Pular para o conteúdo

Os melhores locais para bater fotos dos “bluffs” de Toronto

Foi difícil acreditar que algo tão lindo como os Scarborough Bluffs ficasse tão pertinho do centro da maior cidade do Canadá – exatamente há 13 km ao leste do centro de Toronto. Mas quando os conheci em 2011 foi amor à primeira vista. Os Scarborough Bluffs, também conhecidos como The Bluffs, são descritos como uma maravilha geológica única na América do Norte – e realmente são maravilhosos! Geologicamente falando bluff é uma inclinação costeira íngreme formada por sedimentos como argila, areia e cascalho. E quando você olha para os bluffs você pensa em enormes colinas de areia. Essas colinas chegam a se elevar até 90 metros acima do litoral e se estendem por uma faixa de 15 km. Claro que como são formados por sedimentos estão em constante processo de erosão, o que torna partes dessas colinas bem perigosas (especialmente as beiradas no topo das mesmas). Além da erosão causada pelo clima e natureza os agricultures e moradores que vieram plantar e construir casas no local também alteraram a estrutura da região.

Há vários pontos na região que você pode ir para bater belas fotos e apreciar os bluffs. Como eu AMO fotografia e adoro explorar as regiões que visito para bater fotos dos melhores ângulos eu resolvi fazer este post destacando alguns lugares que você pode visitar para bater as fotos que ilustram este post.

Para bater fotos dos Bluffs “da sua base”

Se você quiser bater fotos dos bluffs de baixo não pode deixar de ir ao Bluffers Park, no endereço 1 Brimley Rd South, Toronto. Quando estiver descendo a estrada você verá uma bifurcação: vire à direita e vá até o estacionamento. Estacione e caminhe no sentido oeste para as trilhas e penínsulas do parque, para ter diferentes ângulos dos enormes paredões de areia e também das pontas trabalhadas pela erosão. Há algumas pontes para você caminhar e até uma pequena praia logo abaixo das Cathedral Bluffs (que são os paredões com as pontas mais trabalhadas, lembrando torres de catedrais).

DSC_3563

DSC_3585

DSC_3610

Ainda batendo fotos de baixo, se você quiser ter uma visão dos bluffs com mais vegetação, na bifurcação que mencionei anteriormente pegue à esquerda e esta estrada irá te levar à Marina e à Praia (Bluffers Beach). Vale mencionar que o endereço para colocar no Google Maps é o mesmo – 1 Brimley Rd South, Toronto– o que muda é o lado que você vai virar na bifurcação.

DSC_3544

DSC_3548

Em ambos os locais – no parque ou na praia – o estacionamento é pequeno (na praia é bem menor que no parque). Em ambos os locais custa C$7 o dia todo nos finais de semana e C$0.75 por meia hora nos dias de semana. Ja li em alguns locais que o estacionamento é gratuito nos dias de semana, e talvez isso se aplique para os meses menos populares (i.e. não no verão).

IMG_2912

Para bater fotos dos Bluffs “do seu topo”

Está bem difícil ver os bluffs do seu topo – isto é, encontrar um bom local para bater uma bela foto – já que a maioria dos lugares foram cercados e se as pessoas passarem pelas cercas podem pegar uma multa de até C$5000. Isso porque o terreno das beiradas é bastante instável (devido à erosão que eu descrevi anteriormente) e já matou várias pessoas, sendo as mais recentes um garoto de 17 anos em 2011 e um homem de 24 anos em 2012. No entanto, observando os sinais, eu recomendo que você visite o Scarborough Bluffs Park para ver os bluffs do alto (de lá você também consegue ver a marina e parte do Bluffers Park). O endereço para você chegar lá é Cecil Crescent (assim, sem número): esta rua é pequena e sem saída e no final dela está o parque. A rua possui estacionamento gratuito – bem restrito – alguns banheiros portáteis, um parquinho e um parque de águas para as crianças.

DSC_3523

DSC_3527

DSC_3535

DSC_3541

Ainda, um outro lugar LINDO para ver os bluffs é o Rosetta McClain Gardens no endereço 5 Glen Everest Rd. O parque parece um jardim botânico de tão lindo, possui muitas flores e árvores e uma trilha que costeia os bluffs e que te dá a oportunidade em alguns momentos de você observá-los bem. Só há uma parte ruim neste parque – na minha opinião: é proibido cachorro. Como Jojoe estava com a gente quando fizemos o passeio não conseguimos explorar bem o local (meu marido ficou no carro com Jojoe e eu dei uma caminhada rápida pelo parque). Pretendo voltar e escrever um post completo sobre lá (as fotos que ilustram este post são do jardim pois fiquei sem bateria no celular para bater fotos da trilha que costeia o lago e os bluffs).

IMG_2917

IMG_2923

IMG_2929

Outros locais para bater fotos

Os parques que citei anteriormente – Scarborough Bluffs Park, Rosetta McClain Gardens e Bluffer’s Park – foram os parques que visitamos e batemos foto. Mas vale ressaltar novamente que os bluffs tem um comprimento de 15km e há muitos outros parques e locais que merecem ser visitados e podem render belas fotos e vistas incríveis. Abaixo a lista dos outros parques, com o endereço de cada local e link para mais informações e fotos:

Scarborough Heights Park
27 Fishleigh Dr, Scarborough. Mais informações aqui.

Cathedral Bluffs Park
24 Lyme Regis Cres, Scarborough. Mais informações aqui.

Cudia Park
70 Meadowcliffe Dr, Scarborough. Mais informações aqui.

Sylvan Park and Gates Gully
55 Sylvan Ave, Scarborough. Mais informações aqui.

Guild Park and Gardens
201 Guildwood Pkwy, Scarborough. Mais informações aqui.

East Point Park
201 Copperfield Rd, Scarborough. Mais informações aqui.

**Atualização de como chegar na região: a partir de 6 de maio de 2018 um novo serviço de ônibus (175 Bluffer’s Park) saindo da Kennedy Station (estação de metro) chegará na Bluffer’s Park Beach. O serviço acontecerá a cada 15 minutos nos sábados, domingos e feriados até 6 de outubro.

10 comentários em “Os melhores locais para bater fotos dos “bluffs” de Toronto”

  1. Gaby, que lugar lindo 🙂 quanto mais leio seu blog mais quero voltar e visitar cada cantinho de TO e Canada de novo e de novo, rs bjs

    Bjs

  2. Oi Gaby,
    Então é só no Rosetta McClain Gardens que não pode cachorro? Os outros lugares são liberados?
    Adorei o post 🙂 tô louca pra ir lá!

  3. Oi Gaby!
    Estou em contagem regressiva para o meu intercâmbio e o Bluffers Park está na minha lista deonde não posso deixar de ir! Pode dar umas dicas para quem não tem carro? Sabe como é vida de estudante né?! Rsrs
    Beijos, adoro o seu blog!

    1. Ola Aline
      Tem várias maneiras de ir de transporte publico, vai depender de onde vc está. Por exemplo, se vc estiver no centro de Toronto vc pode pegar um onibus até a Warden Station, de lá pegar outro onibus (9 ou 102) e saltar na estação Brimley Road. Nesta rua você deve caminhar até o parque.
      O melhor mesmo é ir no Google Maps, selecionar a opção transporte publico, colocar os endereços que descrevi no post e aonde vc está e ver qual o melhor trajeto. Você vai amar, tudo lindo!
      Beijos

  4. Pingback: 20 lugares que você não irá acreditar que ficam em Toronto ou próximo da cidade - Gaby no Canadá

  5. Olá, obrigada por compartir suas dicas. Acha que este local fica interesante para visitar em abril, vou estar no canada do día 5 ao 25 de abril?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *