Pular para o conteúdo

UFly: Pilotando um Boeing 777 em Toronto

Eu sou suspeito para falar pois sou um grande fã da aviação, mas vamos lá…A Gaby recebeu um convite para visitar o UFly, um simulador de vôo aqui em Toronto. Logo de início me veio a idéia de que seria algo parecido com um vídeo game e então não me interessei muito, mas então…

Gaby: “Ju, é um simulador real de um Boeing 777 e se você conseguir chegar lá as 4PM tem um horário com um piloto de verdade!”
Ju: “Liga agora para eles e diz que eu estou indo!!!”

Meu interesse em aviões começou quando eu morava em Florianópolis e viajava com frequência para São Paulo a trabalho. Eu posso dizer que nunca tive medo, mas eu queria entender cada barulho, equipamento e procedimento do vôo para me sentir mais seguro (para saber se o que estava acontecendo era normal ou não). Esse interesse acabou me levando a visitar a fábrica da Boeing em Seattle o que só fez aumentar o meu interesse por modelos e suas tecnologias. Sempre que eu compro uma passagem eu escolho o que tem o melhor avião (depois do preço, é claro).

Bom, chegando na UFly a recepcionista me apresentou o Cláudio (proprietário) e Luigi (Piloto). Para a minha surpresa eles eram todos brasileiros. Me empolguei ainda mais, pois na hora já passou de uma conversa formal para um papo de amigos (nada melhor do que uma cultura alegre e aberta como a brasileira). Após darmos um giro na empresa e brincar com alguns simuladores de menor porte (sim, eles tem muitos outros), fomos direto ao Boeing 777 flight deck. As fotos abaixo já dão uma idéia do que está por vir: uma réplica perfeito da cabine de um Boeing 777 200-ER!

Visão da cabine
Visão da cabine
Preparando para decolar
Preparando para decolar

Se a sensação de estar dentro da cabine onde todos os controles são perfeitamente idênticos, a visão de fora impressiona ainda mais: três projetores trabalhando simultaneamente dando uma visão perfeita de 180+ graus do exterior do avião. Você pode praticamente escolher voar em qualquer grande aeroporto do mundo! Eu escolhi o aeroporto Pearson de Toronto, mas demos uma passada em alguns outros lugares como o Rio de Janeiro 😉

Vôo em Toronto
Vôo em Toronto
Vôo sobre Rio de Janeiro
Vôo no Rio de Janeiro
Vôo no Rio de Janeiro
Vôo no Rio de Janeiro

A experiência de pilotar o avião é incrível, mas nada comparado a de receber as instruções de um piloto de verdade. Eu pude tirar todas as minhas dúvidas sobre  “mitos” e fatos reais. Eu poderia listar algumas razões para você visitar esta atração:

  • Conhecer o cockpit de um 777 200ER: lembre que desde 9/11 todos os cockpits são trancados e dificilmente você terá acesso a um.
  • Fazer um vôo completo: da decolagem a aterrissagem com explicação super completa de todas operações e comandos.
  • Perder o medo de voar: conhecer todos os detalhes e procedimentos do vôo é super recomendado para se perder o medo nas alturas.
  • Seja co-piloto de um vôo real: onde mais você terá a oportunidade de sentar ao lado de um piloto de verdade sem pagar o preço de um treinamento oficial?
Sala para preparar o plano de vôo
Sala para preparar o plano de vôo
Área para eventos
Área para eventos

Eu fiz uma pequena compilação da minha experiência no vídeo abaixo. A Gaby não pôde ir dessa vez, mas ela já está contando os dias para fazer esta visita!

 

O simulador é tão perfeito que a CNN alugou ele por 1 mês para fazer simulações e cobertura do acidente que ocorreu da Malaysia. Ele fica praticamente ao lado do aeroporto Pearson em Toronto e para mais informações você pode acessar: http://uflysimulator.ca/

9 comentários em “UFly: Pilotando um Boeing 777 em Toronto”

  1. Pingback: 20 maneiras de sair da rotina em Toronto - Gaby no Canadá

  2. Que legal! Acha que esse programa dura qtas horas? Tenho apenas 2 dias inteiros em Toronto e 1 para região de Niagara. Acha q vale a pena incluir no roteiro? Seus posts me ajudam mto! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *