Pular para o conteúdo

UP Express: andando no trem que faz o trajeto Union Station até Pearson Airport em 25 minutos

UP_map

No dia 6 de junho de 2015 inaugurou o UP Express, a linha de trem que une a Union Station (estação de trem no centro de Toronto) e o Pearson International Airport (principal aeroporto da cidade, que fica mais afastado). Antes o trajeto de transporte público poderia ser feito de ônibus e ônibus/metro (conforme expliquei aqui no blog) e era bem cansativo, pois na maioria das vezes tínhamos que andar com malas em metros e ônibus lotados, o que não era uma tarefa fácil. O maridão participou de um evento do ramo de turismo semana passada e andou de UP Express pela primeira vez e hoje vamos mostrar fotos e contar tudo sobre esta experiência.

Estrutura
Em relação às estações, o marido foi da Union até o Pearson (não parou na Weston ou na Bloor-Dundas). A UP Station na Union fica localizada no Skywalk. Na Union há um lounge chamado CIBC UPstairs Lounge at UP Express Union Station (foto abaixo), no qual os passageiros podem relaxar e tomar uma cerveja da Mill Street Brewery (cervejaria local) enquanto esperam seu trem. Clique aqui para horários e menu. Ainda há caixas eletrônicos do banco CIBC (patrocinador) nos quais você pode sacar não somente dólares canadenses, mas dólares americanos, euros, libras britânicas e pesos mexicanos. Na Union também há um guichê do Turismo Toronto super útil, aonde você pode pegar mapas, tirar suas dúvidas e saber sobre eventos na cidade.

DSC_1067

Já no Pearson há ótima sinalização indicando aonde você deve pegar o trem (segundo o maridão não tem erro). No aeroporto a estação está no Terminal 1 ao lado do Link Train. Se você estiver no Terminal 3 do Perason siga a sinalização até o Link Train e vá para o Terminal 1 para pegar o UP (o Link Train é um sistema interno e gratuito que liga os terminais do Pearson).

DSC_1118

Em relação à estrutura do trem em si, o marido achou tudo muito bom e prático, ótimo para viajantes. Há locais para colocar malas em cima dos assentos (como os compartimentos de bagagem do avião) e também prateleiras para malas maiores. Os assentos são confortáveis e o trem possui tomadas para carregar seus aparelhos eletrônicos. Há ainda revistas sobre a cidade e telas com informações sobre os vôos e eventos na cidade. Vale falar também que há wi-fi no trem.

DSC_1073

DSC_1076-(1)

DSC_1092

DSC_1097

DSC_1114

Trajeto
Este é um trem de superfície e meu marido esperava que ele passasse ao redor do lago e por lugares cênicos, mas não. Segundo ele, o trajeto é bem feio e quase todo grafitado (o que algumas pessoas podem não achar interessante). Segundo o pessoal do Travel Massive Toronto este é um motivo para andar de UP já que parte deste grafitti é do projeto “The Reclamation Project”.

DSC_1108

DSC_1083-(1)

Praticidade
Os trens partem a cada 15 minutos e demoram cerca de 25 minutos para chegar ao seu destino. Vale falar que entre a Union e o Person há 2 paradas: Weston e Bloor-Dundas.

Horários
Os horários de serviço são 5:30am-1am, todos os dias da semana.

Tickets
Os tickets podem ser comprados online no site UPexpress.com, usando o app da UP, através do cartão PRESTO (electronic fare card), em máquinas do UP Express espalhadas pela Union e Pearson (Ticket Vending Machines ou TVMs), em guichês da UP Express e do Go Transit e à bordo do trem (apenas usando cartão de crédito e com uma taxa de C$2). Os bilhetes podem ser utilizados em qualquer dia, independentemente da sua data de compra, até a data de expiração listada.

DSC_1064

Quando foi lançado o valor do ticket do UP era absurdo: CAN$19 para os titulares de cartão Presto e CAD$27.50 para todos os outros. O valor era o mais caro da América de Norte e pode ter sido isso que fez com que poucas pessoas utilizassem o serviço (3350 passageiros por dia quando o trem foi lançado e no final de 2015 baixou ainda mais para 2500/dia – valores estes abaixo dos 5000 passageiros por dia previstos). Em março de 2016 as tarifas serão reduzidas praticamente pela metade: quem tem o cartão Presto paga C$9 e quem não tem C$12. Veja todos os valores certinho na tabela abaixo, retirada no site do UP:

up-express-pricing

*Family: 2 adultos + até 3 crianças de 19 anos de idade ou menos.
*Meeter & Greeter: pessoas que irão encontrar familiares no aeroporto saindo da Union, Bloor ou Weston e indo em direção ao Pearson (somente neste sentido) podem pagar apenas uma tarifa indo e voltando (ou seja, $12 ida e volta) se fizerem o trajeto de ida e volta em menos de 4 horas.
*Long Layover: passageiros podem ficar no máximo 7 horas no centro de Toronto pagando só um trecho (ou seja, $12 ida e volta), desde que saindo do Pearson.

Vale a pena?
Na opinião do meu marido vale muito: os trens são super confortáveis e modernos. Além disso o transporte é super conveniente pois dependendo do horário você poderia levar muito tempo para fazer o trajeto – e com o trem você foge to trânsito.

Este não é o jeito mais barato de ir do centro de Toronto até o aeroporto mas certamente é o melhor, já que os C$3.25 que você paga de TTC (transporte público) não compensam pois você demora mais de 1h e tem que ficar arrastando malas e entrando e saindo de metros e ônibus geralmente lotados. Em comparação aos taxis vale a pena também, já que a tarifa de táxi do centro custa em torno de C$60.

Uma outra dica é se você vai ficar poucas horas na cidade fazendo uma conexão e não quer ficar mofando esperando no aeroporto: a Union Station fica pertinha da CN Tower, do Ripley’s Aquarium, do Harboufront e de outras atrações e dá sim para planejar um passeio por lá agora que o trajeto demora apenas 25 minutos e você não fica sujeito ao trânsito para voltar (use o Long Layover ticket citado acima).

39 comentários em “UP Express: andando no trem que faz o trajeto Union Station até Pearson Airport em 25 minutos”

  1. Gaby, a pergunta vai parecer super óbvia mas é só para eu ter certeza absoluta. Cheguei no Pearson, procuro onde tem esse trem, pago na hora e chego onde desejo?

    1. Você chega no Pearson, vai até o terminal 1 (pois é de lá que sai o trem/ se você estiver no terminal 3 deverá pegar o Link Train, que é um trem interno do aeroporto que liga os terminais), paga $12 e pode descer em uma das 3 estações (Weston, Bloor-Dundas, Union). Simples assim! 🙂

  2. Gaby, HELP! rsrsr
    Chego em Toronto Pearson nesse domingo num voo da air canada (rio-toronto) as 5:40 da manha. Sei que o up express ja estará funcionando, mas as estacoes de metro aparentemente ainda nao estarão abertas.
    O que vc me sugere fazer: Ir ate a Union e pegar um onibus, esperar o metro abrir, pegar taxi?
    Ficarei em East York (133 westwood avenue) em homestay pela escola de ingles.

    1. Ola Priscilla… Até o avião chegar no portão, você fazer a imigração e retirar as malas eu acredito que você estará pronta em torno de 7am. Ai até pegar o UP (comprar o ticket, esperar o próximo trem, etc) você demorará um pouco mais e contando mais 25 minutos do trajeto vc estará chegando na Union por volta de 8am, horário que os metros começam a funcionar. Eu sou bem acomodada e pegaria taxi para não me estressar, mas vai de você se quiser pagar menos pode ir tranquila que o metro certamente estará aberto. Espero ter ajudado. Boa viagem!

      1. Ajudou sim, Gaby! Muito obrigada! Adoro seu blog, tenho me guiado muito por ele pra me situar nesse periodo de intercambio.
        Na chegada, pretendo dar uma economizada, pq pra quem vem do Brasil com o cambio $$algado, qq economia vale a pena. Pelo que ja pesquisei, um taxi pro bairro que vou ficar, custaria em torno de 60 CAD.

        Me ajuda em outra coisa pleaaaase (!), pra andar de onibus/streetcar (ttc) na cidade, posso comprar a passagem dentro do transporte ou preciso comprar antecipadamente em alguma maquina/terminal?

          1. Priscilla D'Elia

            Show de bola, muito obrigada pelas rapidas respostas! Estou aproveitando o pouco tempo que falta pra viagem, pra devorar seu blog! rsrsrs

            Voce me indica algum app para chamar taxi em toronto?

            1. Sim, isso sei. Queria um app pra taxi pra uso em qq outro dia durante minha estada. Isso pq to pensando em comprar algum chip pra utilizar internet no meu smartphone enqto estiver em Toronto.

    2. Gabi, irei em julho para um curso de inglês na EC Toronto de 1 mês, consigo comprar como estudante ou isto seria apenas para canadenses?
      Obrigada!

    3. Gaby, seu blog é uma maravilha, informações úteis e super divertido. Tenho uma duvida: qualquer um (inclusive estrangeiros) pode ter esse cartão Presto? Obrigada!

    4. Gaby, tudo bem? tenho uma dúvida, quem sabe meio óbvia, mas vamos ver se você pode me ajudar. Estou indo pra Toronto com visto de estudante (Farei um college), múltiplas entradas. Para ir para os EUA visitar eu consigo tranquilo entrar e sair ou é melhor evitar?
      Obrigado!! E suas dicas ajudarão muito 😀

    5. Oi Gabi, Estou indo agora dia 9 de outubro. Chego no Pearson as 5:40 am. Meu próximo vôo será as 15:40 então estou pensando em ir até a CN Tower. Vou de UP Express. Devo comprar o ticket antes? Este tempo é suficiente para ir ao centro de Toronto? Compro um return?

      1. Olá Ane. Acho que é sim – tempo suficiente para ir na CN Tower. Eu não ficaria muito tempo caminhando pela cidade (iria para a torre, no máximo uma volta no lago e voltar). Não precisa comprar o ticket antes só se vc quiser poupar tempo.

    6. Oi Gabi, bom dia.
      Tudo bem?

      Vou para Montreal dia 08 dezembro mas vou parar em Toronto antes, descerei no Pearson e ainda estou decidindo se vou para Montreal de Ônibus( Greyhound que é bem barato e levar as malas é mais fácil) ou de Trem (Via rial , que é bem caro e o limite de bagagem é de C H O R A R.) . Para ir do Pearson para Union pego o Up e da Union para a Coach Terminal? Acho que eu teria de pegar um taxi né? É tranquilo e os valores, você poderia me ajudar? Você tem alguma dica, o que “devo” fazer, o que “não”? Quero fazer tudo nos mínimos detalhes porque não quero me estressar com nada…

      Desde já agradeço e desculpa de encher de perguntas, rs rs!

      Atenciosamente,
      Rafa
      (:

      1. Olá Rafaela. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. A maneira mais barata seria ir do Pearson para Union de UP e depois até o terminal de ônibus de metro. Mas se vc tem muitas malas pega um táxi neste trecho – é bem perto, não acho que vai sair mais que 15 dólares. Outra opção é pegar um táxi já do aeroporto até o centro, mas o preço vai ser bem mais alto – uns 40-50 dólares. Acho que todas as opções são válidas, vai depender do quanto vc quer gastar.

    7. Olá Gaby, realmente seu site é o mais completo sobre Toronto, estou amando cada dica. Estarei chegando aí no final de novembro para passar 1 semana e pela 1ª vez não vou alugar carro em viagem, vou me virar com o transporte público. Pelo que vi é muito comum as pessoas saírem do aeroporto com malas e pegarem trem/metro/onibus não é? Aqui no Brasil iria me sentir uma completa estranha, mas posso ficar tranquila quanto a isso em Toronto? Outra coisa que pretendo usar é o serviço do Bike Share que li aqui no blog tbm, Obrigada!!

    8. Gaby, estou adorando o seu blog! Será a primeira vez que irei à Toronto e estou com dúvidas sobre como realizar esse transporte Hotel-Aeroporto e vice-versa. Vi pelas fotos que existe um local específico para colocar as malas. É seguro se estivermos com aquela mala grande de viagem (carrinho)? Só será 1, mas mesmo assim, imagino que chame atenção. Essa dúvida é tanto no trem, quanto para quando formos fazer a baldiação de metrô. Vou ficar em um Hotel perto da estação Dundas e ainda andar uns 6 minutos a pé com a mala na rua (é seguro isso também?). Como o trecho é curto, achei que não valeria a pena pegar um táxi, mas o que você recomenda? Obrigada!!

    9. Olá, saberia me informar se vale a pena fazer o PRESTO?
      Ficarei 12 semanas em Toronto.
      Posso pegar o cartão num guichê ou só encomendar pela internet?
      Desde já, agradecido.
      Parabéns pelo blog e pela qualidade das postagens.

    10. Pingback: 5 maneiras de economizar em Toronto - Gaby no Canadá

    11. Olá, estou chegando no final de junho e pergunto: Após adquirir o UP Express preciso comprar o passe de metrô na Union para ir até a Eglinton ou o UP dá direito à transferência gratuita.

    12. Oi Gabi, tudo bem??
      Adorei seu blog!!
      Vou pra Toronto em Maio do ano que vem, mas já estou me preparando rsrs
      Acredito que você seja Brasileira, certo? rs
      E como boa brasileira, sabe que aqui não podemos andar pelas ruas com bolsas sossegada, o que dirá malas e tal né? rs (o negocio aqui tá bem feio infelizmente), aí é tranquilo??
      Vou precisar chegar à estação St Clair.
      O melhor caminho é pelo UP express?
      Daí desce na Union, e como faço pra pegar o metro até a St Clair? É perto pra ir à pé?

      1. Ola! Sim, sem problemas. Claro que de madrugada a gente não pode bobear em nenhum lugar, mas em geral é tranquilo.
        Sobre o metro, na própria UNION chega o UP e tem metro, vc só terá que andar dentro da estação para ir de um trem ao outro.

    13. Olá! Adorei o blog e adoraria se pudesse me tirar uma dúvida. Se eu comprar o ingresso do UP pelo app, é só apresentá-lo no momento do embarque no trem? Ou é preciso trocá-lo na estação por um bilhete físico?

    14. Olá Gabi, adorei o post. Você comentou sobre as malas. Mas gostaria de saber se compensa pela o UP Express estando com duas malas grandes?

    15. Obrigado por suas dicas aqui. Pagamos menos pois não fosse sua gentileza de compartilhar sobre o passe de 7 horas para visitar Toronto teriamos gastado jnutilmente,

    16. Boa tarde. Estou adorando as dicas.
      Vou fazer uma conexão longa em abril em toronto e gostaria de conhecer a CN Tower, o Aquário e a Casa Loma.
      Vi que o UP vai até próximo aos dois primeiros e gostaria de saber se é facil depois ir a Casa Loma.
      Obrigada

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *