10 perguntas mais frequentes que recebo no blog [Parte 1]

Antes de falar sobre o assunto de hoje eu gostaria, do fundo do meu coração, de agradecer todo o carinho recebido após o último post. Foi incrível receber mais de 100 mensagens de pessoas que eu não conheço mas me acompanham e desejam o melhor para mim e minha família. Difícil expressar com palavras todo este carinho, mas eu tenho que agradecer aqui por todo o pensamento positivo neste momento tão feliz em nossas vidas.

Bom, agora vamos ao assunto de hoje: perguntas frequentes que recebo no blog. O blog não é dos mais populares ou acessados, mas recebo geralmente 20-25 perguntas por dia, seja por facebook, instagram ou através do tab Ask! daqui do blog. Confesso pra vocês que eu não consigo responder todas as perguntas e comentários, mas tento ao máximo trazer toda a informação que possuo pra vocês através dos posts e de respostas. Algumas das perguntas são repetitivas e foi pensando nisso que eu resolvi trazer neste post as 10 perguntas que mais recebo aqui no blog. Espero que seja útil para aqueles que me perguntaram sobre isso e não tive a possibilidade de responder ou aqueles que visitarão o blog no futuro e terão estas dúvidas. Prometo fazer outros posts semelhantes no futuro, caso seja necessário e vocês gostem deste tipo de post. Vamos as perguntas…

FAQ_Jobs

1.Quais são as possibilidades de eu conseguir emprego ai no Canadá?

Acho que esta pergunta está no TOP 3 e, infelizmente, eu não sei a resposta. Conseguir um emprego aqui depende de muita coisa – sua área, seu curriculum, seu nível de inglês, o mercado na época que você está procurando emprego, seu tipo de visto, etc – e mesmo pessoas com experiência na área, com ótimo nível de inglês e com visto de trabalho podem não conseguir emprego. Mesmo não sabendo a resposta, tenho algumas dicas para dar para vocês:

(1) Tenha inglês fluente: acredito que para você conseguir um bom emprego você deve ter um bom nível de inglês. Portanto este é um pré-requisito importantíssimo na hora de procurar trabalho por aqui (e até a resposta de uma outra pergunta que recebo frequentemente: preciso ter inglês fluente para trabalhar no Canadá?).
(2) Experiência Canadense: muitas vezes o seu primeiro emprego não vai ser aquele que você sonhou e pode ser algo bem diferente do que você costumava fazer. Toda experiência é válida e importante. Pense que a cada emprego você estará “construindo sua reputação como trabalhador no Canadá” ou, em outras palavras, adquirindo sua experiência Canadense. E isso está relacionado, por exemplo, com seu comportamento com colegas e pontualidade, o que é fundamental para que futuramente o empregador do emprego dos seus sonhos te dê aquela vaga.
(3) Adapte seu CV à vaga que você quer aplicar: não adianta mandar um CV longo para várias vagas de emprego e não adaptá-lo. Por “adaptar” eu quero dizer colocar as skills relacionadas àquela vaga em destaque, e não fazer um CV longo com cursos que não são relacionados à vaga que você está buscando.
(4) Buscas online: por aqui é bem comum procurar emprego online. Segue uma lista com alguns sites que você pode pesquisar: Workpolis, CanadaJobs, jobs.gc.ca, monster, e jobbank.gc.ca.

FAQ_Study

2. Como faço para estudar na Universidade de Toronto? Como é o processo seletivo para ingressar em uma Universidade Canadense?

Esta também é uma pergunta bem popular por aqui. Minha resposta é sempre a seguinte: cada Universidade possui seu processo seletivo e mesmo em uma mesma Universidade você pode ter processos seletivos diferentes para cada curso/departamento. O que você deve fazer é entrar em contato com o departamento que você quer estudar (undergraduation para graduação e graduation para pós-graduação) e procurar por new students ou prospective students e ver o que é necessário para você fazer sua inscrição e entrar no processo seletivo. Ainda, você sempre pode mandar um email para o departamento e perguntar sobre deadlines (datas), tuition (mensalidades), requirements (o que é necessário), etc… sempre mencionando que você é um international student.

Em 2013 eu escrevi uma série de 3 posts falando um pouco sobre a minha experiência como estudante de Doutorado e citando alguns pontos importantes que podem ajudar vocês com suas perguntas. Clique aqui, aqui e aqui para ler esta série de posts.

FAQ_Imigração

3. Como faço para imigrar para o Canadá?

Então gente, outra pergunta super popular é sobre imigração. Confesso para vocês que eu não tenho conhecimento nenhum sobre imigração, apenas tenho um pouco de conhecimento sobre o nosso processo de imigração (que eu descrevi em detalhes em uma série de dois posts – clique aqui e aqui para acessá-los). Quando eu recebo esta pergunta minha resposta é sempre a mesma: acesse o site do governo Canadense e veja em qual categoria de imigração você pode aplicar. O site é super direto e você pode escolher qual categoria você se enquadra (visitar, trabalhar, estudar, imigrar) e se a escolha for imigrar você pode até fazer um teste para ver qual categoria é a ideal para você.

FAQ_English

4. Qual é a melhor escola para estudar inglês? Você recomenda alguma escola?

Eu cheguei no Canadá em 2010 para fazer meu Doutorado e não fiz inglês por aqui. Eu acabei fazendo um curso para melhorar minha gramática e communication skills dentro da própria UofT, mas este curso era para alunos de pós-graduação em geral, internacionais ou não (como se nós fizéssemos um curso para melhorar nossa gramática em português). Então, eu não tenho nenhuma indicação de escola porque não estudei em nenhuma – e eu gosto de indicar aquilo que eu conheço. O que sei é que a UofT tem um programa ótimo de inglês para preparar alunos internacionais que pretendem estudar na Universidade mas não possuem um bom domínio da língua. Sei que o curso é bem mais caro que os demais, mas também você terá a oportunidade de “estudar” numa das melhores Universidades do mundo e poder usufruir de várias vantagens. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

FAQ_Rent

5.Qual o melhor bairro para morar em Toronto? Onde posso achar apartamentos/casas para alugar?

Em relação aos melhores bairros para morar em Toronto, eu sempre indico os seguintes posts: melhores bairros para morar em Toronto e bairros mais seguros e perigosos em Toronto. Estes posts são pouco específicos e podem te dar uma visão geral da cidade e das melhores regiões para você morar.

Se você está vindo morar por um longo período – mais de 6 meses – eu sugiro que você alugue um AirBnB ou hostel inicialmente e visite a região que você estava pensando em alugar antes de fechar o contrato (que muitas vezes é de 6-12 meses e há a necessidade de pagar adiantado alguns meses). Caminhe pelo bairro, faça o trajeto de casa ao seu trabalho/escola usando o transporte público e veja se está ok para você. Se você está vindo por poucos meses use o google maps e faça uma pesquisa da região e do acesso ao transporte público. Vale falar que quanto mais perto do centro, mais caro. Há cidades vizinhas que possuem acesso à Toronto via GoTrain e parecem ser uma boa opção (Mississauga, Oakville, Milton, etc). Há ainda a região de North York que tem acesso via metro e parece ser uma ótima opção (mais afastada mas com ótimo acesso e melhores preços).

Segue uma lista com alguns sites para você pesquisar imóveis para alugar por aqui: realtor.ca , torontorentals.com, viewit.ca, gottarent.com, 4rent.ca, realtor.com, etc. Há a opção de procurar sites de imobiliárias, pois em alguns deles você consegue achar imóveis para alugar (por exemplo, Royal Le Page e RE/MAX). Há ainda os sites Craigslist e Kijiji mas já ouvi tantas histórias de pessoas que alugaram imóveis através destes sites e depois o imóvel não existia que prefiro não indicar.

Espero que o post tenha sido útil e aguardem a Parte 2 que vai ao ar amanhã.



  • 14 Responses

    1. Mônica disse:

      Olá Gaby!
      Estou terminando meu mestrado epensandl em aplicar para um doutorado no Canadá. Qual era seu nível de inglês quando foi para o Canadá?

    2. Raphaelle disse:

      Olá, Gabi. Tudo bem? Então, ano que vem estarei terminando a faculdade de jornalismo, e pretendo me mudar para Toronto. Queria saber como é o mercado de trabalho no Jornalismo? Obrigada. Beijinhos.

    3. helen miglio disse:

      Olá , Gaby!
      Preciso de sua ajuda, se possível.
      Estarei em Toronto de 1/7/16 a 7/7/16 e gostaria de conhecer uma fazenda de lavanda ali perto. Parece q há uma próximo a niagara falls, mas não identifiquei qual. Aguardo seu contato, mto obrigada, Helen.

    4. Domingos disse:

      Oi eu não sei nada de inglês, estou me aposentando.E queria fazer um curso de inglês e quem sabe também francês.Mas, não sei falar nenhuma das duas línguas.E não quero ficar definitivo, mas quero ficar uma boa temporada.Preciso de emprego, de lugar para morar.Já li alguns posts seus.Mas queria que você pudesse dizer alguma coisa

    5. Nivian Dias disse:

      Olá estou apaixonada pelos seus posts, vou p o Canadá em janeiro, mas quero ficar p morar, como tenho um filho de 9 anos tenho medo de ficar ilegal, meu mano é legal ai, estou indo como turista, como faço p aplicar e ficar por mais tempo?

    6. Rosana disse:

      Olá , Gostei muito das suas dicas. Quero passar uma boa temporada estudando no Canadá , tenho dois filhos, como é possível eles estudarem ? As escolas públicas aceitam qq. aluno? O que é necessário? Obrigada
      PS. As idades são 16 e 12 anos.

    7. Mayra disse:

      Tenho vontade de morar
      No canada com meu marido e minha filha! Vamos manter contato? Gostaria de dicas e esclarecimentos! Obrigada

    8. Marluz Gruner disse:

      Oi Gabi! Então eu li o texto da Mel, que é fisioterapeuta aí no Canada, tbém trabalho com fisioterapia aqui no Brasil, mais precisamente em Curitiba Pr. Gostaria de saber se a prova que faço para obter a licença é similar a uma prova de especialidade? Se nesta prova todas as áreas da fisioterapia são questionadas? Já que há 17 anos trabalho numa área específica chamada RPG, reeducação postural global. Trabalho aqui numa clínica particular. è possível para o imigrante locar uma sala e atuar? Agradeço desde já sua atenção! Felicidades Marluz

    9. Fabiana disse:

      Adorei, vc é muito boa e nos trás muita experiência.

      Obrigada pelo seu tempo!

      Fabiana Knipl

    10. Leonardo Neto disse:

      Muito Bom, o post!!! Pessoal, pro favor compartilhe esse post. Material com essa qualidade deve ser divulgado no twitter, facebook (Perfil, grupo, e fanpages), google, linkedin. Eu acredito na divulgação das boas informação e para estimular a autora a continuar escrevendo matéria tão ricas.

    11. Nayda disse:

      Ficou muito bom o post, ansiosa pelo próximo!! São tantas dúvidas pra quem ainda está aqui no Brasil pesquisando.

    1. 20/05/2015

      […] como aluguel de carro, validação de diploma, turismo, e planos de celulares. Não deixe de clicar aqui e ver a primeira parte deste post com as perguntas 1-5 relacionadas à trabalho, imigração, […]

    2. 24/06/2015

      […] falei para vocês aqui no blog que uma das perguntas que eu mais respondo é “qual é o melhor bairro para eu morar […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *