Pular para o conteúdo

A importância das moedas canadenses, seus nomes e a tradição de colecioná-las

canada

No Brasil temos a tradição de ignorar um pouco as moedas e usar/gostar mesmo das cédulas. Aqui no Canadá o costume é um pouco diferente: as moedas são valorizadas e se sua compra deu C$20.25, por exemplo, você deverá ter a moeda para pagar estes 25 centavos (nada de arredondamento por aqui). E vale acrescentar que os preços geralmente envolvem centavos… portanto, as moedas estarão presentes na sua vida canadense. Talvez o fato de que não há cédulas de C$1 e C$2 como no Brasil faça com que as moedas sejam bem valorizadas no Canadá, não sei. Fato é que se você estiver vindo para cá trate de trazer um porta-moedas pois você irá precisar ter moedas para várias atividades do seu dia-a-dia canadense como, por exemplo, pegar ônibus e streetcar fora de estações (você deve ter o valor certo do token/passagem em moedas = C$3.25).

Há seis moedas canadenses sendo produzidas: 5¢, 10¢, 25¢, 50¢, C$1 e C$2. Oficialmente elas são nomeadas de acordo com o seu valor (por exemplo, ten cents, five cents, etc). Na prática elas recebem nomes. As três menores – 5¢, 10¢, 25¢ – são conhecidas como nickel, dime e quarter, respectivamente. A moeda de C$1 é chamada de loonie e a de C$2 de toonie. O loonie é chamado assim porque possui a imagem de um pato chamado loon, e o toonie é chamado assim pois seu valor é o de two loonies.

A moeda de 1¢ (chamada de penny) ainda está em circulação mas não é mais produzida desde 2-12, quando a inflação reduziu o seu valor significativamente, abaixo do custo de produção. Digo em circulação porque você vê a moeda por ai mais poucos lugares estão aceitando – quando o valor da compra dá C$10.06 o caixa cobrará C$10.05 e quando dá C$10.08 ele irá arredondar para C$10.10 (pelo menos é isso que vem acontecendo comigo).

Há ainda a moeda de 50¢, que é menos popular que as outras moedas pois está circulando menos. Para comprara, entre os anos de 2000-2007 quase 15 milhões de moedas de 50 centavos estavam circulando e, em comparação, mais de 2.2 bilhões de moedas de 25 centavos. Portanto, se você receber uma moeda de 50¢ guarde-a pois ela é rara (se eu recebesse ia achar que era falsificada antes de pesquisar para escrever este post).

Uma outra curiosidade é que as moedas canadenses são bem semelhantes às americanas (não contando a de C$2). As moedas menores – 1¢, 5¢, 10¢, 25¢ – tendem a ter diâmetros quase iguais à cunhagem americana equivalente, porém são mais finas e pesam menos do que às americanas. Muitas vezes eu recebi moedas americanas de troco e nem percebi… só quando fui usá-las novamente que foi chamada minha atenção. Detalhe que isso antes quando os dólares possuíam valores semelhantes (acredito que agora que o dólar americano vale bem mais ninguém vai chamar minha atenção se estiver querendo pagar algo com centavos americanos).

Por fim eu gostaria de escrever sobre a tradição de colecionar moedas. Por aqui a coisa é bem popular e já vi mais de 10x pessoas comprando moedas especiais no Canada Post (correios daqui). Há moedas de super heróis, de ouro, prata, em comemoração ao nascimento dos filhos da Kate e do William e parece também ser tradição você guardar para seu bebê a moeda do ano que ele nasceu (não, não fiz isso para o Thomas). Clique aqui e veja as diversas opções de moedas que você pode comprar e os preços. Vale citar que os preços são bem altos e vi algumas moedas que custam C$200.

Fonte da foto: coinnews.net

14 comentários em “A importância das moedas canadenses, seus nomes e a tradição de colecioná-las”

  1. Poxa, recebi uma moeda de $0.50 e passei pra frente =(
    bem que eu estranhava o fato de nunca receber essas moedas
    Estou guardando algumas diferentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *