Pular para o conteúdo

Riverdale Farm: a fazenda do centro de Toronto

DSC_1839

Sempre que me perguntam porque eu gosto de morar em Toronto eu listo vários motivos, e um deles é o fato da cidade ser grande mas ter ares de cidade do interior. Um exemplo desta característica é o fato de Toronto possuir uma fazenda bem pertinho do seu centro financeiro. Isso mesmo, uma fazenda com animais, celeiro e muita área verde pertinho dos prédios das maiores empresas do mundo. Esta é a Riverdale Farm e é sobre ela que eu vou escrever hoje para vocês aqui no blog.

IMG_9930

Localização

Como falei anteriormente a fazenda fica localizada no centro de Toronto, em um bairro chamado Cabbagetown e colado na DVP, umas das principais rodovias que costeiam Toronto. Ali perto você encontra o Riverdale Park West, que é bem bonito e fica de frente para o Riverdale Park East, que já foi mostrado para vocês aqui no blog.

Um pouco de história

Originalmente propriedade de John Scadding – sim, o mesmo da casa mais antiga de Toronto – o local foi comprado pela prefeitura de Toronto em 1856 para se transformar em um parque. Porém acabou virando um zoológico – o primeiro de Toronto – que ficou aberto entre 1894 e 1974. Depois de 1974 os animais mudaram para o novo zoológico da cidade – aonde funciona hoje o Toronto Zoo -, o terreno foi nivelado e muitos edifícios removidos (apenas a antiga residência do cuidador do zoo, um edifício chamado Donnybrook e os edifícios da Island House permanecem). A Riverdale Farm como vemos hoje foi inaugurada oficialmente em 9 de setembro de 1978.

DSC_1814

O celeiro especial

O celeiro do local é chamado de The Francey Barn – Francey porque foi doado por Mrs. Garnett Francey. O celeiro é um tipo raro de arquitetura conhecido como Celeiro de Banco da Pensilvânia. Estes tipos de celeiros eram construídos ao lado de morros ou margens de rios. Eles possuem um andar superior e um inferior: no superior guardava-se feno, palha e ração e no inferior ficavam os animais. O celeiro foi trazido de Markham e é lindo – uma das principais atrações do local. Certamente renderá belas fotos.

IMG_9938

DSC_1782

O que você encontra por lá?

Além do celeiro você encontra muitos animais obviamente (afinal esta é uma fazenda). São porcos, galinhas, cavalos, gansos, cabras, ovelhas e muitos outros. Durante horários pré-estabelecidos você pode conversar e aprender com os cuidadores e esta experiência inclui alimentar os animais, colher ovos, tirar leite de vaca e escovar os cavalos. Mais informações você encontra aqui. O local também possui ainda 3 trilhas pequenas: a residence road (que dá na antiga residência do cuidador do zoológico), a middle road (que passa por caucho da Meeting House) e a lower road (que dá na pequena ilha).

IMG_9936

DSC_1790

DSC_1797

Qual o tamanho do local e como ele se parece

O local possui 7.5 acres, o que dá um pouco mais de 3 hectares ou 3 campos de futebol. Abaixo o mapa oficial do local, que você pode baixar clicando aqui.

riverdalefarm_map

Quando visitar?

A Riverdale Farm fica aberta durante todo o ano, incluindo finais de semana e feriados, das 9am até às 5pm. A primeira vez que fomos chegamos lá as 4pm e não conseguimos ver muita coisa, pois antes mesmo das 5pm os cuidadores já vão guardando os animais e fechando os portões de alguns espaços – então chegue lá cedo para aproveitar.

IMG_9937

Quanto custa?

A entrada para a Riverdale Farm é gratuita. Isso mesmo: você não paga nada para conhecer e passear pelo local.

Fica aqui a dica de um lugar lindo para passear em Toronto e não gastar nada.
Para mais atrações em Toronto clique aqui.

4 comentários em “Riverdale Farm: a fazenda do centro de Toronto”

  1. Oi Gaby! Vou para Toronto no final do ano, em dezembro, e vou passar o Natal lá, gostaria de saber se você tem alguma indicação de restaurante ou evento que ocorra no dia 24 ou 25, pois não queria passar o Natal no hotel! Fico no aguardo 🙂

  2. Oi Gaby, tudo bem? Estou em Mississauga desde o final de Janeiro e ficaremos até final de Maio, qual o melhor momento para irmos visistar este local? Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *