Pular para o conteúdo

Como você consegue aguentar o frio?

Tenho certeza que a maioria dos Brasileiros que moram no Canadá têm que responder esta pergunta. Eu, por exemplo, já respondi várias vezes (e ainda respondo) como dá sim para continuar “vivendo” e fazendo a maioria das suas atividades quando está uma sensação de -18C lá fora (temperatura de hoje). Acredito que para a maioria dos Brasileiros a idéia de viver em um lugar onde por 5 meses a temperatura fica negativa ou na casa de 1 dígito é algo sofrível, difícil ou impossível. Não para mim.

DSC_2264

Não tenho problema com as temperaturas negativas e com os dias de frio insuportável pelo simples fato de que amo a vida que levo atualmente. Amo morar no Canadá. Amo as manias dos Canadenses. Amo meu trabalho e minha casa. Amo esquiar e as viagens as estações de esqui. Amo abrir a janela do quarto e ver a rua branquinha (e me emociono até hoje). Amo o fato de que em dias de muita neve eu e meu marido podemos trabalhar de casa e ficar mais juntos. Amo tudo que vem com a vida Canadense, e isso inclui o frio.

DSC_6147

O inverno no Canadá me mostra como é ser preparado e bem estruturado: os ônibus, metros e trens possuem aquecedores; os pontos de espera do ônibus e streetcar são protegidos para o frio; Toronto possui mais de 20km de cidade subterrânea no centro da cidade; em dias com previsão de neve há vários caminhões removendo a neve das ruas e jogando sal… Eu sempre falo que só passo frio mesmo na rua: não passo frio dentro de casa e não preciso usar aqueles pijamas grossos e uma coberta de pêlo de carneiro, não preciso ficar de casaco nos restaurantes, no trabalho anda com a mesma roupa que estaria no verão.

DSC_0128

O inverno no Canadá me mostra como você ainda pode confiar nas pessoas: ao entrar nos restaurante você deixa seu casaco e ele fica na entrada do estabelecimento te esperando; quando alguém perde uma luva ou o cachecol ele fica no mesmo lugar esperando pelo seu dono.

O inverno no Canadá me mostra que o importante não é estar na última moda, mas bem agasalhado. Aliás, todas as estações do ano e as pessoas em geral no Canadá não se preocupam com roupas de marca ou com a última moda. O importante é não passar frio, não importando se para isso o seu casaco tem que ser azul, o cachecol laranja e as luvas rosas.

IMG_3257

O inverno no Canadá me mostra que temperatura não é tudo e que dá sim para aproveitar a vida (e parar de reclamar) quando está muito frio (e também muito quente, chovendo, etc): as pessoas aqui saem nas ruas com frio, vão a eventos, trabalham normalmente… obviamente quando há uma tempestade de neve as escolas são fechadas, mas nem sempre os dias de tempestade são os mais frios.

DSC_7696

O inverno no Canadá não enjoa assim como também não enjoa a Primavera, o Verão e o Outono. Ter as 4 estações do ano bem definidas é privilégio de poucos locais e eu agradeço sempre por morar em uma cidade que nos proporciona isso. Então a próxima vez que alguém me perguntar como eu consigo aguentar o frio eu irei responder com a seguinte pergunta: “Como você consegue aguentar a mesma estação durante todo o ano?”.

83 comentários em “Como você consegue aguentar o frio?”

  1. É bem isso que você falou mesmo, Gaby…
    Eu adoro demais o inverno, mas é uma pena que aqui no Brasil o inverno quase nem existe. A maior parte do tempo é só calor, fora que não tem as estações definidas. Eu, que adoro frio e odeio calor, já não estou mais aguentando o calor daqui, e olha que nem estamos no verão ainda haha
    Adorei o post! O bom daí do Canadá é que as estações são bem definidas né? Cada época tem sua estação certa, dando para aproveitar todas elas sem enjoar.
    E não poderia encerrar o post de uma maneira melhor: “Como você consegue aguentar a mesma estação durante todo o ano?” 😀
    Beijos!!

  2. Parabéns pelo texto. Simples e direto. Sua pergunta final resume tudo.
    O que mais tenho escutado dos Canadenses é ” você(Brasileiro) deve estar cansado desse frio, desses dias nublados e cinzentos…”, e eu, justamente, respondo: Não mesmo. Eu estava cansado de “viver no verão” 365 dias/ano.

  3. Oi Gabriela! Pra “variar”… seu post foi ótimo rsrsrs! Chego por aí no dia 27/12 e tudo que eu quero é o frio e vivenciar as diferenças! Bj

  4. Nós (eu e meu marido) passamos algumas semanas mochilando no inverno canadense e simplesmente amamos. Foi exatamente como você descreve no texto. Tudo funciona mesmo no inverno, tudo é aquecido e limpo, e a vida não para por causa disso. Apesar de sentir frio (sim, nós sentimos frio em alguns momentos pois pegamos -38ºC em Quebec), a viagem foi incrível e eu não vejo a hora de voltar ao Canadá. Montreal, Toronto, Quebec, Niagara Falls e Niagara on the Lake valem demais no inverno também. 🙂

  5. Oi Gaby, adorei seu texto! Vc tem toda razão!!! Estive em Toronto no verão e amei! Pretendo voltar no ano que vem e ficar durante um ano. E não vejo a hora de ver neve, esse lugar eh lindo e maravilhoso de Janeiro a Janeiro não importa a estação!! Adoro seu blog! Bjs

  6. Olá Gabriela ! Achei simplesmente fantástico a sua definição de inverno no Canadá ! A minha noiva e eu pretendemos futuramente tentar migrarmos para o Canadá, eu particularmente gosto muito desse país, porém, fico um pouco com o pé atras justamente por causa das baixíssimas temperaturas do Canadá, até porque, nasci e vivi quase que a minha vida inteira em cidades litorâneas(Santos/SP). Depois dessa sua definição, acho que não tenho desculpas pra apresentar pra mim mesmo. Me lembrarei das suas palavras.

    By Luiz Fernando

  7. Amei Gaby!! Vc descreveu perfeitamente o que penso!! Ok que aqui em Vancouver so neva 1 dia no ano na cidade, mas mesmo assim seeeeeeeempre me perguntam. Amo ter as 4 estacoes! Curto cada uma delas!

  8. Oi Gabriela!
    Vivo lendo seu blog e esse texto, simples e certeiro, me emocionou! Estive em Toronto por 3 meses em 2013, fazendo intercâmbio, e simplesmente me apaixonei mais do que já era apaixonada por esse país maravilhoso que é o Canadá! Desde que voltei para o Brasil, sinto como se minha alma ainda estivesse aí e somente meu corpo está aqui.
    Quando a gente ama a vida que estamos levando, o resto ao nosso redor simplesmente se torna belo e suportável, né?! E eu amei a vida que eu levei aí no Canadá nesses meus 3 meses de passagem, e amei tanto que a saudade da minha família e das minhas coisas no Brasil tornaram-se mais fáceis de serem suportadas.
    Esse seu texto me fez sentir o amor que você tem pelo local em que você vive hoje, e refletiu também no amor que eu sinto desde que estive aí. Espero voltar logo, e que seja definitivo!
    Parabéns pelo blog, é espetacular e me ajudou muito também com dicas antes da minha viagem!
    Beijinhos e aproveite o friozinho, pois aqui está fazendo um calor insuportável hahaha

    1. Ola Letícia! Muito obrigada pelo lindo recado e fico feliz que o texto tenha te tocado… espero de coração que seus sonhos se realizem e não esquece de escrever quando vc estiver vindo para cá! Beijos e feliz 2014!

  9. Oi Gaby, ando seguindo a suas páginas sociais para ir conhecendo Toronto, estou chegando aí dia 13, e um pouco preocupado com todo esse frio! Haha Mas com certeza, por ser uma cidade bem estruturada, o frio se ameniza e o que resta é curtir toda essa neve, bjs.

    1. Isso Lucas! O frio que esta aqui hoje é atípico e pela previsão no final de semana já volta ao normal (-1C)… De qualquer maneira sua experiência por aqui será única! Boa viagem

  10. Olá Gabriela! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
    É a primeira vez que leio seu site, e quero te parabenizar pelo ótimo post!
    O jeito que você escreveu era tudo que eu queria ler, moro no Brasil e não me importaria em “viver com frio” e ter segurança, educação, pessoas mais honestas (toda regra tem sua exceção, claro.) e tudo mais… ao invés de viver em um lugar onde os bandidos ficam na rua e você preso dentro de muros de três metros e cercas elétricas… e ainda chama de casa…

    Todo sucesso pra vocês!
    …and keep writing! ;D

  11. Querida bom dia ! Adorei o que li ,ou seja já estou amando esta sua adotada cidade,o frio e neve são lindos não é como aqui e POA-RS que estamos sofrendo com as temperaturas altas sem ter uma infraestrutura as casas, e estamos há 13 dias sem transporte(beijos).

  12. Gaby, lendo o post me bateu uma curiosidade: o Joe também usa roupas e acessórios especiais para sair em dias de neve?
    Estou viciada no seu blog, você é muito boa nisso!!! =))

    1. Sim Cintia. Ele nao consegue sair sem casaco e usa botas quando neva e colocam sal na rua (o sal machuca a para dele). Todo mundo fica preparado aqui em casa 🙂 beijos

      1. Gaby, seu blog é demais, recheado de conteúdo legal e muito útil ! Só tenho a lhe agradecer, seu blog é o melhor !

        Como foi a adaptação do Joe ao frio ? To indo morar em Toronto e levarei minha cachorra tenho um pouco de preocupação quanto a isso chego no inverno.

        1. Ola Thais. Obrigada pelo recado. Não foi difícil… ele adorou neve. No começo hesitamos para que ele se adaptasse, mas depois de 1 semana ele estava bem adaptado. Obviamente sempre tomamos um cuidado extra, especialmente quando as temperaturas estão extremas (i.e. roupas para protege-lo, sapatos, ficar pouco na rua, etc). Mas ele curte muito!

  13. Oii Gaby amoo os teus posts.. a muito tempo que pesquiso sobre o Canadá e sobre tudo que eu achei, teu blog foi um dos melhores.. Adoro essa tua atenção com as leitoras e como seus posts são uteis.. ^^
    Mas eu queria muito que você me ajudasse: Meu namorado e eu queremos muito pra Toronto estamos focados mais a ajuda de alguem experiente que mora ai já faz tempo seria otimo ^^
    Se você poder me ajudar por favor me responda 🙂

  14. Ola, Gabriela!! Parabéns pelos posts são muito bons!! Estou planejando passar 10 dias das minhas ferias (JANEIRO) aí, queria sua opinião sobre isso? Será que vou conseguir aproveitar este tempo e curtir minhas ferias e ainda conhecer a cidade?? Tem coisas para fazer nesta época ai??

    1. Ola Guilherme… 10 dias em Toronto é bom pra conhecer as principais atrações. Tenho vários posts sobre as principais atraçoes turísticas da cidade e sobre o que fazer em Toronto no inverno. Dá uma fuçada no blog que vc vai achar muita coisa para montar seu roteiro!

  15. Ola
    Muito bom todos os posts.
    Estou pensando em ir pro Canada em Janeiro, mostrar neve aos filhos (13 e 10 anos), e pensei em chegar por toronto e subir até Quebec, o que voce acha? E as estradas?
    Thanks

    1. Olá Alexandre,

      Janeiro é o melhor mês para curtir o inverno. Contanto que você fique nas estradas principais não tem problema algum, elas são bem mantidas mesmo após períodos de neve.

      Minha dica é ficar de olho na previsão do tempo ( celular, tv ou internet ), ela costuma ser bem precisa. A minha regra é a seguinte: se tiver previsão com mais de 15cm de neve no dia, eu não caio na estrada.

      Se você quer uma real experiência do inverno, não deixe de conferir Mont-Tremblant próximo a Montreal. Sobre o carro, alugar em Montreal é mais vantagem, pois lá os carros tem pneus de neve, o que facilita muito em condições mais extremas, quem sabe você vai de trem ou avião até lá 🙂

      1. Passagens compradas e dica de destino aceita, Mont-Tremblant, lá vamos nós…
        Posso abusar? Tem algumas dicas tanto em Mont- Tremblant e Montreal?
        Quanto a Mont-Tremblant, no google mostra um lugar bem bonito de frente para um lago com uma construçao circular (fácil né…), acho que deve ser um bom local para se hospedar assim poderemos fazer um passeio a pé a noite.
        Mais uma vez
        Thanks

          1. Ola Gabriela
            Obrigado por responder, mas…o que é exatamente a vila (rsrs) tem uma referencia mais especifica?
            Thanks again

            1. Ola Gabriela.
              Obrigado pelo retorno, a vil é um hotel ou regiao? Pelo site nao consegui descobrir…
              Thanks

            2. Ola Gabi e Juliano.
              Dica de Mont Tremblant aceita e hotel Fairmont reservado.
              Gostaria de pedir mais uma ajuda… estamos interessados em fazer um passeio, guiado, de snowmobiling em Montreal, com minha familia. Será que voce consegue um endereço (email) de alguma empresa, pois pela internet nao achei…
              Otimas dicas em seu bloog/site que com certeza iremos seguir.
              Abraços

              1. Olá Alexandre! Não conheço nenhuma empresa em Montreal que faça este passeio, só perto de Toronto e tem post no blog. Acredito que quando vc estiver em Tremblant deve ter este passeio – pergunte lá que eles devem saber! Vc vai curtir muito!!! Depois me conta o que achou! Abraços

      2. É muito bom: pra quem tem carro. Onde que as paradas são protegidas? Transporte público foi minha principal decepção com a cidade. Ah, e um sonho poder trabalhar em casa. Sonho que se realiza pra poucos.

        1. Ola Camila…
          Eu tenho carro mas meu marido trabalha em outra cidade e usa todo dia, então eu uso o transporte público. Os pontos que uso são todos protegidos, exceto um, mas eu nunca esperei mais de 5 minutos nele (fica na Eglinton East). O transporte público não é dos melhores, mas eu não posso reclamar pois me leva aonde quero ir. Realmente é um sonho poder trabalhar às vezes de casa, e consegui depois de muita dedicação e trabalho. Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog!

          1. Estudo, trabalho e dedicação também não me faltaram no Brasil. Em Toronto fico com as duas últimas opções somente, ajudando a compor a grande maioria de imigrantes (brasileiros ou não); que, embora queiram estudar, não conseguem sem trabalhar 4x mais para tentar pagar, e não o trabalho em casa, intelectual, mas o braçal, pesado, embaixo do clima que for pra fora da janela de casa. E, se as paradas que tu se refere são aquelas de vidro, abertas embaixo e com uma entrada enorme, não, elas não protegem.

        2. Eu moro em Quebec desde janeiro 2013 e até agora não sentimos a necessidade de ter carro. Acho até mais dificil de carro que de onibus, nao preciso tirar neve e gelo do carro.

      3. Pra mim o mais dificil é o verao com 15ºC . Inverno com muita neve é bem divertido. Em Quebec tem muitas coisas legais pra fazer como o carnaval de inverno e o hotel de gelo. Eu passava mais frio no inverno no sul do Brasil.

      4. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2015: O que fazer quando está frio? - Gaby no Canadá

      5. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Janeiro 2015: Inverno - Gaby no Canadá

      6. Oi Gaby!!
        Acompanho o seu blog já faz algum tempo.. aliás desde que decidi imigrar para o Canadá.. Gostaria de te parabenizar, você escreve muito bem!!! Adoro ler seus posts! E concordo com todas as coisas que você falou! É preciso saber viver e aproveitar cada momento, espero visitar o Canadá em julho, pois não estou aguentando esperar até o fim do processo para conhecer esse país maravilhoso!! Bjs e tudo de bom pra voces três!!

      7. “não preciso usar aqueles pijamas grossos e uma coberta de pêlo de carneiro”
        toda vez que falo que quero ir para o canadá, sempre falam em como vou aguentar o frio. aqui em floripa chega o inverno e tem que colocar 2 cobertores, dormir de casaco. quem aguenta esse frio 24 horas por dia, aguenta pegar temperatura negativa apenas por alguns instantes

        1. Olá Alana! Sim, Joe adora frio… Mas é claro que tomamos todos os cuidados: botas, roupas e passeios reduzidos quando o frio é extremo. Vale tbem ficar sempre de olho para ver o comportamento do seu cão durante o passeio na neve (se ele está com dor na patinha, andando mais lento,etc).

      8. Bom dia Gabriela , estou ensaiando pra fazer um curso em Toronto de 3 meses, realmente tenho medo do frio por isso estou optando em ir a partir de Junho , talvez Maio, mas ja me disseram que a cidade fica muito cheio de turistas nessa época , gostaria de ir antes, mas tenho receio de ficar preso em casa com medo do frio, porque quero curtir a cidade , ter uma vida ,ir em academia , passear no fim de semana, esse frio de Abril por exemplo , que vi em torno de 5 graus,ele ja é suportável? ou tenho que usar 2 calças , esse tipo de coisas…sei lá meu medo é sofrer por causa do frio.

        1. Olá Cláudio. O frio é muito relativo de pessoa para pessoa e eu, por exemplo, fico super confortável com 5C. Se você tem medo do frio eu sugiro vir a partir de junho mesmo, mesmo que a cidade esteja mais cheia.

      9. Olá

        Vi uma reportagem que os hospitais estão com pacientes acima da capacidade por conta da influenza. Com esse frio é comum as pessoas ficarem doentes com mais facilidade e há vacinas contra gripe para minimizar ?

        Para quem sofre de rinite e das primas “ites” sofre bastante por ai ?

        Obrigada

        1. Ola Claudia. Sim, sempre há surtos de gripe por aqui mas não sabia que os hospitais estão com pacientes acima da capacidade. Há campanhas de vacinação e quase todo mundo toma – há inclusive vários lugares onde vc pode tomar de graça. Sobre rinite, aqui é bem seco então não se sofre disso. Mas pelo ar ser seco há sim outros problemas. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog

      10. Pingback: O que fazer para fugir da winter blues, a depressão de inverno - Gaby no Canadá

      11. Boa tarde Gabi, Vou para Toronto em novembro e estou lendo bastante seu blog. Gostaria de saber se é fácil achar na cidade aqueles saquinhos que se usa para esquentar as mãos e os pés. São chamados de Hand Warmers e Toe Warmers. Preciso saber pois tem uma pessoa que vai viajar comigo que tem alergia ao frio e vai precisar. Encontro fácil em farmácias e mercados ? Vou ficar próximo ao mercado Metro e farmácia Shoppers drug Mart.
        Obrigado. Eduardo

      12. Boa tarde Gaby ! Mudei recentemente de Montréal para Toronto depois de quase 12 anos morando na parte francesa do Canadá! Seu blog está sendo minha principal referência 🙂 então deixo aqui meu MUITO obrigada por esse projeto maravilhoso !!!
        Está me ajudando bastante !

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *