Pular para o conteúdo

Quanto custa estudar em uma Universidade do Canadá?

Graduate Piggy Bank

Hoje eu vou “tentar” responder para vocês uma das perguntas mais populares que eu recebo aqui no blog: quanto custa estudar no Canadá? Disse “tentar” porque acho uma pergunta tão específica pois os valores variam entre cursos, degrees, províncias, anos e até o tipo de estudante (canadense ou internacional). Na verdade o que irei fazer é dar para vocês uma idéia da média de preços do estudo – baseado em algumas fontes que irei citar no decorrer do meu texto – e responder perguntas específicas como “quanto custa um curso de PhD na Universidade de Toronto” ou “há diferença se eu tiver residência permanente ou não”, entre outras. Mais especificamente irei falar do ensino superior, já que por aqui as escolas são gratuitas para crianças dos 4 até 16 ou 18 anos, dependendo da província onde você mora (leia mais sobre escolas aqui).

Na prática é muito lindo e de certa forma fácil “decidir estudar no Canadá”. Você pode até pensar que o frio será uma barreira, mas quando você começa a pesquisar sobre tudo que é necessário – incluindo o investimento envolvido – você começa a ver que não é tão fácil assim. E minha dica é colocar (duas vezes) na balança tudo que está em jogo para ter certeza que você está fazendo a escolha certa. No geral as pessoas acabam encontrando muito mais fatores positivos do que negativos, e dentro destes fatores positivos eu quero destacar a excelente educação, a diversidade cultural (que sim, influencia positivamente a experiência de educação dos universitários no Canadá) e, mais importante, um diploma reconhecido globalmente (apesar de você ter que “validá-lo” em alguns lugares do mundo como no Brasil).

Tuition Fees

Quando você está pesquisando na universidade que você quer estudar e quer saber o valor que terá que pagar você tem que pesquisar por este termo: tuition fees. Tuition fees são as “anuidades” que você paga para estudar nas universidades canadenses (por aqui você paga por ano e não mês) e como disse anteriormente elas variam muito entre províncias, cursos e tipo de estudante.

Abaixo você encontra uma tabela com as médias das anuidades universitárias para estudantes canadenses fazendo um curso de graduação, por província (fonte: Stats Canada – clique na tabela para ampliar a imagem).

undergrad_canadian

Agora, a tabela com valores das médias das tuitions para estudantes canadenses fazendo pós-graduação em uma instituição canadense, por província (fonte: Stats Canada – clique na tabela para ampliar a imagem).

canadian_graduate

Agora vamos falar dos estudantes internacionais (isto é, somente com visto de estudo – sem cidadania canadense ou residência permanente). Estes estudante pagam bem mais, como vocês poderão ver nas tabelas abaixo.Primeiro a tabela para estudantes internacionais fazendo uma graduação nas diversas províncias do Canadá (fonte: Stats Canada – clique na tabela para ampliar a imagem).

international_undergraduate

Por fim, a tabela com valores das médias das tuitions para estudantes internacionais fazendo pós-graduação em uma instituição canadense, por província (fonte: Stats Canada – clique na tabela para ampliar a imagem).

internationalgraduate

Vale falar que os dados de 2016-2017 são preliminares, já que o ano letivo só irá acabar em abril/maio de 2017. Ainda, lembre-se que o ano letivo por aqui começa em setembro e termina em maio, por isso você encontra 2 anos ao invés de um em cada coluna. Se você quiser pesquisar especificamente por cursos – já que os dados que trouxe nas tabelas são médias – você pode procurar informações aqui.

Sim, eu sei: 4 tabelas + muitas números = difícil de entender. Deixa eu te ajudar! A primeira coisa que me chama a atenção é que os valores aumentam bastante nos anos mostrados nas colunas (entre 2012-2013 e 2016-2017) e a tendência é que estes valores continuem aumentando a cada ano. Uma outra característica que me chama a atenção é como os cursos aqui em Ontário são super caros quando comparados com outras províncias. E muito disso se deve ao fato da Universidade de Toronto ser uma das melhores instituições do mundo (paga-se muito bem para estudar e ter o “status” de aluno dela).

Bom, primeiro vamos comparar a média dos valores de um curso de graduação em Ontário entre canadenses e estudantes internacionais. Os canadenses pagam uma média de C$8114 por ano, enquanto os estudantes internacionais pagam uma média de C$29761 por ano. Portanto, segundo estes dados os estudantes internacionais pagam 266% a mais para estudar em uma instituição canadense do que os canadenses ou residentes permanentes, e eu estou falando só da tuition (nem estou contando gastos com visto, seguro de saúde e outras despesas que são bem altas para estudantes internacionais). Claro que estes valores são uma média e pesquisando no site da Universidade de Toronto vi que, por exemplo, fazer odontologia custa C$35000 para estudantes canadenses (por ano) e a bagatela de C$75000 para estudantes internacionais (uma diferença de 114%, mesmo assim absurda). Não dá para realmente levar a sério os valores e as diferenças das tabelas do Stats Canada, porque elas são muito gerais (apesar de mostrarem claramente os valores absurdos nas taxas para estudantes canadenses). Muito melhor olhar especificamente o curso e a instituição que você quer estudar, e ter dados mais concretos. Mas se você está começando a pesquisar (e a poupar) estes dados podem te ajudar no planejamento com certeza. Você pode checar todos os valores de tuition na UofT clicando aqui.

Agora vamos olhar a pós-graduação (últimas duas tabelas), também aqui em Ontário. Segundo o Stats Canada um estudante canadense de mestrado ou doutorado terá que pagar por mês uma média de C$9416 por ano, enquanto um estudante internacional de mestrado ou doutorado gastará C$20647. E a diferença aqui também é absurda: 119% a mais para estudantes internacionais. Se você pegar novamente o exemplo da UofT um mestrado ou doutorado em Ciências da Saúde pode chegar perto dos C$30000 por ano para estudantes internacionais, enquanto os estudantes canadenses pagam C$10000 (isso mesmo, um terço).

Planejamento

Se você está pensando em vir estudar aqui no Canadá eu sugiro muito planejamento, a não ser que você seja multimilionário e possa pagar estes valores absurdos como estudante internacional por ano. Brincadeiras a parte você não precisa ser milionário para conseguir pagar estas taxas pois há sim opções de bolsa para cobrir estes valores (são poucas, são super competitivas e são específicas para cada área e departamento – e eu prometo que falarei sobre elas em um outro post). E como eu sei disso? Eu vim fazer meu doutorado na área da saúde na Universidade de Toronto em 2010 e só conseguimos nossa residência permanente em 2014, ano que terminei meus estudos. Sim, eu “paguei” taxas de estudante internacional. Coloquei o paguei entre aspas porque eu não teria como tirar estes valores absurdos do meu bolso, então tive que fazer muito planejamento e correr atrás de bolsas de estudo (leia-se muita dedicação, anos antes de eu aplicar para o doutorado).

Universidades mais baratas

Claro que existem universidades bem mais baratas – eu descrevi a província mais cara e trouxe dados da UofT, uma das universidades mais caras do país. Só que ai você tem que novamente colocar na balança e ver os prós e cons de escolher a “Universidade do Extremo Nordeste do Canadá” (prestígio, oportunidades, networking, instalações, reconhecimento de diploma, etc). E lembrando que você irá pagar em qualquer lugar do país. Clique aqui e veja uma lista das universidades canadenses com melhores preços. Uma ótimo opção aqui mesmo em Toronto é a York University, que possui tuitions bem mais baratas quando comparadas com a UofT e uma ótima reputação.

Outras taxas

Pode tirar sua calculadora da bolsa e adicionar outros gastos que não fazem parte da tuition:

Application fee: a maioria das universidades possui uma taxa (não reembolsável) para ser paga quando você aplicar para estudar na instituição. O valor desta taxa varia e fica entre C$50 até C$200.

Autenticação de documentos: quando você vai estudar em uma universidade você precisa ter cartas de recomendação e transcripts ou históricos escolares dos cursos que você já fez. Se você fez os cursos anteriores no Brasil terá que pagar pelas traduções dos documentos. Se você fez os cursos aqui terá que pedir cópias dos documentos, cujos valores podem custar entre C$25 e C$50 cada.

Testes: dependendo do curso que você vai fazer e do seu status no Canadá você vai precisar fazer um teste – como o de proficiência em inglês – antes de se inscrever na universidade. Exemplos de alguns destes cursos incluem IELTS, TOEFL, MELAB, GMAT, SAT, entre outros. Além de pagar para prestar a prova algumas instituições requerem que os resultados sejam enviados diretamente para elas, o que irá aumentar mais ainda seus gastos.

O objetivo deste post foi falar especificamente dos valores cobrados pelas universidades canadenses para estudar por aqui, mas já adianto que se planejar e aplicar para uma residência permanente é uma ótima opção. E vale destacar que não estou desencorajando ninguém – pelo contrário: quero que todos que buscam este sonho consigam colocá-lo em prática como eu fiz, por isso é importante estar ciente de tudo isso, para que você se planeje e busca maneiras de estudar por aqui. Eu prometo que irei falar mais sobre este assunto em posts futuros, se vocês quiserem é claro! Como sempre já adianto que todo comentário e dúvida será bem vindo e ajuda a enriquecer o conteúdo do post quando deixado aqui no blog, pois quem estiver lendo o texto conseguirá ver as perguntas deixadas e minhas respostas (por isso eu encorajo tanto vocês a comentarem por aqui).

Fonte da foto: freepik.com

28 comentários em “Quanto custa estudar em uma Universidade do Canadá?”

  1. Oi Gaby, muito legal esse post!

    Embora eu não esteja pensando em estudar novamente, essas tabelas e fontes são interessantes pois começamos a poupar o RESP, e já vi que os valores só tendem a aumentar, e bem, né?

    Uma coisa que sempre me intrigava era essa diferença de valores entre estudantes residentes e internacionais e uma professora da UofT que conheço me explicou que os valores para residentes são valores subsidiados pelo governo, com dinheiro vindo de impostos e por isso as universidades são consideradas públicas. Então na verdade os estudantes residentes tem um “desconto”, os estudantes internacionais pagam o valor integral.

    Conheço pessoas que aplicaram para residência durante a fase de planejamento, enquanto poupavam e estudavam para os testes. Uma vez com a residência, pagaram o valor mais baixo, tiveram acesso a crédito educativo para ajudar, que pagaram trabalhando depois de formados. Isso já faz alguns anos, mas pode sim ser um caminho.

    Beijos

  2. Gaby no dia 25/02 um grupo de 10 pessoas estará pousando em Toronto as 6 da manhã, porém iremos para tel Aviv no mesmo dia com voo saindo as 17…teremos no total umas 8 horas em Toronto! Gostaria de alugar uma van com motorista para fazer um city tour pela cidade. Você sabe de alguém que faz esse serviço?

    1. Ola Danilo. Infelizmente não conheço ninguém. Sugiro que vc deixe esta mesma mensagem em grupos de Brasileiros vivendo em Toronto no facebook, pois tenho certeza que lá você vai encontrar o serviço. Boa viagem!

    1. Olá Lile. Há vários caminhos de bolsas e pós-doutorado por aqui, e tudo vai depender da área que vc estuda. Eu indico uma série de 3 posts sobre fazer pós-graduação que pode de abrir a cabeça sobre onde começar. Muitas vezes quem irá te indicar a melhor bolsa para vc aplicar será o seu futuro orientador (comigo foi assim) então é sempre legal começar por isso. Contatos, networking e um bom CV tbem ajudam. Boa sorte!

  3. Oi Gaby, maravilhoso esse post. Eu estava escrevendo justamente sobre isso, mas especificamente para a provincia de Manitoba, que é onde moramos.
    Ainda incluiria mais alguns valores.. vejo que muitos só veem o valor do curso e esquecem de tantos outros detalhes.. só em material, por exemplo, foi 1200 dólares.. só de livros! Fora notebook que também exigiram, passagens de onibus, etc.. Com certeza os gastos sao muitos.
    Forte abraço!

  4. Gaby, excelente post. Estou vendo para fazer um college (diploma) em turismo aí. Sou formada em psicologia e não tenho como pagar um mestrado, por isso terei q fazer college (que tb já é beeem caro).
    Não consigo entender como um país que quer tantos imigrantes coloca um valor tão absurdo desses?!? Não faz sentido algum. A Europa cobra bem mais barato.
    Enfim, fico indignada com essa contradição.

    1. Paula, eu tb estou procurando opções de cursos no Canadá (mas no meu caso na área medica), e pelo que eu ja pesquisei os mestrados são mais baratos que os colleges. Dá uma pesquisada na sua área! Pode ser que o mestrado seja mais em conta.

  5. Excelentes posts Gaby! Estão me ajudando de uma forma que você nem imagina! Obrigado!
    Estou interessado em fazer meu doutorado por ai, esperando pelo seu post das bolsas.
    Mas antecipando… Estas bolsas são muito concorridas mesmo? Eu consigo já começar o curso com uma bolsa ou só chegando no Canadá para aplicar nelas?

  6. Orlando Patrício de Almeida

    Para Engenharia Ambiental, depois de cinco anos numa faculdade federal brasileira, qual a melhor universidade canadense? Quantos anos terei que estudar? Quais os custos gerais, por ano, incluindo à universidade, moradia, transporte, seguros, etc?

  7. Gabi, minha filha se interessou na Faculdade de Toronto. Ela pensa em Psicologia. Minhas dúvidas são: Se ela está terminando o High School nos EUA, precisa de Toifell? Posso aplicar logo a residência temporária?

  8. Oi, Gaby! Parabéns e obrigado pelo Post.
    Meu filho de 16 anos quer morar e estudar Medicina no Canadá. Fazer o terceiro ano da High School no Canadá facilita ou reduz custo do curso médico para o estrangeiro?

  9. Olá Gaby, tudo bem querida?

    Confesso que já tive meu sonho de fazer medicina frustado duas vezes, a primeira quando fui para Argentina cursar na UNR e a segunda no Brasil quando passei na Univates e o FIES foi suspendido. Foram golpes muito duros para mim que só hoje assimilei e entendi, há pouco tempo tive um insight de fazer um questionário sobre o Canadá, para minha surpresa me responderam e após alguns dias estavam me ligando. A empresa me contactou três vezes, todas as entrevistas foram feitas em inglês, acabei ficando amigo da Patrícia, que é Peruana e imigrou para Vancouver, acabamos ficando amigos e ela está me ajudando. Já me deu uma super força pois meu perfil tinha sido aprovado e não tinha como custear o processo, foram bem legais comigo em abrirem essa exceção e estou agora guardando dinheiro para ir realizar meu sonho de ser médico e exercê-lo em um país com excelente qualidade de vida. Conto com seu auxílio para me ajudar a elucidar as etapas desse projeto e agradeço desde já pela sua atenção

  10. Comecei a acompanhar agora seu blog. Já estou ansiosa pelo post sobre as bolsas, ainda tenho 3 anos de graduação aqui e gostaria de começar a me preparar para fazer uma pós aí. Fora a residência, seria fácil conseguir um emprego que ajude a custear?

  11. Olá, Gaby. Tudo bem? Vc sabe me informar quando custa, em média, a graduação em Farmácia aí no Canadá. Mas especificamente em Ontário. Como faz pra conseguir as bolsas, visto que não tenho condições alguma de arcar com esses altos valores? Outra dúvida… Os cursos são integrais? Não teria a possibilidade de estudar em um período, e conseguir um emprego pra ajudar nas despesas? Um abraço!

  12. Olá, sei que é algo difícil de responder, mas vc acha que para um brasileiro querendo fazer mestrado na UofT valeria a pena primeiro tentar ter o PR e depois fazer a application, para poder pagar as taxas iguais às dos canadenses? Obg!!

  13. Olá, Gaby. Tudo bem?

    Primeiramente, muito obrigada por este post, pois ele foi de uma ajuda enorme.
    Não sei se poderá me ajudar, mas gostaria de saber se estudando doutorado, é melhor tentar o Express Entry primeiro para depois pleitear como residente permanente uma bolsa? E sobre a possibilidade de trabalho… estudantes de doutorado sao dedicação full time ou part time, ou seja, há alguma possibilidade de conseguir trabalhar para ajudar nas despesas?

    Desde já, agradeço pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *