Pular para o conteúdo

10 coisas para fazer quando você se muda para Toronto

DSC_2058

1. Aprenda a pronunciar o nome da cidade como um local
Isso mesmo, os locais pronunciam o nome da cidade desta maneira: “Turonno”, e é assim que você vai aprender a chamar o seu novo lar. Se você esquecer dá até para comprar uma camiseta com a palavra, que aliás é super popular por aqui.

2. Comece a estudar quais são as regras do jogo de baseball
Torontonianos AMAM baseball e o time da cidade Blue Jays é um dos melhores da liga. Você certamente vai notar várias pessoas com camisetas azuis do time andando pela cidade e não vai resistir e vai acabar indo a um jogo no Rogers Centre (ingressos baratos, vista perfeita da CN Tower, cachorro quente delicioso). A empolgação de ir no jogo irá acabar nos primeiros minutos se você não estudar um pouco quais as regras deste esporte, já que os jogos são longos (+ de 3h geralmente) e não dá para entender muito bem o que acontece assim de cara.

3. Evite as rodovias Gardiner e Don River no horário de rush
O trânsito de Toronto pode ser intenso e por mais que você pense que “aqui é primeiro mundo e tudo funciona” não se iluda quando o assunto é trânsito: Toronto possui um tráfego horrível – o 47th pior do mundo para ser mais exata – e só quem dirige na cidade sabe bem o que estou falando.

4. Tire um tempinho para estudar as rotas do metrô-ônibus-streetcar do TTC
Muitas pessoas vão falar mal do TTC, o sistema de transporte público da cidade, mas na minha opinião ele é muito bom e cobre praticamente toda a cidade. O que acontece é que você provavelmente terá que usar mais do que um meio de transporte para se locomover no seu trajeto, e é por isso que uma estudada em como tudo funciona pode te ajudar a não entrar em apuros.

5. Aprenda almoçar mais cedo nos finais de semana
A maioria dos restaurantes da cidade serve brunch – uma mistura de breakfast com lunch que é febre por aqui. Brunch será seu novo companheiro do final de semana e junto com ele a paciência, já que os melhores restaurantes que servem brunch estão sempre lotados nos sábados e domingos.

6. Aprenda a gostar de cerveja
Toronto é cheia de microcervejarias locais e os Torontonianos são orgulhosos disso. Você vai encontrar craft beer em bares e também para vender nas lojas. A dica aqui é que você prove algumas delas e ache suas favoritas para poder opinar quando o assunto surgir – e eu garanto, ele vai surgir.

7. Compre algum item do Maple Leafs, time de ice hockey da cidade
Canadenses amam ice hockey e embora o time de Toronto esteja muito mal os moradores da cidade o amam incondicionalmente. Por isso não deixe de passar em uma loja de esportes – como a Real Sports – e compre algo do time, seja uma camiseta, um boné ou mesmo um adesivo.

8. Baixe algum aplicativo de clima no seu celular e aprenda a olhar sempre antes de sair de casa
Toronto possui um clima louco e no meio do inverno você pode ter dias mais quentes e no meio do verão dias com máxima de 10C. Além disso em um mesmo dia a temperatura pode oscilar bastante. Portanto, para entender o clima louco da cidade vale baixar um aplicativo e acompanhar a previsão do tempo, que geralmente é bem acurada.

9. Compre uma bike (e um bom cadeado), aprenda as leis de trânsito para ciclistas e use a magrela como meio de transporte para ir para todos os lugares
Uma das características de Toronto é ter ciclovias em vários lugares, incluindo em downtown. Você vê pessoas andando de bike até no inverno, mas é no verão que os milhares de ciclistas saem de casa e tomam conta da cidade. Se você quer ser um deles vale a pena aprender as leis e também comprar um bom cadeado, pois a taxa de roubos de bikes da cidade é super alta.

10. Abra sua mente
Toronto é multicultural. Isso quer dizer que a cidade possui várias culturas misturas e muitas delas são diferentes do que você considera correto ou normal. Tem que ter mente aberta para entender tudo que acontece por aqui, respeitar as diferenças e viver feliz.

6 comentários em “10 coisas para fazer quando você se muda para Toronto”

  1. Gaby, adorei o post! Eu e meu marido (também de Florianópolis) estamos no processo de aplicação para o EE e curtimos muito seu blog. Fomos à Toronto em Março deste ano e amamos cada pedacinho… Este é mais um post teu que vai para os favoritos <3

  2. Alta taxa de roubo de bicicleta? Difícil de acreditar. Além de serem super barata aí, é fácil de achar até no lixo! E sobre o ttc, acho o sistema fantástico. Tirando as poucas vezes que algum problema acontece, os trens são super bem cuidados, ônibus não atrasam nem no inverno e a cidade é toda quadridinha e que ajuda ao sistema ser muito simples e eficaz.

    1. Vai nessa. Há mesmo muitos roubos de bike. Algumas vezes vc até lê cartazes avisando sobre o alto índice de roubos. Quanto ao TTC, tem suspensão do serviço toda semana em alguns trechos, aí vc tem enfrentar uma fila enorme pra entrar num shuttle bus lotado! Toronto oferece mesmo uma ótima qualidade de vida, mas as pessoas tendem a romancear demais. Há uns 2 anos teve um tiroteio entre gangues na praça de alimentação do Eaton Center que acabou matando uma menina q estava lá de passagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *