Pular para o conteúdo

Hello September!

IMG_7184-copy

Setembro chegou em Toronto e junto com ele a cidade muda bastante: final do verão (e seus festivais e eventos), o início das aulas (e final das férias escolares) e a (não tão esperada) mudança de clima. Eu sempre associo setembro ao mês de março no Brasil, quando as pessoas estão descansadas das férias de verão e voltam ao trabalho e às aulas super animadas e produtivas (ou não). Hoje resolvi escrever um post curtinho falando um pouco do que esperar deste mês.

Feriado na primeira segunda-feira do mês

Apesar do verão acabar dia 24 de setembro (oficialmente) é após o feriado de Labour Day (Dia do Trabalho) que o verão é considerado por encerrado. Geralmente as aulas (das escolas e universidades) retornam já na terça-feira depois do feriado, o trânsito fica caótico e as pessoas mudam sua personalidade no trabalho e ficam super produtivas (pelo menos no meu trabalho é assim). Este ano o feriado cai no dia 7 de setembro (feriado também no Brasil) e entre os eventos que acontecem neste dia está o Canadian International Air Show. Dia 8 de setembro (terça-feira) já começam as aulas e a cidade já vira outra.

Toronto International Film Festival

É em setembro (de 10 a 20) que acontece o Toronto International Film Festival (ou Tiff), o festival de cinema da cidade. Fundado em 1976 – e comemorando 40 anos este ano – o Tiff é considerado um dos mais prestigiados eventos do gênero no mundo. O festival tem a reputação de gerar “Oscar buzz” e vários filmes ganhadores de Oscar foram lançados aqui em Toronto, como Dallas Buyers Club, Sideways, Silver Linings Playbook, The King’s Speech, Argo, Moneyball e Crash. Durante os dias do festival você pode “encontrar” várias estrelas nas ruas de Toronto e também assistir a vários filmes. Vale a pena participar.

Mudança gradativa do clima

Na minha opinião, setembro é o melhor mês para visitar Toronto quando o assunto é clima. A média de temperatura varia entre 13C (mínima) e 21C (máxima). Os dias são quentes (mas nada insuportável) e as noites mais geladas (mas não congelantes). Chove pouco (apesar da estatística dizer que é o mês que mais chove no ano – pra mim é abril/maio) e o céu é sempre lindo nesta época do ano. Nos primeiros dias de Setembro ainda é calor, mas lá pelo dia 10-15 começa a bater um ar gelado – lembrando-nos que o inverno está chegando – e você não conseguirá mais usar suas roupas de verão. A transição do calor para o frio acontece gradativamente e é em setembro que você vai notar que não estamos mais no verão. E não, infelizmente em setembro você não vai conseguir ver as árvores do outono coloridas.

Nossos setembros Canadenses

Quando resolvi escrever este post eu revirei os posts antigos do blog para relembrar os meses de setembro anteriores (como sempre digo, a vantagem de ter um blog e poder recordar momentos da vida). Em 2010 tinha recém chegado em Toronto e dia 13 de setembro foi meu primeiro dia de aula de PhD (e posso confessar que no começo voltava com dor de cabeça para casa depois de pensar em inglês por muitas horas). Também escrevi em 2010 sobre o frio que senti, ainda no início de setembro (portanto, preparam-se se vocês estão vindo para cá nesta época – não é nada absurdo, mas é frio para os padrões Brasileiros). Em setembro de 2011 eu já entrava em uma rotina louca de estudos e trabalho, como vocês podem ver aqui. Em setembro de 2012 fomos para o Brasil – para o batizado da nossa afilhada Alice – e acabamos passando alguns dias no paraíso. Ai tomamos gosto em viajar em setembro (pois é bem mais barato do que viajar durante o verão) e em 2013 fomos para a Grécia e em 2014 para o parque Yellowstone. Ah, foi também em 2014 que defendi minha tese de doutorado e finalizei meu ciclo como estudante da UofT.

Um mês de muito trabalho

Setembro foi um mês muito aguardado por mim, já que é meu último mês de trabalho antes da minha maternity leave (e da chegada do Thomas). Meu verão sem viagens foi muito produtivo, então chego em setembro bem mais relaxada (em relação ao trabalho) e com muita coisa boa acontecendo: a chegada da minha mãe, a organização do quartinho do Thomas (i.e. colocar tudo no lugar e fazer as compras finais) e meu chá de bebê. Quando outubro chegar em quero estar bem relaxada só esperando a hora de conhecer nosso tão aguardado e amado Thomas.

20 comentários em “Hello September!”

  1. Ola Gaby tudo bem? Adoro o seu blog. Queria te perguntar uma coisa: Voce poderia fazer um post de como eh fazer pre natal aqui em Toronto? Tenho interesse em saber como voce comecou o processo quando descobriu que estava gravida.

    Obrigada!

  2. Oi Gaby!
    Fiquei tão feliz com seu post sobre setembro, pois dia 13/set eu estarei chegando para estudar e queria saber real o como vai estar a cidade. Obrigada demais pelo post.
    Acho que você já cansou de ler e ouvir o quanto seu blog ajuda as pessoas e pode ter certeza q

  3. Eu adoro esse clima de recomeço que setembro traz, Gaby! Aqui também o clima já está esfriando e as árvores já estão mudando de cor, acredite! Tudo mudou mais cedo aqui em Vancouver, e pelo visto o outono vai chegar mais cedo também. Esse finzinho de gravidez é um momento de muita expectativa! Tô aqui na torcida por vocês. 🙂

  4. Gaby,
    antes de mais nada, parabéns pelo site, é ótimo!
    Sei que você responde a muitas perguntas desse tipo (Citando o seu post dos 5 anos de Canadá: “SORRY!!” kkk), por isso vou ser conciso, para não te tomar muito tempo:
    Vou visitar o Canadá em NOVEMBRO (possivelmente entre 8 e 28/11) . Sei que é transição outono/inverno, mas esse período estará mais para outono (menos frio) ou mais para inverno (mais frio)? Dá para bater perna pela cidade sem morrer de frio?
    Obrigado e parabéns!

  5. Oi Gaby, conheci seu blog a pouco tempo, estou indo para um doutorado sanduíche na UofT e meu marido para pos doc, por 6 meses. Queria saber se quando você foi vc recebia alguma bolsa aqui do Brasil. estou alugando um apto e vou precisar transferir dinheiro para o proprietário. Você sabe se tem alguma opção mais prática para transferência de dinheiro? Tem algum post sobre abrir conta no banco, sabe me dizer se compensa pra 6 meses que vamos ficar por aí? Obrigada bjo

  6. Oi Gaby, seu blog é ótimo, e desde que eu comecei a pesquisar sobre Toronto você sempre aparece! Obrigada por ter me ajudado tanto, estou chegando dia 12/09 para um mês de estudo e seus posts foram muito importantes nesse processo. Obrigada 😉

  7. Olá Gaby ! Nossa, como o seu blog é bem detalhado e muito bem feito, parabéns, acho que é uma das melhores referências para quem quer tirar dúvidas sobre o Canadá. Eu e minha esposa estaremos chegando em Toronto dia 15/09 e retornaremos dia 27/09, você acha que devemos levar blusas mais pesadas ou não tem necessidade ? Mais uma vez parabéns pelo blog.

    1. Ola Marcos… acho que blusa pesada (de lã) não há necessidade, mas um bom casaco sim (porque a noite geralmente está mais frio). Essa primeira semana de setembro está super quente (sensação próxima aos 40C quase todos os dias), mas a tendência é que as temperaturas diminuam. Traz um casaco e se baixar muito vcs compram algo aqui. Boa viagem!

      1. Gabi muito obrigado pelas dicas, tenho uma última dúvida: Eu tenho cartão crédito/débito do banco do Brasil bandeira Mastercard, eu consigo sacar dinheiro tranquilo nos caixas eletrônicos em Toronto. Tem algum caixa específico ou algum banco específico aí para fazer essa transação ?

  8. Oi Gaby, vim fazer intercambio em Toronto e eu adoro o seu blog. Onde fica o TIFF e quais horarios eu posso ir? Quanto eu tenho que pagar? E me da mais informações se necessário? Agradeço desde já. ?

  9. Gabi muito obrigado pelas dicas, tenho uma última dúvida: Eu tenho cartão crédito/débito do banco do Brasil bandeira Mastercard, eu consigo sacar dinheiro tranquilo nos caixas eletrônicos em Toronto. Tem algum caixa específico ou algum banco específico aí para fazer essa transação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *