Perguntas frequentes sobre viajar e vida de cachorro no Canadá

Hoje eu resolvi responder as perguntas mais frequentes que recebo (FAQs) sobre viajar e ter um cachorro no Canadá. Para quem chegou neste post diretamente – e não acompanha o blog – eu tenho um cachorro chamado Joelson (Joe para os íntimos hehehe) que tem quase 7 anos e é um dos amores da minha vida. Trouxemos ele do Brasil há 6 anos e curtimos a nossa vida Canadense com ele intensamente, incluindo ida a festivais e muitas viagens. Jojoe já foi considerado o scottish terrier mais sortudo do mundo e muito mais do que sortudo ele é sim muito amado. Enfim, abaixo algumas das perguntas e se você tiver outras deixe neste post para deixarmos as dúvidas todas em uma mesma página do blog e seja fácil para outros lerem.

Você trouxe o Joe do Brasil? Como fez?

Sim, trouxemos o Joe do Brasil para o Canadá na segunda semana de janeiro de 2011. Na verdade eu vim antes (porque na época fazia PhD e minhas aulas começaram logo depois do Reveillon) e meu marido e Jojoe vieram depois. Eles não vieram comigo porque há uma restrição para trazer animais de estimação no cargo na época de final de ano. Jojoe veio na cabine com a gente mas na época não sabíamos se ele iria conseguir pelas suas medidas. Para saber como foi este primeiro vôo clique aqui e aqui. Para saber como transportar seu animal de estimação do Brasil para o Canadá e do Canadá para o Brasil clique aqui.

DSCN0164

Aonde você comprou a bolsa que você carregou seu cachorro na viagem?

Eu comprei a bolsa na Petsmart aqui no Canadá. A bolsa era própria para scottie, da marca Sherpa tamanho LARGE e Jojoe ficou bem apertadinho por lá, mas conseguiu viajar tranquilo pois conseguia girar dentro da bolsa (segundo o pessoal da cia aérea é um pré-requisito, além de estar no peso). Muita gente me pergunta as medidas da minha bolsa mas se você vai viajar com qualquer dia aérea eles têm as meninas máximas da bolsa de transporte do animal no site – durante o vôo a bolsa tem que estar embaixo do banco da frente.

DSCN0179

Como Jojoe se acostumou ao inverno? Você fez algo para ir adaptando ele ao frio?

Jojoe chegou dia 13 de janeiro de 2011, no auge do inverno Canadense (e saindo de um verão infernal do Brasil). Para adaptar Jojoe nos primeiros dias os passeios eram curtos e sempre com atenção total (para ver como ele se comportava, se tremia muito, etc). Fomos aumentando os passeios e só depois de 1 semana deixei ele ir na neve… Antes ele caminhava em calçadas limpas e ao redor do prédio que eu morava, na parte coberta. Até hoje quando está muito frio eu faço passeios curtos e observo meu peludo atentamente. Outras dicas para dias frios incluem: usam layers de roupa (assim como usamos para nós), botinha (muito importante por causa do sal e da neve) e sair de casa nos horários mais quentes, se possível (próximo do meio-dia e antes do sol se por). Escrevi tudinho aqui neste post. As fotos abaixo são do primeiro passeio de Jojoe por Toronto, na Yonge Street.

2016-02-19

Há algum cuidado extra que você faz quando está muito frio?

Roupa (não é capricho), botinhas para não congelar as patinhas e passeios curtos. Em relação as botinhas uso umas que parecem balões e são ótimas, super resistentes e não saem nunca, além de não atrapalharem os movimentos do Jojoe. Você encontra em qualquer pet shop. Escrevi tudinho, explicando passo a passo todos os cuidados aqui neste post.

DSC_0267

Quais as lojas que você recomenda comprar artigos para cães?

Aqui em Toronto há duas grandes rede de lojas: petsmart e petvalu e é nelas que eu vou para comprar comida e a maioria das coisas do Joe. Aí tem as lojas menores, mais locais e com produtos diferentes, que vale uma visita pois você encontra muita coisa diferente. Eu fiz uma lista de lojas e indiquei vários locais neste post aqui.

DSCN0247

E a comida? Encontro as mesmas marcas de ração que encontro no Brasil? Qual a média de preço?

Nos supermercados você encontra marcas mais baratas e menos selecionadas, como Pedigree e Beneful (marcas que você também encontra no Brasil). Nas super lojas para animais de estimação – Petsmart, Petvalu – e também em lojas locais (veja post mencionado na pergunta anterior) você encontra uma variedade maior de produtos. Eu sempre compro rações do tipo grain free, que não possuem byproducts. Eu troco bastante a ração do Jojoe e também dou comida para ele. Ultimamente estou dando a ração Blue Basics de salmão e ele adora (o bafo dele fica horrível, mas ele adora e é isso que importa). O pacote pequeno de 1.8kg custa uns C$21.99 + taxa (eu acabo comprando um maior que possui um melhor custo benefício).

blue-buffalo-basics-grain-free-adult-turkey-dry-dog-food

Você já teve que levar o Joe em algum veterinário? Se sim, qual indica.

Joe vai sempre ao veterinário e já precisou ir até para a emergência. Coitado, ele sempre vem bem (bem mesmo) dengoso do vet (a foto abaixo comprova um pouco disso – para quem tem um terrier sabe que isso não é comum). O veterinário que ele vai chama-se Queen West Animal Hospital e gostamos muito. Eu falo sobre este e outros veterinários por quais o Joe já passou aqui.

IMG_0642

Foi difícil alugar um local para morar com Jojoe ai em Toronto?

Esta é uma das perguntas que mais recebo e gente, não sou a mais indicada a respondê-la. Deixa eu explicar: quando cheguei aqui morei por 1 ano no edifício de estudantes de graduação da Universidade (e eles aceitavam cachorro). Depois desse tempo já nos mudamos para a nossa casa, então não tenho experiência quanto a aluguel de apartamento e cachorro. Por experiência de outros eu noto que quando os edifícios são mais novos geralmente eles aceitam cachorro, o que nem sempre acontece quando o building é mais antigo. Quando é apartment (o prédio inteiro está para alugar) pode ser mais fácil de você encontrar um lugar para seu cão (em condos – aonde cada unidade é alugada separadamente pelo dono, geralmente é mais difícil). Aqui você encontra algumas dicas (em inglês) para alugar um local para morar com seu animal, e entre estas dicas inclui-se: dê a você tempo extra e esteja preparado para pagar mais por isso.

Aí em Toronto há aqueles pacotes de banho e tosa mensais como no Brasil?

Eu nunca vi. Por aqui as pessoas dão banho em casa mesmo, já que nos petshops os valores não são tão baratos assim (banho sem tosa está em torno de $25-30). Nós damos banho no Joe em casa mesmo.

IMG_2449

Como você faz para viajar com o Joe de carro ou avião e como você faz para encontrar hotéis que o aceitem?

Para viajar de avião você precisa fazer uma documentação e este é um processo um pouco mais chatinho. De carro dentro do Canadá você não precisa de documentação nenhuma, mas eu sempre viajo com os certificados de vacina e saúde para garantir. Para viajar para os USA você precisa destes dois documentos, atualizados. Eu explico tudinho neste post, incluindo como reservar hotéis e o planejamento que faço quando levo Jojoe para viajar comigo.

DSC_5333

Qual o gasto médio com o Joe por mês?

Nunca fiz nenhum cálculo para saber quanto gastamos com ele por mês. Mas se pensarmos em valores o pacote de ração grande (que acredito que vai por mês 1 inteiro) custa C$65, o pacote de ossinhos que ele ganha após as caminhadas custa C$40, se ele for ao veterinário naquele mês por qualquer motivo gastaríamos mais C$75. Se ele tiver que tomar vacina e remédios acrescente pelo menos mais C$25. Damos banho e tosamos em casa. E por fim vamos colocar mais uns C$10 de brinquedos, pois eu sou a louca que sempre traz algo para Jojoe brincar quando vou fazer compras. O “cesto dos brinquedos” já está transbordando.

IMG_1834

You may also like...

6 Responses

  1. Laura disse:

    Oi Gaby, adoro seu blog <3
    É muito difundido em outros sites e blogs sobre o Canadá a ideia que os cães canadenses são muito educados e que não seria possível ver um cachorro arrastando seu dono ou latindo demais. Gostaria de saber se existe alguma lei sobre treinamento obrigatório para que cães tenham bom comportamento aí e se essa história é verdade.
    Como os canadenses lidam com cães que ainda precisam de aprender boas maneiras?
    Tenho dois peludos, um deles em treinamento mas tenho receio de não estarem preparados para sair em público caso haja alguma exigência do tipo.

    • Olá Laura. Eu nunca ouvi falar nesta idéia de que cães Canadenses são educados. O Joe possui um “gênio forte” e eu nunca tive problema com os Canadenses em relação a isso. Claro que ele não pode ser agressivo no dog park mas na rua ninguém vai ficar questionando o comportamento do seu cão. Espero ter respondido sua pergunta.

      • Laura disse:

        Sim, obrigada. Li em mais de um site/blog sobre isso. Cheguei a pesquisar sobre a existência de algo na legislação mas não encontrei nada.
        Estava preocupada em ser como na Alemanha que dependendo do tamanho do cão ou da região que se vive há exigência de treinamento para andar em público. 🙂
        Vlw!

  2. Ana disse:

    Olá ,eu nunca tive vontade de procurar sobre o Canadá.
    No último mês meus pais me convenceram a fazer um intercâmbio para Toronto ,sem saber muito do que esperar ,aceitei .
    Estive procurando bastante sobre o lugar e com sua ajuda estou ficando cada vez mais com vontade de que a viajem chegue logo .
    Seus posts são muito bons e tem me ajudado bastante,então agora além de ficar apaixonada por Toronto e o país ,estou apaixonada por seus posts que tem sido muito esclarecedores ,parabéns pelo ótimo trabalho,e espero que vc continue por um bom tempo!

  3. Olá Gaby, você já viajou para o Brasil e levou o Joe? Tenho dúvidas de quais documentos precisarei para a minha Alice na hora do retorno ao Canadá. Teremos que fazer o mesmo procedimento da vinda?

  1. 19/12/2016

    […] apesar dos pelos, seu animal irá sentir frio e pode sofrer com isso. Eu já escrevi sobre isso aqui e aqui no blog (vale a pena clicar nos links e ler os cuidados que você deve ter com seu animal de […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *