Pular para o conteúdo

10 motivos para visitar Toronto no inverno

Tomorrow

Amanhã começa o último mês do ano – 2015 passou voando – e enquanto o pessoal no Brasil está curtindo o calor, as praias e já está em clima de férias por aqui as temperaturas estão baixando e o inverno está chegando. Na verdade, segundo minha amiga Lena que mora em Londres, pela astronomia o inverno começa dia 21 de dezembro; mas, meteorologicamente falando, o inverno no hemisfério norte começa amanhã, dia 1° de Dezembro. Muita gente odeia inverno e nem pensa em abandonar o verão e as praias Brasileiras para passar frio por aqui. Eu já penso diferente: apesar de gostar bastante de calor e verão eu sempre curti viajar para lugares frios, pois é tudo diferente e cada momento inesquecível. Pensando nisso eu resolvi escrever uma lista com dez motivos para visitar Toronto no inverno e animar, principalmente, minha família a nos visitar nestes longos meses do ano.

1. Pistas de patinação no gelo espalhadas pela cidade

DSC_8672

Uma das atividades mais legais e populares aqui em Toronto (e em boa parte do Canadá) é o ice skating (patinação no gelo). Toronto possui 52 outdoor rinks e eles são gratuitos, ou seja, você pode usá-los sem nenhum custo, só precisa ter o patins ou alugá-los (o que custa em torno de $5). Se o clima estiver ruim não tem desculpa para não patinar no gelo pois Toronto possui 40 indoor rinks. A maioria dos parques da cidade possui um e eles sempre vão ter movimento (é incrível a popularidade do esporte). Eu tento sempre mas não dou para a coisa… mesmo assim vale muito tentar se você está visitando Toronto ou outra cidade Canadense nesta época do ano. Clique aqui e veja mais informações sobre pistas internas e externas, horários e aulas.

2. Cidade mais vazia

Se você quer curtir as atrações turísticas da cidade e os restaurantes mas não quer pegar fila ou não gosta de lugares lotados o inverno é a sua estação. Apesar de ter muitas atrações a cidade fica sim mais vazia no inverno e há mais opções para hospedagem e maior facilidade de conseguir tickets para eventos e shows.

3. Estações de ski dentro e próximo da cidade

IMG_4513

Não dá para vir para Toronto e achar que aqui você vai encontrar grandes estações de ski (infelizmente não). Toronto e arredores não tem as melhores montanhas de ski do mundo (nem do Canadá), mas há várias opções próximas da cidade e até dentro dela. Entre as minhas montanhas preferidas estão Blue Mountain e Mt Saint Louis Moonstone (clique aqui e veja uma comparação entre estas duas estações de ski).

4. Cidade subterrânea

Ta ai um motivo para visitar Toronto no inverno: a cidade subterrânea PATH. O PATH é uma rede de túneis para pedestres sob as torres de escritórios do centro de Toronto de 27km de extensão. De acordo com o Guinness World Records, o PATH é o maior complexo comercial subterrâneo do mundo, com 371.600 m² de espaço de varejo. Portanto, se você tem medo de não poder “caminhar nas ruas” e “curtir a cidade” não se preocupe: se estiver muito frio você pode explorar a cidade por baixo da terra, literalmente. Para mais informações sobre o the PATH clique aqui.

5. Neve

IMG_0015

Não sei quanto a vocês, mas quando eu vejo neve caindo eu fico super feliz e animado e sempre rola uma fotografia (sempre!). O inverno de Toronto não é tão branco quanto o de Montreal e Ottawa por exemplo, mas aqui sempre rola neve e a cidade fica muito linda. Muitas pessoas perguntam pra mim “quando é a melhor época para ver neve em Toronto” e a minha resposta é que varia muito. Eu tentei responder esta pergunta neste post e, em resumo, se você quer ver neve sua maior chance será em janeiro e fevereiro.

6. Compras e promoções de inverno

Um dos motivos para visitar Toronto no inverno é certamente as compras. Na minha opinião é muito bom fazer compras, mas melhor ainda é fazer compras de inverno. Casacos, blusas de lã, botas… não tem coisas melhores para comprar do que as roupas de inverno. E no inverno você encontra várias promoções e motivos para comprar muita coisa linda: boxing day – um dia depois do Natal várias lojas fazem uma super liquuidação, e as liquidações de inverno – que acontecem geralmente em fevereiro e você pode encontrar muita coisa boa e barata. Ah, um outro (grande) motivo é que o dólar Canadense está bem mais barato do que o Americano – um motivo não só para fazer compras, mas para vir para cá passear.

7. Eventos e atividades de inverno

DSC_8946

Não dá pra usar a desculpa de que no inverno você só irá ficar dentro de casa por causa do frio. Isso porque aqui em Toronto há vários eventos/festivais e atividades para você curtir a estação fria do ano. Aqui eu fiz uma lista de várias atividades que vocês podem fazer no inverno, entre elas snowmobile e snowtubing. Entre os festivais, há o Winterlicious (festival de comida) e o Festival de Cervejas Artesanais.

8. Valentine’s Day

É no inverno que o dia de São Valentino é celebrado. Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores. Mas hoje em dia o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo: além de ser um dia para namorados, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor para todas as pessoas que você ama, incluindo sua família e amigos (leia mais aqui). E gente, vamos combinar, como é bom celebrar o amor e este é ou não um ótimo motivo

9. Tomar um bom café ou chocolate quente no frio

DSC_3294

Não tem coisa melhor do que tomar um bom café e chocolate quente no inverno, seja nos populares Tim Hortons, Starbucks e Second Cup, ou os mais selecionados e diferentes como Baka, Pamenar e Nadege. Toronto tem tantos cafés legais e únicos que você pode ir em um a cada dia que não irá repetir durante o inverno. O blogto traz uma lista com os melhores 30 cafés da cidade por vizinhança (vale a pena conferir clicando aqui).

10. Vestir-se para o inverno

Como é bom colocar casacos, gorros e cachecóis… eu, por exemplo, me sinto muito mais bonita e bem arrumada no inverno. Tá certo que quando as temperaturas estão super baixas e você tem que colocar muitas camadas não é muito legal, mas mesmo assim é muito gostoso colocar um casaco quentinho, uma bota linda e um cachecol fofinho. Mesmo que você more nos lugares mais frios do Brasil você não se veste assim por lá, então esta pode ser uma oportunidade de usar aquele casaco grosso que você comprou porque achou lindo e nunca usou, ou aquele conjunto fofo de luva, gorro e cachecol combinando que você nunca teve a oportunidade de usar.

E ai, gostaram das minhas razões? Acrescentariam mais alguma? Não deixem de comentar pois vou adorar achar “mais motivos” para que as pessoas visitem (e curtam) o inverno de Toronto.

14 comentários em “10 motivos para visitar Toronto no inverno”

  1. Gabi!

    Vou para o Canadá no dia 25/12. Vou estudar inglês por 15 dias na ILAC. Desde que comecei a pesquisar sobre o país vivo lendo o seu blog e agora já te sigo no Instagram ( o Thomas e o Joejoe são lindos).
    Não vejo a hora de ver muita neve e curtir o frio.
    Parabéns e muito obrigada pelas dicas!
    Bju
    Camila

  2. Hi,
    Amo seu blog, estou em Toronto nesse momento, mas já me despedindo, passei 4 meses e dia 20 estou voltando para o Brasil. achei que fosse ver muita neve… ? mas o frio eu sentir hahaha
    Deus abençoe seus bebês e sua vida aqui, continue sempre postando para eu matar a saudade quando estiver no Brasil. Beijos

  3. Gaby!!
    Gostei muito do seu blog e estou pegando várias dicas, pois em janeiro de 2017 irei passar um mes em toronto!
    mas ainda nao tenho botas e casaco snow proof! que lojas entram em liquidação e que marca vc me indicaria para comprar?
    obrigada!!

  4. Oi Gaby!
    Estou querendo ir prai com meu namorado…estou meio perdida e seu blog ajuda muito!
    To com um medoooo hahaha
    Vamos mais pra trabalhar…tem alguma dica sobre empregos ai?! Rsrs
    Muito obrigada!
    Beijos

  5. Gabi estou indo com a Familia para Toronto , estou seguindo seu Blog , e acho o maximo, Estamos indo dia 03/02 ficaremos 10 dias, minha folha mais nova não vê a hora de ver neve…. rsrsrsrs , estamos anciosos…

    Obrigado pelas informações contidas em seu Blog
    Bjs

  6. Agora em janeiro estou levando 29 adolescentes de 13 a 17 anos para estudar ingles por 3 ssmanas. A escola tem toda uma programação, mas e vc, oq acha que nao podemos perder que foge do foco turístico? Obrigado! E parabens pelo blog.

  7. OLÁ GABI, MEU FILHO FARÁ INTERCAMBIO POR 5 SEMANAS EM JANEIRO E FEVEREIRO E EM 16/02/2017 EU E MEU MARIDO IREMOS ENCONTRÁ-LO EM TORONTO. GOSTARÍAMOS DE CONHECER A REGIÃO DE CARRO ALUGADO. ESTOU COM MEDO DAS ESTRADAS PARA NÓS QUE NÃO TEMOS EXPERIÊNCIA. VI QUE PARA NIAGARA FALS VC SEMPRE VAI DE CARRO. RS RS AGUARDO BJS

  8. Gaby,

    Estou pensando em ir a Toronto no carnaval do
    Ano que vem – 09 a 18 de fevereiro – gostaria de saber se o frio inviabiliza o passeio pela cidade e se há risco de nevascas. Queria conhecer Niágara falls também. As estradas são seguras nesse período ou são fechadas por conta da neve?
    Obrigada

  9. Eu marquei ida pra Toronto de 20 a 23 de janeiro (vai ser rapidinho pois irei de Nova Iorque, que já visitei 3x), mas estou com medo pois não acho avaliações de hotel em janeiro. Corro o risco alto de ficar preso numa nevasca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *