Pular para o conteúdo

Levando seu gato do Brasil para os Estados Unidos: a experiência da minha irmã

Não sei se eu já comentei aqui no blog mas minha única irmã se mudou para os USA no início de 2016 e agora mora bem mais pertinho da gente (oba!). Ela tem dois filhos: o Antonio (de 3 anos) e a Kloe (sua gatinha). Claro que minha irmã não ia deixar a Kloe no Brasil e eu pedi para ela me falar como foi trazer a Kloe para os USA porque eu estava curiosa para saber se o processo era parecido com o que fizemos quando trouxemos o Jojoe para o Canadá. E a resposta é sim, muito semelhante (praticamente igual) – os dois países tem regras iguais quando o assunto é viajar com seu animal de estimação. Segue um resumão do que você irá precisar se está indo para os USA e quer levar seu amigo de 4 patas.

Documentacao necessária

bd6a6c715576b7f39ffe4b314be33742

Identica àquela para trazer seu animal para o Canadá (clique aqui e veja um post com detalhes destes documentos):
– Carteira de Vacinação atualizada (especialmente com a vacina anti-rábica em dia, i.e. a vacina deve ter sido aplicada dentro de 1 ano da viagem)
– Atestado veterinário comprovando que o animal está em boas condições de saúde e em condições de viajar (este atestado tem validade de 3 dias e deve constar dados importantes como nome do seu animal, espécie, sexo, raça, data de nascimento, idade, número de identificação do microchip ou tatuagem caso possua, cor, tipo de pelagem, data de nascimento, e nome completo, endereço, telefone para contato e documento de identificação do proprietário do animal.
– Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura Brasileiro (que tem validade de 10 dias).
*Não é necessário ter microchip, mas é recomendado.
*Não é necessário quarentena.

No caso da minha irmã ela a clínica veterinária da Kloe fez toda a parte burocrática e minha irmã não teve que se preocupar com nada. Achei ótimo que alguns lugares oferecem este serviço pois, no caso dela, ela estava de mudança e cheia de compromissos, então foi uma coisa a menos para fazer. Se você prefere pagar e não se incomodar eu sugiro que você entre em contato com o veterinário do seu animal e veja se eles também prestam este serviço.

Bolsa de transporte

IMG_9142

Como minha irma viajou de TAM e eles são bem chatos e exigem medidas exatas (clique aqui) a única bolsa que minha irmã encontrou com essas medidas foi essa aqui. Lembrando que a TAM mudou o peso máximo dos animais na cabine – quando voei com Jojoe era 10kg e agora é 7kg, incluindo o peso da bolsa.

Uber Pet

Minha irmã foi para os USA, organizou tudo e só depois veio pegar a Kloe – umas 2 semanas depois de se mudar. Como ela foi sozinha para o Brasil – apenas para pegar a gata – na hora de ir para o aeroporto ela chamou um Uber Pet, transporte Uber que aceita animais (no aplicativo do Uber há uma opção pet-friendly para carros que aceitam animais). Achei a dica ótima porque sofremos com isso aqui em Toronto: nem todos os taxistas gostam de transportar animais, mesmo que eles estejam fechados na bolsa de transporte.

Cuidados para a viagem

b96b8633c21dad6b30a309011d14fadb

Minha irmã parou de dar água para a Kloe 1h antes de sair de casa e comida 3h antes e só a alimentou novamente quando chegou no destino final. Esta regra funcionou perfeitamente: Kloe ficou quietinha a viagem toda e se comportou super bem. Minha irmã optou por sentar no final do avião para não correr o risco de se estressar com alguém que não gostasse ou fosse alérgico a gatos. Nós já tivemos problema quando voamos com Jojoe e eu não culpo a pessoa: realmente se você não gosta de cachorro deve ser complicado ficar 10 horas no avião com um do lado. Durante o vôo a recomendação é não abrir a casinha e os aeromoços checam sempre para ver se você está seguindo esta regra certinho (e não está com seu animal no colo, por exemplo).

Chegada nos USA

e3d5fc950f97dd03094aafa2a7bac680

Na chegada nos USA minha irmã entregou o formulário de alfândega para ao agente da imigração (assinalando a opção que ela estava trazendo animais). Após verificar seu visto o agente encaminhou-a para outro agente, que iria verificar a documentação do animal. Depois minha irmã foi retirar as malas e obrigatoriamente passou pelo RX (todos com animais passam) e ao sair desta section novamente a documentação do animal foi verificada. Ela não teve que pagar mais nada.

IMG_9133

A Kloe está se adaptando perfeitamente à casa nova e levando sua rotina de sempre.

E se você quiser saber como foi levar o Joe pela primeira vez para o Canadá não deixe de ler os posts de 2011 escritos pelo meu marido (Post 1 e Post 2) nos quais ele conta em detalhes tudo que aconteceu nesse primeiro vôo do Joe.

40 comentários em “Levando seu gato do Brasil para os Estados Unidos: a experiência da minha irmã”

  1. Gaby, uma dúvida, qual o valor em média para passagem de animais ? Você sabe ? Estou pensando em ir embora e gostaria de levar meus 2 gatos e minha cadela…

    1. Ola Priscila: você não precisa comprar uma passagem e sim pagar uma taxa para trazer seus animais. Acredito que você vai gastar em torno de $150-200 para cada um. A melhor maneira é ligar para a cia e ver certinho o preço.

  2. Gaby, eu tive uma experiência bem parecida trazendo meus dois gatos para o Canadá. Mas os meus precisaram ser despachados e eu precisei contratar uma empresa que fizesse todos os trâmites. Tem um post com informações lá no meu blog sobre isso. O Canadá não tem quarentena pra gatos, como muitas pessoas falam… E só é necessária a vacina para raiva. Enfim, muito legal esse post, bem informativo e super completo! Beijão!

    1. Olá, Mariana. Você se importaria em dizer o motivo pelo qual seu pets precisaram ser despachados? Estou levando dois gatos pros EUA e estou aterrorizada com essa possibilidade, quero eles na cabine comigo =(

  3. Olá Gaby,
    Que bom que tudo correu bem. Eu estou em Toronto e vim com meus 3 gatos e minha cadela, mas a diferença é que vim de Portugal. Para quem viaja da Europa, há só a diferença de que apenas é preciso o passaporte do animal com as vacinas em dia, inclusive os gatos, que na Europa não são obrigados a ser vacinados contra a raiva, para viajar para o Canadá e USA é obrigatório. Viajando dos USA e Canadá para a Europa, aí eles são mais chatos. Vou ver agora que estou indo de férias em Setembro com minha cadela, Pepita, vou ter certeza se são de facto chatinhos com essa questão dos animais.
    Mas muito bom este post (como todos, né?). Agora estou ansiosa para ver seu post (se fizer) sobre o assunto baptizado, não sei como tudo é por aqui,estou curiosa.
    Obrigada por nos ajudar com essas dicas todas.
    Abraço

    1. Olá, Ana. Tudo bem? Queria perguntar se você foi sozinha com seus pets ou se havia mais passageiros com você. Qual companhia? Tenho dois gatos e viajarei sozinha com eles, quero que fiquem na cabine comigo.
      Obrigada!

  4. Oi, tudo bem? Aquela regra de que o tamanho da caixa/bolsa transportadora deve ser suficiente para o animal ficar de pé e dar uma voltinha é furada então? Porque sempre pensei que isso é praticamente impossível, pois o espaço abaixo da poltrona já é tão pequeno… E qual o tamanho da gata da sua irmã? Eu tenho um a que é bem gordinha, sabe…
    Mais uma última pergunta, rsrs: você sabe se alguma companhia permite que um único passageiro leve dois gatos?

    Obrigada!

    1. Eu posso responder em função do Joe (meu cachorro) e ele segurou a viagem toda – isso porque ele já é acostumado a não ir durante a noite/madrugada (levamos ele umas 9pm e depois só de manhã). Nosso vôo foi a noite e isso facilitou muito. Não sei como fazer se seu cachorro é acostumado a fazer as necessidades no meio da noite.

  5. Gente, alguém já foi pros EUA com gato e tudo logo de primeira? Porque a primeira vez que a gente entra lá com o visto de trabalho, tem que esperar até eles revisarem os documentos e colocar um carimbo no passaporte. Vou viajar agora em novembro e já queria levar a minha gatinha, mas tô preocupada deles implicarem com ela durante a espera pra esse procedimento.

  6. Olá Gaby! Adorei o post! Meu irmão está se mudando para Seattle, e eu vou ajudar ele a esposa a levar os três babies da família, três gatinhos! Pelo que eu pesquisei a nossa melhor opção seria pela TAM, mas acontece que no site deles, na parte de transportar animais, eles elencam as aeronaves que poderao ter animais na cabine, e pelo que eu entendi não consta a aeronave que faria o nosso voo, que seria com escala em Lima. Voce sabe que vôo sua irma pegou pela TAM? Obrigada!

    1. Ola Alessandra. O Vôo da minha irmã foi direto Brasil > USA e acredito que porque o seu tem escala pode ser que o país (Peru) não aceite animais. Eu ligaria para a TAM e me informaria. Boa sorte!

  7. Oi Gaby, adorei! Nos ajudou muito! Meu marido, filho e eu vamos para os EUA em Janeiro. Uma dúvida… Vi no site o de sua irmã comprou a bolsa, que há hoje um modelo que vem com extensor interno escodido para aumentar 10cm, porém custa mais caro, fico com receio de levar meus gatos em 36 cm de comprimento, quando eles medem cerca de 45cm de comprimento e pesam mais ou menos 4kg, bom, por favor, a gata da sua irmã pesava e media quanto? Ela ficou confotavel neste tamanho? Sua irmã chegou a ver que tinha este outro modelo com extensor? O que ela achou do conforto da gatinha de acordo com seu tamanho x tamanho bolsa? Desculpa, mas não quero pagar R$ 80,00 a mais em cada bolsa se realmente não fir necessário. Desde ja te agradeço muito!!!!

  8. Obrigada!
    So uma pergunta. … a documentação necessita ser traduzida….. tradução juramentada…. ou não. …..
    Agradeço desde já. ….

  9. Olá, eu tenho 5 gatas, dentre elas uma de 12 anos. Das 5 duas não podem ficar longe de mim por muito tempo (uma delas é a idosinha). Queria saber se é possível levar 2 gatas na mesma viagem, ainda que uma fique na cabine e outra no porão de carga especial.

    1. oie, apesar de você não ter perguntado para mim, vou responder mesmo assim hahaha. pode sim, você pode levar as duas com você.

  10. Alguém sabe me dizer se consigo levar meu gato para os EUA com visto de turista numa boa? Pretendo embarcar entre Julho/ Agosto..

      1. oi.. Também preciso dessas informações. Vocês conseguiram entrar com os gatos com visto de turista? Vou ficar um mês por lá e não tenho com quem deixar meus dois gatinhos.

  11. Achei incrível o seu conteúdo de qualidade sobre como levar nosso bichinho de estimação, sem suas dicas eu não saberia o que fazer em minha viagem. Muito obrigado!

  12. Oi Gaby tudo bem? Muito boas as informações! Estou cheando em Toronto dia 08 de agosto, porém vou passar 10 horas em Atlanta e encontrar uns amigos fora do aeroporto. Acontece que vou levar um gatinho para uma amiga até Toronto….e preciso sair com esse gatinho do aeroporto. Você sabe dizer se com o CZI aqui do Brasil consigo embarcar novamente dos Estados Unidos para o Canadá? Não consigo falar com o Ministério da Agricultura aqui nem por um decreto!!! Você sabe como entro em contato com o “ministério da agricultura” em Atlanta para ter ceteza? u posso telefonar! Apenas não sei por qual nome procurar esse setor!

    Muito obrigada desde já!!

  13. Oi Gabriela. Bom dia, parabéns pelos conselhos. Tenho uma dúvida, em 2010 voltei da Itália para o Brasil e trouxe Grauna minhá gatinha com todos doctos.chip e tudo mais. Aqui adquirir mais 2 gatos.Um filho de Grauna e outro bebê abandonado.Estamos mudando prose EUA. Esse antigo chip de Grauna,ainda é válido? Se for só farei os outros exames.bjs obrigado.

  14. Olá Gaby, tudo bem? Não sei se seria possível, mas sua irmã tem idéia de mais ou menos que tamanho a Kloe tinha quando viajou? Pergunto isso pq meu gatinho é um tanto quanto grande e pesado. Estou fazendo uma dieta junto com a veterinária para ver se chegamos ao peso permitido, porém como ele é grande a as cias aéreas exigem que a casinha do animal deixe ele “folgado” dentro, tenho receio que mesmo com o peso ele não possa ir comigo na cabine. Pelas fotos eu achei que a Kloe não ficou “tão folgadinha” assim na bolsinha. Terias como perguntar à tua irmã quanto a isso? Se é só impressão pela foto, ou se realmente a casinha era justinha para ela? Caso sim, houve alguma implicância quanto a isso? Desde já agradeço. Ótimo post!

  15. eutambem achei isso, tenho um gato grande e to voltando paa os EUA, e pela foto do gato ,ele esta deitado e nao em pe’ como recomendam e que possa se virar na casinha, pode esclarecer como ele foi sem nenhum espaco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *