista. A medida que fomos explorando estes locais eu contarei para vocês o que achei.

4 comentários em “Um pedacinho do Rouge Park de Toronto”

  1. Pingback: Como receber o seu 2017 Canada Discovery Pass gratuito e dicas de lugares para visitar perto de Toronto - Gaby no Canadá

  2. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Vida selvagem - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *