Pular para o conteúdo

Neve em Toronto: dados para você planejar sua viagem e ver a cidade branca

DSC_9130

No início da semana caíram os primeiros flocos de neve aqui em Toronto, daqueles que não acumulam na rua mas já “animam” ou “desesperam” os visitantes e moradores da cidade. Eu sempre recebo mensagens perguntando qual a melhor época do inverno para visitar Toronto e ver neve e a resposta é “não sei”. Realmente é muito difícil prever quando cai neve por aqui, mas como boa pesquisadora eu sempre acho que a melhor maneira de responder a maioria dos questionamentos é através de dados. Por isso eu resolvi reunir vários dados do Governo Canadense de 1981 até 2010 sobre neve na cidade e postar aqui para vocês, para ajudar na hora de organizar a viagem daqueles que vem à Toronto com o objetivo de ver a cidade branca.

Quando acontece a primeira e a última neve do ano em Toronto?

A primeira queda de neve do inverno geralmente acontece no meio de novembro, mas em alguns anos a neve chega já em outubro. Em novembro de 2009 foi a primeira vez em 162 anos que o mês de novembro passou sem ter uma neve registrada na cidade (a primeira neve da temporada naquele ano caiu somente em dezembro). Segundo esta matéria do blogTO a primeira queda de neve da temporada em Toronto geralmente ocorre entre os dias 17 e 27 de novembro em oito dos últimos 10 anos, sendo as exceções os anos de 2009 e 2015. A última queda de neve da estação normalmente acontece em março ou abril, embora em alguns anos ocorreu neve no início de maio. Não há neve de junho à setembro.

dsc_2273

Quantas vezes neva em Toronto?

Toronto não é uma cidade tão branca quanto Montreal e Ottawa por exemplo, mas a média de dias que a neve cai na cidade é de 40.9 dias (eu acho bastante). Veja abaixo a média de dias com neve (de pelo menos 0.2 cm) em cada um dos 12 meses do ano.

Slide1

DSC_9162

Quanto neva em cada mês do ano?

Analisando dados do Governo Canadense de 1981 até 2010 observa-se que neva uma média de 122 cm em Toronto. Para se ter uma noção deste número vale a comparação com outras cidades: em Montreal cai em média 209.5, em Ottawa 175.4cm e em Quebec City 303.4cm. Se separarmos o número de Toronto por meses temos mais neve caindo em Janeiro e Fevereiro. Veja abaixo a tabela com a quantidade média de neve que cai em cada mês do ano.

Slide1

Quantas tempestades de neve acontecem em Toronto a cada ano?

Não se engane: não é porque estamos no Canadá que temos fortes tempestades de neve todos os dias do inverno. Na verdade aqui em Toronto a maioria dos dias a queda de neve é pequena (menos de 5cm de neve fresca no chão). Em média são apenas 8 dias do ano em que a quantidade de neve chega a 5cm e 2-3 dias com mais de 10cm. Grandes nevascas (mais de 25cm de neve) são raras e acontecem 1 dia por ano. Grandes tempestades de neve de mais de 10 centímetros por dia normalmente ocorrem duas ou três vezes por ano. Grandes nevascas que despejam 25 cm ou mais em um dia são eventos raros e acontecem uma vez a cada década, geralmente em janeiro. Veja abaixo a tabela da média de dias que cai 5, 10 e 25cm de neve no ano em Toronto.

Slide1

IMG_0015

Em resumo, se você quer vir para Toronto ver neve os dados indicam que a melhor época é janeiro ou fevereiro. Mas não espere grandes acúmulos de neve, pois Toronto não é uma cidade com grandes storms, embora ano passado tenhamos tido muita neve e alertas meteorológicos de frio extremo.

26 comentários em “Neve em Toronto: dados para você planejar sua viagem e ver a cidade branca”

  1. A neve é linda mas não é pratica. Mas acho que o Canada tem mais infraestrutura para fazer com a neve quase não atrapalhe a vida normal dos cidadãos. Aqui na Europa, basta cair a minima neve e tudo para. Ainda não tive que dirigir com muita neve, mas como vocês fizeram para “aprender” a dirigir na neve? Da pra acostumar com o passar dos anos?

    1. Olá Carolina, obrigada pelo recado. Então, quando neva muito temos a facilidade de trabalhar de casa. Eu não dirijo quando neva – pego o transporte público. O bom é que aqui neva muito pouco e tem sua uma ótima infra-estrutura, incluindo nas estradas (eles limpam rapidinho, e ai fica mais fácil de dirigir). Beijos

  2. Oi Gaby! Estive em Toronto em julho e fico sonhando em ver a cidade branquinha! Achei Toronto uma cidade linda e a neve certamente deve dar aquele toque especial. Claro que ela traz alguns inconvenientes, mas mesmo assim tenho vontade de voltar no inverno para ver outro cenário, bem diferente do verão.
    Posso fazer um pedido? Quando nevar, posta umas fotos da cidade aqui no blog. Vou adorar ver.
    Um beijo para vocês todos aí,
    Adélia

  3. Olá Gaby. minha esposa e eu estamos planejando imigrar para o Canadá (Toronto). Eu sou bombeiro aqui no brasil e ela é enfermeira, pós graduada.
    Nossa intenção é irmos para um college para minha esposa na área de saude e eu como dependente com visto de trabalho.

    Gostaria de saber como é o processo de validação de diploma de enfermeiro e se tem como entrar direto em um mestrado na área de saude?

    estou te perguntando isso porque em uma conversa com um casal que está indo, me informaram que você é da área de saude e talvez pudesse nos ajudar com essa informação.

    ficaremos muito gratos.
    muito obrigado.

    1. Ola Marcos. Vamos lá: 1) não sei como funciona a validação do diploma de enfermagem – sugiro que vcs procurem a informação no conselho de enfermeiras do Canadá ou da província que vcs querem morar; 2) sobre entrar direto no mestrado, depende do diploma que sua esposa tem – eu por exemplo não precisei validar mas tive que traduzir todas as disciplinas que fiz na graduação e mestrado como tinha os requisitos que eles queriam não teve problema (mas no meu caso fiz PhD, então não sei sobre mestrado).
      Espero ter ajudado! Desculpe a demora em responder

  4. Oi, Gaby. Amei todos os seus posts. São muito uteis e só me deixaram com mais vontade de explorar o Canadá. Vou passar os 4 dias do Carnaval em Toronto ( parece loucura fugir do verão e do samba, mas é bom uma aventura de vez em quando!) Nao vale mesmo a pena passear nas Ilhas de Toronto em fevereiro? Vc comentou que venta muito lá no inverno. Bjo e obrigada

  5. Oi Gaby. ADORO o seu blog, tem me ajudado a coletar várias informações preciosas de como aproveitar a região de Ontário no Canadá muito bem. Estive em Vancouver em 2012 e AMEI. E tive a oportunidade de ver neve (mesmo que velhinha) em Julho, quando viajei para Rock Mountians, também vi neve no Grouse Mountain (alguns montinhos de neve). Será que verei alguns em Toronto em Julho? Alguma dica? Queria tanto que meu sobrinho visse nem que fosse só um pouquinho…
    Um grande abraço.

  6. Olá Gabriela! Primeira vez que leio seu blog. Minha sobrinha está se mudando essa semana para Toronto. Combinamos de eu visitá-la em dezembro desse ano. Pretendo ficar uns 40 dias para melhorar meu inglês. Fica uma pergunta: a neve e o frio entre meado de dezembro e meado de janeiro inviabilizam fazer passeios? Em outras palavras: o frio e a neve são tão intensos a ponto de dificultar passeios, idas a restaurantes, museus, jogos da NBA (minha paixão!) etc etc??? Agradeço desde já sua atenção!

  7. Oi Gaby, minha chará haha Eu vou passar Janeiro e Fevereiro no Canadá, pois vou fazer um intercâmbio, gostaria de saber quais são os pontos turísticos mais visitados nessa época. Bjos, Gostei muito do blog!

  8. Oi Gabriela,
    como ficam as estradas no mês de janeiro ? é possível para um brasileiro, inexperiente com direção na neve, viajar de Toronto a Montreal passando por Ottawa ? Vou estar de férias em Nashua nos USA, na casa do meu irmão, e gostaria de conhecer o Canadá ali por perto.
    Um abraço !

  9. Pingback: 5 coisas que eu não gosto em Toronto - Gaby no Canadá

  10. boa tarde Gabi , irei a Toronto dia 09/12 e ficarei ate dia 13/12 será que da pra ver neve ?? meus filhos só querem ir pra ver neve , se não tiver sabe algum lugar próximo a Toronto que dê pra ver ?

  11. Olá Gabi… existe possibilidade de visitar locais (picos) com.neve no Canadá fora do período de inverno ? Minha mãe nunca viu neve e gostaria de leva-la…já li seu post sobre o inverno canadense .. Mas acho que seria neve demais pra uma senhora de quase 70 anos. Queria saber se existe a possibilidade de visitar algum pico levado algum local que costumeiramente tenha neve independente de nevascas em toda a cidade. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *