Pular para o conteúdo

A Páscoa Canadense

DSC_0260

Já estamos em março e logo logo será Páscoa (sim, o tempo v-o-a!). Este ano a Páscoa cai no dia 27 de março e ela também é bastante aguardada e comemorada aqui no Canadá. Como também foi minha curiosidade saber como as festas eram celebradas aqui no Canadá eu resolvi escrever este post falando um pouco da Páscoa por aqui (já falei sobre o Natal aqui). Vale falar que a Páscoa é bem semelhante à do Brasil, com algumas poucas diferenças, que irei descrever abaixo.

Feriado na sexta e às vezes na segunda. Aqui no Canadá é feriado na sexta-feira santa. Mas uma curiosidade é que há a Easter Monday (segunda-feira de Páscoa) que é feriado em alguns locais (como por exemplo no hospital que eu trabalho). Eu li que na província de Quebéc também é feriado na segunda-feira e em alguns locais o empregado por escolher se quer o feriado na sexta ou na segunda.

Festas. Uma das principais celebrações da Páscoa no Canadá é o Winter Carnival, o carnaval de inverno organizado em Quebec City (já falei sobre ele aqui no blog – foto abaixo: promocional). O carnaval é um evento pré-quaresma e faz parte das celebrações para a Páscoa, acontecendo nos últimos dias de janeiro e nos primeiros dias de fevereiro. Além do desfile de carnaval, o Carnaval de Inverno apresenta eventos esportivos especiais, tais como patinação, esqui e tobogã. Durante o feriado de Páscoa acontece em Montreal o Bal en Blanc, uma festa rave enorme e super famosa por lá. Aqui em Toronto não há nenhuma festa tradicional.

Untitled1

Lojas e supermercados. Assim como no Brasil as lojas Canadenses se enfeitam para a chegada da Páscoa. Porém, aqui você não encontra os supermercados cheios de ovos de Páscoa ou as lojas repletas de chocolates. Há sim uma section do supermercado com os chocolates de Páscoa, mas geralmente você vai encontrar uns 5 tipos de ovos, muitos coelhos de chocolate e aqueles bolos de Páscoa, que são super tradicionais por aqui. A Páscoa no Canadá é bem menos comercial e por aqui você geralmente não encontra ovos de Páscoa de R$90 como eu ouvi falar que há no Brasil (absurdo). Desde que nós nos mudamos para o Canadá a gente ganha chocolate de Páscoa sim, mas nada absurdamente caro. É um coelho de C$5 para cada ou uma caixa para os dois. Desabafo: o consumismo que tomou conta do Brasil nesta época do ano felizmente não chegou por aqui (a não ser que você queira desembolsar C$78 e comprar este Coelho de 1kg de chocolate da Lindt).

Attachment-1-(14)

IMG_8009

Tradições. Uma das principais tradições é decorar seus ovos (quando digo ovos me refiro a pequenos, como um ovo de galinha) e as crianças adoram. Há o tradicional almoço de domingo de páscoa e neste dia a caça aos ovos. Entre as comidas tradicionais estão: mustard-crusted lamb (cordeiro com mostarda), maple baked beans (feijões com maple, o mel doce do Canadá), potatoes nicoise (uma espécie de salada de batatas), apple tart (torta de maçã), o Easter basket cake (bolo de Páscoa em forma de certa ou somente com tema de Páscoa), e hot cross buns (pães doces recheados com passas – veja foto abaixo da fonte frostbitefood.com).

hot-cross-buns-3 2

Primavera. Uma coisa que notei é que por aqui a Páscoa tem muita relação com a chegada da primavera, e as decorações trazem os coelhos e os ovos mas também muitas flores e verde. Eu noto que há também a celebração da chegada desta estação.

Na minha opinião não importa o país que você está, é sempre legal ter uma tradição da sua família nestas datas. Agora que Thomas está aqui com a gente queremos começar a nossa tradição que terá uma mistura do que fazíamos no Brasil com o que é feito no Canadá… depois eu conto para vocês como foi a primeira Páscoa com nosso pequeno.

11 comentários em “A Páscoa Canadense”

  1. Muito bom Gaby, sempre quando leio seus posts me traz paz. Não sei porque, mas é ótimo… Gostaria de saber se você tem algo falando do Halloween, acho que já li, mas não estou lembrado.

    Obrigado e parabéns.

  2. Gabi, sou sua fã. Adoro seus posts..me ajudaram muito antes e durante minha estadia em Toronto no último ano (de setembro à dezembro/2015) enquanto realizava meu doutorado sanduíche na UofT. Ainda continuo acompanhando…é uma forma que encontrei de amenizar a saudade que sinto de tudo o que vivi aí. Se pudesse voltaria definitivamente levando meu marido e filho…pois quando penso em futuro só me vem uma coisa a cabeça: Canada : )
    Felicidades, Gabi!!

  3. Gaby, depois de ver seu post, dei uma passada na Lindt do Shopping Iguatemi de Campinas SP … adivinha só quanto está o coelho de 1kg?? R$ 499,00!!!!!!
    bjo

  4. Pingback: 10 chocolates de Páscoa para você provar em Toronto - Gaby no Canadá

  5. Pingback: Abril em Toronto - Gaby no Canadá

  6. Oi Gabi, poderia indicar uma doceria em Montreal para eu comprar um ovo sem lactose para entregar para minha filha que mora lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *