As novas tarifas do transporte público de Toronto para 2017

img_8735

Quem acompanha o blog deve ter lido o post com 10 motivos para visitar o Canadá em 2017 que eu publiquei no início de dezembro (se você não viu clique aqui). Infelizmente nem todas as notícias são boas para quem virá para Toronto em 2017. Eu sigo as notícias do TTC – o transporte público de Toronto – e hoje eles mandaram um email para os clientes “lembrando” que o custo da maioria das tarifas e passagens aumentará a partir de 1 de janeiro de 2017.

Em novembro de 2016 a diretoria da TTC aprovou um aumento de 10 centavos para o custo do tarifa comum e do PRESTO (para adultos), bem como um aumento de CAD$4.75 no custo do metropass (o cartão mensal). As tarifas para idosos e estudantes (dinheiro e tokens) também aumentarão em 10 centavos. Day Passes, GTA passes, passes semanais e Downtown Express Stickers também irão aumentar. O conselho da TTC também votou para congelar o preço atual das tarifas para adultos que pagam dinheiro em CAD$ 3.25 e crianças de 12 anos ou mais jovens ainda viajam de graça. Clique aqui e leia mais sobre a aprovação deste aumento.

Segue abaixo uma lista com os valores atuais e os valores de 2017.

Adulto Tarifa atual Tarifa 2017
Dinheiro $3.25 $3.25
Token/PRESTO $2.90 $3.00
Weekly Pass $42.25 $43.75
Metropass $141.50 $146.25
Post-secondary metropass $112.00 $116.75

 

Senior/Student Tarifa atual Tarifa 2017
Dinheiro $2.00 $2.10
Token/PRESTO $1.95 $2.05
Weekly Pass $33.00 $34.75
Metropass $112.00 $116.75

 

Outros Tarifa atual Tarifa 2017
Day Pass $12.00 $12.50
Downtown Express $41.50 $43.00

 

Entendendo os termos do TTC de Toronto:

TTC: é a sigla de Toronto Transit Commission ou em outras palavras o transporte público de Toronto, que engloba o metro, ônibus e streetcars. Mais informações sobre este sistema você lê neste post aqui.

Token: é um passe em forma de moedinha que você compra para utilizar o TTC. Ao invés de pagar em dinheiro você compra estas moedas e as coloca nas catracas para entrar nas estações.

PRESTO: é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Veja mais informações aqui.

Day pass: é o passe diário do TTC, que dá direito a uso ilimitado do transporte público dentro de Toronto por um dia. Ele é válido para qualquer dia da semana a partir da data indicada no cartão até 5:30am do dia seguinte. Você pode comprar o TTC Day Pass com antecedência em todas as estações de metro e apenas raspar o dia que for usar. Nos finais de semana e feriados o cartão pode ser usado por 1 adulto + máximo de 5 crianças ou jovens com 19 anos de idade ou menos, ou 2 adultos + máximo de 4 crianças ou jovens com 19 anos de idade ou menos, ou 2 adultos. Ou seja, uma ótima opção para você explorar a cidade pagando pouco. Leia mais aqui.

Weekly pass: é o passe semanal que é usado para viajar quantas vezes você quiser em qualquer tipo de transporte público do TTC em uma semana inteira (de segunda à domingo). Este passe é vendido a partir da quinta-feira anterior até a terça-feira da semana para a qual o passe será usado. Mais informações você encontra aqui.

Metropass: é o passe mensal do TTC, que te dá direito a viagens ilimitadas durante todo o mês. Você pode comprar um Metropass a partir do dia 24 do mês anterior até o quarto dia útil do mês para o qual o passe será usado em todas as estações de metrô. Após o dia 4 até o dia 15 você acha os passes mensais nas estações de Davisville e Bloor-Yonge. Há diferentes tipos de cartões mensais e para cada um deles você precisa fazer uma ID do TTC. Leia mais aqui.

Post-secondary metropass: válido se apresentado com a carteirinha de estudante de pós-graduação. Esta carteirinha deve ser feita pelo TTC (não vale carteirinhas das universidades). Clique aqui e saiba se você é elegível e como fazer a sua.

Senior metropass: válido para pessoas com 65 anos ou mais que tenham o TTC Senior Photo ID ou um documento do governo que comprove sua idade. Veja mais informações aqui.

Student fare: para estudantes entre 13 e 15 anos não há necessidade de mostrar nenhuma identificação. E para estudantes entre 16 e 19 anos é necessário um ID do High School ou do governo. A tarifa de estudantes não é válida para estudantes de graduação e pós-graduação. Veja mais informações aqui.

Downtown Express: uma tarifa adicional, igual à tarifa normal, é necessária para as rotas da Downtown Express. Quem possui o metropass também podem comprar um passe expresso mensal. Clique aqui e veja as rotas expressas.



  • 18 Responses

    1. Daniela disse:

      Oi Gaby! Tudo bem?
      Uma perguntinha… aonde é vendido o Metropass em Toronto?
      Se eu optar por um Weekly Pass terei que comprar 1 por cada semana que ficar, ou só agrego crédiros no mesmo cartão?

    2. Evandro Lucena Macena disse:

      Gabriela, bom dia!

      Irei em dezembro e ficarei por 26 dias na cidade. Ficarei na CCNM e esturarei na EC English Toronto. Você me recomendaria o Day Pass ou a tarifa normal 3,25? Existe Uber em toronto? Seria vantajoso? Olhei também o passe mensal e o semanal do TTC, vale a pena mesmo?

      Desculpe as perguntas, mas já estou me programando para não haver nenhuma surpresa.

    3. Eduardo disse:

      Olá Gaby!
      Uma dúvida sobre o PRESTO, eu e minha esposa estamos pensando em pegar um cartão para nós dois utilizarmos, sabe nos dizer se existe algo que proíba isso? Vamos ficar 30 dias em outubro, mas achamos que não compensa pegar um Metropass, pois achamos que não iremos utilizar tantas vezes.
      Obrigado!

      • Olá Eduardo. Acredito não ter problema, desde que vc passe o presto duas vezes na catraca, quando vcs dois forem juntos no metro.

        • Eduardo disse:

          Siim, iremos passar duas vezes.
          Pedi pois aqui no Brasil tem algumas cidades que não aceitam duas pessoas utilizarem o mesmo cartão com passes.
          Obrigado Gaby!

    4. Salvador disse:

      Gabi bom dia, vc tem algum corretor brasileiro pra nos indicar aqui em toronto

    5. Sarah disse:

      Oi Gaby, boa noite. Estarei em Toronto no final de Janeiro, por uma semana apenas. É inverno, e fiquei na dúvida se vale a pena alugar um carro nessa época, ou se dá pra conhecer os pontos principais da cidade através do transporte público?

      • Ola Sarah.
        O transporte público é ótimo no centro da cidade. Eu não recomendo alugar um carro só para conhecer atrações no centro, já que o transito aqui é ruim e os estacionamentos caros. Se você quiser conhecer atrações mais afastadas do centro (como Niagara Falls) vale a pena, mas se ficar só con centro (CN Tower, museus, Eaton Centre, etc) não vejo necessidade.

    6. Ana Carolina disse:

      Olá Gaby, tudo bem? Me ajudou muito esse post, porém não entendi o que seria esse Downtown Express? Você poderia me explicar para que serve?

    7. rose prado disse:

      Gabi, estou indo para ficar um mês em setembro, o metropass é só para metro ou tb se usa no onibus? eu consigo comprar o chip já no aeroporto de toronto? se me responder vaii me ajudar muitooo.. obrigadoo bjo

      • Olá Rose. O metropass é para todos os tipos de transportes públicos (metro ônibus e streetcar) e você só consegue comprar na estação de metrô.

        • Rose Prado disse:

          Legal, muito obrigadoo 😀
          Em relação ao chip, é que fico com medo de não conseguir contato e meu pai ficar doido aqui kkk será que encontro no aeroporto ou só no centro mesmo? É difícil de cadastrar?

    8. Danielle disse:

      Gabi, tenho um daypass aqui que não utilizei ainda… vc sabe se posso usar esse mesmo cartão em janeiro? Ou será q vai mudar…. pq vi na TV q ia tokens serão aceitos ate o final de 2017 né!!!

      • Acredito que não tenha problema nenhum Danielle… geralmente as pessoas até compram mais passes antes das tarifas aumentarem. Na dúvida eu perguntaria na próxima vez que vc pegar o TTC. Beijos

    9. Carolina Boswe disse:

      Gabi, você tem dicas do que fazer na virada do ano em Toronto? Cheguei na cidade no início do mês e ainda não sei o que fazer. Obrigada

    1. 07/06/2017

      […] Há máquinas do PRESTO nas estações de metro, ônibus e streetcars. A tarifa do PRESTO é a mesma do token (e mais barato do que pagar com dinheiro). Mas acho que vale a pena somente se você não usa o transporte público todo dia (senão é bem melhor ter o monthly pass). Leia mais sobre as tarifas do TTC e entenda todos estes termos clicando aqui. […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *