Pular para o conteúdo

Mãe em Toronto: Assistência para a Amamentação

IMG_3508

Eu sempre sonhei em ser mãe – como vocês sabem – e dentro deste sonho eu amamentava meu bebê exclusivamente com leite materno. Mas ai o Thomas chegou enorme (60cm, 4.49kg) e depois de tentar tê-lo através de parto normal por muitas horas eu tive que fazer uma cesárea de emergência, com algumas complicações durante a cirurgia (demorou bem mais do que deveria) e a primeira mamada do meu filho foi com uma mamadeira dada pela vovó (nem foi dada por mim, que estava me recuperando e não conseguia me mexer). Foi nas poucas horas de vida do meu filho que caiu a ficha de que ser mãe traria muitos desafios e um dos primeiros acabou sendo a amamentação. As primeiras semanas de vida do meu bebê foram desafiadoras e eu chorei muito quando pensava nisso, me culpei e achei que não conseguiria amamentar. Meu leite demorou a descer – acho que veio por volta do 10o. dia de vida do Thomas – e por este motivo e o fato dele ser um bebezão e exigir muito leite – eu sempre tive que complementar a alimentação dele com fórmula. Eu nunca desisti de amamentá-lo no peito e fizemos várias tentativas com bombas de leite, sondas no peito e seringas. Nada de mamadeira (a não ser a primeira mamada já citada). Sempre tive um apoio enorme das enfermeiras do hospital e também vários programas oferecidos pela prefeitura de Toronto que me ajudaram (e continuam me ajudando) a amamentar o Thomas. Hoje, apesar de ainda ter que complementar com fórmula em algumas vezes, eu amamento ele com leite materno em todas as mamadas e me sinto muito feliz por isso. Como eu sei que esta luta para amamentar seu filho não é só minha (e é mais comum do que eu imaginava), eu resolvi escrever um post com alguns dos recursos que Toronto possui para ajudar as mamães a amamentarem seus filhos.

DSC_8504

Apoio ainda no hospital

No hospital todas as enfermeiras que te atendem priorizam a amamentação com leite materno e cada vez que elas vem no quarto saber como o bebê e a mãe estão elas dão dicas e ajudam as mamães em relação à amamentação. Ainda, a maioria dos hospitais tem sessões para ajudar as mães a amamentar seus filhos – no hospital que tive o Thomas as sessões eram diárias, as 10am. Ainda no hospital você pode pedir para uma conselheira de amamentação vir no seu quarto. E, tem mais: os hospitais disponibilizam bombas de leite super potentes para as mães gratuitamente – você só precisa comprar o kit com os tubos e a garrafa (que são de uso pessoal). O kit custou $20. Ah, e se você quiser continuar usando a bomba em casa e não comprar (porque uma custa em torno de $300) você tem a opção de alugar também.

Breastfeeding Clinics

A prefeitura de Toronto oferece “Clínicas de Amamentação” aonde as famílias podem receber aconselhamento sobre amamentação antes ou depois que o bebê nascer. O aconselhamento é individual e na maioria dos locais você não precisa marcar hora. Clique aqui e veja todas as clínicas e horários disponíveis. Assim que chegamos em casa recebemos uma ligação de uma enfermeira do Toronto Public Health e ela nos indicou as clínicas mais próximas de casa. Chegamos no local e fomos atendidos de primeira, mesmo com outras famílias já sendo atendidas. Basicamente você chega e preenche um formulário com informações importantes/relevantes como peso ao nascer e número de fraldas trocadas. Ai você pesa seu bebê e vai para uma sala com uma enfermeira amamentar seu bebê. Ela conversa (muito) com você, observa a maneira que você amamenta e dá dicas para você melhorar. Depois da mamada seu filho é pesado novamente e é medido quanto de leite o bebê mamou. Nós fomos na Breastfeeding Clinic 4 vezes, e todas as vezes fomos super bem atendidos e aprendemos muito.

Telehealth Ontario

Muitas vezes a dúvida surge em casa, e às vezes em algum horário que não seja tão conveniente. E para isso a prefeitura disponibiliza um telefone gratuito para que as mamães possam entrar em contato com enfermeiras experientes 24h por dia, 7 dias da semana. Melhor ainda, se você não fala muito bem inglês pode falar com profissionais que falam outras línguas, incluindo português. O número do Telehealth Ontario é 1-866-797-0000.

The Newman Breastfeeding Clinic

A clínica do Dr Newman é super tradicional e referência em amamentação aqui em Toronto – lembro que quando estava grávida várias amigas Canadenses comentaram que já tinham ido lá ou me indicaram. Como eu fiquei meio “desesperada” para amamentar o Thomas eu acabei também indo lá também e ADOREI. Em primeiro lugar é importante saber que o local é privado, isto é, você tem que pagar pelas consultas, que não custam barato ($74) mas são longas (2-3h cada) e você aprende muito com profissionais especializados nisso (i.e. que estudaram e fizeram mestrado/doutorado nesta área). Vale falar que você precisa ter um documento do seu médico te encaminhando para lá. As consultas são longas e detalhadas e você é visto por um profissional expert em aleitamento e um médico. Clique aqui e veja mais informações sobre este local.

IMG_3779

Healthy Babies Healthy Children

Por fim, quando você é liberado no hospital a enfermeira te pergunta se você quer ser visitado por uma enfermeira como parte do programa provincial Healthy Babies Healthy Children. Obviamente eu aceitei toda a ajuda e 3 semanas depois que o Thomas nasceu eu recebi a visita de uma enfermeira aqui em casa. Ela observou a maneira que eu estava amamentando, me deu várias dicas e me ofereceu vários programas para mães.

Em resumo, depois de ser mãe eu descobri que amamentar é muito mais do que ter leite e o bebê saber sugar. Amamentar envolve muito amor, dedicação, paciência e uma rede de apoio enorme (dentro e fora de casa). E foi pensando nisso que eu resolvi escrever este post e espero que guie outras mães em Toronto a procurar apoio. E como é gratificante ver meu bebê “satisfeito” depois de mamar – como na foto colocada neste post (tem até bigode de leite para comprovar)

13 comentários em “Mãe em Toronto: Assistência para a Amamentação”

  1. País de primeiro mundo é outra coisa, aqui no Brasil, ao menos no ES onde resido o máximo que eles fazem é aconselhar os pais a comprarem NAN para as crianças e cada lata custa 50,00. Boa sorte e parabéns pelo filho lindo que tem. A assistência médica aí é incrivel.

  2. Gabi!

    Orgulhosa pelo teu empenho! Como existem opções por aí! Por aqui passei um super perrengue e para mim foi a pior parte da maternidade, até eu realmente conseguir fazer o Davi ganhar peso! Amamentei exclusivo 6 meses e aqui em Floripa recebi uma dica quente! O nome do anjo é Orcélia, uma enfermeira especializada em amamentação que trabalha no HU e atende em casa! Ela passou uma tarde comigo quando o Davi estava com 5 dias e me deu um help sem noção! Vou deixar o telefone por aqui caso alguém precise: 48-9928-3628. Parabéns pela dedicação Gabi! O Thomas é um príncipe!

    1. Oi Tati! Obrigada pelo recado. Eu também achei o pos-parto a parte mais difícil da maternidade. Agora que já esta tudo bem (i.e. Thomas esta mamando e já criando uma certa rotina) eu nem me importo de dormir pouco (porque ele mama de 2 em 2h). Que bom que você achou alguém aí em Floripa Tati… Obrigada pelo contato. Beijos

  3. Olá Gabi!
    Parabéns pelo baby, que lindo nessa foto com bigodinho de leite!
    Realmente amamentar não é fácil, mas acredito que a pior parte já passou e agora vai ficando cada vez mais gostoso! Sentir a respiração deles, ver o prazer que sentem em mamar! É muito incrível vê-los crescendo alimentados pelo nosso leite! O meu baby está com 7 meses agora, introduzi a alimentação mas continuo dando peito!
    Aproveitando, voce poderia falar um pouco sobre vacinação, ou me passar link de onde encontro mais informações sobre rede pública e privada? Obrigada!
    Bjs

  4. Pingback: A trajetória da amamentação do Thomas - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *