Pular para o conteúdo

15 produtos brasileiros que encontramos em Toronto e seus possíveis substitutos

Muitas pessoas que se mudam para o Canadá morrem de medo da comida daqui e acham que não vão conseguir sobreviver comendo somente comida canadense. Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo e você encontra comidas e ingredientes de vários locais do mundo, incluindo o Brasil. Eu já havia feito uma lista de comidas brasileiros que tenho saudade mas achei legal escrever um post mais detalhado, incluindo o que aprendi nos últimos anos morando por aqui e com uma lista dos locais que você pode encontrar os produtos brasileiros que cito abaixo. Espero que gostem e não deixem de comentar se sabem de outros lugares que vendem os produtos que cito abaixo ou se esqueci de alguma coisa. Como sempre irei adorar ver a participação de vocês aqui no blog.

1. Guaraná Antártica: não há nada mais brasileiro do que um guaraná Antártica. E aqui em Toronto você acha guaraná da marca Antártica e até de outras nos mercados portugueses – Nosso Talho, Pavão e Távora – e até em supermercados comuns (já vi no No Frills e Sobeys, mas de outra marca e não o Antártica). Eu fiquei um tempão sem beber guaraná e quando fui beber novamente achei super doce e, de certa forma, enjoativo. Hoje sou totalmente viciada e apaixonada por ginger ale e acho que esta bebida pode tranquilamente substituir o guaraná.

img_3603

2. Pão francês: você encontra pão francês em várias padarias portuguesas, sendo certamente a mais famosa a Nova Era (que possui 6 lojas em Toronto). Você também encontra pão francês em alguns supermercados canadenses que possuem sua própria padaria (não todos mas no Sobeys perto de casa tem sempre). Um substituto para o pão francês seria o baguete, que é bem mais comum e possui um gosto bem parecido.

3. Arroz: você encontra arroz brasileiro (Tio João e similares) nos supermercados portugueses – Nosso Talho, Pavão e Távora – mas eu confesso para vocês que nunca precisei comprar essas marcas brasileiras. Eu sou apaixonada por arroz e lembro que no começo da minha vida aqui em Toronto eu penei bastante para encontrar um arroz que tivesse gostinho de casa. Ai eu comecei a comer arroz basmati ou long grain – que é um tipo de arroz mais compridinho – e sou apaixonada. Adoro e sempre que recebemos visitas fazemos e o pessoal do Brasil adora também.

4. Farofa: você consegue achar nos mercados portugueses as farofas prontas da Yoki e até farinhas para fazer farofa (na minha opinião nenhuma delas é como as do Brasil, e olha que já testei várias). Uma maneira de substituir a farinha – se você não está com tempo de ir nos mercados portugueses – é usar bread crumbs, que é vendido em qualquer supermercado e é uma farinha feita de pão seco. Uma amiga me deu esta dica e fez uma farofa usando este ingrediente e ficou ótima.

img_3596

5. Pão de queijo: você encontra pão de queijo congelado nos mercados portugueses (por um preço bem salgado – acho que em torno de CAD$5 por saquinho), em supermercados de produtos sul-americanos (como o Perola’s) e também encontra pão de queijo fresquinho na Sweet Loaf Bakery (quando fui lá na primeira vez eles não tinham mas ao escrever este post aqui recebi várias mensagens de pessoas que foram lá, comeram pão de queijo e adoraram). Tá ai uma delícia brasileira que não tem nenhum substituto canadense, embora eu ache alguns pães folheados de queijo que tem gosto bem parecido com pão de queijo. O folhado maravilhoso de queijo que recomendo é da padaria alemã Dimpflmeier Bakery e post sobre este local maravilhoso você encontra aqui.

6. Leite condensado: você encontra leite condensado moça e também aqueles potes de docinhos já prontos na lata nos mercados portugueses. Mas pela metade do preço você encontra condensed milk nos supermercados canadenses e, segundo uma amiga que faz bolos e doces, é a mesma coisa. Há várias marcas de condensed milk e nenhuma delas é melhor ou pior do que outra.

7. Café: eu não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre café porque eu não tomo, mas você encontra café Pilão nos mercados portugueses – Nosso Talho, Pavão e Távora. Nos canadenses há também uma infinidade de tipos de café mas eu sinceramente não sei se podem substituir ou não o café brasileiro.

img_3599

8. Achocolatado em pó: novamente, você encontra Nescau nos mercados portugueses. Quando o assunto é busca por substitutos o maridão, que é apaixonado por Nescau, já provou Milo e Nesquik mas diz que não é a mesma coisa. Lembro que quando chegamos compramos o Milo e jurávamos que ia ser parecido com o Nescau – a lata é da mesma forma e também é da Nestlé – mas o marido não aprovou. Ah, e vale falar que nas seção de produtos internacionais você encontra ovomaltine (em pó, bolacha, etc), o que é uma ótima maneira de substituir o Nescau.

9. Doce de leite: eu confesso para vocês que nunca procurei nos mercados portugueses, já que encontramos facilmente nos mercados canadenses (com o nome de dulce de leche ou caramel cream). Eu AMO o da marca President’s Choice: a textura é mais grossa, o gosto delicioso e o preço camarada (já paguei até C$1.99 pelo pote de 450g).

img_1990

10. Sonho: sonho é um bolinho frito recheado com algum creme delicioso e coberto com açúcar e canela (salivei só de escrever esta descrição). Você encontra esta delícia em vários lugares de Toronto e eu recomendo os sonhos da Sud Forno (que possuem o nome de bombolone e pode ter recheio de creme ou nutella) ou o da Dimpflmeier Bakery (que é chamado de Berlin Pfannkuchen e pode ter recheio de chocolate, geléia de frutas vermelhas e creme) ou ainda o das padarias portuguesas Nova Era, Caldense e Nova (que é chamado de bola de Berlim).

DSC_3692

11. Tapioca: eu encontrei tapioca hidratada no Távora e desde então só compro lá. Já experimentei comprar a tapioca starch nos supermercados canadenses e não deu certo (mesmo hidratando). Se você quiser a farinha de tapioca encontra nos mercados portugueses e supermercados canadenses. Ah, e também tem a Bulk Barn, onde você encontra todos os tipos de farinha.

12. Creme de Leite: eu já comprei creme de leite em mercados portugueses mas assim como o leite condensado o preço é extremamente alto. Nos supermercados canadenses você encontra dois substitutos: o thick cream e o table cream. O thick cream vem em lata e geralmente fica na parte de ingredientes de bolo do supermercado e é bem parecido com o creme de leite de lata que compramos no Brasil (eu só compro o da marca carnation e geralmente no No Frills, porque em outros supermercados o preço chega a ser 3X mais). O table cream fica junto com os leites no freezer e é o creme de leite fresco. Eu compro sempre o com o máximo de gordura (se não me engano 35%).

13. Chocolates: se você gosta dos chocolates brasileiros você encontra BIS, talento e sonho de valsa nos mercados portugueses. No mercado sul-americano Perola’s você encontra chocolate garoto. Eu fiquei um tempão sem comer os chocolates brasileiros e depois que voltei a comer achei que eles não são tão bons como os daqui – mais doces e com um gosto de gordura, sei lá. Então eu me contento com os chocolates da Lindt, Godiva e outras marcas e você acha facilmente em supermercados (embora o melhor lugar para comprar seja em outlets ou lojas tipo Home Sense e Winners).

img_3602

14. Requeijão: você também encontra requeijão nos mercados portugueses – muitas vezes inclusive vi que eles colocam uma plaquinha escrito “temos requeijão”. Confesso que nunca comprei e não sei qual marca é e se é bom. E como substituto eu indo o Puck, um queijo cremoso para passar no pão que é produzido na Dinamarca e é muito parecido com requeijão (clique aqui e leia post sobre o assunto).

15. Água de côco: você encontra água de côco brasileira nos mercados portugueses por um preço extremamente caro (se não me engano uns CAD$8 o litro). No supermercado você vai achar várias marcas de água de côco (em latas e caixinhas) e 99% delas é horrível – meu marido AMA água de côco e já provamos de todas as marcas. A que mais gostamos é da marca UFC. E vale citar aqui que côco verde com canudinho vende em Chinatown, do St Lawrence e sempre que tem uma feira gastronômica há uma barraquinha (no Taste of Toronto 2015 tinha e pagamos CAD$8 cada, mas valeu cada centavo pois estava delicioso).

Locais onde você encontra estes produtos:

Nosso Talho (2 lojas em Toronto)

Távora (3 lojas na GTA)

Pavão (4 lojas em Toronto)

Padaria Nova Era (9 lojas em Ontario)

Padaria Caldense (10 lojas em Ontario)

Padaria Nova (1 loja em Mississauga)

Perola’s Supermarket

Fresh Co Supermarket

*Muitas pessoas falam do Brazil Direct mas nunca fui lá e não sei quais produtos eles vendem.

31 comentários em “15 produtos brasileiros que encontramos em Toronto e seus possíveis substitutos”

  1. Muito legal o post Gaby!
    Sobre o guaraná, sempre compro no No Frills do dufferin Mall. Farofa, polvilho, feijão camil e outros produtos brasileiros têm no Walmart do no frills também, fica na seção de produtos internacionais junto com os produtos portugueses 🙂

  2. Gaby, quanto ao cafe, o brasileiro eh mto mais forte que o canadense. O adoçante que comprei no canada nao adoça o cafe brasileiro (que eu trouxe do brasil). Uma gota de leite ja muda a cor do cafe canadense, enquanto o brasileiro tem que por mto mais leite. Eu particularmente estou preferindo o canadense! Bjos, otimo post!

  3. Oi, Gaby! Adorei o “me contento com Lindt, Godiva”!! Rsrs… Também acho os chocolates brasileiros muito doces! Mas se tem uma coisa que não acho por aqui é mandioquinha (ou batata baroa, para os cariocas). Que saudade sinto de um creme de mandioquinha! E para mim, que também tenho um baby em fase de introdução alimentar, faz falta. Você já viu por aqui?

  4. Oieee! O cafe brasileiro é muito melhor pra quem gosta mesmo de cafe: ele é mais forte e encorpado. Quando estavamos aí, compravamos o Pilao no Nofrills e chegamos a encontrar uma vez no Walmart.
    Bjs

  5. No começo é sempre uma busca para tentar achar os produtos similares mas o legal é que a gente acaba experimentando e descobrindo produtos até mais mais interessantes, como você comentou. Em casa gostamos de café e tentamos vários até ficarmos com um colombiano, e o arroz também curtimos o basmati.

    Há vários produtos brasileiros no No Frills do Dufferin Mall e no da Landsdowne and College há arroz e feijão Camil.

    Agora a água de côco, brasileira da marca Vita Côco, encontramos no Costco. Eu também gosto e tomei bastante durante a grávida.

    Bjo

  6. Olá Gaby,
    Nós consumimos muitos produtos brasileiros, mas o café…não tem como, mando vir de Portugal, aquele café moído na hora, meus amigos canadenses amam café português. Agora, quando acaba compro no walmart café Delta.
    Pão, aconselho você provar o pão de azeitona que tem na Caledonia bakery, acho que fica na intercepção de St.Clair com Caledônia, é junto à Nova Era, bakery, que tem bom pão, embora eu goste mais do pão da Caledonia bakery e quanto ao pão de queijo, eu compro uma mistura no Távora em que basta eu juntar queijo e água, misturar tudo,fazer as bolinhas e levar ao forno que fica uma delicia, acho que o mais parecido com pão de queijo brasileiro.
    Brasileiro e português estão mal habituados, é que nós temos uma gastronomia muito boa…
    Sempre muito bons os seus posts, parabéns.

  7. No Brasil eu fazia achocolatado em casa, so com cacau em po e açucat mascavo… Achava Nescau, Toddy e afins muito doces.
    Aqui nos testamos o Milo, ele nao tem tanto gosto de chocolate porque tem malte tambem… Mas ai misturei com cacau em po e deu certo!! Eu to fazendo aproximadamente 3 partes de milo para 1 de cacau em po, mas da para adequar a proporçao dependendo da preferencia pessoal por mais amargo ou menos…

  8. Gaby, bom dia.
    Estaremos indo para Toronto no fim do ano, e fico sempre me perguntando o que eu não deveria deixar de levar por não encontrar por ai, ou por ser um pouco mais caro.
    O que na sua opinião não deveria deixar de levar? Me refiro no geral

    Parabéns pelo blog, e obrigada por compartilhar suas experiencias!!
    Beijos.

  9. Pingback: #VidaemTO: O que eu trouxe do Brasil quando me mudei para o Canadá - Gaby no Canadá

  10. Eu sinto falta da variedade de verduras e legumes do Brasil!! Ainda não encontrei aqui escarola, rúcula, agrião, entre outros…. também sinto falta pois quando se tem baby acho importante variar, mas enfim nos adaptamos com o que há disponível!

    1. Ola Fernanda. Engraçado mas eu encontro todas estas verduras no supermercado que vou. Muitas pessoas procuram mais variedade no St Lawrence Market e Chinatown, mas eu estou feliz com a variedade que encontro no supermercado que vou. Aos poucos vc vai conhecendo melhor os lugares e achando o que procura. Beijos

  11. Ola Gabi,
    Embora seu post ja tenha algum tempo e provavelmente isto nao seja novidade, tenho comprado agua de coco brasileira no Costco. Ha o Vita Coco, bem honesto, embalagem de 330 ml e custo abaixo de 1 CAD por unidade. e em caixade dez ou doze unidades (nao me lembro ao certo). Ha uma outra marca da qual nao me lembro, embalagem de 1 litro e que me parece muito artificial.

  12. Gaby, meu filho mora em Toronto esta a um mês ai. Vou passar as dicas para ele adorei.
    Você sabe onde pode compraro panetone Bauducco?
    Ele adora.
    Obrigada

  13. Olá Gaby,

    Obrigada pelo Post.
    Uma dica: encontrei café Pilão, várias farinhas de mandioca (Yoki), tem até farinha para Kibe…e biscoito de Polvilho Vale D’Ouro no Waltmart online mesmo.
    Uma pergunta…vcs conhecem algum lugar que tenha Leite Ninho e chocolate granulado (em pacote) por aqui?
    Thanks!

  14. Gaby tudo bem. Super legal seus comentários, alias tudo em seu nome sao ótimos.

    Uma duvida sobre creme de leite…achei Whipping Cream 35%….isso é o Cream Table???

    Grato e obrigado

    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *