Pular para o conteúdo

O que fazer no inverno de Toronto

Jojoe_das_neves_oquefazernoinverno_gabynocanada

Apesar de hoje ser um dos dias mais frios da história de Toronto (sensação de -35C a -40C) o inverno de Toronto geralmente é ameno e dá sim para aproveitar muito esta linda estação do ano. Neste post eu resolvi compartilhar com vocês uma lista do que eu estou planejando fazer neste inverno de 2014. Lembrando que já fiz um post semelhante aqui no blog em 2011, com uma lista das 9 atividades para se fazer no frio por aqui. Espero que este post inspire vocês a curtir esta estação, apesar dos dias de extremo frio.

Cross-countryski_GNCBlog
Também chamado de touring é o ski praticado através de movimentos alternados de braços e pernas em que, se empurrando, garantem a locomoção do esquiador em pistas planas ou levemente inclinadas (pratica-se com um par de esquis e dois bastões). Se você estiver visitando o High Park (o maior parque de Toronto) certamente vai encontrar pessoas fazendo esta atividade. Como esquiadora de downhill eu tenho vontade de experimentar este outro tipo de ski. Além disso, no inverno ficamos restritos quando o assunto é atividade física e esta é uma ótima modalidade de exercício quando a neve toma conta das ruas e parques. Clique aqui e veja uma lista publicada no blogto sobre os lugares para fazer cross-country ski em Toronto e proximidades.

GNCblog_Iceskating_winter
Ice skating ou patinação no gelo é uma das atividades mais legais do inverno de Toronto. Todo ano eu digo que vou patinar e eu nunca patino. E não tem desculpa não, pois a maioria dos parques de Toronto possui um rink e, se o frio estiver muito intenso, há também opções de rinks de patinação cobertos. Um dos rinks mais legais – que eu estou louca para conhecer – é o do Greenwood Park, localizado entre Greenwood e Dundas East. Se você quiser maiores informações sobre as pistas de patinação no gelo em Toronto (localização, horários, aluguel de patins, etc) clique aqui.

Snowmobile_gabynocanada
Eu não sou adepta a esportes radicais mas sempre tive vontade de fazer snowmobile, uma espécie de moto da neve. O snowmobile vai em lugares que os carros não podem chegar e a paisagem dos passeios é indescritível. Os hotéis de Ontario possuem pacotes para fazer passeios de snowmobile, incluindo passeio noturno. Geralmente esses passeios acontecem em grupos com um instrutor. Clique aqui e veja um mapa interativo sobre as condições dos 34 mil quilômetros de trilhas de snowmobile em Ontario. Maiores informações sobre snowmobile, clique aqui e visite o site da Federação de Snowmobile de Ontario.

EsculturasnoGelo_gabynocanada
Em fevereiro acontece o Icefest na região da Bloor-Yorkville, com destaque para a competição de esculturas no gelo. A região de Bloor-Yorkville é super charmosa e chique e uma parada obrigatória para quem visita Toronto, mesmo que por 24h. Nós nunca fomos a este evento – mesmo quando morávamos pertinho do local – e visitar esta festa está entre uma das minhas atividades de inverno. Além da competição você também aprende como fazer as tais esculturas e verá muita gente bonita!

Ski_Snowboarding_gabynocanada
Inverno no Hemisfério Norte é sinônimo de ski/snowboarding. Muitas pessoas me perguntam como é que eu consigo praticar este esporte super diferente (já que nunca pratiquei antes). E a resposta é: não é tão difícil quanto parece (mas certamente é muuuuito divertido). Há estações de ski dentro da cidade Toronto e também próximas a Toronto. De qualquer maneira a experiência é incrível. Eu sempre digo que é um outro inverno, um outro tipo de frio, aonde a neve é bem-vinda e as pessoas curtem (muito) o frio.

Winterlicious_gabynocanada
Todo inverno acontece em Toronto o Winterlicious, um festival de comida aonde os principais restaurantes de Toronto servem menus especiais (de 3 pratos), a preços fixos ($15-$25 no almoço e $25-$45 no jantar). É uma ótima maneira de você visitar diferentes locais e provar comidas de várias regiões do mundo. As reservas iniciam no dia 16 de janeiro e são super concorridas. Já falei sobre o Summerlicious (edição de verão deste evento) aqui no blog.

BeerFestival_gabynocanada
No dia 25 de janeiro (11-5pm) acontece o festival das cervejarias de Toronto, na frente da CN Tower (Roundhouse Park, na frente da the Steam Whistle Brewery). Dezoito cervejarias locais participam deste evento outdoor, que está se tornando uma tradição em Toronto. Esta nos nossos planos ir no evento, se o frio não estiver insuportável é claro (pois a região fica pertinho do lago e se estiver com vento é difícil de suportar).

toboga_de_gelo_gabynocanada
Se você estiver passando pela DVP vai notar um parque em uma ladeira (a esquerda de quem está dirigindo no sentido Norte) que provavelmente estará lotado de família fazendo tobogganing (ou em português tobogã). Nós já fizemos isso em Mt-Tremblant no Natal de 2011, mas nunca tivemos a oportunidade de fazer em um parque de Toronto. O melhor de tudo é que é gratuito e super popular. Você pode usar um trenó novo (que você encontra em lojas como Toys R Us, Walmart, Target e Canadian Tire) ou mesmo um velho cesto de roupa suja ou a tampa da lata de lixo. Além do Riverdale Park (este próximo a DVP), outros parques famosos por suas “ladeiras” são o Trindade Bellwoods e o High Park. Antes de começar a escorregar informe-se pois é contra a lei escorregar em alguns parques da cidade. Clique aqui e veja os parques mais populares para a prática desta atividade em Toronto.

36 comentários em “O que fazer no inverno de Toronto”

  1. Estou AMANDO seu blog..suas histórias..tudo!! Estou viciada rsrs.. vendo desde o começo..tudo!! 🙂
    Cada vez mais ansiosa por começar a ajeitar as coisas e ir para o Canadá estudar!! 🙂
    O mais legal..foi descobrir que vc tbm é de Floripa!!! 🙂
    Tenham uma ótima semana!! ;** bjs

        1. Olá Ana! Não conheço nenhum site específico para casas que aceitam cachorro, mas antes de fechar vc pode perguntar e muitas vezes os anúncios dirão. Realtor.ca éum site otimo e Seguro para Alugar aptos. Beijos

  2. Oi Gabriela tudo bem?

    Adoro o seu site, todos os dias dou uma olhadinha e fico feliz por voce sempre estar nos atualizando. Eu e o meu noivo, o Fernando que ja escreveu para voce iremos para Toronto em julho, você teria como nos indicar algum bairro bacana para que possamos alugar um apartamento/ casa?

    Parabens pelo seu blog.

    1. Ola Viviane. Obrigada pelo recado! Esta semana estou trabalhando de casa pois peguei uma gripe – e é por isso que estou com tempo de escrever bastante no blog.

      Eu indico downtown – adorava morar lá e era muito prático. Qualquer bairro ao redor do centro tbem é bom (menos ao leste – muitos abrigos e homeless). Tenho amigos que moram ao norte (perto da Eglinton Station), eu moro no Oeste (Swansea) e gosto tbem. Tenho um post dos bairros mais perigosos que pode ajudar na sua procura (procura aqui no blog).

      A dica é que vc ache um lugar com fácil acesso ao TTC, especialmente o metro. Adoro o blog realtor.ca (para alugar)

      Boa sorte e vamos nos falando! Beijos

  3. Pingback: Snowmobile em Orillia, Ontario | Gaby no Canada

  4. Adorei esse post, estarei indo dia 24 agora e com certeza isso vai me ajudar muito.
    Gaby, tenho uma pergunta, mas que não tem muito haver com o post,
    As pilhas no Canada são bem mais em conta do que no Brasil?
    E em relação as tomadas, preciso levar algum tipo de adaptador?
    Desde já muito obrigado!!

  5. Pingback: Festival de Cervejas Artesanais no Inverno de Toronto | Gaby no Canada

  6. Conheci seu blog agora e estou adorando. Vou pro canadá em março, estudar inglês mesmo, e tô louca pra pegar um poquinho de neve. Pelos comentários sobre o clima aí, vc acha q tem chance de isso acontecer (chego dia 09/03)?? Já esquiei 1x e queria muito fazer de novo e até ter outras experiências (snowboard, ice skating).

    1. Ola Cristiane! Acredito que com o frio que esta este ano vc vai sim conseguir ver neve! Ja esquiamos em Mt St Louis no dia 20 de março e acho que vc pega sim 1 ou 2 finais de semana com as montanhas abertas! É torcer e esperar! Beijos, obrigada pelo recado e não deixe de curtir a pagina do blog no facebook!

  7. Pingback: Toulà restaurante | Gaby no Canada

  8. Gaby, minha viagem está chegando!!! A gente viaja no dia 3/3, em pleno carnaval. Estou com uma baita dúvida e queria te pedir um conselho: o que mais queremos fazer é o passeio de snowmobile. Terei duas oportunidades para isso: um bate-volta em Orillia, planejado para quando estivermos hospedados em Toronto (com base em um post seu), e outro bate-volta em Mont Tremblant (por insistência da minha amiga Mirella), quando estivermos em Montreal. Minha dúvida é a seguinte: tenho medo de acertar antes, pois não sei se saberemos encontrar o lugar no horário marcado, etc…. Estou deixando isso p/ resolver na hora. Vc acha viável, ou é melhor agendar com antecedência? Muito obrigada e bjs,

    1. Ola Silvia. Eu deixaria para Orillia já que em Mt Tremblant tem muita coisa para fazer e em um bate-volta ficará corrido. Eu agendaria porque vai que corre o risco de não ter no dia que vcs planejaram? É uma ativiade bem disputada e como tem um numero limitado de pessoas/maquinas eu não arriscaria. Agende com 2-3 dias de antecedência se for o caso… mande mensagem para a empresa e veja se isso é possivel!
      Boa viagem! 🙂

  9. Pingback: O que fazer na primavera de Toronto | Gaby no Canada

  10. Olá,
    Pretendo estudar 12 semanas de inglês em Toronto entre fevereiro e abril de 2015. Você poderia fazer o favor de opinar se é viável em relação a esse período fazer muito frio em Toronto? Como ir da casa do intercâmbio ao curso? o que fazer depois das aulas durante a semana e nos finais de semana que não tem aula? etc Agradeço, Abs

    1. Ola Batista. Obrigada pelo recado e visita ao blog. Já falei varias vezes aqui no GNC que a vida em Toronto é totalmente adaptada ao frio. Então é sim viável estudar, sair, passear com o frio. Vc terá que se adaptar: usar roupas mais grossas, os dias serão mais curtos, menos tempo na rua que no verão, mas é uma experiencia única. Em relação a suas duas útimas perguntas: (1) Como ir da casa do intercâmbio ao curso? – isso vai depender aonde vc vai morar, mas vc pode usar o transporte publico ou andar na rua bem agasalhada. (2) o que fazer depois das aulas durante a semana e nos finais de semana que não tem aula? – dá uma olhada nos posts do blog que tem várias ideias de passeios e atrações para vc visitar! Abraços

  11. Boa noite Gabi, adoro e seu blog e em fevereiro irei passar uma semana com meu namorado em Toronto. Tenho duas dúvidas: qual a melhor e mais perto dollarama posso visitar (estarei hospedada bem no centro/downtown e se no inverno consigo passear (e se vale a pena) pela Orfus. Obrigada1

  12. Gabi,
    Estou indo para Toronto com minhas filhas de 3 e 5 anos e meu marido. A intenção e conhecer o local para depois pensarmos na possibilidade de nos mudar. Vou na segunda quinzena de outubro mas as minhas filhas queriam muito conhecer a neve. Aonde posso fazer um passeio com neve nesta época do ano?

    1. Oi Luiza. Entao, a neve aqui comeca geralmente em Novembro… Acho que ao Norte de Quebec vc consegue ver alguma neve, mas nao é regra. Vcs vao pra costa Oeste? La tem neve no topo das montanhas o ano todo… Fora isso tens que contar com a sorte! Ja Peguei neve no dia 31 de outubro (mas daquelas que nao accumulate Bo Chão). Beijos

  13. Olá Gaby!

    Irei para Toronto dia 03 Janeiro vou fazer intercâmbio, gostaria de saber se há alguma previsão sobre o inverno em 2015 e sobre eventos ? E quais cidades vizinhas são interessantes de conhecer;

    Abraços.

    1. Olá Mayne. A previsão é que seja frio, mas não tanto quanto ano passado. Para eventos e cidades vizinhas procure posts aqui no blog – o que fazer no inverno, eventos sazonais e cidades próximas a Toronto ou roadtrips de final de semana saindo de Toronto. Tem muita coisa! Obrigada pela visita

  14. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Janeiro 2015: Inverno - Gaby no Canadá

  15. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2015: O que fazer quando está frio? - Gaby no Canadá

  16. Olá Gaby, talvez eu viaje para o Canadá no dia 20 de dezembro. Tenho duas perguntas:
    1) como é o clima nesta epoca? Eu volto só dia 5 de março
    2) quando costuma ser a black friday? Depois do Natal? Queria muito aproveitar 🙂
    Muito obrigada e parabéns pelo blog

    1. Olá Bruna. Tenho um post sobre clima mês a mês. Da uma pesquisada aqui. O Black Friday é bom, mas é em outubro. Você deve estar querendo falar sobre o Boxing Day, que é 26 de dezembro (um dia depois do Natal) e é ótimo! Beijos

  17. Oi Gaby tudo bem? Gaby tô indo pra Toronto em fevereiro pro NBA All Star Game e não tô conseguindo comprar apenas os ingressos no site da NBA (apenas pacote). Você sabe algum lugar ou site aí de Toronto onde eu possa comprar o ingresso do jogo?
    Abraço

  18. Ola Gabi,
    primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho,seu blog tem ajudado muito a montar um roteiro.
    Estamos planejando uma viagem para o Canada, os dias prováveis serão de 1 a 15 de Dezembro de 2016,irei com meus filhos de 13 e 6 e marido,a duvida ficou por conta das roupas e calcados,pelo que venho lendo por aqui,e me corrija se estiver errada,eh o mês que mais neva e inicio do inverno com temperaturas baixas,então peço sua ajuda …Qual o melhor calcado?Sao nescesarias as botas térmicas como as das marcas The North Face ou Columbia?Para crianças você indica algum cuidado especial com as roupas?

    1. Tenho 2 posts sobre o que vestir no frio Juliana. Dá uma olhada. Cada ano temos um dezembro diferente – alguns com muita neve, outros sem nenhuma – mas se você quer garantir e quer andar pelas ruas passeando tem que vir preparada sim, é isso inclui comprar uma bota quente. Para crianças são as mesmas dicas que os adultos (veja posts) mas você tem que ficar de olho pois geralmente eles não reclama se está muito frio. Acho que você conhece seus filhos e vai notando quando estão com frio/calor para colocar ou tirar camadas.

  19. Gaby adoro seu blog. Desses bairros que vc gosta , algum em especial com uma escola legal pra minha filha de 6 anos? Se vc puder, citar o nome , por favor.obrigada !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *