Pular para o conteúdo

Route du Fleuve em Québec

Route_du_Fleuve_GNC

Charlevoix é uma bela região da província de Quebec, famosa por sua topografia de colinas e montanhas que adornam o Rio São Lourenço. A paisagem é na verdade o resultado de um meteorito enorme que desabou há milhões de anos e criou uma cratera profunda com cerca de 60 km de diâmetro. As principais cidades da região são: Baie-Saint-Paul, Malbaie, Saint-Siméon, Saint-Hilarion, Saint-Irenee, Les Eboulements, e Isle-aux-Coudres. Charlevoix atrai muitos visitantes – especialmente no verão – por causa do agroturismo, culinária, arte e cultura, e pelas rotas cênicas, com destaque para a Route du Fleuve.

A Route du Fleuve ou Rota do Rio São Lourenço é um caminho de um pouco mais de 50km pela Highway 362 pela região de Charveloix ou melhor, parte dela, ligando as cidades de La Malbaie e Baie-Saint-Paul. A rota é bem pitoresca e você vai acompanhando o rio e as montanhas passando por campos e cidadezinhas totalmente Francesas. Clique aqui e veja mais informações incluindo opções de hospedagem, restaurante e atividades turísticas.

Route du Fleuve

Route-du-Fleuve2

DSC_8107

La Malbaie é onde começamos a rota: uma cidade linda localizada numa espécie de baía na entrada do rio La Malbaie. La Malbaie é famosa pois é nesta cidade que fica o The Fairmont Manoir Richelieu, um hotel (lindo!) na beira de um precipício que levou quase 10 anos para ser construído e foi inaugurado em 1899, possuindo 405 quartos e podendo acomodar mais de 1000 hóspedes. Ao lado do hotel fica o Casino de Charlevoix, que é uma atração bem popular da região.

DSC_8062

DSC_8082

La Malbaie

Fairmont Manoir Richelieu1

Fairmont Manoir Richelieu 2

Fairmont Manoir Richelieu 3

Fairmont Manoir Richelieu 4

Depois você chega em Saint-Irenee, uma vila fundada em 1840 e famosa pelos seus artesões e pelo Le Domaine Forget, um festival internacional de música que acontece na região. Em Saint-Irenee tem também uma praia que é bem popular.

DSC_8103

DSC_8114

DSC_8141

Baie-Saint-Paul é uma cidade pequena, mas a mais desenvolvida que passamos (por exemplo, a que possui McDonalds e supermercados maiores). A cidade estava LOTADA e tem um centrinho bem fofo com várias lojinhas, galerias de arte e igrejas, muitas igrejas. Baie-Saint-Paul é conhecida por ser a cidade aonde o Cirque du Soleil surgiu e também por possuir mais de 80 casas centenárias – e dá certinho para identificá-las ao redor da cidade.

DSC_8112

DSC_8115

DSC_8123

DSC_8119

DSC_8129

Outra atração bem popular é a estação de ski Le Massif de Chalevoix, famosa pela qualidade de neve (em média 645 cm por ano) e pelas belas paisagens (fica na beira do rio São Lourenço). A montanha possui 770 metros e é a maior ao leste das Canadian Rockies (maiores informações clique aqui). Demos uma dirigida pelo local e achamos tudo bem simples e com pouco estrutura – talvez porque o local não abre no verão e estava bem abandonado, o contrário por exemplo de Mt Tremblant, que é um destino para férias durante todo o ano. Eu só fiquei pensando no frio do inverno no topo de uma das montanhas mais alta do leste Canadense que fica do lado do rio… brrrrrr!

DSC_8145

Uma opção diferente é fazer este passeio de tremThe Train of Le Massif de Charlevoix. O passeio de 140km liga as cidades de Québec City e La Malbaie e passa por cenários incríveis, incluindo 14 vilas. Há várias opções de pacotes com roteiros de ida e ida/volta. O trem parte de Québec de dentro do Parc de la Chute-Montmorency, um parque com cachoeiras que é bem popular na região e fica pertinho da ponte para a Ilha de Orleans (clique aqui e veja post sobre esta região).

DSC_8169

** Extra: não faz parte da Route du Fleuve mas pertinho dali em Baie Sainte-Catherine (o município mais ao leste de Charlevoix antes de Tadoussac e que fica na região aonde os rios Saguenay e St. Lawrence juntam-se) você pode fazer passeios de barco para observar as baleias. Na verdade, você consegue observar as baleias também da costa. O período para observá-las é de maio a outubro. Infelizmente quando voltamos da rota dos fiordes havia previsão de tempestade na região e tivemos que voltar para Québec. Mas está nos nossos planos ir para lá observar as baleias. Maiores informações clique aqui.

DSC_8049

4 comentários em “Route du Fleuve em Québec”

  1. Oi Gaby, tudo bem?
    Conheci o blog através do grupo Café com Letras no FB e tenho adorado suas dicas. Estou planejando uma semana de férias em Quebec e região, e seus posts estão ajudando muito. Queria ter uma ideia de quanto tempo gastou nessa rota e na Rota dos Fiordes pra fazer tudo o que descreveu aqui, assim tenho uma noção do que dá para encaixar na minha programação. Desde já obrigada!
    Fabiana

  2. Adorei teu blog. Nunca fui ao Canadá, mas por tudo que li e ouvi falar e agora pelas tuas fotos realmente é um lugar muito lindo e bem organizado. Pretendo ir visita Vancouver e arredores em breve. Parabéns pelo post Gaby.

  3. Pingback: 2014, um ano bom - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *