Pular para o conteúdo

Onde esquiar próximo a Toronto: Blue Mountain ou Mount St Louis Moonstone?

IMG_4623

O inverno está chegando e junto com ele começa a temporada de ski. Não sei quanto a vocês mas eu, que não sou nada esportiva, me surpreendi pois adorei aprender a esquiar e curto muito estar em contato com a natureza e fazer um esporte bem divertido na companhia do meu marido (que ama snowboarding). Ao redor de Toronto há poucas estações de ski – e elas não são nada grandes comparadas às famosas americanas (como Vail, Park City) ou até mesmo Mt Tremblant (que fica na província de Québec). Porém, se você estiver por aqui no inverno é uma ótima oportunidade de testar este esporte e, quem sabe, você irá se supreeender e gostar tanto quanto eu me surpreendi e gostei.

IMG_4553

Conforme já escrevi aqui no blog, há 2 estações dentro de Toronto (super pequenas, pois obviamente Toronto é bem plana e estas estações são mais para você brincar do que praticar o esporte). Porém, há algumas opções boas ao redor de Toronto, conforme também já escrevi aqui no blog). Dentre estas estações de ski que você pode passar 1 dia e voltar para Toronto as minhas preferidas são Blue Mountain e Mt St Louis Moonstone.

DSC_6672

Resolvi fazer uma tabela comparando as principais características das duas:

BlueMountain StLouis
Distância de Toronto 155km – 2h36 de carro 128km – 2h03 de carro
Número de Pistas 42 36
Número de Lifts 9 lifts + 5 magic carpets 9 lifts + 3 magic carpets
Parques 2 terrain parks e 1 superpipe 3 terrain parks e 2 superpipes
Horário de funcionamento 9am-10pm 9am-9pm
Preço do lift C$64 + taxes C$56 + taxes
Aluguel do equipamento C$47 + taxes C$40 + taxes
Aluguel de roupa Winter jacket C$16, pants C$16, gloves C$10, googles C$10 Não possui
Pacote para iniciantes* C$105 + taxes C$69 + taxes
Aonde comer 27 diferentes opções de restaurantes/cafés/bares 1 cantina com poucas opções
O que mais fazer? Vila, shopping, spa, patinação, montanha russa Há apenas a montanha
Hospedagem 5 tipos de hospedagem e mais de 15 hotéis Apenas em Barrie, 35km de distância da montanha

* Inclui apenas ficar nas pistas verdes + 1 hora de aula + aluguel de equipamento

IMG_4578

IMG_0181

Se você olhar o número de pistas e a estrutura para ski as duas montanhas se assemelham muito. Em relação aos valores, Blue Mountain é um pouco mais cara. E em relação à estrutura, Blue Mountain é super linda, com uma vila e restaurantes e Mount St Louis Moonstone não possui estrutura além da montanha de ski. Porém, Blue Mountain é lotada durante o inverno e isso acaba sendo um pouco chato, especialmente se você está aprendendo.

Se você for passar o dia com um grupo de amigos e o objetivo de todos é esquiar, vale ir para Mt St Louis Moonstone: pistas largas, não tão lotadas e preços melhores. Você nem vai se preocupar com shopping, vila, almoçar porque o objetivo da viagem é esquiar. Vale falar que o pacote de iniciantes em Mount St Louis vale super a pena e por C$69 + taxa você tem direito a estrada na montanha, 1 hora de aula e aluguel de equipamento (só irá precisar ter a roupa). Agora, se você vai em um grupo e algumas pessoas querem esquiar e outras querem passear, ou você mesmo não sabe se irá esquiar ou só quer “visitar” uma estação de ski, seu destino deve ser Blue Mountain (clique aqui, aqui e aqui e veja posts falando sobre as atrações de Blue Mountain). Vale falar que em ambos os locais geralmente passamos um dia e, apesar do dia super longo, chegamos em casa felizes e realizados. É muito bom curtir o dia na montanha!

IMG_4517

Para maiores informações:
www.bluemountain.com
www.mountstlouis.com

22 comentários em “Onde esquiar próximo a Toronto: Blue Mountain ou Mount St Louis Moonstone?”

  1. Ei Gaby!
    Que delícia de lugar! Morro de inveja de quem sabe esquiar. Não tive srestaurouminha primeira experiência. Estava em Ushuaia-Argentina tentando aprender esqui de fundo quando sofri uma queda sobre uma área com gelo e fraturei uma vértebra sacral. Não tive mais coragem de tentar. Mas adoro neve e o ambiente de estações de esqui.
    Já acompanho seu blog há uns dois anos, mas resolvi ler desde o primeiro post e concluí hoje. Meus parabéns pelo blog, pelo seu doutorado, pela sua dedicação a tudo a que se propõe a fazer. Adoro o Jojoe. Sou avó de cachorro! Hanna (akita) e Flicka (lhasa-apso) são as peludas da minha casa. São dos meus filhos.
    Continuarei acompanhando seus relatos de vida no Canadá e curtindo Toronto, uma cidade pela qual me apaixonei.
    Um abraço, Bárbara

  2. Gaby! Como vcs foram rápidos…em um dia estão se aventurando em pistas imaginárias no High Park e no outro já estão esquiando novamente. Estou louca para ir esquiar aqui no Canadá e adorei a dica de Moonstone, pois só tinha ouvido falar de Blue Mountain aqui perto. Como estava a neve? Muitas pistas fechadas ainda? Super beijo e obrigada mais uma vez por compartilhar suas experiências 🙂

  3. Gaby, estou indo esse final de semana para Mt. St. Louis com o High Park Ski Club. Achei bárbaro a proposta deles, pois eles fazem viagens pra lá e outras estações em Ontario includindo o transporte e aula com instrutores do clube – como eles compram os lift tickets no “atacado”, dá pra comprar os lift tickets com eles também e ir de carro. O “test drive” desse final de semana (não precisa ser membro do clube) saiu $77 com o transporte. Achei bem legal, fora que a gente acaba fazendo amizades também, né?

  4. Oi Gabi, estou indo para o Canadá agora em fevereiro e estava querendo ir de Quebec a Toronto de carro! O que vc acha? Como ficam as estradas? Melhor ir de avião? Obrigada

      1. Olá para vcs! Então, se você tiver datas flexíveis pode sim ir de carro. Vou explicar: no inverno as rodovias estão sempre limpas, mas no momento que esta tendo uma nevasca o ideal não é estar na estrada. Se você marcar sua viagem para um dia e naquele dia nevar forte você deve ter um plano B. Outra coisa, sempre é legal já ter uma experiência em estradas internacionais para ficar mais tranquilo. E se as condições estiverem ruins – i.e. Muita neve e pouca visibilidade – não da para ir (plano B). Nunca tivemos que cancelar uma viagem, mas sempre chegamos mais tarde ou no outro dia. Espero ter respondido a pergunta de vcs

  5. Olá Gabi, já deixamos comprado o season pass e fomos para o Blue Mountain semana passada, minha família e eu exploramos todas as pistas e realmente sem comparação com as montanhas de Colorado. Mas melhor isso do que nada para nós, recém chegados e futuros residentes. Abçs.

  6. Ei Gaby!!!

    Estou planejando fazer um mestrado no Canadá, como vc fez doutorado e já lecionou aí, você sabe onde eu encontro um modelo canadense de projeto de pesquisa? E informações sobre a ABNT canadense?

    Muito obrigada!!!! Xo

  7. Essa dica está completa… muito legal! Vc recomenda algum lugar em Toronto onde se possa comprar roupas para o inverno com um preço razoável? Obrigado!

    1. Ola Maíra,
      Obrigada pelo recado.
      Acho difícil… as estações abrem sempre em dezembro mas eu não diria ser impossível, já que pode ser que em algum ano neve muito e eles abram antes.

  8. Oi Gaby, tenho uma pergunta: Eu não consegui reservar ingressos on-line para visitar a Blue Mountain, você sabe se lá eles vendem ingressos sem reserva na hora para esquiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *