Pular para o conteúdo

Uma nova maneira de ir para Niagara Falls: voando

dsc_1714

Certamente você deve incluir uma ida a Niagara Falls quando estiver visitando Toronto: o local é realmente lindo, com natureza exuberante e muitas atrações. Há várias maneira de chegar até lá e eu contei tudo para vocês tudo neste post aqui. Mas este post está desatualizado pois a partir da semana passada você também pode ir para Niagara voando. Isso mesmo! Em agosto deste ano foi anunciado que a empresa Greater Toronto Airways iria oferecer vôos diários partindo do Billy Bishop Airport de Toronto até o Niagara District Airport em Niagara-on-the-Lake. E o primeiro vôo desta nova rota partiu na semana passada – dia 15 de setembro.

O trajeto dura 12 minutos e custa CAD$85 ou se você quiser o vôo ida e volta paga CAD$159 (com taxas um trecho fica CAD$96.05). Dois horários são oferecidos de segunda-feira à sexta-feira, durante todo o ano: Toronto > Niagara às 7:15am e 4:30pm e de Niagara > Toronto 8:30am e 6pm. Vale falar que os vôos são feitos em aviões pequenos, de 8 lugares. Os passageiros devem chegar 15 minutos antes da decolagem e a segurança é feito a bordo. Não é necessário passaporte, apenas um documento oficial com uma foto de identificação (mas acredito que para turistas o melhor mesmo seja levar o passaporte).

O site da empresa Greater Toronto Airways é este aqui e através dele você pode comprar os tickets. Vale citar que a companhia também planeja oferecer vôos entre Toronto e Collingwood e Toronto e Muskoka. Assim que os vôos estiverem disponíveis eu irei avisar vocês aqui no blog.

dsc_1716

Será que vale a pena?

Claro que a primeira pergunta que vem na nossa cabeça quando recebemos uma notícia dessas é: “será que vale a pena ir de avião para visitar as cataratas de Niagara?”. É difícil dizer se vale ou não a pena. Acho que depende de muitos fatores mas, na minha opinião não acho que vale a pena pegar um avião para ir até Niagara e eu vou explicar o porquê abaixo.

Pensando primeiramente no tempo: o percurso de avião demora 12 minutos, mas você tem que chegar 15 minutos antes do horário do vôo. E tem que contar também o tempo de sair do aeroporto de Niagara on-the-lake e chegar em Niagara Falls (distância 15km e leva mais ou menos 15 minutos para fazer o trajeto, segundo o Google Maps). Então, vamos pensar em um total de 45 minutos, aproximadamente. Se você for de trem ou ônibus o trajeto dura em torno de 1h30 + deslocamento até as cachoeiras (já que a estação de trem fica a 4km das cachoeiras). Por fim, se você for de carro o trajeto dura também 1h30 sem trânsito (porém como é quase impossível andar pela QEW sem trânsito vamos colocar 2h para fazer o trajeto com calma de carro). Então, se pensar em tempo voando até Niagara é sim mais rápido.

Agora pensando no valor, se você alugar um carro + gasolina + estacionamento você pode gastar uma média de CAD$110 ida e volta (CAD$60 a diária do aluguel de um carro com todos os seguros, CAD$30 de gasolina e CAD$20 de estacionamento). Se você for de trem a viarail oferece uma viagem que custa CAD$39 (com taxas algo em torno de CAD$50). Se você for de ônibus o trecho fica em torno de CAD$35. Claro que temos que pensar que a estação de trem fica um pouco afastada das quedas d’água e você terá que pegar um taxi ou pagar por um ônibus até o local (então vamos acrescentar mais uns CAD$20 nisso tudo). E se for de avião a passagem ida e volta com taxas custa CAD$179.67 por passageiro (sendo, portanto, a maneira mais cara de chegar até lá).

Eu penso que o aeroporto não fica perto das quedas d’água – mais exatamente 15km – e você vai precisar também de um táxi ou carro para chegar até lá. E se você pegar um táxi até lá irá conhecer uma região apenas e pronto… vai perder de passear pelas Vinícolas e Niagara on-the-lake (ou vice-versa: pode ir até a cidadezinha de Niagara-on-the-lake e perder de conhecer a cachoeira). Tá certo que existe o WEGO e com ele você pode passear pela região, mas eu penso que se alguém vai voar até Niagara é porque quer comodidade, então não vai querer chegar lá de avião e depois ficar andando de ônibus para lá e para cá. Vale ressaltar que eu imagino que este vôo seja ótimo para aqueles que tem que estar na região de Niagara (especialmente a trabalho) e não querem pegar a estrada.

Na minha opinião a melhor maneira ainda é alugando um carro, fazendo um roteiro com calma e passando em Niagara-on-the-lake, nas vinícolas próximas da cidadezinha (como Trius e Peller), nas vinícolas mais afastadas (como a Vineland) e no ótimo outlet do lado canadense. E se você achar que não dá para fazer tudo em um dia ainda pode se programar e hospedar no melhor hotel do Canadá segundo o Tripadvisor, que fica em Niagara on-the-lake.

3 comentários em “Uma nova maneira de ir para Niagara Falls: voando”

  1. Olá Gabi, moramos em Montreal e fomos com amigos à Toronto e de lá para Niagara Falls, seguindo suas dicas. Tudo deu certo! Ficamos no Radisson e fomos a pé para as Falls. No dia seguinte, seguimos a Maravilhosa Niagara Parkway e fomos para Niagara on the lake, onde visitamos e almoçamos na Peller. Sucesso!!! Muito obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *