Pular para o conteúdo

Polar Bear Dip: mergulhando nas águas geladas do lago Ontario para celebrar a chegada do Ano Novo

Se no Brasil a tradição do Reveillon é pular 7 ondas na praia quando o relógio bate à meia-noite, aqui em Toronto a tradição é entrar nas águas geladas do lago Ontario. O nome do evento é Polar Bear Dip e este ano o evento aqui em Toronto entrou para o 11o. ano, com a participação de mais de 500 pessoas, incluindo meu marido Juliano. O objetivo de participar deste evento é, além de se divertir e testes a resistência, arrecadar dinheiro para a Habitat for Humanity GTA, uma instituição de caridade que visa fornecer habitação acessível para as famílias em necessidade e permitir que famílias de baixa renda possam ter melhores moradias, reduzindo sua dependência de outras formas de assistência social e rompendo o ciclo da pobreza.

Vale falar que esta tradição acontece em todo o Canadá e o Toronto Bear Club foi fundado em 1920 em Vancouver. O “clube” de Vancouver é o maior, e por lá mais de 2500 pessoas entram na água todos os anos.

DSC_9591

DSC_9616

O mergulho aconteceu ao meio-dia do dia 1 de janeiro de 2016, quando os termômetros marcaram -2C (e com o vento uma sensação de -8C) e a temperatura da água estava 4C. Caiam flurries e estava uma dia cinzento.

DSC_9622

DSC_9599

DSC_9639

Juliano e alguns amigos nossos pularam na água representando o time Brazilian Polar Bears…e vários outros foram prestigiar (incluindo eu, Jojoe e meu pai – Thomas ficou em casa com a vovó). Todo ano este evento acontece, portanto se você vier à Toronto para o Reveillon esta pode ser uma opção congelante de diversão. Para participar você pode registrar-se individualmente ou formar um time. Dá para se registrar no dia do evento mas o ideal (para evitar filas) é fazer antecipadamente pelo computador (aqui). Há algumas dicas que os organizadores dão para os participantes:

– Use algum calçado (sandália, sapato ou meias de borracha), mas evite sapatos que caem como chinelos.
– Traga muitas toalhas, um cobertor e roupas secas fácies de serem colocadas. Quando você sair da água você vai até sentir calor por causa da adrenalina, mas deve se aquecer para evitar ficar doente.
– Convide um amigo para te acompanhar e cuidar das suas coisas quando você estiver mergulhando, além de te ajudar quando você sair da água gelada.
– Enquanto o mergulho é uma excelente cura para a ressaca, não é recomendado beber no dia do mergulho.
– Por fim, divirta-se!

DSC_9603

DSC_9608

DSC_9609

(todo mundo entra e sai bem rápido da água, mas esses malucos da foto acima resolveram ficar mais tempo – bem mais tempo – para ganhar o prêmio de quem fica mais tempo na água).

Achei o evento super organizado e divertido: antes do mergulho há chocolate quente e café para os participantes. São colocados aquecedores ao redor da praia e a área dos mergulhadores é demarcada. Tem contagem regressiva e tudo! Depois do mergulho cada participante ganha 2 tickets (um de bebida e um de comida) e há alguns food trucks no local. Meu marido falou que é frio sim (beeem frio), mas ele foi bem “equipado” e disse que sentiu frio somente antes de entrar na água. Clicando aqui você consegue ver meu marido entrando no lago nesta reportagem de TV (0:35 entrando de bermuda e blusa azul marinho de manga cumprida).

E abaixo o vídeo que fizemos com alguns momentos deste evento

 

Então é isso: começamos o ano de maneira congelante, diferente e inesquecível. 2016 promete!

1 comentário em “Polar Bear Dip: mergulhando nas águas geladas do lago Ontario para celebrar a chegada do Ano Novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *