Que roupa trazer na mala para Toronto, mês a mês

Hoje eu vou falar de um tópico que é campeão nos comentários que recebo aqui no blog e nas redes sociais (facebook e instagram): qual roupa usar em um determinado mês em Toronto. Antes de falar sobre isso é importante dizer que o clima aqui é meio maluco e já tivemos muito frio com neve no meio da primavera, verões com temperaturas amenas (média de 20C), outonos com ondas de calor e invernos sem neve (clique aqui e veja post sobre o clima de Toronto, mês a mês). Então não há uma verdade absoluta e é importante estar preparado para surpresas, ver a previsão do tempo e torcer para ela estar correta.

Novembro à Março

oquevestir_GNC_inverno

Vamos começar falando do melhor, do frio (hehehe). De novembro à março é frio por aqui e você deve estar preparado para temperaturas negativas com roupas apropriadas e muitas camadas. Janeiro e fevereiro são os meses mais frios, mas para nós que somos do Brasil e não estamos acostumados com frio novembro, dezembro e março podem ser bem gelados. As médias de temperatura em novembro são de 7C e -1C, em dezembro 0C e -7C e março 4C e -5C, não contando a sensação térmica que pode diminuir ainda mais estes valores. Portanto a minha opinião é: se você vier em algum destes meses – novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março – esteja preparado para o frio.

E como é estar preparado para o frio? Bom, eu sinceramente acho que as roupas de inverno do Brasil não servem para cá – não tem os tecidos apropriados para te manter quente quando neva, não são térmicas o suficiente e grossas o suficiente. Em resumo as roupas do inverno do Brasil (na minha opinião) não servirão para o inverno Canadense e o ideal é que você tenha um bom casaco, luvas, gorros e cachecóis. Layers (ou camadas) é a chave da vestimenta correta, já que dentro dos lugares é calor (calefação) e você pode ir tirando as camadas para não morrer de calor, ou colocar camadas para não morrer de frio. Clique aqui, aqui e aqui para ver posts sobre este tópico.

Mas ai vem a dúvida (ou melhor, as dúvidas): então quer dizer que eu devo comprar roupas somente ai? como e onde eu posso comprar roupas de inverno? será que vale a pena investir em roupas caras se moro em um lugar quente no Brasil e só ficarei em Toronto pouco tempo? quais as melhores lojas? quais as lojas mais baratas? como eu faço se eu estarei chegando no meio do inverno: terei que ter um casaco para sair do aeroporto e ir até a loja comprar uma roupa certo? É difícil responder todas estas perguntas, porque são muito pessoais e cada um tem sua opinião, seu orçamento e sua sensação climática (umas sentem mais frio e outras menos frio). Vou escrever aqui a minha opinião e o que eu fiz quando vim para cá, além do que indico para as pessoas que me escrevem perguntando sobre o assunto.

Bom, se você vem para Toronto por pouco tempo e não quer gastar muito com roupa de inverno eu sugiro que você compre um casaco de neve e a bota de neve – são essenciais e você terá que ter – em lojas como Walmart, Winners ou dê uma passeada em outlets como o Vaughan Mills onde há sempre promoção. Em sites como kijiji e craigslist você também encontra roupas de neve (são usadas mas bem mais em conta), além de grupos de brasileiros morando em Toronto (sempre há oferta de venda de roupas de inverno). O casaco e a bota são os itens mais caros e blusões, cachecóis e luvas você deve comprar mas não vão pesar tanto no seu orçamento. Se você vai ficar mais tempo ou gosta de viajar para lugares frios vale a pena investir um pouco mais e procurar por marcas mais legais como Oakley, Columbia, Burton, The North Face, Patagonia, Canada Goose, Spider, Salomon, entre outras. Priorize a compra do seu casaco e da bota nos primeiros dias que você vai estar por aqui: assim você não vai morrer de frio e pode passear pela cidade mais feliz. Se você tem somente roupas de frio do Brasil e quer comprar tudo aqui coloque várias camadas das roupas mais quentes que vc tiver para sair do aeroporto (hehehe). Se as temperaturas forem baixas mas positivas a calça jeans do Brasil com uma calça por baixo e o casaco de lá podem até servir, mas temperaturas negativas e neve você não suportará com essas roupas. Em resumo, se você está planejando uma viagem para Toronto nos meses frios deixe uma reserva de $ para comprar roupas por aqui.

Abril e Maio

oquevestir_GNC_abril_maio

Abril e maio são meses confusos quando estamos falando de roupas. Estes são meses que teoricamente deveriam ser pouco frios e chuvosos, mas nos últimos anos temos tido neve e temperaturas negativas… tudo meio misturado e confuso (uma semana muito fria, outra semana mais quente). Então minha dica de que roupa trazer se você estiver vindo para cá nestes meses é: traga roupas de frio, mas não frio extremo. Você vai precisar de cachecol e luva mas não precisa de tantas camadas, bota de neve e um casaco muito grosso (isso, claro, se a temperatura desses meses estiver normal). No meio de maio para o final as temperaturas tendem a esquentar e você consegue sair de manga curta e casaco, ou só calça jeans. Vale sempre checar a previsão do tempo e ver como será a primavera por aqui – geralmente lá pelo início de março os meteorologistas já fazem as previsões de como será a estação (muito chuvosa, mais fria ou mais quente do que o normal). Baseado nisso você pode montar a sua mala para esses meses.

Junho, Julho e Agosto

oquevestir_GNC_verão

O calor chega em Toronto em junho e dura até final de agosto – início de setembro. E se você tiver vindo para a cidade nesses meses deve trazer uma mala de roupas de verão (incluindo calças jeans e mais frescas, mas traga calças). Além disso, é fundamental trazer um casaquinho ou moletom porque de manhã é bem fresquinho e quando você entra nos lugares o ar condicionado está ligado no modo polar. E tem também o fato que eu citei anteriormente que Toronto é meio imprevisível quanto o assunto é temperatura. Vale também ressaltar aqui que você não precisa trazer roupas muito arrumadas e saltos fino: mesmo nos restaurantes chiques as pessoas aqui se vestem bem simples.

Setembro

oquevestir_GNC_setembro

A média de temperatura em setembro aqui em Toronto é entre 21C e 9C; portanto, varia bastante. Geralmente os primeiros dias são quentes e lá pelo meio do mês as temperaturas começam a baixar, mas mesmo assim continuam altas quando comparadas com o inverno (algo em torno de 15C). Se você vier para Toronto nesta época deve dividir a mala em dois, colocando de um lado roupas de verão (não um verão super quente – algo como calças jeans e calças mais frescas e blusas de manga curta) e outras do outono do Brasil (algumas blusinhas de manga comprida, um casaco de frio – nada muito grosso e até uma botinha). Não se preocupe: você não vai pegar frio extremo, temperaturas negativas ou neve, só vai ter dias mais fresquinhos e próximos da temperatura do inverno de algumas cidades do Brasil.

Outubro

oquevestir_GNC_outubro

Se em setembro eu disse para vocês trazerem algumas roupas de verão em outubro eu digo que não precisa. Neste mês as médias de temperaturas em Toronto ficam entre 14C a máxima e 4C a mínima e você vai pegar dias lindos e frios. Mas nada excessivo ainda – o frio intenso geralmente chega no meio de novembro. Em outono você pode usar e abusar de casacos e sobretudos (finos, nada impermeável ou muito grosso), botas de couro, blusas de lã, vestidos mais grossos com meia calça… Eu que sou do sul uso as roupas que usava no inverno do Brasil no outono de Toronto. Vale destacar que em alguns anos observamos uma semana de calor em outubro, com temperaturas na faixa dos 25C (mas foi somente em alguns anos e se isso acontecer você pode andar de calça jeans e blusa de manga curta que fica bem tranquilamente).

E ai, respondi a pergunta de vocês? Me escrevam dizendo o que acharam e se vocês mudariam algo nas “malas” que sugeri para vocês.

You may also like...

28 Responses

  1. Patricia disse:

    Gaby, vc disse que não usa a bota de neve se estiver limpo… mas quando ta muito frio e neve acumulada, mas o caminho está tranquilo, o que você usa? Bota de couro aqui do Brasil segura o frio? Ou tem que ter algum revestimento? Obrigada

    • Ola Patricia. A bota de couro do Brasil não segura o frio e com pé congelado vc nem consegue pensar direito (eu pelo menos detesto estar com o pé frio). tem que ser uma bota especial, com o frio de -10, -20 a gente não brinca. Beijos

  2. Michelle disse:

    Oii, Gaby! Td bem?! Estou indo neste sábado praí. Vamos ficar 20 dias em Toronto e dia 1 de setembro vamos pra Calgary ficar alguns dias nas montanhas. Vc acha q a Ugg será útil em algum desses lugares?

  3. Sandra disse:

    Gaby. Eu vi na internet que o frio no inverno chega a -30. Isso é verdade????

  4. Rodrigo disse:

    Gaby… e roupas de inverno pra fevereiro, mas pra homens?? O que seu marido usa??

  5. Luana Corazza disse:

    Oi Gabi, tenho uma dúvida meio boba, usamos a bota de neve até em dias com pouca neve ou só nos dias em que realmente está nevando? E nos ambientes fechados, continuamos usando ela ou trocamos por outro sapato? Amo seu blog <3

    • Ola Luana. Eu uso a bota de neve quando tem previsão de muita neve, no dia que neva ou se a neve não derreteu. Depende muito onde eu vou porque se eu sei que o caminho está limpo e com sal eu não uso porque acho muito pesada. Sobre trocar eu troco quando chego no trabalho, por exemplo e tiro para entrar na casa das pessoas. Mas se estou indo em um restaurante eu não tiro não. Espero ter sanado sua dúvida. Beijos

  6. Manoela Pessoa de Castro disse:

    Oi Gabi, tudo bem? Descobri o seu blog quando decidimos, eu e meu marido, imigrar para o Canadá, isso já tem alguns anos. Ainda estamos planejando mas as coisas mudaram um pouco com a chegada do nosso filho, que deve ter mais ou menos a idade do Thomas. Estamos pensando em ir ano que vem a Montréal, em março ou abril,para uma viagem exploratória e minha dúvida é: como vestir criança tão pequena? Onde comprar roupas p ele? Acha-se fácil de segunda mão? Parabéns pelo blog. Bjs

  7. Marina disse:

    Oi Gaby!
    Parabéns pelo blog, conheci há pouco tempo (cerca de 4 meses), mas acompanho todos os posts desde então!
    Estou me mudando para Toronto em outubro, para ficar um ano a princípio – mas volto pro Brasil em março por uma semana, então essas dicas de roupas foram excelentes pra mim!
    Também sou do Sul (de Curitiba), então acho que as roupas de inverno que eu tenho aqui dão conta do outono, até eu me ajustar e comprar algo mais pesado pro inverno né?

    Super obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog! 🙂 :*

    • Dá sim Marina… acho que dá super certo! Eu usava as de Floripa (que é menos frio que Curitiba) e dava certo… mas em dias muito frios vc vai penar. O ideal é procurar e comprar logo as roupas de inverno. Beijos

  8. Katia disse:

    Nossa! Muito boa as dicas! Muito obrigada e parabéns pelo blog!

  9. Priscila disse:

    Olá Gaby, adorei as dicas!! Como já tinha lido outras matérias que escreveu, coloquei as coisas que indica para usar no mês de setembro. Estou indo dia 09 de setembro para Toronto e suas dicas for fundamentais para mim! Mais uma vez obrigada pela dica.
    Queria saber onde posso comprar lembranças de Toronto e até promoções de roupas de crianças e adultos, perfumes, etc. Me indicaria algo?

    • Olá Priscila. Eu tenho um post sobre souvenirs…vc já olhou? Sobre souvenirs básicos (imãs, copinhos, chaveiros) vc vai achar em Chinatown você encontra bastante coisa e até no Walmart. Sobre roupas depende muito do que vc quer comprar e tem posts aqui sobre os outlets (onde vc acha muitas promoções).

  10. Daniela disse:

    Adorei o post Gabi.. estou viajando na próxima semana foi ótima!

  11. Camila disse:

    Obrigada pelo post Gaby. Eu e meu marido chegamos tem 1 mês e já estamos preocupados com os próximos meses de frio que vem por ai. Estamos na caça a roupa de frio. Tenho só uma duvida, que tipo de calca e blusa vc indica pra usar de “segunda pele” nao tenho nem ideia de como sao ou onde procurar!
    Mais uma vez obrigadaaa!!!

  12. Julho Seza disse:

    olá adorei seu post muito bom mesmo , sempre estou acompanhando seu blog adoro ler seus artigos!
    Julho Seza

  13. lele disse:

    Muito legal o post!
    So queria fazer uma observação em relação ao uso da palavra “aonde”. Eu vi que vc as vezes confunde! 😉
    Onde: Indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.

    Aonde: Expressa a ideia de destino, movimento.

    Exemplo:

    “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir.

    • “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.

    Abs!

  14. Rita disse:

    Excelente post! Muito bem detalhado!

  15. Tiago disse:

    Gaby, parabéns pelo seu blog, sempre muito útil. Em dezembro farei Intercâmbio em Toronto. Gostaria de saber em média, qto custa uma bota masculina e um bom casaco que aguente o frio, assim, posso ter uma ideia de qto separar. E no caso da calça, oq vc sugere? obg!!

  1. 04/08/2017

    […] coisas para fazer quando você se muda para Toronto: ótima lista com dicas divertidas e úteis 83. Que roupa trazer na mala para Toronto, mês a mês: respondendo uma das perguntas que mais recebo no blog 84. Relaxando no hotel e spa Old Mill Inn em […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *