Pular para o conteúdo

Sobre ser plagiada, me tornar a vilã da história e maneiras de identificar plagiadores

Quem acompanha a página do blog no facebook deve ter notado que semana passada foi agitada por lá. Isso porque várias pessoas começaram a me escrever apontando para um site que havia plagiado meus posts. A autora do blog havia copiado mais de 10 posts meus assim, na íntegra e na maior cara de pau e em alguns deles ela havia juntado mais de um post em seus textos. Aliás, ela copiou dois posts super populares no blog, o de 10 coisas para não fazer em Toronto e o Sobre criar expectativas em relação a uma cidade ou viagem (se você ainda não os leu vale a pena), e acho que foi ai que o pessoal que é leitor assíduo se deu conta do que estava acontecendo e foi me avisar.

Plagio

Screen Shot 2016-03-30 at 7.16.36 PM

Quando vi meus posts copiados eu fiquei super brava. Eu trabalho com pesquisa e textos são uma das coisas mais valiosas que eu tenho/faço. Escrever dá trabalho e é uma mistura de foco e prazer: para escrever bem a gente tem que se dedicar, mas ler um texto seu bem escrito depois dá muita satisfação. Posso ter o blog somente como um hobby, sem ganhar nada com ele, mas tudo aqui é de minha autoria – tirando as fotos que são do maridão na maioria das vezes – e eu levo a sério teste “trabalho”. Enfim, fiquei tão brava que compartilhei um post indignado com vocês lá no facebook falando que meu post de 10 coisas para não fazer em Toronto havia sido plagiado, e coloquei o link do blog que havia copiado o texto. Dentro de poucos minutos recebi mensagem da autora do texto me pedindo desculpas, dizendo que ela estava errada mas que precisava destes textos, ou melhor, publicá-los e mantê-los no ar por mais 2 semanas pois ela havia ganhado uma bolsa de estudos e como pré-requisito para tal ela tinha que escrever textos. A menina foi super educada mas o fato dela não estar sendo leal e ter se aproveitado de mim (não vejo outras palavras para escrever isso) me deixou muito mais brava ainda. Publiquei outro post com trechos do que ela havia me escrito e falando como eu estava chateada com a situação e que dava muita vontade de parar de escrever o blog, pois do que adiantava todo o trabalho e dedicação para acontecer algo como aquilo.

Pronto! Este foi o estopim de tudo. Recebi MUITAS mensagens de leitores, 90% me apoiando, falando para eu denunciar a menina e que isso era realmente um absurdo. Porém, 10% das pessoas me escreveram dizendo que eu estava fazendo drama, que a menina não iria “concorrer comigo ou com o meu blog” (já que estava escrevendo só pela bolsa), que se eu denunciasse iria prejudicar ela e que eu deveria ser superior (oi?), que eu era inteligente e sabia que fazer o mal para a menina (ela corria o risco de perder a bolsa e não conseguir o diploma) não era o correto, que era normal copiar textos pela internet (juro que recebi este comentário), etc… foram tantas mensagens sem noção que para não estragar meu dia eu deletei todos os posts relacionados ao assunto, não li mais nada e fui preencher meu tempo com aquilo que era realmente importante: Jojoe e Thomas, que estavam em casa comigo naquele momento.

Porém como várias pessoas haviam denunciado – antes mesmo que eu soubesse de algo – o estrago já tinha sido feito: a escola (o blog que a menina escrevia fazia parte de uma escola de inglês) entrou em contato comigo pedindo desculpas e ontem deixaram um anúncio formal na página deles falando que a tal autora não era mais a embaixadora de Toronto e que eles me pediam desculpas por não terem detectado o problema – plágio de textos – antes que ocorressem (i.e. fossem publicados).

Screen Shot 2016-03-30 at 7.22.11 PM

Eu não ia mais tocar no assunto mas resolvi escrever este post por alguns motivos. O primeiro deles é para alertar todos de que plágio é crime e que de uma maneira ou de outra você será sim pego. Eu não sei e nem quero saber o que aconteceu com a autora, mas se foi algo ruim não foi por minha culpa e sim pela maneira errada que ela agiu. Eu não sou a vilã da história como aqueles 10% de leitores quiseram me rotular. Não fui eu que me comprometi a fazer algo em troco de uma bolsa e menti. Poxa, ser embaixadora de uma cidade e receber uma bolsa são motivos suficientes para a pessoa se empenhar e escrever belos textos sobre sua vida em Toronto, não é mesmo? Não é legal sair copiando textos de outras pessoas e achando que não vai ser descoberta. Vai sim. E respondendo às pessoas que acham que é normal copiar textos na internet, não, não é normal e além disso não é certo. Plágio é algo sério – eletronicamente e no meio acadêmico – e você pode até perder seu diploma se ele for detectado.

O segundo motivo é para mostrar que há várias maneiras de você detectar se seus textos foram vítimas do CTRL-C CTRL-V. A maneira mais fácil é através do google. Para tal, basta colocar uma frase ou parágrafo do texto entre aspas duplas e pesquisar. Estas aspas farão com que a busca seja por palavras na ordem exata que foram digitadas. Uma outra opção é o site plagium.com, que faz buscas avançadas de documentos da internet. Este site é gratuito, simples e super fácil de usar. Há ainda vários softwares que podem ser baixados (clique aqui e veja uma lista).

Por fim, gostaria de avisar que apesar de perder um pouco a fé nas pessoas eu continuarei aqui, firme e forte, escrevendo meus textos, inspirando pessoas e, se possível, não sendo plagiada, porque dá muito trabalho manter tudo isso aqui!

Marcações:

49 comentários em “Sobre ser plagiada, me tornar a vilã da história e maneiras de identificar plagiadores”

  1. Já tive minha IMAGEM roubada e divulgada por aí em inúmeros sites e perfis falsos e sei bem como é isso, texto não tem como “colocar marca d’água” e deve ser ainda mais irritante quando é copiado/roubado pois não é como levar 1 segundo pra tirar uma foto, vc leva horas escrevendo e criando o conteúdo, agora que tenho um blog onde escrevo minha opinião eu sei como é.

    Eu faria a mesma coisa que tantas vezes já fiz, denunciaria, tantas vezes quanto fosse necessário.
    Acho ridículo isso, quem acha que vc faz drama é porque não conhece seu blog e MENOS ainda vc!

    Brasileiro tem uma mania gigantesca em achar que tá tudo “SERTO”, impressionante, e o ser humano tem uma mania horrorosa de julgar todo mundo a primeira vista, é uma questão de RESPEITO não copiar as coisas dos outros, sua indignação nada tem a ver com “medo de competição ou mimimi”.
    Pra menina só tenho uma palavra: lição. Tomara que aprenda e não repita o feito, e tomara que sirva de exemplo pros defensores desse cúmulo.

    Outro dia tava vendo seu vídeo/chat sobre a gravidez e o pós parto e fiquei pensando, nossa, passou por tanta coisa e toda semana tinha conteúdo novo no blog, quanta disposição, sei que quando a gente gosta dá um jeito de fazer as coisas, arruma tempo, mas faça chuva ou faça sol conseguimos captar tudo de bom que vc transmite pelos textos, continua fazendo sim que a gente adora te acompanhar, mesmo que de longe!

    Beijo

  2. Oi Gabi, você está certa, plágio é coisa muito séria. Quando estudei na Universidade de Toronto todos os professores dedicavam um bom tempo da primeira aula da matéria para explicar sobre a gravidade do plágio. Fomos avisados para sequer ter linhas de código de programação iguais em aulas de laboratório . Infelizmente no Brasil , onde se compra TTC por telefone, a mentalidade é outra. Um dia muda nem que seja a força. Uma brasileira já aprendeu a lição. Que sirva de exemplo.

  3. Nossa que vergonha dessa menina, ela se esqueceu que nao esta no Bradil. O que ela fez e considerado muito grave aqui no Canada. E com certeza voce nao e a culpada pelo destino dela e sim as proprias escolhas que ela fez. Eu muitas vezes compartilho no meu blog posts interessantes mas sempre com a informacao de quem escreveu.

  4. Espero que tenha servido de lição para a menina de que tudo na vida tem consequências e que ela cresça com isso tudo que aconteceu. Acompanhei a página do face nesse dia, vi os posts e etc e você estava e está coberta de razão, foi um absurdo e quem acha que você fez drama ou que é normal plagiar o trabalho de alguém com certeza é adepto do “jeitinho brasileiro”, uma prática que precisamos abandonar urgentemente.
    Seu blog inspira muita gente ( me incluo nessa gente), fico feliz que não tenha desistido de escrever. =D
    Bjos

  5. Já passei por isso com meu blog. O pior é ver o texto do plagiador aparecendo antes que o meu no Google, apenas porque ele publicou em algum site mais famoso e o algoritmo do Google falhou em detectar que o meu era o original. Acabei sendo penalizado por causa do plágio.

    Na ocasião também fui condenado pelos 10% vagabundos (acho que foi até mais que isso), que acham que Internet é terra de ninguém e que qualquer texto nela automaticamente vira domínio público.

    Você agiu corretamente. Se a menina se ferrou foi consequência apenas da malandragem dela.

  6. Sei como é a sensação. Não sofri plágio mas tive o paper da minha dissertação de mestrado publicado por um ex-professor, sem meu nome, antes que eu tivesse a chance de publicar os dados. Eu e meu atual professor estamos na luta para reparar a situação mas, independente do desfecho, o sentimento é de insegurança, desamparo, sei lá. Parece que você fica sem chão por alguns instantes e não sabe o que fazer. O fato fez eu perder algum prestígio (pois alguns acham que não publiquei minha disssertação por ser ruim), e perdi alguns processos seletivos de bolsa por não ter paper como primeira autora. Mas o mundo gira, e eu não desisti!!!!!! Hoje estou aqui em Toronto, com uma bolsa de doutorado sanduíche, e levando em frente, e sei que “papers” melhores virão!!! E você inspira tanta pessoas que tuas palavras não podem ficar guardardas!!! Elas me deram coragem para vir para cá, e quando estou triste com o canto da cidade que moro, abro teu blog para tentar encontrar uma beleza em Toronto!

  7. Gaby.
    Eu te sigo desde que fui estudar em Toronto e após retornar continuei seguindo pois vc se tornou mãe como eu. Meu filho está com 10 meses e posso imaginar o que sentiu.
    Felizmente tudo se resolveu da forma mais correta. Através da denúncia de seus seguidores porque vc faz isso para interagir com pessoas e informar tb.
    Então quero deixar o meu abraço para vc, seu marido, jojoe e Thomas.
    Que Deus abençoe vcs que é exemplo de bom coração e garra.

  8. Que bom que no fim tudo foi resolvido. Seus textos são ótimos! Moro em Toronto e já aprendi muito lendo seu blog. Continue fazendo esse trabalho lindo 🙂

  9. Gaby, você é muito talentosa e inteligente e estou feliz por continuar a escrever!!! Não desejo mal a ninguém, mas fiquei sim satisfeita pelo plágio ter sido desmascarado. Um absurdo!

  10. Olá Gaby,
    Acompanho seu blog há algum tempo e é muito fácil perceber o amor que você tem e toda a dedicação que você aplica ao gabynocanada.
    Desde que criei o meu blog, eu senti na pele a dificuldade de fazer boas pesquisas e me dedicar para publicar um bom conteúdo e por isso acho que sei o que você sentiu ao ver seu trabalho copiado.
    Fico feliz com o desfecho da história, porque plágio é realmente uma coisa séria e essa pessoa não tinha o menor direito de copiar algo que é seu.
    Fico mais feliz ainda por saber que você continua postando aqui num dos meus blog favoritos!
    Obrigada por compartilhar um pouco com a gente dicas valiosas.

  11. Mesmo com os sérios problemas telacionados à corrupção em nosso país, as pessoas ainda são coniventes com os desonestos!
    Se a garota estava recebendo uma bolsa para fazer uma atividade e não estava fazendo, ela estava recebendo recursos ilicitamente.
    Não é uma coitadinha precisando de bolsa….deveria ter sido a primeira a buscar cumprir com sua tarefa.
    Além disso, Toronto é tão encantadora que certamente material não faltaria pra ela.
    Você agiu corretamente! Não é feio correr atrás dos nossos direitos!

  12. Falar pra você ser superior e deixar quieto foi a melhor de todas. Imagina você chegar pra mãe de uma pessoa que for morta a tiros… ou a alguém que teve sua casa roubada para não denunciar a pessoa que cometeu o crime porque afinal de contas “você é superior”? Não tem lógica nenhuma!

    Você faz o que faz por amor e dedicação. E faz milhões de vezes melhor do que pessoas que são pagas pra isso.

    Eu te dou o maior apoio e fico feliz demais que a escola tenha se retratado.

    Em 2014 eu comecei a seguir o seu Blog e hoje já faz 1 ano que estou aqui morando em Toronto e ainda tem dicas úteis e textos que não me esqueço. As vezes vejo algo aqui e lembro que vi antes no seu Blog. Sei que sua vida está corrida agora, mas não deixe de escrever e nem desanimar por isso.

    Você é, sempre foi uma referência e pioneira no assunto. Parabéns pelo trabalho!

  13. Olá Gaby, desde o ano passado acompanho seu blog e adoro seus posts. Apoio completamente sua atitude e imagino como é difícil ver que alguém plagiou algo pelo qual você se dedica tanto. Espero que a pessoa aprenda com os erros pois realmente plágio é coisa séria e é crime. Mesmo com isso espero que você não desanime pois muitas pessoas, inclusive eu, adimiram seu trabalho. Beijos pra você e sua família linda.

  14. Nossa, mas que coisa chata! Você teve a atitude certa sem dúvida. Pobre daqueles 10% que estão tão acostumados com o jeitinho brasileiro (vale qualquer coisa para a menina ganhar a bolsa) que não mais percebem o que é certo ou errado. Te entendo totalmente e sei como isso tira uma pessoa do sério. Parabéns pela sua atitude e por continuar com o blog que tantos amam como eu 😉 bjs

  15. Passei por isso há uns dias. Mas minha plagiadora foi “esperta” e reescreveu algumas coisinhas pra que não se detectasse o plágio facilmente. Denunciei ao site onde estava hospedado e ainda descobri que ela fez o mesmo com vários textos de colaboradoras do site onde escrevo.
    Pior! Nós escrevemos por “amor à arte” e ela estava ganhando dinheiro em cima dos textos…
    Plágio é atestado de incompetência pra mim.
    Que Bom que seu caso se solucionou. O meu também teve final feliz. Abraços.

  16. O bacana é o draminha que você faz sendo que você copiou a decoração do quarto do Thomas todo de idéias da arquiteta do Like a New Home e ficou posando de criativa e diferentona.. sequer deu os créditos a ela no post.. (Apenas disse que faria isso, quando ela, elegantemente elogiou o resultado). Ela poderia ter feito o seu mimimi mas estava muito ocupada sendo superior e vivendo a vida filme dela. A menina errou feio e pediu desculpas.. Não precisava publicar as desculpas dela e a achincalhar publicamente.. Mas O mundo dá troco! No primeiro sofrimento seu, lembre do dia de hoje!

    1. Olá Justiceira,
      Certamente você é um dos 10% que mencionei no post, que acha normal plagiar o trabalho de alguém. Esta é uma triste realidade que acomete muitas pessoas no dia de hoje, infelizmente. Eu não iria responder seu comentário mas estou cansada de gente como você visitando bem blog, por isso resolvi deixar aqui minhas considerações – e, por favor, não visite mais o GNC. Em primeiro lugar eu não copiei o quarto da Diana, eu usei como inspiração e está lá no meu post esta descrição (como você mesma deve ter lido). Inclusive postei algo tão pessoal como o quarto do meu filho (um ambiente da minha casa) para que sirva de inspiração para outras mamães. Quanto a fazer “mimimi”, acho que você é que está fazendo postando este comentário desnecessário, rancoroso e cheio de más intenções. Eu não acho que o mundo dá troco: se o tratarmos bem, seguirmos fazendo o bem e respeitando as pessoas o mundo pode sim ser muito bom para nós. O meu mundo é bom! Aliás, tenha um bom dia!

      1. Quem tomou o troco foi a plagiadora! Quis ganhar a bolsa por métodos fáceis, mentirosos e criminosos, o objetivo da escola não é ensinar esses valores deturpados. Já está ganhando bolsa e ainda tenta passar a perna na instituição de ensino, na autora dos textos, e não podemos esquecer das pessoas que deixaram de ir porque a vaga foi ocupada por ela. Plágio, entre outros crimes, deve ser punido sim.

      2. Gaby, não vale a pena perder seu tempo respondendo a esses tipos de comentários. O melhor que você tem a fazer é ignorá-los e viver sua vida longe de comentários maldosos.
        Acho ainda pior esse tipo de pessoa, as que defendem o errado dos outros.
        Se é que essa tal de “justiceira” não é a própria garota da bolsa ou uma amiga dela, hahaha.
        Seu blog é absolutamente top! Todo vez que entro para ler um post acabo lendo um monte e sempre descobrindo uma coisa nova sobre Toronto, já que estou me preparando para minha viagem em julho.
        Graças a um hobby que você tem muita gente sai daqui do Brasil mais preparado para conhecer Toronto. Então por favor não pare. Você já é referência quando o assunto é turismo no Canadá, já vi seu blog sendo citados em vários outros.
        Então mais uma vez parabéns, você merece por tanta dedicação e carinho. E não deixe que o recalque de uns poucos te atinja.

    2. Cara como você pode achar que o mundo vai dar o troco em uma pessoa que só está fazendo o seu trabalho e compartilhando suas experiencias, quando foi plagiada por outra pessoa, para que essa pessoa ainda obtenha seus méritos injustamente?
      Você chegou a ler o que aconteceu? Acho que não né, leia! Pelo rancor nas suas palavas imagino que a plagiadora seja você, para de desejar mal para as pessoas. Se você deseja mal para as pessoas assim, sinto dizer, mas não mereceu MESMO essa bolsa. Da próxima vez escreva você mesma os textos e usufrua você mesma dos resultados. E não precisará passar por nada disso.

  17. Bom dia, Gaby. Eu fico impressionada com a inversão de valores nos dias de hoje. Quem mente, engana e trapaceia é vitima e quem denuncia o abuso é vilã, é egoista, não se importa com os outros. Você agiu muito bem. Ensinou uma lição que espero que sirva de exemplo. Não pense em abandonar a escrita se gosta tanto dela. Infelizmente você estará sujeita a isso, faz parte. Um professor meu de uma faculdade pública uma vez reclamou que já teve texto seu plagiado por “jornalista cultural”. É um absurdo! Mas pense assim: só os bons são plagiados. Bjos!

  18. Oi Gaby,
    A mais ou menos 1 ano atras quando eu decidi imigrar, eu não entendia muito bem de onde vinha essa necessidade de sair do Brasil. Naquele momento achava que era mais por causa da minha recém demissão, da crise financeira que via meu país mergulhado, em suma, achava que era mais um questão financeira, que ir pro Canadá me traria novas possibilidades atrelado ao College que estou indo fazer e etc.
    Mas não contente só com esse motivo, estava inquieto, parecia que ainda tinha mais alguma coisa, meu descontentamento com o Brasil não era só financeiro, e foi até por isso que também comecei meu blog, rsrs, para tentar decifrar o por que dessa ânsia de deixar as terras tupiniquins.
    Cada dia que passa fica mais claro pra mim que o motivo principal pra eu deixar o Brasil é o brasileiro, e calma lá, não estou mal dizendo o meu povo, pelo menos não todo ele, mas eu já não consigo presenciar esses 10%, que como você cita no post acham que tudo bem plagiar, tudo bem fazer gato net, tudo bem ter carteirinha falsa pra pagar meia no cinema, tudo bem subornar policial quando é pego na blitz. Eu já não me encontro mais nesse país do tudo bem.
    Essa onde de corrupção que vemos o país mergulhado é um reflexo da própria corrupção do povo brasileiro, pois só um povo também corrupto pode ser conivente com tanta corrupção. Afinal estamos nas ruas agora, mas quantas vezes não elegemos e reelegemos Malufs e Collors, Lulas e Dilmas…quantas vezes paramos pra realmente analisar a proposta de um candidato antes de votar? Enfim só queria te parabenizar por não ser conivente com o errado, é esse tipo de cidadão consciente espero encontrar no Canadá.
    Ps: acho que vou transformar esse comentário num post, rsrsrs

    Beijos

    1. Diego, Vc está certíssimo. É exatamente este é o motivo pelo qual o Brasil esta nesta crise. Não tem nada a ver com a Dilma….o brasileiro do jeitinho finalmente não consegue mais dar jeitinho em nada. A corrupção aqui vem de berço, começa com a criança barganhando com a mãe, com as pessoas atravessando fora da faixa de pedestre, com a invasão de espaço, com os gatos na eletricidade e culmina com a falta de sentimento de comunidade. Aqui uma comunidade é uma favela……pode isso? Ninguém sabe quem são seus vizinhos, se eles precisam de ajuda, se a comunidade tem um programa de ajuda na manutenção de praças ou se podemos ser voluntários….não há senso comunitário…..as pessoas são individuais e egoístas e com isso muitos Lulas e Dilmas ainda aparecerão na politica porque este conceito se aprimora a cada ano. Hoje a única entidade que funciona no Brasil é o crime organizado.

  19. Gaby, não foi só voce, acompanho Embarque com a Pri (ela mora em Victoria) e usaram duas fotos do perfil do instagram do blog esses dias, ela pediu para a pessoa e tals, e nao teve exito, a pessoa falou que ela ‘era a vilã da historia’ tambem, sendo que era o contrario.
    Sucesso para voce 🙂

  20. Gaby, chocada como no Brasil as pessoas são conformadas, “seja superior..” Você fez a coisa certa e a pessoa que a plagiou aprendeu da pior forma possível, perdendo a oportunidade de ganhar uma bolsa, e sinceramente ela deve ser uma péssima escritora, pois ela poderia ter lido mtos dos seus posts e ter feito um belo texto…

    Continue escrevendo pq nós amamos ler, Bjs!!

  21. Não tô acreditando que tem gente tão cara de pau assim! E tô mais chocada ainda com gente que aceita e defende plágio!
    Eu sei como é trabalhoso escrever um post, passar horas editando tudo, fotos, criando conteúdo..
    Vc fez certíssimo, Gaby! E não pare de escrever. Acompanho seu Blog faz tempo e adoro!! Se motive com quem te apóia e deixe de lado esses comentários toscos.. Infelizmente pessoas sem caráter e sem noção existem. 🙁
    Um beijo!

  22. É, como embaixadora, ela deveria, no mínimo, se esforçar para escrever seus próprios textos. Também já
    fui plagiada, sei como dói. Não se sinta vilã de forma nenhuma!

  23. Gaby, parabens pela atitude e muito obrigada pelo seu blog maravilhoso! Mês que vem vou a Toronto, moro em Montreal, e não vejo a hora de fazer o SEU roteiro, ja anotei TUDO! Plagio é crime e ponto final. Ela tem mesmo que ser denunciada pois usou do velho “jeitinho brasileiro” para se dar bem as custas de pouco esforço, se aproveitando de outra pessoa.

  24. Não me conformo com tanta cara de pau. Não tem capacidade de escrever seu próprio texto? Não escreva, mas também não copie! E ainda embaixadora tentando uma bolsa de estudos através de plágio?? Jura que quer uma bolsa para conseguir o diploma se nem escrever textos sabe? Não me conformo.
    É o que eu sempre falo: o povo brasileiro tem o governo que merece. Não adianta reclamar dos políticos se o povo é o próprio reflexo deles, ambos corruptos nos mais variados sentidos.
    Agora as pessoas estão muito enganadas em usar esse “jeitinho brasileiro” para ter sucesso em outros países. Canadá não é Brasil, não.
    E você não foi vilã não, Gaby. Você não tem culpa do que aconteceu… quem procurou isso foi a própria menina que começou a plagiar seus posts. Uma hora ou outra o plágio ia ser descoberto e iam tomar providências quanto a isso (a não ser no Brasil, que na grande maioria dos casos quem está certo acaba perdendo).
    Se cuide e se proteja, pois infelizmente ainda há pessoas invejosas de monte neste mundo. Independente disso, não desista dos seus posts e do seu blog, e não deixe que invejosos passem por cima. Estaremos sempre aqui te apoiando e, claro, lendo seus posts maravilhosos!
    Um beijo!

  25. Parabéns pela atitude Gaby! Infelizmente a cultura do “tadinho” aqui é o grande mal… Engraçado que para conseguir uma bolsa acredito que tenha havido uma concorrência. E os “tadinhos” que também estão concorrendo honestamente para conseguir a tal bolsa?! E por que não escreveu para você pedindo ajuda para escrever o texto em vez de copiá-lo? Preguiça, falta de responsabilidade…
    Continue com o seu “trabalho”! Adoro seu blog, parabéns! Estarei em Toronto no próximo mês e acompanho todos os posts para me informar. beijos

  26. Esses 10% que te colocaram como vilã realmente, hein… Shame on you, 10% xD

    Acho que o que aconteceu com a menina nada mais foi que uma relação de causa e consequência. E, na melhor das hipóteses, ela podia ter te escrito antes e pedido se podia se inspirar nas ideias do seu blog, por exemplo, ver que você escreveu sobre o que “não fazer em Toronto” e fazer a lista dela, dizendo que viu algo semelhante no seu blog e quis fazer também. Mas com texto dela, lista dela, opinião dela. Enfim, acho muito difícil você dizer “não, sua loca, sai daqui”. Eu ficaria lisonjeada se alguém me perguntasse se podia escrever um texto semelhante ao que escrevi, sem me deixar de dar os devidos créditos pela ideia. Isso só ia mostrar que ela era uma leitora, além de uma escritora, que estava pesquisando de olho no seu redor.

    Você fez o que tinha que fazer e foi até gente boa. No final, como você disse, as coisas se ajeitaram dentro do que poderia. Achei legal a escola se pronunciar e te pedir desculpas.

    Abraços

  27. Gaby, decidi a alguns meses parar de acompanhar o face e tenho focado muito em ler blogs, artigos e temas diversos, mas agora que li seu poste percebi o que aconteceu e gostaria de dizer que você fez o certo! Eu apoio totalmente sua postura, e aliás, esse e tantos outros pequenos detalhes do nosso Brasil lindo, me deram força pra sair e continuar lutando aqui fora. É muito triste que algumas pessoas te questionaram pelo seu posicionamento que foi correto. Infelizmente aconteceu esse ocorrido com essa estudante, mas espero que sirva para muitos outros como exemplo do que não deve ser feito.
    Abraços e continue sempre escrevendo e compartilhando suas ideias conosco!

  28. Gaby, que coisa chata! 🙁 Se te serve de consolo, te apoio plenamente. Só quem trabalha com criação, seja lá do que for, sabe como é trabalhoso criar algo do zero. Acompanho seu blog há algum tempo, embora eu nunca tenha comentado, e vejo como você dá duro pros conteúdos, com muitas pesquisas e sempre bem detalhados – a propósito, parabéns! 🙂 O que me chateia com o mundo são pessoas como essas dos 10% que acham OK uma pessoa ser beneficiada por um ato ilegal. 🙁 Continue aí, firme e forte! Porque se te plagiaram, convenhamos, é porque seu conteúdo é excelente! Bola pra frente! :*

  29. Sim Gaby!!! Continue! Você escreve muito bem e nos dá um gostinho de Toronto!

    Eu sei bem o que você passou, também sou blogueira (mas meu assunto é casamentos) e 3 posts meus sobre DIY foram plagiados num site chamado casamentos.com.br. A menina postou lá, na maior cara de pau o meu texto e as minhas fotos (tomando o cuidado de recortar a marca d’agua) dizendo que foi ela quem fez aqueles itens pro casamento dela.
    Uma amiga do trabalho que achou meu texto lá plagiado, me avisou. Denunciei e ela foi banida do site (porque é um site onde você precisa de login pra publicar).
    Poxa, eu tenho tanto cuidado no meu blog… Quando uso fotografias, coloco link pras fontes. Quando uso trechos do texto, entro em contato pra perguntar se posso e coloco o link para a fonte oficial. Quando publico casamentos reais, são as proprias noivas que me mandam o texto e as fotos… Custa gastar 10 minutinhos a mais pra pedir uma autorização e citar a fonte? Aff…

    Acho um desrespeito sem fim. E esses 10% aí são infelizmente os responsáveis pelo Brasil estar na situação que está… Ah, tudo bem que fulano está sendo caçado ou que beltrano é procurado pela Interpol… vou votar nele mesmo assim, coitado.

    Continue sim escrevendo! São poucos os que levam a sério um hobby, com amor, dedicação e empenho, e você é dessas!
    Por uma blogosfera mais respeitosa! 😀

  30. Liandra Nazário Nobrega

    Gaby, não sei porque da sua reação…afinal isso é normal e não lhe prejudicou de forma direta, assim como furar a fila, parar o carro em cima da faixa de pedestres, não devolver o troco lhe dado errado pelo funcionário de uma grande loja…são coisas corriqueira do dia-a-dia, que não prejudica ninguém de forma direta e pessoal. Da mesma forma, quando um político desvia bilhões de uma obra pública, não tem problema…o dinheiro que ele desviou de uma grande empresa que ganhou uma licitação fraudulenta…
    INFELIZMENTE, acho que não é apenas 10% das pessoas que pensam dessa forma. É muito mais fácil recriminar um político quando rouba bilhões, mas as pequenas atitudes que – talvez – não gerem impacto direto e efetivo na vida das pessoas também são um meio de corrupção, assim como o plágio do conteúdo que, por te conhecer, tenho certeza que fizesse com muito carinho.
    Se tivéssemos mais Gaby’s certamente nosso país seria muito melhor, as pessoas precisam começar a entender que o correto e moral deve ser feito, independentemente se tem alguém olhando ou não, se vai causar prejuízo à uma pessoa ou não…o que nos falta é ter RESPEITO E ÉTICA nas nossas vidas, e isso desde os nossos menores atos.
    Não lhe dou parabéns pela atitude porque quero acreditar que esta é a postura que todos nós devemos ter em nosso dia-a-dia, que sirva como exemplo e estímulo para que as pessoas de bem se preocupem com os reflexos e impactos que estamos gerando à nossa volta.
    Beijinhos, amada!

  31. Boa noite Gaby!
    Vc escreve mega bem! O melhor blog sobre Toronto!!
    Eu sei o que vc sentiu. Eu tb já passei por isso…
    Não para não!!!! Continue nos brindando com suas dicas alto nível, sua escrita, leve, alto astral, com mt conteúdo…
    Eu conheci o GNC há pouco tempo, pesquisando sobre Toronto. Estou amando!!
    Imensa Boa Sorte em Sua Preciosa Vida e, de todos os seus!
    Parabéns pelo Thomas.
    Um abraço.
    Alda

  32. Nossa, a garota te pediu desculpas pelo erro,e mesmo assim vc ferrou ela sem dó?
    Quanta frieza.
    Arruinou todas as possibilidades dela,só pra aplacar seu ego ferido.E ainda inventou que foram outros que a denunciaram só pra tirar a responsabilidade das suas costas.
    Certo estava meu finado avô,o ser humano é o animal mais cruel da face da Terra.
    Vc consegue mesmo se olhar no espelho sem sentir ânsia de vômito?

    1. KKKKKK…..eu me pergunto como VOCÊ , pessoa que escreveu um comentário desnecessário, ignorante e desalmado desses consegue “se olhar no espelho”
      Mas pera lá….numa coisa tenho que concordar com você: seu avô tinha razão, o ser humano é o animal mais cruel da face da Terra e vc com seu comentário acabou de confirmar isso.

    2. Ego ferido? Plagio é crime!.
      Se ela fez isso com o GNC quem garante que ela conseguiu essa bolsa por mérito próprio? Essa garota tirou o lugar de outra pessoa que poderia escrever seus próprios textos e realmente fazer valer a bolsa que ganhou.
      Como a Gaby disse ser embaixadora e poder morar e estudar em uma cidade como Toronto deveria ser um motivo maravilhoso para se inspirar e escrever.
      Quero ver quando você chegar em sua graduação, pós-graduação, doutorado ou mestrado, se você vai conseguir se formar plagiando o trabalho de outra pessoa.

    3. Sarah parece ser o tipo de pessoa que usa plagio e nao entende nada!! Sarah, vc é a representacao de tantas coisas que sao erradas no Brasil! E com esse pensamento vc nunca vai conquistar nada na vida!

  33. Olá Gaby. Meu nome é Andreia, tenho um blog onde narro a rotina de uma família brasileira na Nova Zelândia. Aconteceu exatamente o mesmo comigo hoje, e compartilho da sua revolta e indignação. Só quem faz sabe da dificuldade da pesquisa, da revisão, da organização de pensamento para um texto sair legal e espontâneo. No meu caso, a pessoa veio na minha página (onde denunciei publicando os prints) e ainda teve a cara de pau de dizer que não sabia que era errado (?!?), que eu deveria ficar feliz dela ter gostado e copiado o texto. Detalhe: ela copiou do blog, colou na página dela do Face e trocou a parte do texto que se referia à Nova Zelândia por Portugal. Não deu os créditos e disse que fazia isso sempre com outros textos da internet. Surreal.

  34. Pingback: A história do blog contada por 100 posts - Gaby no Canadá

  35. Oi Gaby, conheci seu blog quando estava planejando uma viagem ao Canadá neste agosto último, foi super útil. Agora vim procurar sobre Blue Mountains e me deparei com este post antigo. Acho que vc nem vai receber esse comentário pois já está tão fora da linha do tempo do fato ocorrido, mas ainda assim… Seu blog é ótimo e seria uma pena interrompê-lo. Não concordo com o fato de copiarem, sim é crime, mas é também um elogio ao seu trabalho, que é muito bom! Keep it up! Boa sorte e um 2018 especial para vc!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *