Pular para o conteúdo

As novas tarifas do transporte público de Toronto para 2017

img_8735

Quem acompanha o blog deve ter lido o post com 10 motivos para visitar o Canadá em 2017 que eu publiquei no início de dezembro (se você não viu clique aqui). Infelizmente nem todas as notícias são boas para quem virá para Toronto em 2017. Eu sigo as notícias do TTC – o transporte público de Toronto – e hoje eles mandaram um email para os clientes “lembrando” que o custo da maioria das tarifas e passagens aumentará a partir de 1 de janeiro de 2017.

Em novembro de 2016 a diretoria da TTC aprovou um aumento de 10 centavos para o custo do tarifa comum e do PRESTO (para adultos), bem como um aumento de CAD$4.75 no custo do metropass (o cartão mensal). As tarifas para idosos e estudantes (dinheiro e tokens) também aumentarão em 10 centavos. Day Passes, GTA passes, passes semanais e Downtown Express Stickers também irão aumentar. O conselho da TTC também votou para congelar o preço atual das tarifas para adultos que pagam dinheiro em CAD$ 3.25 e crianças de 12 anos ou mais jovens ainda viajam de graça. Clique aqui e leia mais sobre a aprovação deste aumento.

Segue abaixo uma lista com os valores atuais e os valores de 2017.

Adulto Tarifa atual Tarifa 2017
Dinheiro $3.25 $3.25
Token/PRESTO $2.90 $3.00
Weekly Pass $42.25 $43.75
Metropass $141.50 $146.25
Post-secondary metropass $112.00 $116.75

 

Senior/Student Tarifa atual Tarifa 2017
Dinheiro $2.00 $2.10
Token/PRESTO $1.95 $2.05
Weekly Pass $33.00 $34.75
Metropass $112.00 $116.75

 

Outros Tarifa atual Tarifa 2017
Day Pass $12.00 $12.50
Downtown Express $41.50 $43.00

 

Entendendo os termos do TTC de Toronto:

TTC: é a sigla de Toronto Transit Commission ou em outras palavras o transporte público de Toronto, que engloba o metro, ônibus e streetcars. Mais informações sobre este sistema você lê neste post aqui.

Token: é um passe em forma de moedinha que você compra para utilizar o TTC. Ao invés de pagar em dinheiro você compra estas moedas e as coloca nas catracas para entrar nas estações.

PRESTO: é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Veja mais informações aqui.

Day pass: é o passe diário do TTC, que dá direito a uso ilimitado do transporte público dentro de Toronto por um dia. Ele é válido para qualquer dia da semana a partir da data indicada no cartão até 5:30am do dia seguinte. Você pode comprar o TTC Day Pass com antecedência em todas as estações de metro e apenas raspar o dia que for usar. Nos finais de semana e feriados o cartão pode ser usado por 1 adulto + máximo de 5 crianças ou jovens com 19 anos de idade ou menos, ou 2 adultos + máximo de 4 crianças ou jovens com 19 anos de idade ou menos, ou 2 adultos. Ou seja, uma ótima opção para você explorar a cidade pagando pouco. Leia mais aqui.

Weekly pass: é o passe semanal que é usado para viajar quantas vezes você quiser em qualquer tipo de transporte público do TTC em uma semana inteira (de segunda à domingo). Este passe é vendido a partir da quinta-feira anterior até a terça-feira da semana para a qual o passe será usado. Mais informações você encontra aqui.

Metropass: é o passe mensal do TTC, que te dá direito a viagens ilimitadas durante todo o mês. Você pode comprar um Metropass a partir do dia 24 do mês anterior até o quarto dia útil do mês para o qual o passe será usado em todas as estações de metrô. Após o dia 4 até o dia 15 você acha os passes mensais nas estações de Davisville e Bloor-Yonge. Há diferentes tipos de cartões mensais e para cada um deles você precisa fazer uma ID do TTC. Leia mais aqui.

Post-secondary metropass: válido se apresentado com a carteirinha de estudante de pós-graduação. Esta carteirinha deve ser feita pelo TTC (não vale carteirinhas das universidades). Clique aqui e saiba se você é elegível e como fazer a sua.

Senior metropass: válido para pessoas com 65 anos ou mais que tenham o TTC Senior Photo ID ou um documento do governo que comprove sua idade. Veja mais informações aqui.

Student fare: para estudantes entre 13 e 15 anos não há necessidade de mostrar nenhuma identificação. E para estudantes entre 16 e 19 anos é necessário um ID do High School ou do governo. A tarifa de estudantes não é válida para estudantes de graduação e pós-graduação. Veja mais informações aqui.

Downtown Express: uma tarifa adicional, igual à tarifa normal, é necessária para as rotas da Downtown Express. Quem possui o metropass também podem comprar um passe expresso mensal. Clique aqui e veja as rotas expressas.

37 comentários em “As novas tarifas do transporte público de Toronto para 2017”

  1. Gabi, você tem dicas do que fazer na virada do ano em Toronto? Cheguei na cidade no início do mês e ainda não sei o que fazer. Obrigada

  2. Gabi, tenho um daypass aqui que não utilizei ainda… vc sabe se posso usar esse mesmo cartão em janeiro? Ou será q vai mudar…. pq vi na TV q ia tokens serão aceitos ate o final de 2017 né!!!

  3. Gabi, estou indo para ficar um mês em setembro, o metropass é só para metro ou tb se usa no onibus? eu consigo comprar o chip já no aeroporto de toronto? se me responder vaii me ajudar muitooo.. obrigadoo bjo

      1. Legal, muito obrigadoo 😀
        Em relação ao chip, é que fico com medo de não conseguir contato e meu pai ficar doido aqui kkk será que encontro no aeroporto ou só no centro mesmo? É difícil de cadastrar?

  4. Olá Gaby, tudo bem? Me ajudou muito esse post, porém não entendi o que seria esse Downtown Express? Você poderia me explicar para que serve?

  5. Oi Gaby, boa noite. Estarei em Toronto no final de Janeiro, por uma semana apenas. É inverno, e fiquei na dúvida se vale a pena alugar um carro nessa época, ou se dá pra conhecer os pontos principais da cidade através do transporte público?

    1. Ola Sarah.
      O transporte público é ótimo no centro da cidade. Eu não recomendo alugar um carro só para conhecer atrações no centro, já que o transito aqui é ruim e os estacionamentos caros. Se você quiser conhecer atrações mais afastadas do centro (como Niagara Falls) vale a pena, mas se ficar só con centro (CN Tower, museus, Eaton Centre, etc) não vejo necessidade.

  6. Olá Gaby!
    Uma dúvida sobre o PRESTO, eu e minha esposa estamos pensando em pegar um cartão para nós dois utilizarmos, sabe nos dizer se existe algo que proíba isso? Vamos ficar 30 dias em outubro, mas achamos que não compensa pegar um Metropass, pois achamos que não iremos utilizar tantas vezes.
    Obrigado!

      1. Siim, iremos passar duas vezes.
        Pedi pois aqui no Brasil tem algumas cidades que não aceitam duas pessoas utilizarem o mesmo cartão com passes.
        Obrigado Gaby!

  7. Pingback: Sobre o cartão PRESTO do transporte público - Gaby no Canadá

  8. Gabriela, bom dia!

    Irei em dezembro e ficarei por 26 dias na cidade. Ficarei na CCNM e esturarei na EC English Toronto. Você me recomendaria o Day Pass ou a tarifa normal 3,25? Existe Uber em toronto? Seria vantajoso? Olhei também o passe mensal e o semanal do TTC, vale a pena mesmo?

    Desculpe as perguntas, mas já estou me programando para não haver nenhuma surpresa.

  9. Oi Gaby! Tudo bem?
    Uma perguntinha… aonde é vendido o Metropass em Toronto?
    Se eu optar por um Weekly Pass terei que comprar 1 por cada semana que ficar, ou só agrego crédiros no mesmo cartão?

  10. Oi Gaby, fiquei com uma dúvida referente ao pagamento. Posso pagar o passe mensal com cartão de crédito ou travel money ou só pode usar dinheiro mesmo?
    Beijos!!

  11. Oi, Gabi. Chego sábado em Toronto e queria saber o seguinte: se eu comprar o metropass para dezembro, ele já vale a partir de 25/11 ou só a partir de 01/12? Fiquei com essa dúvida.

  12. Boa Tarde Gaby, tudo bem?

    Irei a Toronto em Julho/2018. Vou comprar o passe mensal, pois vi que compensa bastante.

    Eu terei 21 anos e estarei fazendo um intercâmbio.
    Eu posso comprar o passe mensal de estudante? CAD 116 Ou terá que ser o de ADULTO? CAD 146?

  13. wirenilza do nascimento lima

    Oii Gaby, teria como você me tirar uma duvida? Estou indo pra toronto dia 5 de janeiro e ficarei até o dia 3 de Fevereiro. Como o metropass é valido até o dia 24 do mês, se eu comprar o metropass assim que eu chegar (05/01) eu terei que comprar outro depois do dia 24?

  14. Oi Gaby! Uma dúvida: gostaria de saber se o Presto ou o Metropass podem ser utilizados tanto no TCC quanto no Up Express? Obrigada pela ajuda! Adoro o seu blog!

  15. Olá Gaby!!!
    Me desculpe mas não achei no site, vc já postou ou poderia postar algumas fotos ou vídeos de como é usado o metropass, isso dentro do ônibus ou metrô? Pois pelo fato de não ter cobrador é bem diferente pra nós brasileiros.
    Obrigada e mais uma vez me desculpe se estiver sendo repetitiva com essa pergunta rsrs

  16. Boa Tarde Gaby, tudo bem?

    Irei a Toronto em Julho/2018. Vou comprar o passe mensal, pois vi que compensa bastante.

    Eu terei 21 anos e estarei fazendo um intercâmbio.
    Eu posso comprar o passe mensal de estudante? CAD 116 Ou terá que ser o de ADULTO? CAD 146?

  17. Olá, Gabby
    Irei a Toronto em fev/20 e pelo que eu entendi o Weekly Pass foi descontinuado. Sabe se é isso mesmo? Parabéns pelo blog, muito completo, tem me ajudado muito a planejar a minha viagem!

  18. Olá Gabby 🙂 Inicialmente parabéns pelo blog. Irei para Toronto e chegarei dia 22. Se e comprar um monhly pass e só posso usar a parir do primeiro dia do mês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *