Pular para o conteúdo

Toronto, ou melhor, Hollywood

Cinema_Toronto

Toronto é um set de filmagens super popular (super mesmo!)… pesquisando sobre o assunto eu fiquei impressionada como vários filmes famosos foram gravados por aqui. No verão é comum andar pela UofT e ver vários caminhões e sets de filmagem, mas eu nunca tive a sorte de cruzar com artistas de Hollywood (algumas amigas já tiveram, portanto ainda tenho esperança – obrigada a minha amiga Desa por ceder a foto abaixo).

Joshua_Desa_UofT

Pesquisando um pouco sobre isso pude ver que a coisa aqui é tão organizada que no site da prefeitura há uma parte toda dedicada ao cinema, falando sobre as permissões e custos de fazer filmes por aqui. Ainda, há um documento atualizado mensalmente com os projetos que estão rolando na cidade.

Eu já falei aqui no blog sobre o seriado Being Erica, filmado em Toronto e super popular por aqui e que não passou ainda no Brasil. Porém neste post irei trazer exemplos de filmes – atuais e mais antigos – que foram filmados em Toronto. E se você quer acompanhar o que esta rolando por aqui não deixe de visitar a página da Prefeitura de Toronto e o site onlocationvacations.com, que traz aonde os filmes estão sendo feitos (veja na página principal, uma listinha à direita chamada “Daily Filming Locations”).

O Incrível Hulk (2008)
Resolvi começar por este filme porque o trailer já traz MUITO de Toronto: a Universidade que o Edward Norton é perseguido é a UofT (Knox College, que já mostrei aqui no blog várias vezes) e também no final aonde o Hulk está em uma rua cheia de letreiros “estilo Times Square”, ele está na Dundas Square.

Chicago (2002)
Apesar da história se chamar e se passar em Chicago, a primeira coisa a saber é que nenhuma parte do filme foi filmado em Chicago – o filme foi totalmente filmado em Toronto. O ornamentado “Onyx Theatre” e o interior da prisão aonde parte do filme se passa foi construído dentro do Distillery District. O marido de Roxie visita o escritório do advogado Billy Flynn (Richard Gere) para pedir a sua ajuda e o elegante escritório é o Oak Room da Casa Loma. Há ainda cenas no Canada Life Building, Assembléia Legislativa de Ontario, Union Station e Osgoode Hall. E o Chicago Theater nada mais é do que o Elgin Theater, na Yonge Street.

Mean Girls (2004)
O filme que colocou Lindsay Lohan no estrelato foi filmado na sua maior parte em Toronto. Entre as locações: Sherway Gardens (shopping pertinho daqui de casa), Convocation Hall e Front Campus (University of Toronto) e uma das mansões do Bridle Path de Toronto.

One Week (2008)
Este filme é totalmente Canadense – e não somente filmado em Toronto – e conta a história de Ben Tyler (Joshua Jackson) que, após ser diagnosticado de câncer, ao invés de procurar o tratamento compra uma moto e cruza o Canadá em busca de respostas para o que realmente quer da vida, frente a um relacionamento e emprego que o deixam insatisfeito. O filme é simples no roteiro e suave em seu humor, mas o que ele capta na lente da câmera é precioso: a chuva caindo sobre o musgo verde-azulado das florestas de Ontário, a neblina poeirenta de um pôr do sol na pradaria, tudo simples e lindo e nos faz refletir muito!

http://www.youtube.com/watch?v=c7wN4ogONxE

X-Men (2000)
O primeiro filme do X-Men foi filmado em Toronto. Já na primeira cena, quando o novo Magneto descobre seu poder em um campo de concentração, ele está no Distillery District. Na época, o local ainda era abandonado. O bar aonde Wolverine foi descoberto também estava localizado no Distillery. A “escola” dos mutantes nada mais é do que a Casa Loma e o local aonde os líderes mundiais se encontram é o Metro Hall Council Chamber.

Good Will Hunting (1997)
O filme chamado de “Gênio Indomável” no Brasil (e famoso por dar o Oscar aos atores Matt Damon e Ben Affleck) é uma história que se passa em Harvard (Boston), mas grande parte das cenas internas foram filmadas em Toronto na UofT (inclusive lendo blogs sobre isso pude reconhecer algumas das salas de aula como do Medical Science Building). Em downtown Toronto fica a loja the Ontario Specialty Co (133 Church Street na junção com a Queen Street), uma loja de brinquedos aonde o personagem de Matt Damon demonstra seus truqes de mágica. Ainda, o interior do bar da faculdade onde Will humilha o estudante de história é o Upfront Bar and Grill, localizado na 106 Front Street East, no centro de Toronto.

Cocktail (1988)
Quem é que não se lembra da música Jamaica (“Aruba, Jamaica ooo I wanna take you…Bermuda, Bahama come on pretty mama…Key Largo, Montego baby why don’t we go…Jamaica Off The Florida Keys”) quando pensa no filme Cocktail do Tom Cruise? Eu adorava este filme e fiquei sabendo que a maior parte do filme foi filmado em Toronto e o tal bar fica na Dundas East (Stoopy’s Tavern). Ainda há locações do filme na Casa Loma, Knox College (UofT) e Canada Life Building.

Superman II (1980)
Os filmes do Superman com o ator Christopher Reeve são os mais clássicos e os mais famosos. Obviamente quando assistimos agora achamos tudo meio estranho e mal feito, mas na época 1980 foi um sucesso. Os 3 filmes da série tiveram cenas filmadas em Toronto… e a mais clássica delas é obviamente a cena do Superman salvando pessoas que cairam na Niagara Falls…

E não vamos esquecer do TIFF (Toronto International Film Festival) que acontece todo ano em setembro e é um dos principais festivais de cinema do mundo.

16 comentários em “Toronto, ou melhor, Hollywood”

  1. Aiii, se encontrar o Johnny Depp pega um autógrafo pra mim!! ahahahahah

    O Joshua tava filmando a série Fringe será?! Assisti toda, é bem legal! Parece que faz muito tempo que terminou, mas foi ano passado..

    Beijoss

      1. Ahh eu no teu lugar também faria tudo!! ahahahahah
        Ia ser daquelas bem “omgggggggg fulano”!!!!!

        Mas me contentaria com um autógrafo se alguém um dia conseguisse, imagina, “Samanta, hugs from Johnny” – eu ia desmaiar!!!!!! hauahuahuah

        Minha irmã e umas amigas já tiraram foto com a estátua de cera dele pra mim!! hihi

        Muito chique o Joshua!! Fringe era tão legal, ele fazia um casalzinho muito fofo, você já assistiu?

        beijoss

  2. Gaby, lembro de quando visitei a casa loma eles tinham um corredor só com os quadros dos filmes que haviam sido filmados lá e tinham muitos outros além desses que você citou. Gostei bastante do post, não sabia nem da metade dos filmes que haviam sido filmados na cidade, porque eles realmente fazem parecer a cidade da história.

    1. É mesmo Wagner…. e filmes antigos tipo Academia de Policia e 3 solteirões e um bebê, todos em Toronto! hehehe…. eu ainda quero pelo menos bater uma foto em um set de filmagem. Obrigada pelo recado!

  3. Oi Amiga! O post ficou super legal!!! Como sempre!!!
    Caramba, eu não sabia que todos esses filmes tinham cenas em Toronto. Muito maneiro! Quando cheguei aqui em 2008 sempre dava de cara com algum set de filmagem. Mas, de ator mesmo, só foi o Josh! E vc acredita que no ano seguinte encontro com ele de novo no aeroporto de NY? Mas, logo ele pegou o taxi e não teve como tirar a segunda foto.
    Nesse dia aí da voto ele estava filmando uma cena que seria a abertura do Fringe. Foi bem no comecinho.
    Bjs e adorei o post! 🙂

  4. Gaby, um outro filme que foi filmado em Toronto (My big fat Greek Wedding) O casamento grego, grande parte do filme foi filmado na Danforth, e a cena do primeiro beijo deles é no Harbourfront! Muito boas as suas dicas!!! Parabéns!!!

    1. É mesmo Bruna, estava na lista… Obrigada por compartilhar – tinha tantas opções de filmes que eu acabei selecionando alguns e deu! Hehehhe… eu amei este filme e quero assistir novamente e prestar atenção nas cenas de TO. Beijos

  5. Oi Gaby!

    Engraçado, essa cena de Superman II sempre chamou muito a minha atenção quando eu era pequena, e NEM DE LONGE imaginava que um dia iria conhecer o local. Foi bem emocionante!!

    Da mesma forma foi quando estive em Gastown (Vancouver) e lembrei de “História Sem Fim”., quase chorei…ahahahah

    Por acaso, não sei se é da sua época, você lembra de um seriado que passava na Globo chamado “Tudo em Cima” (Ready or Not)???? Segue o link da abertura: http://www.youtube.com/watch?v=fsREOzHLH4o
    As personagens principais eram a Busy e a Amanda e o seriado TODO era filmado em Toronto. Amava!!

    Enfim, adoro o assunto e amei o seu post!
    Beijos,
    Nathalie

    1. Eu lembro sim Nathalie hehehe…. que legal! Sobre Gastown tbem não sabia de História sem fim! 🙂 Eu fico super feliz ao ver cenários dos filmes nas cidades que visito. Pode parecer clichê mas eu “me sinto dentro do filme”… super legal! Obrigada pelo comentário super informativo. Beijos

  6. Assisti na Globosat há poucos meses um seriado épico sobre Sherlok Holmes em Toronto. Foi muito bom. Apareciam vários prédios antigos em uma TO antiga.Montagem com fotos e filmagens antigas montadas é claro mas deu para ter uma idéia doque era antes, O que mais gostei além da prefeitura da casa Loma e Universidade foram os Stretcars semelhantes aos de agora.Vamos passear mais e ver se encontramos famosos.Eu tenho sorte sempre.Bjs

  7. Alexandre Masculino Augusto

    Bom…tem filmes que se passam em Toronto e que não dissimulam com alguma outra cidade americana, e que são filmes canadenses. Me lembro do Cronemberg, e os principais são Gemeos- Morbida Semelhança e Videodrome.
    Isso de se passar o filme num lugar e dizer que é outro…valha-me Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *