Projeto 6 on 6 Canada | Maio 2015: Primavera

6on6logoRED

Este ano tivemos um dos invernos mais rigorosos da história e a primavera chegou tímida, com temperaturas ainda negativas e até neve. Somente na última semana de abril que as temperaturas “firmaram” e que pudemos sair de casa sem roupas de inverno (mas ainda com algum casaco um pouco mais grossinho à mão). Confesso para vocês que esta “primavera atrasada” me deixou um pouco preocupada com o 6 on 6 deste mês, já que as árvores só começaram a florecer no ínicio de maio (poucos dias atrás) e a cidade não estava necessariamente fotogênica. Por isso, corri no final de semana passado para bater algumas fotos para este 6 on 6, mas – como vocês vão notar nas descrições das fotos – ainda assim irei trazer algumas fotos de primaveras passadas, para mostrar como Toronto fica incrivelmente linda nesta época do ano.

Foto #1: O “clima” de Primavera começa bem antes dela chegar

Bati esta foto da vitrine de uma papelaria no meio de abril deste ano, em um dia com temperatura de -1C. Eu estava com um blusão de lã e morrendo de frio, e bati a foto com certo sarcasmo (ou seria frustração a palavra certa) pois a primavera não estava sendo nada sweet; pelo contrário, estava sendo fria e seca. Acho que depois de um inverno rigoroso todos estão tão ansiosos para a chegada da primavera mas, como disse para vocês, ela não chega aqui em Toronto antes do final de abril – nos 5 anos que moro aqui nunca vi o clima “esquentar” e ficar “agradável” antes do meio de abril, mas a cidade já começa a entrar no clima de primavera quando o dia 21 de março chega, mesmo quando as temperaturas estão frias.

IMG_0754

Foto #2: Cherry Blossoms do High Park, as árvores mais famosas de Toronto

Em 1959 o Japão presenteou o Canadá com 2000 árvores cerejeiras para agradecer e desde então essas árvores lindas tornaram-se símbolos da cidade. Elas florescem uma vez no ano (geralmente entre abril e maio) e ficam abertas de 4 a 10 dias, dependendo do clima (se chover ou ventar muito as flores podem cair antes). Este ano a abertura das flores está prevista entre 6-8 de maio. Vale a pena visitar o parque nesta época mas prepara-se, o High Park fica LOTADO nos dias que as cherry blossoms estão com flores. A foto abaixo foi batida em 2013, o único ano que vimos as árvores floridas (sempre tiramos maio para viajar, mas este ano estaremos aqui e iremos vê-las e postar tudinho aqui para vocês).

gabynocanadacherryblossomssunday3

Aliás, vale acrescentar aqui que não é só o High Park que possui Cherry Blossoms em Toronto. Você pode encontrar aonde estas árvores estão espalhadas em Toronto clicando aqui. Um dos lugares mais lindos é o jardim ao lado da Robarts Library na UofT, que eu mostrei aqui para vocês.

Foto #3: O canto dos passarinhos

Um dos indicativos que a primeira chegou para ficar são os passarinhos, ou melhor, o canto dos passarinhos. Um belo dia você começa a ouví-los e ai você percebe que a primavera chegou para ficar. Você pode pensar: “como eu vou notar que os passarinhos estão cantando em um dia e no outro não?”. Eu juro para vocês que você nota, e é incrível a diferença que faz (e como eles surgem em todos os lugares). Lindo de ver e de vivenciar!

DSC_2024

Foto #4: Os pátios estão abertos

Já contei aqui para vocês que patio season é a época do ano que os restaurantes daqui colocam mesas nas ruas para que seus clientes possam usufruir do clima gostoso desta época do ano. Patio season é a cara da primavera e é muito bom ver as pessoas sentadas nos pátios tomando uma cerveja, curtindo um happy hour ou jantando. Olha, faz tempo que não batemos fotos nos patios, e esta foto foi batida a uns 2 anos atrás em um pub na Bloor Street West – em abril. Eu adoro esta foto pois o lugar super acolheu Jojoe, e eu adoro patios pet-friendly.

IMG_0598

Foto #5: Flores antes das folhas

Como boa Brasileira eu sempre achei que somente algumas árvores possuíam flores e estas flores nasciam uma vez no ano para acompanhar as folhas, que sempre estão presentes nas árvores. Porém aqui no Canadá (com o inverno rigoroso e as árvores secas) eu aprendi que quase todas as árvores possuem flores e muitas destas flores nascem primeiro, para depois das lugar às folhas. Procurando uma explicação científica (eu sou pesquisadora gente, então sempre acabo procurando artigos científicos) descobri que o comportamento normal das árvores é aquele que somos acostumados no Brasil: folhas primeiro e flores depois. Porém, em algumas árvores as flores surgem primeiro para atrair mais insetos além de facilitar a polinização. Há ainda o fator clima, que pode alterar esta sequência. A foto abaixo foi batida ontem, no norte de Toronto, aonde as árvores florecem mais cedo (do que o sul, ou a região do lago, aonde moramos). Acredito que até o final da semana poderemos ver mais árvores com todas as flores abertas, pois a previsão do tempo é calor, muito calor (oba!).

IMG_2506

Foto #6: Uma Toronto diferente

Não adianta, depois de 6 meses de frio e paisagens sem muita cor a chegada da primavera traz as flores e um novo clima para a cidade: as pessoas ficam mais felizes, animadas, tudo é motivo para sair, para comemorar, para fotografar. Eu gosto do inverno mas realmente é a partir da primavera que a cidade ganha outros ares, e eu adoro! A foto abaixo foi batida neste domingo, 3 de maio, e ilustra perfeitamente o que estou querendo dizer.

IMG_1097

Curiosos para ver a primavera nas outras cidades Canadenses? Então não deixem de conferir as fotos das outras blogueiras Brasileiras que moram em 6 lugares diferentes do Canadá e participam deste projeto:

Canada_6on6_GNC

Colorida Vida (Ana Paula, Vancouver)
Vida na Gringa (Lana, Edmonton)
Tchê Canadá, Uai! (Jaque, Regina)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Na terra da lua virada (Lidia, Montreal)

Beijos a todos e até o próximo 6 on 6, em 6 de junho (e o tempo voa!…)



  • 5 Responses

    1. Por aqui em Hamilton está bem bonito de se ver também. Cada vez que andamos na rua vemos uma flor que não tínhamos visto no dia anterior. Com certeza a primavera já se tornou a nossa segunda estação do ano preferida, ficando atrás apenas do outono.

    2. Aqui em Dublin também tem cerejeiras e elas são liiiiiiiindas, pena que por causa da ventania aqui logo elas caem das árvores! :/
      Também percebi a presença dos passarinhos – aqui tem um de calda azul liiiindo e um outro pequenininho chamado robin, coisa mais fofa! <3

    3. Ana disse:

      Sim! Passarinhos!!!! É impressionante como eles começam a cantar na primavera mesmo! E a florada das cerejeiras pode acontecer mais cedo em regiões menos frias do país, como é o nosso caso aqui em Vancouver. 😉 bjs!

    4. Lidia disse:

      Ah, eu morro de vontade de presenciar cerejeiras em flor… Até onde sei, aqui em Montreal não temos. E cara, esse lance dos passarinhos é a mais pura verdade! De um dia pro outro passamos do silêncio invernal para cantoria linda o tempo todo, muito lindo! <3

      Beijos

    5. Lana disse:

      Flores, flores, flores. Aproveite a Primavera Gaby. Lindo de viver!

    1. 10/05/2015

      […] na gringa (Lana, Edmonton) Tchê Canada Uai (Jaque, Regina) Gaby no Canadá (Gaby, Toronto) Like a New Home (Adriane, Ottawa) Na terra da lua virada (Lidia, […]

    2. 17/06/2015

      […] postou sobre as flores e o período da primavera em Toronto, que deixa tudo tão mais lindo. Já estou há alguns meses aqui e, sem dúvida, a primavera já é […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *