Pular para o conteúdo

Sobre Toronto ser uma cidade pet-friendly

jojoe_ttc

Hoje eu vou escrever para vocês sobre o quão pet-friendly Toronto é. Antes de começar a escrever sobre isso é importante citar que Toronto é considerada uma das 10 cidades mais pet-friendly do mundo. E quando alguém me pergunta se a cidade recebe bem os animais de estimação eu sempre respondo que sim, pois Jojoe veio do Brasil e adora sua vida Canadense (e eu já mostrei um pouco sobre o cotidiano dele neste post aqui). Mas não pensem que Toronto é super acessível aos animais e há sim muitas restrições e regras quando o assunto é passear com seu peludo. Abaixo eu discuto um pouco sobre isso em várias categorias que acho relevante quando o assunto é viver com seu cachorro em uma cidade grande como Toronto.

Transporte público

As regras do TTC – o transporte público de Toronto – permitem que cães com coleira ou em bolsas de transporte possam andar nos veículos do TTC fora dos horários de pico: antes das 6:30 da manhã, das 10:00 – 15:30 e depois de 19:00. Segundo o site do TTC esta lei está em vigor por várias razões mas principalmente devido a multidões na hora do rush. Lembrando que cães de serviço podem andar no TTC a qualquer momento. Leia o estatuto do TTC aqui (a lei sobre os animais está na seção 3).

Restaurantes

Quando o assunto é restaurantes Toronto não é muito pet-friendly. Há somente um café onde seu cachorro pode entrar e sentar dentro do local com você: o William’s Fresh Café dentro do Purina Paws Way, que é um espaço cheio de atividades para seu cachorro. Nenhum outro restaurante aceita animais dentro de seu estabelecimento. Se você procurar no site bringfido.com vai até ver que há uma lista de 5 restaurantes pet-friendly em Toronto (esta lista aqui), mas se ler as especificações vai ver que nenhum deles aceita os animais dentro do restaurante (alguns citam os bancos na frente da loja, outros o patio). Aliás, falando em patio geralmente os animais não podem estar dentro da cerca e sim fora.

Táxi

Somente usamos táxi quando vamos para o aeroporto e Jojoe está viajando com a gente. Neste caso eu peço um táxi pet-friendly, no qual o motorista não tem problema com animais. Mas Jojoe vai sempre dentro da sua mala de viagem – nunca em contato com o banco. E para as pessoas que pegam Uber, não há uma política sobre transportar animais de estimação, portanto cada motorista decide se leva ou não animais. Para mais informações clique aqui.

Eventos

Se pensarmos em eventos Toronto é sim uma cidade bem pet-friendly. Entre os eventos temos o Woofstock, que é um festival para cães e amantes destes animais que acontece em Toronto desde 2003 (Jojoe já participou do evento e contei para vocês aqui no blog). Ainda, no verão temos o Slobberfest na região das praias, que é um festival que acontece em várias cidades do mundo – incluindo Toronto – e possui uma parada de cães, distribui sorvete para os peludos e traz competições dos cães com maior língua, orelha, etc. Por fim, o Chip Truck é um serviço móvel para colocar chips e vacinar cães e gatos e cujo evento acontece em vários locais da cidade (leia mais aqui).

Atrações Pet-friendly

Há inúmeras atrações pet-friendly na cidade e se você vier para cá com seu peludo conseguirá curtir muito. Resolvi fazer uma lista de algumas das atrações turísticas de Toronto que são pet-friendly e Jojoe adora: Distillery District, High Park, Black Creek Pioneer Village, Sunnybrook Park, Evergreen Brick Works, Bluffs, Lakeshore, Purina Paws Way, Ilhas de Toronto, entre outras. Se você quiser conhecer mais sobre o que meu cachorro gosta de fazer e os lugares que gosta de visitar em Toronto clique aqui.

Parques de cachorro

Toronto possui quase 65 áreas off-leash, isto é, onde os cachorros podem brincar sem coleira (clique aqui e veja a lista completa). Vale falar que há também regras para estas áreas: cachorros tem que estar castrados, devem ter a licença da prefeitura, você deve limpar depois que seu cachorro fizer as necessidade e em alguns locais há restrição de tamanho (algumas áreas são somente para cachorros pequenos, outras somente para cachorros grandes). Geralmente as regras estão postadas em placas no local.

Lojas

Em relação a lojas serem pet-friendly há muita variação na cidade. Em geral lojas que possuem algum item alimentar para vender não aceitar animais. Mas isso não é regra pois Jojoe entra tranquilamente na Canadian Tire e Indigo, que são lojas que vendem algumas comidas. Em relação a shoppings, poucos são pet-friendly. Um que é é o Don Mills (talvez por ser um mall aberto). O Vaughan Mills também aceita animais desde que você o carregue o tempo todo.

Aluguel de apartamento e casa

Muitas pessoas me escrevem dizendo se é difícil ou não alugar um apartamento ou casa que seja pet-friendly aqui em Toronto… e a resposta é depende. Geralmente os apartamentos em prédios mais antigos não são pet-friendly e os condos modernos já são. Mas não há regra e vai depender do dono do condo ou da empresa que aluga os apartamentos. Uma coisa é certa: se você alugar o apartamento, já estiver morando lá há algum tempo e resolver ter um cachorro este não pode ser um motivo para você ser despejado (há leis para isso). Mas claro que devemos usar o bom senso e se temos cachorro devemos alugar algum lugar que já aceite isso.

Aguardo o feedback de vocês, perguntas e também o depoimento de quem tem cachorro por aqui. Como sempre vou adorar ler os comentários de vocês.

9 comentários em “Sobre Toronto ser uma cidade pet-friendly”

  1. Eu moro em Toronto há 5 anos e também trouxe meu cachorro. Acho a cidade bem pet-friendly. Adorei seu post e adoro suas dicas. Beijos pra vc e Jojoe

  2. Oi Gaby! Eu e meu marido estamos indo pra Toronto em Julho 2017. Como sei que você tem cachorro, pode me indicar algum corretor, empresa, etc, que tenha mais familiaridade com alugueis pet friendly? Outra coisa: Pode me passar dicas de bairros que tenham bom acesso a transporte público?

  3. Pingback: Williams Fresh Café, o único café pet-friendly de Toronto - Gaby no Canadá

  4. Gaby tbm tenho a Kimy minha scotish terrier branca igual ao Jojoe. Aqui em SP temos esse problema e resolvi mudar abrir um banho, tosa, natação, acupuntura, heike, cromoterapia e fisioterapia para cães. Vai ter um café com lanches, sucos, doces, petiscos, cervejas para todos curtirem o espaço pet friendly. Vou inaugurar em abril, logo vai estar no Face, Instagram e Internet. É o Nature Dog House, quando vier ao Brasil, venha nos visitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *