Pular para o conteúdo

Restaurante Chiado, um dos melhores portugueses de Toronto

Durante o Summerlicious 2014 – festival de comida no qual diversos restaurantes de Toronto colocam menu com preço fixo – fomos conhecer o restaurante Chiado, considerado um dos melhores portugueses de Toronto. Chegando ao local não me impressionei muito com o ambiente: meio antigo, com cadeiras que parecem da vovó e quadros com molduras douradas. Como sou fã de ambientes divertidos e vibrantes – que estão cada vez mais comuns em Toronto – a atmosfera do Chiado não me agradou, mas deixo claro que o local é bem tranquilo, de certa forma romântico, e sem música – o que foi ótimo para conversarmos já que estávamos com um casal de amigos.

Chiado_Toronto

O Chiado é famoso pela sua carta de vinhos Portugueses, com garrafas a partir de $50 e taças de $10. Como eu raramente bebo preferi ficar na água e o marido resolveu então tomar uma cerveja portuguesa.

Chiado_SagresBeer

Antes do seu pedido você recebe uma porção de azeitonas pretas do Marrocos (curadas no Chiado) e uma porção generosa de pão de milho Português para mergulhar no azeite de oliva (adivinhem?, também Português). O cardápio do Chiado para o Summerlicious 2014 nos chamou a atenção pois era praticamente de frutos do mar, e nós amamos frutos do mar! De entrada pedimos o Grilled Squid lula grelhada com limão, azeite de oliva, coentro e alho. Quando há lula no cardápio eu sempre me rendo mas fico com receio pois nem sempre ela vem do jeito correto – e a do Chiado veio perfeita! Nosso amigo pediu as famosas Grilled Sardines sardinhas grelhadas com tempero de limão, azeite de oliva e alho. Lembrando que a sardinha é o peixe patrono de Portugal e um dos pratos mais populares do Chiado.

Chiado_squid

Como opções de main courses, vários tipos de peixe. Eu pedi o salmão grelhado com ervas (delicioso!) e o marido filé de skate fish com risotto de limão (skate fish é um tipo de peixe em forma de arraia e meu marido aprovou apesar do medo de não gostar). Outras opções de peixes incluem “Dourada” e bacalhau.

Chiado_salmon

DSC_8590

E no menu do Winterlicious tem sobremesa (oba!). Não fiquei muito impressionada com o sabor das sobremesas, mas os pratos estavam bem apresentáveis. Para mim “Dark Chocolate Torte”, para ele “White Chocolate Flan”.

DSC_8592-copy

DSC_8594

O restaurante foi aprovado: uma opção mais requintada para você comer ótimos frutos do mar e pratos portugueses. Fica aqui também a dica que o Chiado possui um menu de tapas – certamente iremos voltar para provar estas delícias.

Endereço: 864 College Street
Para chegar de TTC: saltar na estação de metro Ossington e pegar o ônibus 83 ou via streetcars da College Street (306/506)
Horários: segundas a sextas 12:00-2:30pm para almoço, todos os dias 5pm-10pm para jantar
Website: http://www.chiadorestaurant.com/
Preço:
os preços no Chiado são salgados. Por exemplo, no jantar os main courses variam de $30-$50. Por isso a ida no Summerlicious (3 pratos = $45) vale muito a pena. Uma ótima opção como disse anteriormente são os tapas – pequenas porções de petiscos – que variam entre $7-$12. Se você quiser pode pedir o Tasting Menu de tapas por $50 e provar todas as opções deste cardápio.

4 comentários em “Restaurante Chiado, um dos melhores portugueses de Toronto”

  1. Gaby, muito chique, hein? Se estivesse aí, também ficaria com a mesma escolha que você. Salmãozinho é sem erro, sempre bom.

    Outra ideia pra fazermos post juntas quando eu for aí: restaurantes com comida para intolerantes e alérgicos. Já que agora eu não posso comer mais nada que contenha sem glúten/lactose/ovo e tá na moda esse tipo de culinária (aqui no Brasil virou a maior febre, o pessoal de regime tem seguido essa alimentação). Em uma busca rápida eu encontrei uma lista enoooorme de lugares aí em Toronto, até loja de chocolate! Aí no exterior existem váááárias opções, é muito legal.
    Beijoooos

    1. Oi Lê. Agora que vi sua mensagem… show! Aqui tem vários lugares sem carne, sem leite, sem ovo, etc e tem até um hotel que fomos – o Ste Anne, procura aqui – que vc avisa as alergias que tem e eles trazem todos os alimentos pra vc sem os ingredientes ruins. Beijos

  2. Olá, primeiro quero agradecer por toda ajuda que nos da através deste blog.. Estou indo pra Toronto em Fevereiro, vou ficar até o fim de Abril. Gostaria de saber se já tem agendado este festival pra 2016? Se sim, quais as datas? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *