Pular para o conteúdo

O dia da bandeira Canadense

Quem ai foi surpreendido hoje no google Canadá com o seguinte layout?

Screen-Shot-2015-02-15-at-9.43

Bem, eu fui surpreendida (afinal, o Dia do Canadá é dia 1 de julho). Descobri que o motivo é que hoje a bandeira Canadense faz 50 anos. A Bandeira do Canadá (em inglês: Maple Leaf Flag; em francês: Unifolié; em português: Bandeira da folha de bordo) foi criada em 15 de fevereiro de 1965 – dia adotado para comemorar o Dia da Bandeira do país. Além disso, a bandeira foi criada também para celebrar o centenário do Canadá, que ocorreria em 1 de julho de 1967. A criação da bandeira envolveu a participação de várias pessoas – Gunter Wyszechi, com a coloração, Jacques Saint Cyrile, com a folha de bordo estilizada, e George Bist com as proporções, foram os responsáveis pelo símbolo nacional, e membros de um comitê do Parlamento do Canadá, liderada pelo então primeiro-ministro canadense, Lester Bowles Pearson (sim, a pessoa que deu nome ao aeroporto de Toronto), defensor assíduo da nova bandeira canadense. O crédito da criação da bandeira é do comitê parlamentar.

IMG_1793

A antiga bandeira do Canadá é a origem das atuais bandeiras de Ontário e de Manitoba – que mudaram suas bandeiras em 1967, cujos governos provinciais não aceitaram a nova bandeira nacional, mudando suas bandeiras como uma forma de protesto. Antes da bandeira atual, o Canadá usou outras bandeiras como símbolo de seu país, incluindo a bandeira da Inglaterra.

Bandeiras_Canada

Mas, qual o significado da bandeira? Vermelho e branco são as cores nacionais do Canadá desde 1921 (quando foram proclamadas pelo Rei George V sob a recomendação do Governo canadense). bandeira é descrita como um quadrado branco, que representa o território Canadense e duas barras laterais vermelhas, que representam os oceanos Pacífico e Atlântico. No centro do território fica a maple leaf, que é a árvore símbolo do Canadá e representa as matas do país cobertas destas árvores.

Flag_of_Canada

DSC_6108

Vale comentar que o dia da bandeira no Brasil é 19 de novembro e nossa bandeira já tem 126 anos. Clique aqui e veja a história da bandeira do Brasil.

6 comentários em “O dia da bandeira Canadense”

  1. Olá Gaby,

    Gostaria de agradecer pelas dicas do seu blog. Fiquei uma semana a trabalho em Toronto, na semana passada (também sou pesquisadora da área biomedica).
    Nunca tinha visitado a cidade e muito menos enfrentado temperaturas tão frias! Adorei seus posts sobre o que vestir, restaurantes, compras e como circular com os trens e ônibus. Também entendi a preferência deles pelo Tim Hortons ao invés da Starbucks, rs!
    Beijos e obrigada!

  2. Olá Gaby, boa noite!
    Adorei os seus posts! Muito bom conteúdo!
    Meu grande sonho é conhecer o Canadá. Estou acompanhando seu blog, porem nao tenho Face. Poderia por gentileza deixar seu contato para nos falarmos? Penso tao logo estar aí! Um beijo! Obrigada pela atençao! Att., Fernanda

  3. Adorei sua explicação sobre a bandeira, passei um mês entre Quebéc e Montréal, estou apaixonada , gostaria muito de morar lá mas não aguentaria o frio do inverno. Votei quinta-feira passada e já estou com saudades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *