Conhecendo o Aga Khan Museum de Toronto

DSC_0180

Semana passada fomos conhecer o fotogênico museu Aga Khan de Toronto. Para quem não conhece, o museu abriu suas portas em setembro de 2014 e está localizado fora do centrão de Toronto – na região da Eglinton Avenue East. O Aga Khan é um museu de arte e cultura que se concentra exclusivamente em civilizações muçulmanas, tanto em perspectivas históricas quanto contemporâneas. O edifício aonde o acervo está localizado é impressionante e além dele há um parque público muito lindo (que estava fechado quando visitamos por causa do inverno).

O museu em si é pequeno e possui um espaço permanente de exposição no primeiro andar e dois espaços para exposições temporárias no segundo andar. Há ainda um teatro de 350 lugares, duas salas de aula, um café, um restaurante (Diwan, de diferentes cozinhas de cultura islâmica) e uma lojinha. Mesmo sendo pequeno pegamos um mapa e Thomas achou-o muito apetitoso.

DSC_0162

DSC_0140

De cara o que chama a atenção é o edifício, cujo design foi assinado pelo arquiteto Fumihiko Maki, vencedor do Prémio Pritzker Architecture. Fumihiko usou a luz como sua inspiração e arquitetou o prédio para garantir não somente que a luz estivesse sempre presente nos espaços mas que, dependendo da hora do dia ou estação do ano, a luz estivesse animando a construção de inúmeras formas, como por exemplo aumentando espaços interiores, iluminando o pátio, ou projetando padrões nas paredes exteriores de granito. No site do museu há uma citação que explica de uma maneira perfeita o que o arquiteto fez: “Dentro de um projeto inequivocamente contemporânea Maki incorporou elementos históricos originários de culturas islâmicas, construindo pontes entre eras bem como as civilizações“. Vale a pena visitar o local só para conhecer o edifício.

DSC_0186

DSC_0143

DSC_0158

DSC_0149

DSC_0152

A exposição permanente possui artefatos que datam do século 8 até o século 21, englobando arte da Espanha até o Sudeste Asiático. Você verá muitas obras diferentes entre desenhos, pinturas, cerâmicas decoradas, metalurgia e ornamentação arquitetônica – tudo (lembrando) de civilizações muçulmanas. Clique aqui e veja mais sobre as peças do museu. No dia que fomos estava acontecendo duas exposições temporárias: uma chamada Doors Without Keys (que traz várias fotos de portas de tamanho real mas muito escura e com um ar sombrio, então passamos rápido antes que Thomas chorasse) e uma chamada A City Transformed: Images of Istanbul Then and Now, que traz fotos históricas de Istanbul e eu adorei – foi incrível relembrar a cidade que visitamos em 2014 (uma pena que não podia bater fotos). Veja mais sobre estas e outras exposições temporárias aqui.

DSC_0084

DSC_0097-(1)

DSC_0099

DSC_0103-(1)

DSC_0105

DSC_0119

DSC_0120

DSC_0127

Uma das coisas mais legais que vi por lá foram as Pop-Up Performances, que acontecem nos finais de semana em locais determinados no museu. Basicamente músicos locais vão lá e tocam informalmente e presenciamos o espetáculo – e faz toda a diferença ter música ambiente enquanto apreciamos a arte. Adorei!

Eu adorei o museu e indico para aqueles que gostam de arte e história e visitam Toronto. Como o museu é pequeno eu sugiro que você passe o dia curtindo o parque (no verão), almoçando no restaurante Diwan (que parece ser muito bom) e curta com calma o local, batendo muitas fotos tanto do acervo e exposições quanto do edifício em si, que é lindo. Vale a pena acompanhar um dos tours que o local oferece sem valor adicional – basta ter o ingresso (nós não fizemos por causa do Thomas – pois queria estar flexível – mas vi que tem um tour de arquitetura que fiquei louca para fazer). O museu e todas as exposições são gratuitos nas quartas-feiras das 4pm até às 8pm. Clique aqui para mais informações quanto a horários e tickets.

Uma última dica: fica atento aos detalhes. O aga Khan é cheio deles e você irá se surpreender!

DSC_0112

DSC_0132

DSC_0137

You may also like...

1 Response

  1. 03/02/2017

    […] Aga Khan Museum Art Gallery of Ontario (AGO) Bata Shoe Museum Benares Historic House Bradley Museum Colborne Lodge Design Exchange Don Jail Fort York National Historic Site Gardiner Museum Gibson House Museum Hockey Hall of Fame Leslie Log House Mackenzie House Market Gallery McMichael Canadian Art Collection Montgomery’s Inn Ontario Science Centre Osgoode Hall Royal Ontario Museum (ROM) Scarborough Museum Scadding Cabin Spadina Museum Textile Museum of Canada Todmorden Mills Heritage Site […]

  2. 02/05/2017

    […] Construção: 2013 O que? Museu de arte e cultura que se concentra exclusivamente em civilizações muçulmanas, tanto em perspectivas históricas quanto contemporâneas. Por que? Museu lindo com uma arquitetura fantástica. Endereço: 77 Wynford Dr, North York. Mais informações: aqui […]

  3. 08/08/2017

    […] e gratuito nas quartas-feiras à tarde Preço da entrada: CAD$14 para adultos Descrição: o Aga Khan Museum é um museu diferente, com exposição de peças de arte e documentos da história e arte […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *