Pular para o conteúdo

Lugares secretos em Toronto e arredores

Quem ai gosta de explorar segredos e lugares diferentes da cidade que está visitando? Eu sou uma destas pessoas e detesto visitar lugares e ir somente nos principais pontos turísticos. Explorar a cidade e conhecer lugares incomuns e secretos te dá aquela sensação de pertencer àquele lugar, de ser mais do que um simples turista e de conseguir enxergar a cidade com outros olhos. Foi pensando nisso que eu resolvi fazer uma lista de alguns lugares “secretos” de Toronto e arredores (i.e. que não estão nos guias de viagem e na maioria dos roteiros turísticos). Já escrevi um post sobre lugares incomuns em Toronto (vale a pena ler!) e este novo post seria um complemento ou update do que foi publicado aqui no GNC em 2013. Espero que vocês gostem da minha lista e se tiverem mais algum segredo não deixem de compartilhar nos comentários.

1. Jardins no interior dos prédios da UofT

IMG_8766

Que os prédios e edifícios históricos da Universidade de Toronto são lindos todo mundo já sabe (aliás, não deixe de visitar o Campus St George no centro de Toronto quando estiver visitando a cidade – clique aqui e veja um roteiro). Porém, muitas pessoas só contemplam a fachada dos edifícios e não os exploram internamente. Mesmo não sendo estudante da UofT você pode entrar e explorar alguns dos edifícios, e a maioria deles possui jardins em seu interior que são lindos demais.

2. Chester Hill Lookout

DSC_9939

Este mirante no meio de uma área residencial é um dos segredos mais bem escondidos de Toronto, que fica localizado no final da Chester Hill Road (entre a DVP e a Broadview). O local possui uma vista deslumbrante da Don Valley Road e do Viaduto da Bloor (o mais lindo e uma das estruturas de Toronto preferidas do meu marido) e já apareceu aqui no blog como um dos melhores lugares para ter uma vista panorâmica de Toronto. Ah, o nascer do sol na região é inesquecível.

3. The Annex

IMG_0430

Engana-se quem pensa que não há bairros residenciais no centrão de Toronto. Um dos mais tradicionais é o The Annex, um bairro predominantemente residencial, com ruas arborizadas cheias de casas e mansões vitorianas e eduardianas, a maioria deles construída entre 1880 e início de 1900. Vale a pena incluir no seu roteiro uma caminhada por este bairro diferente e super característico de Toronto.

4. Old Mill – ponte, parque e hotel

OldMill_7

A região de Old Mill é linda e compreende uma ponte de pedra construída em 1916, um parque lindo com ótimas trilhas ao redor do Humber River, e Old Mill Inn, um hotel e spa estilo britânico (que para mim parece mais alemão), lindo demais. O Old Mill Inn serve um chá da tarde inglês que é imperdível (preços entre $24-$30 por pessoa, dependendo do dia). Maiores informações sobre esta região linda você encontra aqui.

5. Don Jail

DSC_5622

Don Jail é uma prisão antiga que fica localizada do lado leste do Don River, na Gerrard Street East, no bairro Riverdale (pertinho do centro de Toronto). A prisão foi construía em 1864 e fechada em 1977. Somente em 2013 foi reformada e hoje serve como prédio administrativo da Bridgepoint Health, um hospital de reabilitação localizado ao lado da antiga cadeia e está aberta para visitação. Escrevi um post aqui contando tudinho sobre este lugar incrível e histórico da cidade de Toronto.

6. Guild Inn Gardens

DSC_8833

O Guild Inn Gardens fica localizado na 191 Guildwood Parkway, em Scarborough, à 15 minutos ao leste do Bluffers Park. O local já serviu como base naval e hospital durante a Segunda Guerra Mundial, já foi uma residência, uma escola de artes, um hotel e hoje é um parque público. Basicamente o parque possui esculturas e fragmentos de prédios históricos de Toronto que estavam sendo derrubados durante o crescimento pós guerra (nos anos 50) e foram coletados por membros da Família Clark. Clique aqui e veja mais sobre este lugar super diferente e secreto.

7. Unionville

DSCN8268

Unioville é um centro histórico (1860) que fica localizado em Markham, cidade que fica a 30km norte de Toronto e que faz parte da região metropolitana de Toronto. O local possui lojas, casas de arte, restaurantes e pubs, tudo com um clima super diferente e histórico. Maiores informações você encontra aqui e aqui.

8. Slovak Cathedral of the Transfiguration

DSCN8252

A Catedral da Transfiguração foi uma catedral bizantina eslovaca e católico romano localizado em Markham, 33km ao norte do centro de Toronto. Hoje o local/bairro aonde fica a igreja é chamado de Cathedraltown – não teria como ser outro nome já que a igreja é enorme e você consegue vê-la da rodovia 404 (foi ai que a conhecemos). O edifício foi concebido e financiado por Stephen Boleslav Roman, um imigrante eslovaco que não somente financiou mas projetou o edifício. A torre central possui 63 metros de altura e é coberta por uma cúpula de ouro. O prédio foi construído para abrigar 1.000 fiéis. O local possui o maior carrilhão do mundo (3 sinos de fabricação francesa que são interligados e pesam 14.500kg). Hoje o local está fechado. Maiores informações clique aqui.

9. Toronto Reference Library

Attachment-1 (69)

Esta biblioteca fica localizada na 789 Yonge Street, uma quadra ao norte da famosa intersecção Bloor West e Yonge Street. Vamos combinar que o lugar parece um shopping: inaugurado em 1977 seu design foi influenciado pelos jardins suspensos da Babilônia e possui 5 andares, escadas rolantes, muita luz artificial e natural. Ali você encontra várias coleções de livros, obras de arte, exibições de arte, salas para praticar piano, espaço para crianças e até uma impressora 3D. Ah, e o lugar oferece acesso à internet wireless gratuito (free wireless internet), uma ótima opção se você está no centro da cidade e precisa acessar a rede. Maiores informações clique aqui.

10. Quadra de Basketball no David Crombie Park

photo

Se você está procurando um lugar inspirador para jogar basketball, tem que visitar a quadra que fica na Esplanade & Berkley Streets (David Crombie Park), pertinho do St Lawrence Market. Segundo meu marido, a tabela é de acrílico e profissional, difícil de ser achada em uma quadra pública. A quadra também é toda marcadinha e o material é daqueles anti-impacto, bem fofinho. E para as mulheres, que não jogam basketball, há vários bancos e até uma mini-arquibancada, além do parque – aonde você pode caminhar enquanto o amado joga basket. E a vista de lá é incrível.

13 comentários em “Lugares secretos em Toronto e arredores”

  1. Jardins da uof sao lindos mas cuidado pra nao ficar preso… Fui com a namorada em um final de semana e as portas so abrem com chave dos estudantes. E a cadeia fomos visitar e eatava fechada ainda em reforma

    1. Estranho Alexandre: apesar de ser aluna eu não tinha chave de estudante para estes edifícios e sempre tive acesso a todos os jardins, seja para estudar ou para passear. Já a cadeia está aberta ao público e no post dela (link esta acima) eu trago link com horários de visitação.

  2. Eu adorei o seu site e as fotos ficaram muito boas. Eu moro em Toronto há 14 anos e só gostaria de acrescentar que na Toronto Reference Library tem publicações do mundo inteiro em mais de 80 línguas, inclusive o Português. Outra coisa, na biblioteca pode-se estudar Inglês e de graça, utilizando os diversos métodos disponívels. Só que é um aprendizado individual. Quando eu entrei nessa biblioteca, em 2001, eu tomei um susto e pensei que era um hotel. Ela é muito linda.
    Obrigado,
    Josivaldo Rodrigues
    Toronto – Canadá

  3. Gabi, adoro seu blog! Sempre leio seus posts 🙂
    Finalmente vou realizar meu sonho de ir pra Toronto agora no final de agosto, por 13 dias. Já li suas dicas sobre Toronto, inclusive os roteiros que você fez, mas são todos bem curtinhos. Você tem dicas do que realmente é imperdível ver ai em toronto? Porque li vários blogs e é tanta dica de lugares pra visitar, que estou meio perdida em relação ao que fazer ai. Estou planejando passar um dia na região de Niagra Falls e um para ir ao Canada´s Wonderland, mas não sei muito bem como planejar os dias restantes. Qualquer dica será de grande ajuda!

    1. Ola Beatriz… acho que roteiro é algo muito pessoal, difícil programar um roteiro grande. Eu sugiro que vc entre na tab “Toronto” e veja todas as atrações e vá anotando aquilo que mais gosta… ai no fim você junta tudo e monta seu roteiro. Beijos e boa viagem

  4. M Alice Campos Rezende

    Ola Gabi, Parabens pelo Blog.
    Alem de lindo e diversificado , ele é muito Util para quem esta de malas prontas para Toronto e precisa de Dicas.
    Sou médica cirurgiã e vou como observer na Faculdade de Medicina (provavelmente UHN ou Princess Margaret Hospital). Aguardo resposta do meu pedido.Ficarei somente 1 mes (Agosto). Vc trabalha em algum destes hospitais ou alguma pessoa amiga que posso contactar?
    Estou à procura de alojamento ou Hostels nas proximidades destes. O que me aconselha.? Abraco Fraterno.

    1. Ola M Alice. Ja pensou em airbnb? No blog tem dica de um hostel no centro – não é muito perto dos hospitais mas como é agosto (verão) seria uma boa opção. Da uma pesquisada.
      Obrigada pela visita ao blog

  5. Fala gabi.

    Saberias me responder quando acontecer as partidas na quadra de basquete. To estudando em Toronto e gostaria muito de jogar, mas infelizmente não sei os dias.

    Desde ja agradeço

  6. Pingback: 32 maneiras de curtir o outono em Toronto - Gaby no Canadá

  7. Pingback: 20 maneiras de sair da rotina em Toronto - Gaby no Canadá

  8. Pingback: 10 opiniões que eu tinha antes de vir para Toronto e que mudaram depois de morar aqui - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *