Pular para o conteúdo

10 dicas supreendentemente úteis para sua viagem à Toronto

GNC_tumblr_Toronto

1. Você não precisará de roupas super arrumadas aqui em Toronto. As pessoas andam extremamente simples (e nem por isso menos estilosas) e chinelo é o “salto alto” daqui. Claro que isso vai do estilo de cada um, mas se você está preocupado com o que usar por aqui – não se preocupe: vista-se confortavelmente e você estará super bem. Para se vestir no inverno leia este post. Para se vestir na primavera venha com roupas do inverno do Brasil. Para se vestir no verão venha com roupas do verão do Brasil (mas sempre ande com um casaquinho pois o ar condicionad é ridiculamente frio). No outono, again, roupas de inverno do Brasil (i.e. uma calça e 2 camadas, incluindo um casaco normal – nada muito grosso). Eu geralmente começo a usar cachecol e luvas no meio de novembro e paro de usar no final de março (obviamente cada ano é diferente e não dá para prever quando vai esquentar ou esfriar).

2. Toronto é famosa por sua multiculturalidade e aqui você encontrará um bairro para praticamente todas essas culturas: Koreatown, Greektown, Little Portugal, Little Italy, 6 Chinatowns, Little Poland, Little India, etc. E ai você me pergunta: não tem uma “Little Brazil” por cá? Tem sim e esta maior concentração de lojas de produtos Brasileiros fica na Dundas Street West, entre as ruas Ossington e Lansdowne.

3. Falando da comida mais famosa do Canadá – poutine – além do tradicional tipo plain (batata frita + queijo coalho + molho gravy) você acha diversas variedades como bacon poutine, pulled pork poutine (com porco desfiado), veggie poutine (com vegetais no topo), italian poutine (com calabresa), vegan poutine (com gravy vegetariano e queijo sem lactose), e por ai vai. E você também não precisa ir a uma Poutineria para provar o poutine: eles são vendidos até no McDonalds. Ou seja, você não terá nenhuma desculpa para provar.

4. Brasileiro ama cerveja e apesar de no Brasil ser possível consumir cerveja livremente e comprá-la em qualquer “boteco de esquina” aqui em Toronto é muito diferente. Primeiro que você não pode sair bebendo na rua (e isso inclui praias e parques). Segundo, para comprar bebidas alcoólicas, com exceção da província de Quebéc e algumas regiões rurais do Canadá, você tem que ir a uma das lojas licenciadas que vendem bebidas alcóolicas (em Toronto, LCBO e Beer Store). Vale lembrar que essas lojas possuem horários restritos. Terceiro, a venda é super controlada e é a província que define a idade legal para comprar bebidas (19 anos em BC, New Brunswick, Newfoundland Labrador, Northwest Territories, Nova Scotia, Nunavut, Ontario, PEI, Saskatchewan e Yukon, e 18 anos nas demais províncias). Devo ressaltar que já pediram várias vezes a minha ID para confirmar minha idade (e eu NAO pareço ter 19 anos nunca, ou seja, excesso de cuidado). Ainda, os bares obviamente vendem bebidas alcoólicas mas até às 2am e quando há um evento (por exemplo um jogo ou show) no último tempo ou última hora não é vendido alcool (e é engraçado que você vê os vendedores de repende com vários picolés – minha parte preferida!).

5. Os restaurantes de Toronto são famosos não somente pela cozinha variada, mas pelo preço relativamente barato. Porém não esqueçam que todo valor que você vê no menu não está com os 13% de taxa e os 15% de gorjeta. Ai você pode me perguntar: a gorjeta é obrigatória ai no Canada? Deixar gorjeta é uma escolha do cliente: não é obrigatório, mas é esperado. Em geral, a “regra” é dar pelo menos 15% do valor da conta (calculado sem as taxas do governo). Em grupos de 6+ pessoas a gorjeta de 15% já é adicionada automaticamente na sua conta.

6. E as gorjetas não são exclusivas dos restaurantes: nos cafés você vê um potinhos com “thanks” escrito e geralmente você coloca as moedas menores que recebeu de troco no potinho. Os taxistas também esperam gorjeta, especialmente quando eles te ajudam com as malas ou as compras do supermercado.Confesso que só quando o taxista me ajuda muito (i.e. estou sozinha) é que eu deixo gorjeta, e costumo arredondar a conta ou deixar 2 dólares. Ainda, salões de beleza também são lugares onde a gorjeta é esperada e se você gostou do serviço eles esperam 15%. Cuidado pois os 15% devem ser dados ANTES das taxas – por isso eu costumo colocar 13% quando passo cartão de crédito e a máquina já está com o valor da conta com as taxas.

7. Como pedestre ou motorista se você está visitando Toronto deve estar atento as leis de trânsito, diferentes das do Brasil. Aqui em Toronto, por exemplo, a direita do motorista é livre (salvo quando sinalizado). Porém sempre fique atento aos pedestres que podem surgir de repente e não irão parar para você se o sinal deles estiver verde. Ainda, sinal de STOP é pare (e não “diminua a velocidade” como acaba acontecendo aqui no Brasil). E tem os streetcars, que andam no meio da rua e resolvem abrir a porta e ai os passageiros saem – também no meio da rua (a regra é deixar uma distância de 3 metros das portas do streetcar quando estas estiverem abertas). Em relação a ser pedestre, sempre fique atento se seu sinal está verde e sempre atravesse usando as faixas de segurança. Pode parecer uma regra simples, mas aqui em Toronto é super

8. Se você visitar Toronto no verão vai se espantar com a quantidade de bicicletas nas ruas – e certamente vai querer passear por aqui em 2 rodas. Bicicletas aqui têm leis e, se não foram seguidas, o ciclista é multado. Em geral, os ciclistas devem andar seguindo o fluxo do trânsito, no asfalto (sim, ao lado dos carros) e respeitar semáforos, faixas de pedestres e streetcars. O uso de capacete é apenas obrigatório apenas para menores de 18 anos (mas recomendado). Já a iluminação nas bicicletas é obrigatório para passeios noturnos.

9. Vai fazer compras em Toronto? Fique ligado nos horários das lojas, que são diferentes do Brasil. Geralmente as lojas abrem de segunda à sexta das 10am-9pm, sábados das 9:30am-7pm e domingos 12pm-5pm. O Eaton Centre (o shopping mais famoso de TO e que fica no centrão) abre Seg-Sex 10am-9:30pm, sábados 9:30am-9:30pm e domingos 10am-7pm. Nos feriados a maioria das lojas estão fechadas, mas grandes shoppings tem sempre lojas abertas, porém em horários reduzidos. O ideal é que você deixe passeios no parque e lago para dias de feriado.

10. Internet é disponível em vários locais gratuitamente na cidade. As estações de metro Bloor-Yonge e St George possuem internet gratuita. Starbucks, McDonalds, Second Cup e Tim Hortons também. Na UofT você encontra wireless em todo o campus – mas em alguns dos locais você precisa ser aluno para ativá-la. Clique aqui e veja um post do GNC sobre os melhores apps mais úteis em Toronto, incluindo um para encontrar locais com free wi-fi.

43 comentários em “10 dicas supreendentemente úteis para sua viagem à Toronto”

  1. Excelente post, Gaby!
    Adorei saber que as pessoas daí andam simples e que o chinelo é o “salto alto”… Vou me sair bem então hehe
    Só nessas dicas já vemos grandes diferenças em relação ao Brasil né?! Regras, trânsito, bebida alcoólica… Aí é outro mundo mesmo!
    Obrigada por compartilhar as dicas! 🙂
    Beijos!

  2. Ola Gabi,
    Eu e o meu marido estaremos chegando em Toronto, segunda dia 3 de Março.
    Voce teria alguma dica de boates( night clubs) bacanas para podermos dançar?
    Ps:somos um casal jovem.( risos)!!!
    Bjs e Obrigada.

    1. Ola Luana! Obrigada pelo recado e visita ao blog. Então, eu e meu marido não somos um casal jovem então nunca saimos para dançar, só para jantar. Entre os lugares mais famosos estão o Guvernment e o Muzic, mas não sei se são bons porque nunca fui. Segue um link com lista das “baladas” daqui. http://www.blogto.com/bars/c/toronto/dance+club Não deixe de curtir o blog via facebook. Beijos e boa viagem

  3. Ótimo post!! Queria perguntar, se você sabe, qual a melhor forma de usar internet no celular aí no Canadá. Em alguns lugares existem uns chips de cecular que você compra, até algumas máquinas nos aeroportos vendem, e aí tem direito a usar 3g por um mês, por exemplo. Aí no Canadá tem alguma coisa parecida? Seria ótimo pra poder usar os apps que você recomendou num outro post. Obrigada, bjs!

  4. Parabéns Gaby por mais um post de utilidade pública 😛
    Você tem tornado meus preparativos para Toronto muito mais fáceis !! Brigadãooo !!
    Me fala uma coisa, tirando skype, internet em si, qual a melhor forma de ligar para o Brasil ? Cartão telefonico? Ou fazer algum plano de celular (no meu caso vou passar apenas um mês, tu indica algum mais em conta?)
    Bjooo

    1. Você pode comprar os famosos “calling cards” por exemplo eu compro o GOOD CALL por $2.50 e tenho mais de 300 minutos pra ligar para telefone fixo no Brasil. Funciona como um orelhão, mas você liga do seu celular pra central e digita o número que quer ligar.

  5. Oi,,,
    Estou começando a planejar meu casamento e provavelmente passarei a lua de mel no Canadá,
    passando alguns dias em Toronto
    Encontrei seu blog e estou adorando.

    Abraços,

    Lis Alves

  6. Olá Gaby.

    Acompanho o seu blog há um bom tempo!
    Vou para Toronto em Maio p/ passer 30 dias.

    Gostaria de tirar 2 duvidas:
    – apenas as lojas de shoppings abrem aos domingos? Como é o comercio de um domingo aí?

    – Você diz que o clima é frio como o inverno do Brasil. Eu já morei no sul e agora moro em Brasilia. Existem muitas diferenças nos invernos entre essas duas cidades. Seriam casacos básicos, sem cachecóis?
    Calça jeans, sueter e jaqueta de couro é o suficiente? 🙂

    Obrigada!

    Tati

    1. Olá Tati. As lojas do shopping e da rua tem os mesmos horários e abrem no domingo. Maio é frio mas como o inverno do sul… Na verdade, cada ano é diferente e este maio, por exemplo, foi bem frio. Mas não precisa de dias calças, acho que sua combinação esta perfeita. Eu usaria/colocaria na mala um cachecol fino. 😉 beijos

  7. Gaby, estou programando para passar 2 semanas em Toronto em Abril, , tenho duas duvidas, 1- quanto tempo antes eu devo dar entrada no visto? 2- se for fazer conexão no Estados Unidos eu preciso de visto americano?

  8. Boa tarde, Gaby
    Comprei um curso de ingles por um mes (maio/15) para Toronto. Nunca Viajei para tao longe. Estou super ansiosa e preocupada. Afinal, nao falo nada de ingles…rs…tenho algumas duvidas, qdo se hospeda em residencia estudantil, as roupas de cama e banho terei que levar? Os supermercados são de fácil acesso para compras de alimentos/mantimentos? As dicas do que vestir ajudou bastante.
    Muito obrigada,
    Vera

    1. Olá Vera. Obrigada pelo recado. Tenho certeza que vc vai curtir muito seu mês aqui em Toronto (maio é uma época ótima). Quanto a residência estudantil, vai depender do tipo – quando fiquei em 2009 na Graduate House da UofT não tinha nada, tive que trazer. Mas o bom é que vc não precisa levar de volta pro Brasil e o espaço que estas coisas ocupavam na sua mala podem servir para comprinhas. Sim, todos são acessíveis – você quer dizer se você não precisa de carro certo? Vai obviamente depender de onde vc vai estar. Minha sugestão é que vc mande email para a casa que vc vai ficar e pergunte o que tem ao redor. Beijos

  9. Pingback: Os mais populares de 2014 - Gaby no Canadá

  10. oi Gabi. Obrigado pelas maravilhosas postagens. Tenho aproveitado pra tirar todas minhas dúvidas com as tuas postagens. Já estou te seguindo no facebook e no Instagram, por sinal, lindas as tuas fotos. Dia 24 chegou em Toronto e aproveito pra conhecer Montreal e Quebec. Acho que será uma linda viagem. Obrigadão por dividir tudo aqui. Bj

  11. Ola, Gabi!! Estou indo para Toronto no mes de Maio, gostaria de saber se para conhece Toronto é melhor alugar um carro assim que chegar? E se tem alguma dica imperdivel?!!!
    Obrigada!!

  12. Bom dia! Adorei o blog!!! Gostaria de sua ajuda c uma dúvida… Estou indo passar 1 mês em Toronto e gostaria de comprar algumas coisas pela internet mas soube q existem possíveis taxas p receber a mercadoria em casa. Procede? Pretendo comprar tanto em lojas canadenses pelos correios como em lojas americanas. Obrigada!!!

    1. Ola Larissa… depende do site, mas geralmente eles avisam na hora de fechar a compra (no caso de sites Canadenses). Não sei sobre as taxas de lojas americanas. Obrigada pela visita ao blog

  13. “5. Os restaurantes de Toronto são famosos não somente pela cozinha variada, mas pelo preço relativamente barato.”

    Gaby obrigado pelo blog que é uma ajuda valiosa para os viajantes. Uma pergunta, estou olhando preço de restaurantes e nao tenho achado tao baratos não. Será que estou procurando errado ? Tem algum site com dicas de restaurantes rankeados por preço ? Abs !

    1. Olá Sergio, eu acho sim barato, isso comparado com o Brasil. Mas sempre achei esta coisa de barato/caro muito relativo (ou seja, o que é barato para mim pode ser caro para você). Se você vai em um ótimo restaurante no Brasil você paga 60-100 reais por pessoa. Aqui, um bom/top restaurante custa entre 30-40 por pessoa, mas facilmente você encontra restaurantes bons por 20 por pessoa. Um exemplo é o Terroni (que tem post semana passada). A pizza taliana de massa fina, que é servida uma por pessoa mas facilmente duas comem, custa 14-20 dolares. Água é gratuita e ainda vem pãozinho de entrada. Claro que tem a taxa e a tip, mas eu acho barato pelo atendimento e qualidade. Ah, no tripadvisor você pode selecionar por preço. Obrigada pelo recado.

  14. Olá Fabio tudo bem? Adorei seu blog. Eu e meu noivo estamos em Toronto e ficaremos aqui até 2 feira. Vc poderia indicar um patoque ou algo do gerente para conhecermos?
    Tbem gostaríamos de comprar cosméticos e suplementos vc conhece alguma loja para nos indicar?

    Beijao e obrigada

    Meri

    1. Sorry Gabi meu celular fez correção automática e queria escrever Olá Gabi ..o celular escreveu Fabio..rsrs. É tbem eu quis dizer Parque. .

      Bj
      Meri

  15. Olá! Adorei os seus comentários! Passei o próximo mês de junho em Toronto! O que sugere em termos de roupas e calçados? Desde já, obrigada!

  16. Olá Gaby! Voltei com mais umas dúvidas.. 😉
    Em relação aos taxis à noite… é fácil de encontrar? há algum aplicativo mais uitilizado por aí (ex. 99taxis)? e o custo é considerado alto? li que há ótimos bares com bandas – o que combina com uma cervejinha…, então penso em utilizar para ir e retornar para o hotel..
    Obrigado novamente!

  17. Oi Gabi, vou a Toronto dia 20 e achei interessante sua dica para levar roupas de inverno do Brasi em maio. Vc pode me informar a melhor maneira de ir do aeroporto para o hotel Comfort Inn City Center. Li sobre o UP, que é rápido. Pegar um táxi é melhor? E vans? Valeu!!!

  18. Gaby, estou pretendendo viajar para Toronto,Otawa, Montreal,Quebec Citty, Niagara e Nova Torque de 04 e 26/10/2016, gostaria de saber que tipo e quantidade de roupas e sapatos ( botas) para levar ( o mínimo possível ). Tbem se dólar americano ou canadense.

  19. Olá Gabi, também achei ótimas suas dicas! Minhas filhas estão embarcando para Toronto e ficarão em casa de família..gostaria de sua sugestão sobre o que elas devem levar como lembrancinha para a família. Muito obrigada. Um abraço. Fabiana

    1. Ola Fabiana.
      Chocolates ou doces brasileiros, havaianas, cangas de praia, bebidas brasileiras, livros em inglês sobre o Brasil, algum artesanato da região que vocês moram… acho que vai depender de como a família parece ser (mais ou menos aberta, mais ou menos receptiva) e tbem da idade deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *