Pular para o conteúdo

Conhecendo o Aga Khan Museum de Toronto

DSC_0180

Semana passada fomos conhecer o fotogênico museu Aga Khan de Toronto. Para quem não conhece, o museu abriu suas portas em setembro de 2014 e está localizado fora do centrão de Toronto – na região da Eglinton Avenue East. O Aga Khan é um museu de arte e cultura que se concentra exclusivamente em civilizações muçulmanas, tanto em perspectivas históricas quanto contemporâneas. O edifício aonde o acervo está localizado é impressionante e além dele há um parque público muito lindo (que estava fechado quando visitamos por causa do inverno).

O museu em si é pequeno e possui um espaço permanente de exposição no primeiro andar e dois espaços para exposições temporárias no segundo andar. Há ainda um teatro de 350 lugares, duas salas de aula, um café, um restaurante (Diwan, de diferentes cozinhas de cultura islâmica) e uma lojinha. Mesmo sendo pequeno pegamos um mapa e Thomas achou-o muito apetitoso.

DSC_0162

DSC_0140

De cara o que chama a atenção é o edifício, cujo design foi assinado pelo arquiteto Fumihiko Maki, vencedor do Prémio Pritzker Architecture. Fumihiko usou a luz como sua inspiração e arquitetou o prédio para garantir não somente que a luz estivesse sempre presente nos espaços mas que, dependendo da hora do dia ou estação do ano, a luz estivesse animando a construção de inúmeras formas, como por exemplo aumentando espaços interiores, iluminando o pátio, ou projetando padrões nas paredes exteriores de granito. No site do museu há uma citação que explica de uma maneira perfeita o que o arquiteto fez: “Dentro de um projeto inequivocamente contemporânea Maki incorporou elementos históricos originários de culturas islâmicas, construindo pontes entre eras bem como as civilizações“. Vale a pena visitar o local só para conhecer o edifício.

DSC_0186

DSC_0143

DSC_0158

DSC_0149

DSC_0152

A exposição permanente possui artefatos que datam do século 8 até o século 21, englobando arte da Espanha até o Sudeste Asiático. Você verá muitas obras diferentes entre desenhos, pinturas, cerâmicas decoradas, metalurgia e ornamentação arquitetônica – tudo (lembrando) de civilizações muçulmanas. Clique aqui e veja mais sobre as peças do museu. No dia que fomos estava acontecendo duas exposições temporárias: uma chamada Doors Without Keys (que traz várias fotos de portas de tamanho real mas muito escura e com um ar sombrio, então passamos rápido antes que Thomas chorasse) e uma chamada A City Transformed: Images of Istanbul Then and Now, que traz fotos históricas de Istanbul e eu adorei – foi incrível relembrar a cidade que visitamos em 2014 (uma pena que não podia bater fotos). Veja mais sobre estas e outras exposições temporárias aqui.

DSC_0084

DSC_0097-(1)

DSC_0099

DSC_0103-(1)

DSC_0105

DSC_0119

DSC_0120

DSC_0127

Uma das coisas mais legais que vi por lá foram as Pop-Up Performances, que acontecem nos finais de semana em locais determinados no museu. Basicamente músicos locais vão lá e tocam informalmente e presenciamos o espetáculo – e faz toda a diferença ter música ambiente enquanto apreciamos a arte. Adorei!

Eu adorei o museu e indico para aqueles que gostam de arte e história e visitam Toronto. Como o museu é pequeno eu sugiro que você passe o dia curtindo o parque (no verão), almoçando no restaurante Diwan (que parece ser muito bom) e curta com calma o local, batendo muitas fotos tanto do acervo e exposições quanto do edifício em si, que é lindo. Vale a pena acompanhar um dos tours que o local oferece sem valor adicional – basta ter o ingresso (nós não fizemos por causa do Thomas – pois queria estar flexível – mas vi que tem um tour de arquitetura que fiquei louca para fazer). O museu e todas as exposições são gratuitos nas quartas-feiras das 4pm até às 8pm. Clique aqui para mais informações quanto a horários e tickets.

Uma última dica: fica atento aos detalhes. O aga Khan é cheio deles e você irá se surpreender!

DSC_0112

DSC_0132

DSC_0137

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *