Pular para o conteúdo

10 perguntas mais frequentes que recebo no blog [Parte 2]

Continuando os posts com a perguntas mais frequentes que recebo aqui no blog, hoje trago mais 5 perguntas que tratam de assunto diversos como aluguel de carro, validação de diploma, turismo, e planos de celulares. Não deixe de clicar aqui e ver a primeira parte deste post com as perguntas 1-5 relacionadas à trabalho, imigração, estudar no Canadá, aluguel de casa e escolas de inglês.

FAQ_aluguelcarro

6.Vale a pena alugar um carro para conhecer Toronto?

Se você só vai visitar a cidade de Toronto a resposta é não. Use o TTC (transporte público daqui) para se locomover e turistar. Porém, se você não quer ficar na cidade e quer conhecer os arredores, fazer roadtrips de final de semana, ou mesmo ir para Niagara Falls eu acho que vale sim a pena alugar carro. Em relação à Niagara Falls, eu conto aqui como você pode chegar até lá.

E se você quiser alugar um carro há várias locadoras (Hertz, Avis, Dollar, Europcar, etc). O legal é fazer uma pesquisa online e ver os melhores preços e opções de locais para pegar o carro. A maioria das vezes que alugamos pegamos o carro no aeroporto, pois as opções de carro são bem maiores lá e os horários para pegar o carro e devolver também são melhores. Você consegue alugar com sua carteira de motorista do Brasil (não precisa ter carteira internacional) e eu sempre indico pegar o seguro (você não precisa se preocupar com nada e certamente é um must para ter uma viagem mais tranquila).

FAQ_roteiro

7.Vou ficar um tempo X em Toronto (ou no Canadá) e gostaria de saber quais lugares eu devo visitar ou o que eu devo fazer durante este período?

Essa pergunta é campeã aqui no blog e eu confesso para vocês que, se tivesse tempo, responderia a todos. Mas como meu emprego não é agente de viagens eu infelizmente não posso montar roteiros para todos os leitores do blog. Montar roteiros de viagem não é nada fácil e depende muito do tipo de viagem, do ritmo das pessoas que estão com você, da estação do ano que você está viajando, etc. Eu AMO montar os roteiros das nossas viagens e acho uma das partes mais legais de toda esta experiência. Montar um roteiro exije tempo, muita pesquisa e paciência. Claro que se você não dispõe disso há várias empresas que são especializadas nisso e cobram para fazer este trabalho. Se você não quer gastar dinheiro eu sugiro que você faça o seguinte: pegue um papel e uma caneta e escreva todos os dias que você vai viajar e os locais que você tem vontade de visitar. Ai você vai pesquisando e lendo sobre o que fazer na cidade e vai “preenchendo os espaços em branco”. Quando você estiver pesquisando sobre o que fazer nas cidades não deixe de procurar sobre eventos culturais, shows musicais e eventos esportivos. Também pense no tempo de locomoção e a distância entre as atrações que você irá visitar (Google Maps será um grande aliado).

Aqui no blog eu tenho várias dicas de Toronto e outras cidades Canadenses que podem te ajudar. Tenho também uma tab chamada “Travel Journals” aonde compartilho com vocês roteiros de algumas das nossas viagens.

FAQ_diploma

8.Como faço para validar meu diploma?

Esta pergunta é super popular também, mais especificamente as pessoas me perguntam em relação à fisioterapia, que é minha formação. E eu sempre respondo que não sei certinho o processo todo, porque não validei meu diploma. Como trabalho como pesquisadora e tenho diploma de PhD na área da saúde eu não preciso validar meu diploma para trabalhar. Se eu quiser algum dia atuar como fisioterapeuta eu preciso fazer esta validação, mas como isso não está nos meus planos eu não pesquisei a fundo como é o processo.

No geral – ou seja, para todas as profissões – há associações que regulamentam as profissões aqui no Canadá (assim como no Brasil) e geralmente são elas as responsáveis por fazer a validação do diploma. No caso de fisioterapia, a associação é chamada Canadian Physiotherapy Association e o site deles é esse. Há também entidades provinciais que podem te ajudar e, no caso da Fisioterapia, temos aqui em Ontário o College of Physiotherapists of Ontario. Uma leitora me mandou este vídeo que explica certinho o processo no caso de fisioterapeutas. Tenho certeza que deve haver várias informações online sobre as outras profissões.

FAQ_cellphone

9.Qual a melhor operadora de celular? Onde encontro chip de celular para vender?

As principais operadoras em Toronto são Bell, Rogers, Telus e Fido (uma subsidiária da Rogers). Existem outras empresas como Wind, Koodo, Virgin, e MobiliCity. Certamente as melhores operadoras de celular são a Rogers e Bell, pois o sinal delas é melhor e também o atendimento é ótimo. Porém, antes de perguntar qual a melhor operadora de celular a pergunta deveria ser: qual a operadora certa de celular para mim? Isso porque a indicação da operadora vai depender totalmente do seu estilo de vida. Por exemplo, se você só vai ficar em Toronto e não pensa em viajar ou se deslocar para as cidades vizinhas pode pegar uma das companhias menos conhecidas e mais baratas, pois o sinal dentro de Toronto é geralmente bom para todas as operadoras. Se você viaja bastante ou trabalha na GTA é melhor pegar uma operadora maior e com melhor sinal (Rogers ou Bell). Outra pergunta que você deve fazer é: para que eu quero o celular? Muitas pessoas querem o celular para usar a internet então vale a pena pesquisar e ver o melhor plano para você. Geralmente as empresas possuem ligações e mensagens ilimitadas. Por fim, vale falar que a maioria dos planos pós-pagos possuem contrato de 2 anos.

No nosso caso desde quando chegamos em 2010 eu peguei um celular da Bell e não me arrependo: ótimo atendimento e sinal, especialmente quando viajamos. Como meu marido trabalha em outra cidade nosso plano dá direito a ligações ilimitadas sem pagar deslocamento por todo o Canadá e quando viajamos podemos usar parte dos dados nos Estados Unidos. De 2 em 2 anos eu posso trocar meu aparelho e pago somente algumas taxas por isso (C$100 no máximo). Nosso plano custa em torno de C$70 por celular e dá direito à ligações e mensagens ilimitadas e 5GB de internet compartilhada (entre meu celular e o marido).

Com relação ao chip, a maioria das lojas de eletrônicos e empresas vendem os chips para você colocar no seu celular. Eu não tenho conhecimento do processo. O que fizemos foi ir em uma 7-Eleven e comprar um chip pré-pago mais um aparelho baratinho por C$50 (com direito a $40 de ligação se não me engano) e deixamos este celular disponível para quando temos visitas. Sempre compramos carga quando acaba e é um ótimo jeito de se comunicar para combinar um jantar no final do dia, por exemplo. Mas o celular é bem simples e só para ligações mesmo.

FAQ_pets

10.Estou trazendo meu animal de estimação do Brasil e gostaria de saber se é difícil alugar um apartamento ou casa pet-friendly?

Estaria mentindo se dissesse que é super tranquilo arranjar apartamentos/casas pet-friendly porque não é. Mas acredito que trazer um animal do Brasil já requer um certo planejamento (clique aqui e veja como trazer seu animal do Brasil), então inclua neste planejamento a procura de casas/aptos que aceitem os peludos. Geralmente os edifícios mais amigas possuem mais restrições (i.e. não aceitam cachorros), mas isso não é regra. Todos nossos amigos que moram em apartamentos mais novos já nos avisaram que estes são pet-friendly e alguns deles incluem até espaço pet para você dar banho e tosar o animal. O que pode restringir um pouco é o número de animais, que geralmente tem limite. O ideal é sempre perguntar sobre as leis de animais do condomínio antes de fechar o contrato de locação.

Espero ter sanado as perguntas de muitos de vocês e prometo que estarei escrevendo mais FAQs em breve.

22 comentários em “10 perguntas mais frequentes que recebo no blog [Parte 2]”

  1. Oi Gaby,

    Adorei o FAQ. E aproveitando o gancho eu estou indo pro Canada em out/15 a turismo e vamos alugar um carro, tentei pesquisar sobre o preço da gasolina e em um post de 2013 vc informou 1,30 CND, qual o valor atualmente? Assim posso incluir no meu budget.

    Obrigada e parabéns pelo baby, muitaa saúde pra vcs =)

    Bjs

  2. Oi Gaby,

    Adoro seu blog e suas informações me ajudam muito. Vou para Toronto em Julho desse ano, sei que é verão, mas posso levar um par de botas na mala? ou melhor deixar no Brasil porque não há possibilidade de usá-los?

    beijos :*

  3. Olá Gaby, estou indo em fevereiro para Toronto e Quebec com minha esposa e meu filho de 4 anos, vou passar 7 dias e gostaria de saber qual melhor lugar (bairro/rua) para se hospedar em Toronto.

    Abraços

  4. Oi gabriela, meu filho esta indo em 28/05 para toronto ficar 2 meses em intercambio. Consigo comprar um chip pre q entregue aqui no brasil?

    Bjs

  5. Olá Gaby, eu e minha esposa iremos a turismo em mai/2017. Chegaremos por Toronto e depois pretendemos nos deslocar (de carro provável) pra Niagara, Ottawa, Montreal e Quebec. Pretendo me valer do meu celular para usar internet (Waze, Google e etc). Qual operadora você recomenda pra atender melhor esses lugares e plano de internet? Grato

  6. Olá Gaby, gostaria de saber se eu comprar um Iphone no Canada ele vai funcionar no Brasil? Você sabe como funciona os valores e os impostos?
    Vou em Junho passar uns dia em Toronto e Quebec, adorei o seu blog, já fiz várias anotações para mim seguir. Obrigado, abração!!

  7. Gaby,
    Vc ainda tem esse plano da Bell de $70 ? Se sim, qual é? Procurei e não achei nada parecido.
    Em relação ao preço do aparelho de troca, por $100 consegue trocar por qual celular?
    Obrigado!
    Diogo

  8. Olá. Vou passar um mês no Canadá em dezembro e fiquei com uma dúvida: vale a pena comprar o chip de celular no Brasil (o valor é bem altinho) ou no Canadá?

    Valeu, adoro seu site!

  9. Olá Gabi… Vou em abril para Toronto e gostaria de um chip pré pago com internet ilimitada para 30 dias, qual você indica? Você conhece o chip da easysim4u que é vendido no Brasil para utilização no Canadá?

    1. Comprei o Chip da EASYSIM4U, no Brasil, e quando cheguei no Aeroporto de Toronto, instalei o chip no meu celular, mas não funcionou. Aparecia a operadora e tal, mas eu não tinha internet e nem sinal de telefone (linha). Ao chegar no Quebec, fui a uma loja de celular, no shopping, e o atendente falou que “não sabia o que estava acontecendo” e que “era pra eu entrar em contato com a Easy”. Resumindo, tive que comprar um novo chip pré pago da operadora Fido. Ah, tentei entrar em contato com a Esy, mas não encontrei nenhum e-mail ou telefone para entrar em contato. Nossa, é triste isso!!!

  10. Tambem da para comprar chip de cel no aeroporto de Pearson, no Cambio da ice currency No’s terminais 1 e 3. Sao chips pre-pagos da phone box.

  11. Oi Gaby. Tudo bem?
    Encontrei seu blog pq também sou fisio e estamos pensando no processo de migração. Vc falou que trabalha como pesquisadora. Mas como vc chegou até aí? Vc fez MS ou DR aí no Canadá?

  12. Oi Gaby, tudo bem? estou indo para Toronto final de Setembro até meados de 11/out. É muito frio? que roupas de frio você me aconselharia a comprar?

    Obrigada!!

  13. Oi Gaby!!!
    Estou indo para Toronto com meu marido e filho, agora no começo de outubro. Nossos planos é de passar 4 dias por ai e depois irmos para Chicago.
    Estamos sentindo muita dificuldade em alugar carro para sair de Toronto para Chicago. Você saberia nos dizer se isso é possível?
    Adoramos seu blog!! Super útil!!!! Estamos pegando muitas dicas!!
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *