Pular para o conteúdo

Frios extremos marcando o inverno de 2014 em Toronto

FRIO_gabynoCanada_Toronto

Estávamos no Brasil no dia 22 de dezembro de 2013 quando aconteceu a tempestade de gelo que acumulou entre 10 e 30 milímetros de gelo na área metropolitana de Toronto e deixou dezenas de milhares de pessoas sem luz. E ficar sem luz no inverno é super complicado pois as casas ficam sem aquecimento e também a água pode congelar e quebrar os canos da casa. Ficamos de longe acompanhando nossos amigos sofrendo com vários dias sem luz, e também o exagero das manchetes nos jornais Brasileiros (e.g. frio “ameaçador” atinge Toronto).

Quando chegamos em Toronto no dia 2 de janeiro não acreditamos no que vimos (ou melhor, sentimos): -17C com sensação de -26C. E quando achamos que “o pior já havia acontecido”, o dia 3 de janeiro surgiu com temperaturas de -23C e sensação térmica de -35C (a temperatura mais fria registrada em Toronto em 9 anos). Isso mesmo, temperaturas extremas que em 3.5 anos de Toronto nós nunca havíamos presenciado.

Toronto costuma ser uma cidade mais amena, com temperaturas médias em janeiro não passando dos -5C. Os Canadenses de outras regiões costumam fazer piadas sobre o inverno de Toronto (mas não desta vez).

Se você pensa que o frio absurdo acabou está totalmente enganado (infelizmente): há um alerta de que na noite desta segunda-feira (6 de janeiro) e na manhã desta terça (7) o vento frio trará uma sensação de -35C a -40C (a noite mais gelada desta estação de muito frio). O ideal é que as pessoas permaneçam em casa e se for necessário sair tomar muito cuidado, pois a pele exposta a este frio pode congelar em menos de cinco minutos.

No sábado eu e o marido estávamos passando de carro pela Lakeshore e não resistimos: estacionamos e fomos dar nosso “primeiro passeio de 2014” por uma das minhas áreas preferidas de Toronto. O lago estava SUPER agitado e foi a primeira vez que vi ondas no lago Ontario. Não estava tão frio (acredito que -5C), mas com o vento e a água das ondas a sensação deveria estar em torno de -15C… Joe não foi passear porque ele está sofrendo bastante com este frio e estamos controlando suas saídas neste tempo louco: passeios rápidos e controlados, com muito colo e atenção – o frio extremo é muito perigoso para os animais. Seguem fotos deste passeio lindo e, se você está em Toronto, cuide-se nos próximos dias e só se aventure pela Lakeshore quando as temperaturas esquentarem um pouco…

Lakeshore_gabynocanada7

Winter_Lakeshore_gabynocanada5

Winter_Lakeshore_gabynocanada1

Winter_Lakeshore_gabynocanada2

Lakeshore_gabynocanada6

Winter_gabynocanada_Lakeshore3

WinterLakeshore_gabynocanada4

LagoOntario_gabynocanada_Winter

22 comentários em “Frios extremos marcando o inverno de 2014 em Toronto”

  1. Uauuuuu!

    Muito bonito mesmo, mas eu acho que eu ia sair correndo do frio! heheheh
    Agora a pouco tava vendo uma reportagem sobre o frio que tem feito por aí, lembrei de ti.
    Que bom que vocês escaparam da falta de energia elétrica! Imagino que seria insuportável passar tanto frio dentro da própria casa!

    A foto da gaivota ficou maravilhosa mesmo!!

    Beijoss

    1. oi Samy… obrigada pelo recadinho… aqui está muito frio guria e o Joe sofre demais… ele só faz pipi e popo na rua e como trabalhamos o dia todo temos que levar ele para passear ou no início da manha ou a noite (ou seja, quando é mais frio). Ele sofre demais pelo frio e não consegue andar muito com bota e dois casacos…espero que esta onda de frio absurda passe logo! Beijos

      1. Ai coitadinho!!!
        Minha irmã consegue levar a Penélope pra fazer na garagem, mas as vezes é com muito custo! 🙁
        Tomara que passe logo!

        Beijo

  2. Putz, esse friozão justamente agora que está chegando o dia da minha viagem! Espero não desanimar por conta disso, já que vou me locomover só de onibus e metrô.
    Gaby, não sei se vc já chegou a comentar aqui, mas qual a máquina que vc usa pra tirar as fotos? A qualidade é mto boa!

    1. Ola Bia… não desanima não… pelo contrário, pensa que vai ser uma experiência totalmente única! Os dias de extremo frio não são diários… eu só me locomovo de TTC (transporte público) e está ok – apesar que amanhã ficarei em casa! Beijos
      Ps. Nossa máquina é uma Nikon D alguma coisa (nunca sei, mas não é profissional não). O segredo é bater as fotos no modo RAW. Beijos

    1. Ola Juliana! Eu sou viciada em checar temperatura e tenho 3 aplicativos no celular + checo online. Sem dúvida nenhuma o melhor app é o TWC (The Weather Channel). Beijos e obrigada pelo recado

  3. Alessandra R. Mea da mata Silva

    Gaby, tudo bom? Estarei chegando por aí no sábado. Nao preciso dizer que estou morrendo de medo, afinal estarei com a minha família e todos estão fazendo um terrorismo conosco, da até vontade de desistir. Sei que o frio esta intenso, tenho medo das estradas, já que irei para Montreal de carro. Da para aguentar? E o aeroporto esta ok? Bjs.

    1. Ola Alessandra… hoje e amanhã estará bem frio mas no final de semana as temperaturas irão voltar a normalidade (zero graus). Acho que vc não deve se preocupar e curtir muito a oportunidade de passar momentos especiais com sua familia no frio. Tenho certeza que depois de alguns dias de adaptação o frio não vai impedir vcs de curtir a viagem! O Pearson esta ok… mas cheque no google a previsão do tempo no dia do embarque. Beijos e boa viagem

  4. Gabi,
    a minha noiva é super fan sua, estamos planejando nos mudar para o Canada – Toronto esse ano, muito legal as fotos imagino como deve estar frio ai, pois ja morei um tempo no norte de Michigan, falta de energia eletrica é tenso mesmo.
    Um abraço!

    1. Ola Fernando! Obrigada pelo recado… AMO Michigan, qual cidade vc morou? Lá com certeza deve ser mais frio que Toronto. Este frio é atípico e Não vemos a hora que volte para o normal (-10C) heheheh… Vamos nos falando, Gabriela

  5. Noossaa que frioo!!
    Ou tudo ou nada.. 35 graus no Brasil, e -35 graus no Canadá hehe
    Não deu “choque térmico” quando você saiu do Brasil e chegou no Canadá? rsrs

    1. Oi Lismara! Pior que deu sim… Fiquei um pouco resfriada e esta semana estou trabalhando de casa e “pegando leve”, pois esta realmente muito frio! Espero que semana que vem melhore! Beijos

      1. Ai é duro né… Aqui tá um calor absurdo, chega aí e encontra um frio congelante. Não há corpo que aguente mesmo :/
        Mas é só no começo. Logo logo você melhora… e o tempo também! hehe
        Beijos!

  6. Olá! Eu e meu marido vamos para Montreal nesta próxima terça (dia 14). Queremos conhecer no inverno pra ver se a gente se apaixona ainda assim pelo Canadá para que possamos continuar com nossos planos de imigração. Meu MAIOR problema é que não encontro bota no verão. Além do mais, sei que as botas aqui do Brasil NUNCA aguentariam o frio do Canadá (que eu não tenho a mínima noção da sensação). Vamos de SP pra Toronto e depois pegaremos o avião pra Montreal. Estou pensando em deixar pra comprar a bota no aeroporto de Toronto ou de Montreal, você sabe me dizer se encontro lojas desse tipo? Vale a pena o risco?
    (Parabéns pelo blog e pelas fotos! Uma delícia!!! 🙂 )

    1. Ola Carol… Obrigada pelo recado! Minha sugestão é que vc venha com uma bota de couro, coloque 2 meias e no primeiro dia compre uma bota – há sim várias lojas, você não terá problemas em achar!
      Vale sim o risco… muito caro ai no Brasil!
      Beijos

  7. Oiii

    Tadinho do jo joee!!
    que frioooo!!!! frio é bom mas ai assim já é de mais né…
    pior ontem aqui… no carro tava marcando 42….

    beijos

    (Estou voltando a vida nas redes socias, escreve no blog… agora tenho celular descente denovo haha)

    1. É Tiago, eu realmente não reclamo do frio porque calor absurdo não é bom…. mas o frio estava complicado. Hoje já melhorou (-8C) e Jojoe já pode correr feliz pela rua. Beijos para vcs e saudades

  8. Olá Gaby! Acompanho seu blog e com isso mato as saudades dos momentos que já passei no Canadá em duas viagens. Durante a icestorm estava em Toronto com meu marido e nossos 2 filhos. Tivemos que sair da casa dos nossos amigos em Etobicoke devido a falta de energia. Mesmo com esse contratempo a viagem foi perfeita. Espero que o inverno 2014/15 não seja tão rigoroso. Minha filha de 15 anos fará um intercâmbio de 1 mês aí em Toronto.
    Continuarei por aqui curtindo o Canadá através dos seus posts. Adoro!!!
    Um abraço, Bárbara.

  9. Adoro seu blog Gaby. Muito bacana!
    Vamos eu e minha família passar o Natal e Ano Novo por aí, chegando por Montreal. Como chegamos bem no dia 24 dez, vc acha que consigo comprar roupas de frio? Alguma loja que vc me recomendaria em Montreal? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *