Pular para o conteúdo

Sobre a falta de alguns andares nos edifícios de Toronto

Que Toronto é repleta de condos e arranha-céus todo mundo sabe. Mas, você sabia que muitos andares são “omitidos” na maioria dos edifícios da cidade? Dê uma olhadinha na foto abaixo…

IMG_2625

Como vocês podem notar há muitos números faltantes… e não, não foi erro na fabricação dos elevadores. Os andares 4, 13, 14, 24, 34 e 44 não existem neste prédio.

O motivo do número 13 já é conhecido por todos nós como o número do azar, e aqui na América do Norte esta superstição é levada bem a sério. Algumas vezes o andar 13 é substituída por 12A ou “M” (a décima terceira letra do alfabeto latino), ou ainda é usado como um local para máquinas, não sendo ocupado. Geralmente isso acontece pois a construtora não quer ter problemas com inquilinos supersticiosos, ocupantes ou clientes. Uma pesquisa nos USA mostrou que 85% dos edifícios com elevadores não têm um piso nomeado o 13º andar e é super comum por aqui também.

Já o motivo do número 4 não ser usado nos andares é mais comum aqui no Canadá (do que nos USA) e é chamado de tetraphobia (ou medo do número 4). Esta é uma superstição mais comum no Leste da Ásia e regiões do Sudeste Asiático como a China, Taiwan, Singapura, Malásia, Japão, Coréia e Vietnã. Como Toronto é super multicultural (e cheia de asiáticos) esta superstição foi incorporada nos edifícios daqui também. Isso porque a pronúncia da palavra chinesa quatro soa bastante semelhante à palavra morte. 

Da próxima vez que pegar um elevador em Toronto repare nisso. Beijos a todos e ótima semana.

5 comentários em “Sobre a falta de alguns andares nos edifícios de Toronto”

  1. Gabi!!! Como faz com um blog tao gostoso de ler?!?! Nossa essa noite passada tive insonia e passei a noite em claro mas posso dizer que foi muiiito proveitoso pois fiquem lendo mil posts seus! Vc me fez companhia! Haha sou ex aluna do Boeing, ele foi meu orientador e amigo durante meu MBA ano retrasado e foi ele quem me inficou “vc”! Somos tds manezinhos! ? obrigada por escrever com tanta seriedade e fazer aqueles 10 minutinhos que as vezes a gente para pra ler suas atualizacoes, serem os 10 minutinhos mais gostosos de cultura e experiencia canadense que alguem pode ter! Mandas MT bem!! Desejo mts felicidades a vc, ao Juliano, ao Jojoe e ao Thomas agora!! Que venha com muita saude!! Parabens!! Bjao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *