Pular para o conteúdo

Meu último dia como estudante da UofT

IMG_7297

Quem me acompanha no facebook, instagram ou twitter sabe que semana passada – mais precisamente quarta-feira dia 24 de setembro de 2014 – eu fiz minha última defesa de Doutorado, me tornei PhD e fechei meu ciclo como estudante da Universidade de Toronto. Foi um dia muito esperado e planejado por mim: muito estudo, muito treinamento e muita ansiedade, para dar o melhor de mim e fechar com chave de ouro esta etapa tão importante na minha vida profissional.

Como foi um momento bem emocionante eu fiquei pensando como poderia escrever um post aqui no blog contando tudo que aconteceu. Então, resolvi que não iria escrever nada, mas fazer um VLOG e mostrar pra vocês em vídeo como meu dia foi. Gravei todas as cenas com meu celular (então não esperem uma grande qualidade), eu não fiz maquiagem, não me preocupei com o fundo ou com a luz – foi mesmo um bate-papo sobre este momento tão importante da minha vida acadêmica mesmo. Comecei a gravar ainda em casa – de manhã, enquanto me preparava – e na Universidade antes e depois da minha apresentação. Espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar um recado contando o que vocês acham (se querem mais vlogs, se acham melhor meus textos, ou a combinação dos dois, etc).

 

A minha segunda defesa – chamada de Senate – foi fechada, ou seja, somente eu, os membros da minha comissão científica e os examinadores externos poderiam assistir e durou quase 3h30 (começou a 1pm e acabou 4:20pm). Eu fiquei exausta, mas valeu passar por esta experiência e receber elogios de um trabalho totalmente desenvolvido por mim (desde sua concepção até a análise de dados).

O local aonde eu apresentei não poderia ser mais perfeito e mais histórico: Macdonald-Mowat House. A casa foi construído em 1872 em estilo imperial francês por Nathaniel Dickey, o fundador da empresa Iron Toronto. Sir John A. Macdonald, primeiro primeiro-ministro do Canadá, comprou a casa em 1876 e viveu lá de 1876 à 1878. Macdonald foi proprietário do imóvel até 1886, sendo que a casa também foi ocupada por seu filho, Hugh John, de 1879 à 1882. Outro primeiro-ministro do Canadá – Exmo. Oliver Mowat – comprou e ocupou a casa até 1910, quando esta foi vendida para a Knox College e mais tarde incorporada à Universidade de Toronto.

IMG_7285

IMG_7287

photo-1

Depois da apresentação fui convidada pelo meu orientador (juntamente com os membros do meu comitê científico) para brindar minha conquista em um lugar da Universidade de Toronto chamada de Faculty Club, um clube dos professores da UofT que tem restaurante, bar e local para festas. O clube não é aberto para o público e somente sócios (i.e. professores da UofT) podem frequentá-lo ou trazer convidados. Foi um momento muito relax e o primeiro momento tranquilo da semana. Ah, vale lembrar que ganhei uma sobremesa linda com os dizeres “Congratulations Gabriel” (Parabéns Gabriela em Português) – a pronúncia que a maioria dos Canadenses falam meu nome fica sem o último “a”, ou quando eles falam corretamente o nome sai com dois Ls (Gabriella). Já estou super acostumada que eu nem me preocupo mais…

photo-2

Como disse anteriomente este é o final de um ciclo, de 4 anos vividos intensamente que me trouxeram muito aprendizado e muitas conquistas. Quando decidi aplicar para fazer meu doutorado na UofT eu não tinha certeza que iria ser aceita… e quando fui aceita na Universidade não tinha certeza do que iria acontecer. Mas a cada dia estudando na UofT e morando em Toronto certezas iam surgindo: a certeza de que estava fazendo algo que iria aumentar demais meu conhecimento científico, a certeza que meus estudos iriam contribuir para a literatura científica e o bem-estar de pacientes cardíacos, a certeza de que melhor treinamento e aprendizado eu não poderia ter, a certeza de que toda esta vivência iria também mudar minha maneira de ver o mundo, a certeza de que estava vivendo dias intensos, os melhores que já havia vivido. Sofri, estudei, errei, acertei, errei novamente e aprendi muito, muito mesmo. Fecho este ciclo feliz e abro um novo repleto de esperança. Obrigada por todo o carinho e aguardem novidades.

Defesa-2-Phd

65 comentários em “Meu último dia como estudante da UofT”

  1. Wow! Gaby! Que dia hein? Que semana! Que ano e que anos! Fico (e ficamos – Léo) muito felizes por você! Essa conquista com absoluta certeza é fruto de muita dedicação e esforço, comprometimento, certeza de que olhar pra frente é sempre o caminho, e que olhar pra traz somente para aprender com os erro e não para se arrepender! Você é uma inspiração (já falei isso umas 500 vezes mas não me canso). Queria parabenizar seus pais, primeiramente, por abraçarem a ideia lá no início (quando você me salvava com suas mãos mágicas colocando minha coluna no lugar rsss) porque sem o apoio deles com certeza 99% seria algo muito muito doloroso e díficil. Um abraço forte de parabéns também para o Juliano! Esse maridão, companheiro, que te aguenta (porque como uma pessoa que também fala pra cacete sei que não deve ser fácil te aguentar toda hora rss), sem a presença do Ju e do Jojoe ai sua vida teria sido 99% insonsa! Eles lhe dão ainda mais vida e mais brilho! Parabéns a eles. Um beijo e um abraço apertado e demorado em você! Parabéns por essa conquista, por acreditar no teu projeto até o fim, por persistir nesta vida louca, e POR FIM por nos dar a possibilidade de acompanhá-la mesmo de longe! SUCESSO E MUITAAAAAAAASSS FELICIDADES!! 😉 Beijão da Lena e do Léo

    1. Obrigada amiga…. fiquei emocionada com sua mensagem. Aliás, você sempre me apoiando, em todos os momentos (bons e ruins)… és uma amiga mais que especial, daquelas que eu posso contar nos dedos das mãos que estão SEMPRe comigo. Todo o carinho e admiração é recíproco e tenho certeza que daqui a 4 anos SERÁ VOCÊ brilhando e feliz lá em Londres. Beijão e boa semana! Obrigada mais uma vez. Ah, e sim, falamos muito! hehehehe

  2. Parabéns, Gaby, eu estou a gantinhar com o Mestardo aqui na Univirsidade de Québec em Chicotimi e sei que não facil estudar e escrever uma tese de Doutorado na Lingua que não é nossa, sou seja que não a Materna, Sou Angolano e sempre sigo os seus blogs e em nome de Angola meu Pais e da Africa, te desejos felicidades e sucessos para sempre, és um exemplo à seguir e acredite, os seus blogs fizeram me sonhar com o canada e até que consegui vir este ano estudar aqui e depois sonhar com a residencia permannte. Parabens, afinal é possivel chegar lá.

  3. aahhah Valeu!! =) Juntas na lama porque Jesus nos ama! (hahahahah). Bah guria.. se eu ti falar que enquanto estava vendo teu vídeo senti um frio enorme na barriga .. pensando meu deus do céu! Sim, espero que eu sobreviva a loucura e consiga vivenciar este momento daqui a 4 anos rss =P Bjooo bjooo

  4. Parabéns Gaby e que venham novos desafios e novas conquistas. Parabéns também ao maridão pois tenho certeza de que o apoio dele foi essencial para o sucesso dessa grande empreitada.

  5. Gaby, acompanho diariamente teu blog pois admiro muito tuas fotos e o que escreves. ADOREI o vídeo. Acompanho vários vlogs e sempre quis um teu!!! Continua fazendo vídeos que todos nós adoramos!!!! Parabéns pela conquista do teu PhD!!!

  6. Parabens, Gaby!!! Consigo imaginar sua felicidade e alivio! Eu curti o video e acho q voce deveria fazer mais sim 😉 bjao e o Jojoe é ummm lindo!!!!!

  7. Gaby! Parabéns pela conquista! Quero dizer que adorei o vídeo, pois deu para sentir toda a sua expectativa e emoção daquele dia tão especial! Foi muito legal mesmo!! Pode continuar com os vídeos sim!! Adorei!
    Mais uma vez, parabéns e muito sucesso para você!

    Abs,

  8. Que linda Gaby… adorei você ter feito este vídeo! Assim sentimos você mais perto da gente e podemos sentir sua emoção!
    Sei que realmente foram anos muito intensos, de muito estudo e dedicação, mas principalmente, que você fez com muito amor e curtiu cada momento… e isso que acho super bacana!
    Te desejar parabéns é pouco diante de tudo que conquistasse! Mas como faltam palavras, parabénssss dinda!!!! Você merece tudo de bom que está vivenciando!
    Desejo que você continue colhendo os frutos de tudo de bom que tem feito até agora e que vocês continuem sendo muito felizes aí no Canadá! Um Beijão!

  9. Congrats, Gaby!!! Adoro seu blog e fico muito feliz ao ver suas vitórias!!! Posta mais vídeos!! Que tal um do seu dia-a-dia, melhor, do novo dia-a-dia. Um passeio com Joe, na linda Toronto!! As paisagens lindas dessa cidade que encanta! Bjoooos

  10. Olá Gaby, tudo bem???

    acompanho o blog, e as vezes te deixo alguns recadinhos…
    venho hoje para lhe parabenizar… adorei o vídeo, realmente foi muito emocionante…
    apesar de não nos conhecermos… alias vc não me conhece… mas eu qse me sinto parte da família…afinal… acompanho o blog a muuuuito tempo… rsrsrsrsrsrsrrs (a intima…rsrsrsrsr)
    Meus parabéns, e que mais sonhos sejam criados, e assim como esse sejam realizados…!!!!

    Bjus
    =)

  11. PARABÉNS por mais essa conquista. Curta e comemore muito pois você merece, afinal, toda dedicação e persistência que teve até aqui não é para qualquer um… Como você sabe, acompanho seu blog desde o início e vejo o quanto ama sua profissão por acreditar que ela e seus conhecimentos possam transformar o mundo em algo melhor. Que Deus ilumine sempre sua vida para que seus conhecimentos dêem mais e mais frutos. Gosto muito de uma frase do meu colega de profissão Jose Bleger (psicólogo argentino) e acha que se aplica nesse momento: “(…) O mais importante em um campo científico não é o acúmulo de conhecimentos adquiridos, mas a utilização dos mesmos como instrumento para indagar e atuar sobre a realidade. Existe uma grande diferença entre o conhecimento acumulado e o utilizado: o primeiro aliena ( inclusive o sábio); o segundo enriquece a tarefa do ser humano”.
    Tenha certeza que com essa conquista, você enriqueceu o mundo e o ser humano. Parabéns e sucesso!! Bjs, Cris

  12. Parabéns pelo seu sucesso! Foi ótimo ouvir e ver vc falar, não conhecia sua voz, nem sua fisionomia ao falar, agora conheço a sua voz e o latido do seu bichinho. Grande conquista numa grande universidade e em um excelente país.
    .

  13. Parabéns Gaby por essa vitória! Como foi emocionante ler e depois ouvir o seu depoimento! Tenho certeza de que a partir de agora você vai colher os frutos de todo seu empenho e dedicação nesses 4 anos. Sua trajetória tem sido inspiradora para mim e para muitas pessoas que carregam no peito o desejo de estar aí, no Canadá, desenvolvendo projetos como o seu! Obrigado por compartilhar seus sonhos, suas alegrias (e tristezas também), o seu dia a dia, suas aventuras, suas lindas viagens. Obrigado por tornar o Canadá ainda mais lindo e apaixonante!
    Já comentei em outro post (não lembro exatamente em qual deles), mas sou médica, pediatra, louca pelo Canadá e com um desejo enorme de viver tudo isso! Quando conheci o seu blog, me apaixonei e, desde então, o tenho acompanhado.
    Gostaria de deixar um texto, na realidade um versículo bíblico, que amo demais!
    “A vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Prov. 4:18
    Seu dia perfeito chegou! Parabéns!

  14. Eu curiosa vi ontem antes de dormir!! Mas só agora deu tempo de vir comentar heheh
    Parabéns pela conclusão do doutorado Gaby, tu merece todos os méritos!
    Não são todas as pessoas que tem coragem de correr atrás dos seus sonhos e lutar para realizar eles, aliás, são pouquíssimas, te admiro muito por isso. Mudar de país e deixar “tudo pra trás” pra uns parece loucura, pra mim parece uma aventura/nova etapa, daquelas que se a gente olha pra trás, faria tudo de novo, então eu acho que “bem que tu fez” de ir atrás de tudo isso, tenho certeza que só vai continuar te trazendo felicidade e sucesso!
    O vídeo ficou super legal!!
    Que venham muitas alegrias nessa nova etapa da tua vida, beijoss

    Samanta.

  15. Adoreii o video Gaby!! Ficou otimo e adorei a abertura tambem!
    Achei a sua voz bem diferente mas bem o seu jeitinho de falar mesmo hehe
    Muito legal sentir um pouquinho da sua emocao… nao cansarei de te dar parabens!!
    Com certeza foi resultado do seu compromentimento, organizacao e um trabalho muito bem feito como eu vejo que voce faz perfeitamente. Por essa e por muitas outras que te admiro muito.
    Encerramento de uma etapa cheiaa de alegrias e aprendizados mas com certeza o inicio de outra ainda mais prospera e de sucesso!!
    Beijoo

  16. Que lindaaaaa, Gaby!! Super parabéns por essa enorme vitória e conquista!
    Mesmo não estando ao seu lado fisicamente, estive te acompanhando pelo blog durante este tempo e confesso que fiquei muito emocionada lendo seu post (inclusive com lágrimas nos olhos rsrs). Você se esforçou demais, batalhou, não se abateu, seguiu em frente… e agora aí está o começo de toda sua recompensa!
    Você é um exemplo para muitos, inclusive para mim. Este ano eu consegui realizar um de meus sonhos, que era estudar inglês no Canadá. Agora estou sonhando mais longe: fazer pós-graduação no exterior também. E para isso em específico você está sendo um grande exemplo para mim. Com garra e força de vontade, espero conseguir chegar lá também 😀
    Parabéns mesmo Gaby, você merece todos os méritos! E boa sorte nesta nova etapa de sua vida, que com certeza também será de muito sucesso e muita alegria!
    Beijos!

  17. Gaaabiiiii! Puxa, que vitória, hein? Estou muito feliz por você e foi maravilhoso ver tua expressão de felicidade antes e depois da última defesa.
    Como sempre te falo, és um grande exemplo para mim!
    Parabéns pela conquista e que Deus ilumine teus caminhos para que obtenhas muitas outras alegrias na vida!

  18. Ai que emoção!!! Esse dia é esperado por todo mundo. Eu mesma já te chamava de minha PhD favorita há anos! hehehe Sempre foi, sempre será.
    Que honra, hein? Só para os VIPs ir ao bar exclusivo com os profs e membros da banca, achei digno. E amei a sobremesa comemorativa, que lindaaa!
    Adorei o vídeo, até me emocionei. Quem acompanhou toda essa trajetória por aí sabe o quanto vc mereceu esse título e mais essa vitória. Muita alegria, Gaby! Morro de orgulho! Parabéns mil vezes, você merece <3

    Jojoe!!!! Lindeuso! Que saudades!!!

    Adorei o VLOG, e digo: FAZ MAIS!!! Das viagens, dos locais, dos passeios de final de semana, da DOLLARAMA, hahahaha

    Beijos mil e parabéns pra minha PhD favorita!!!

    1. Obrigada pelo carinho de sempre Lê, você sempre me incentivou durante todos esses anos. Obrigada de coração. Eu vou tentar me aperfeiçoar nos vlogs, eu fiquei mexendo na cadeira, não sei me maquiar e até estava comendo na primeira parte do vídeo (hehehe). Quem sabe você não me ajuda – já que é profi – e ai gravamos uma série de vídeos aqui em Toronto em uma proxima visita hein? Seria demais! Beijos mil!

  19. Ah Gaby! O que te dizer? Precisamos de mais pessoas assim: determinadas, otimistas, com objetivos que vão além dos pessoais. Você é inspiração! Que venham novos desafios e muitas alegrias neste país único que te acolheu, que vocês escolheram pra morar e que eu mooooorro de saudade!
    Obs: O VLOG ficou muito bom, mas os textos que você escreve, eu adoro! Beijo no seu coração e toda sorte do mundo!

  20. Parabéns gaby ! 🙂
    E muito bom quando tudo da certo !
    Bom, eu queria tirar uma dúvida , fugindo um pouco do assunto!
    Gaby eu li em alguns blogs que a UofT e ‘pública’, mais tem um valor que temos que pagar para pode fazer um graduação , e vi também que para alunos estrangeiros esse valor é altíssimo, bom eu queria saber, se eu for fazer uma graduação aí , tem como eu trabalhar para pagar esse valor a faculdade e me sustentar (pois dizem que o custo de vida aí em Toronto é alto)?

    1. Ola Vanessa… você tem que pagar sim para estudar na Uoft, todos pagam. Os valores são altos e se você for fazer uma graduação (chamada de undergraduation aqui) você irá estudar a maior parte do tempo – os empregos que conseguir não irão ser suficientes para pagar a faculdade. Vejo que muitos pais economizam anos para colocar seu filhos em uma boa Universidade. Se for pos-graduação (chamada de graduation) há mais possibilidade de conseguir bolsa, mas mesmo assim bem competitivo. Com visto de estudo para graduation você só pode trabalhar na sua area, e como será full-time student o salario é pequeno, infelizmente.
      Espero poder ter esclarecido sua duvida

  21. Oi Gabi!!!

    Adoro seu blog e seu Jojoe! Lindo demais!

    Me desculpa desvirtuar um pouco o tópico, mas acho seu blog tão informativo que pensei que vc seria a melhor pessoa a quem eu poderia perguntar isso. Será que vc poderia responder a uma perguntinha minha?

    Estou indo para Toronto em dezembro. Vou ficar provisoriamente em um lugar pelo airbnb, enquanto procuro apartamento para alugar. A questão é que tb estou indo com meu filhote de 4 patas, e estou com medo que isso demore um pouco mais. Mas até aí tudo bem. Meu medo é que em dezembro tudo pare, inclusive todo esse mercado de aluguel de apês, e eu não ache nada até janeiro.

    Vc poderia me dizer se é possível alugar um apto em dezembro? Tipo… bem perto do Natal?

    Muito obrigada Gabi!

    Um abraço!

    1. Ola Juliana…. obrigada pelo recado. Aqui não pára nada não em Dezembro (não é Brasil heheheheh). Trabalhamos até no dia 24 (até meio dia) e já voltamos na primeira segunda feira do ano novo. Todo mundo trabalha igual… acho que você vai conseguir tranquilamente. O que pode acontecer é que esteja mais lotado e seja mais dificil de achar, porque com o ano novo mais pessoas começam emprego, aula, etc.
      Boa sorte! Você e seu peludo vão adorar!
      Beijos, Gaby

  22. Oi Gabriela, Parabéns! Descobri seu blog depois que cheguei aqui e só hoje vi que você tinha defendido seu doutorado. Fico muuuito feliz por você, mesmo sem te conhecer, sei que a vida de pesquisador não é fácil (pelo menos no Brasil) e espero um dia estar compartilhando com pessoas queridas essa mesma felicidade que você sentiu ao finalizar tudo. Mais uma vez, PARABÉNS!

  23. Gaby meu nome e geovana tenho 12 anos faço curso de ingles meu sonho e ir para toronto estudar e morar lá eu pesquisei e há paises que mesmo fazendo faculdade lá gostaria de saber se fazendo direito ai posso ser jiza trabalhista ai !

  24. Thalita Fernandes Palhares

    Oii Gaby, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo doutorado e pelo blog! Estou com algumas ideias relacionadas ao Canadá e seu blog tem me esclarecido muitas coisas!

    ME formei em Eng. Ambiental pela UFMG no final de 2014 e estou muito interessada no programa de mestrado de Universidade de Toronto “Master of Science in Sustainability Management (MScSM) Program”, em Mississauga. Gostaria de saber como funcionam as bolsas no país para estudantes internacionais. Até o momento identifiquei apenas o auxílio concedido pelo P.E.O. http://www.peointernational.org/ . Você acha que é possível conseguir emprego/bolsa que auxiliem no pagamento das taxas da universidade?

    Se você puder dar algumas dicas para a candidatura também, seria ótimo!

    Desde já, muito obrigada.

    1. Olá Thalita. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. É difícil responder a sua pergunta por tres motivos: 1- não conheço sua área e não sei como funcionam as bolsas em engenharia ambiental; 2- não sei como funcionam as bolsas de mestrado; 3- não conheço seu CV e sua área de atuação (muitas vezes as bolsas são específicas para uma área de pesquisa. Sugiro que você leia um post que dou 3 dicas para quem pretende fazer doutorado por aqui – pode te ajudar e a FAQ que falo de estudo e cito algumas dicas, como procurar o departamento e ver o que eles sugerem. Boa sorte!

  25. Pingback: Hello September! - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *