#GabyPergunta: Vida na Gringa

Hoje no #GabyPergunta eu apresento pra vocês a Lana do blog Vida na Gringa. A Lana já morou pertinho de Toronto (em Oakville) mas eu só fui conhecê-la depois que ela mudou para Edmonton e se juntou a nós para fazer o 6 on 6 Canada. A Lana é mãe de 3 e conta sua trajetória no Canadá de uma maneira bem divertida e diferente. Vale a pena conferir seus posts e sua visão sobre diferentes temas, como maternidade, imigração e turismo.

VidanaGringa_ABOUT

Lana_vidanagringa

Cidade que mora:

Edmonton, capital da província de Alberta.

Edmonton_vidanagringa

Há quanto tempo mora no Canadá?

Estou no Canadá desde novembro de 2013. Fui inicialmente para Oakville (cidade que fica na região da Greater Toronto Area), e desde setembro de 2014 estou aqui na Tundra.

Por que veio para o Canadá?

Eu e o meu marido sempre quisemos oferecer uma experiência internacional para os nossos filhos. Ele já tinha morado a trabalho na Europa, eu já tinha feito um intercâmbio em Vancouver e morado na Venezuela com os meus pais quando era criança. Buscávamos qualidade de vida, educação e carreira internacionais, e fluência num segundo idioma.

O que faz aqui?

Sou estudante de graduação. Depois de uma escolha não muito feliz em um curso de Special Events Planning, hoje sou estudante de um programa que chama General Studies. Normalmente esse curso é usado como ponte para outros, mas o bacana é que eu posso montar o programa com as eletivas que eu mesma escolho. Escolhi investir nas áreas em que eu me sentia desafiada, exige bastante de mim, mas estou aprendendo um monte. Fizeram parte das minhas escolhas cursos como: Public Relations Fundamentals, PR and Digital Media, Communications, Philosophy, Grammar & Composition Foundation, Rhetoric & Analysis, Business Communications. É bem abrangente, mas eu estou amando.

Atração turística da cidade que mais gosta e por que?

Então. Alerta de franqueza honesticida. Edmonton não é uma cidade com atrativos turísticos tradicionais, landmarks e coisas assim. O que eu mais gosto daqui é a beleza natural, o céu inexplicável azul e amplo, os parques, as trilhas e a aurora boreal. Se a gente puder definir as Northern Lights como atração turística, essa foi a minha favorita. Vi mais de uma vez e é um espetáculo para guardar no coração para o resto da vida.

trilhas_edmonton

Atração turística da cidade que menos gosta e por que?

O West Edmonton Mall. Tem mil coisas lá dentro, mas acho super overrated, fora que está precisando de uma reforminha.

Melhor restaurante/comida na cidade que você mora:

Gosto dos lugares pequenos e charmosos. O North 53, o Culina e o The Parlour são mais moderninhos. Para doces lindos e gostosos gosto da The Duchess e melhor local coffee shop pra mim é o Wild Earth. Dizem que o chá da tarde no Fairmont Macdonald é bacana, eu ainda não fui, mas está no meu bucket list.

Melhor balada ou lugar legal para sair a noite:

Vixe. Essa vou ter que ficar devendo. Por incrível que pareça, começamos a fazer amigos aqui só agora e ainda não tinha rolado uma oportunidade. E olha que a gente adoura uma baladénha. Falaram que o Cactus Club da Jasper Avenue é divertido, mas lembre-se: sou quase quarentona (risos).

Aquela dica que só quem mora na sua cidade pode dar:

Não venha para Edmonton esperando uma cidade super cosmopolita. É uma experiência totalmente diferente, pois é uma cidade relativamente pequena (800 mil habitantes), muito ao norte no mundo, e longe de outros grandes centros urbanos. Mas acho que é um lugar que vale à pena conhecer, me arrisco a dizer (depois de já ter morado em Vancouver e Toronto) que a minha real Canadian experience foi aqui. Bem diferente de tudo que já havia experimentado.

Pra descobrir os lugares charmosos você vai ter que se deslocar para regiões diferentes da cidade. Como falou uma amiga, aqui é a cidade do “um quarteirão”, há uns três ou quatro “quarteirões” dispersos na cidade que concentram os lugares bacanas: na 104 St, 124 St, na High Street (perto da 124) e a Whyte Avenue com a 104th.

4thstreetpromenade_edmonton

O que sua cidade possui que nenhuma outra cidade do mundo possui?

O céu. É algo amplo, lindo, cênico. No inverno, os liláses e rosas são de chorar de lindeza e agora no verão é de um azul celeste inexplicável.

E o inverno na sua cidade, como é?

Longo. Hahaha. Brincadeira. Foi bem melhor do que eu imaginei. A primeira neve caiu no fim de outubro, em dezembro os dias foram muito curtos e em maio rolou uma nevinha básica. Pegamos uma única tempestade mais tensa que acumulou bastante em novembro, e a mínima foi de -34C.

O diferente é que aqui é bem seco, e não aquela wet snow que rola em Ontario. Os dias claros são a grande maioria e neve parece um pó mágico no ar. Mas tem sempre um fator surpresa, um dia você padece com -26C e no outro faz 10C. Essa variação esquizofrênica ajuda bastante a ter uns respiros no meio do inverno.

Se você tivesse somente 1 dia para visitar sua cidade, o que você faria?

Mesmo sabendo que as pessoas têm curiosidade em ver o nababesco West Edmonton Mall, eu acho que o melhor de Edmonton está na natureza. Por isso, tente vir quando as temperaturas estão positivas.

Dá pra matar Downtown rapidinho. Tome um café na Art Gallery of Alberta, o acervo não é grande coisa, mas o prédio é bem bacana e fica coladinha na Churchill Square, onde fica a prefeitura da cidade e pertinho da Legislature. Dê um pulo na 4th Street, no verão tem um mercado ao ar livre bem legal aos sábados. Caminhe pelo River Valley, dê um pulo no Muttart e veja o skyline da cidade no Gallagher Park, no pôr do sol é lindo. Se fosse escolher um parque (são muitos!), o William Hawrelak Park é bem bonito.

art_gallery_alberta

Um cantinho da cidade que é só seu:

Na verdade é algo simples. Há um pond perto da minha casa que é um lugar lindo. Gosto de andar de bike ou só caminhar por ali.

O lugar da cidade que é mais fotogênico:

Pode dois? 1) O River Valley. Gosto especialmente do Victoria Promenade. 2) E sobre o Gallagher Park tem uma vista bem bacana com o skyline da cidade, o Muttart Conservatorium, bem lindo.

Se você pudesse definir sua vida no Canadá (ou na cidade que você mora) em uma palavra ou frase qual seria?

Transformação. Vim para cá com objetivos específicos e uma visão bastante limitada sobre várias coisas. A #vidanagringa me surpreendeu, me fez rever conceitos e valores e eu sou grata por isso.

Obrigada Lana pelas dicas e pelas lindas fotos. Ótimo final de semana a todos e até o próximo post.



  • 6 Responses

    1. Mel disse:

      Adoro o blog da Lana, na verdade conheci o seu pelo dela. Adoro a forma como ambas escrevem e descrevem a vida no Canadá!
      Parabéns!!

    2. Marta Rocha disse:

      Adoro o blog da Lana! Acompanho já faz um tempo e apesar dela contar sobre os altos e baixos da vida, ela consegue colocar em seus textos um pitada de comédia e ironia, fica divertido e interessante. Beijos Gaby

    3. Lana disse:

      Oi Gabi, não estava conseguindo postar do celular, e hoje, enfim, estou me conectando. Obrigada pelo carinho e pelo espaço. Um milhão de beijos!

    4. Aritta disse:

      Sou fã dela! Adorei a entrevista!

      Beijo

    5. Mary Oliveira disse:

      Adorei! A Lana é uma fofa e me divirto horrores com os posts dela no Blog e no. Instagram!

    6. Marcela disse:

      Apaixonei pela Lana, pelo blog da Lana e sempre me divirto com ela…
      Vou conhecer Edmonton esse ano e essas dicas serão super anotadas!!

      🙂

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *