Curiosidades do Transporte Público de Toronto

TTC7_gabynocanada

Já falei sobre o TTC – o transporte público de Toronto – aqui no blog. Mas até hoje quando recebemos uma visita – ou mesmo quando meu marido, que raramente anda de transporte público – coisas que eu já acho super normais são consideradas diferentes por outros. E foi pensando nisso que resolvi escrever sobre curiosidades e dicas do TTC.

TTC_gabynocanada1

1- A porta do streetcar abre quando você pisa em um dos degraus da saída. Não espere que a porta abra automaticamente.

2- Para abrir a porta do ônibus você precisa empurrá-la. Ela também não abrirá automaticamente. Uma luz verde indicará quando a porta estará destravada e ai é só empurrar.

3- Muitas vezes você tem um transfer para entrar na estação do metro (e não precisa pagar outra tarifa), mas não há nenhum cobrador. Neste caso, mostre o transfer para a cabine que há cameras que irão gravar seu ticket e está tudo bem.

TTC4_gabynocanada

4- Você não precisa acenar para o motorista do ônibus parar para você quando estiver no ponto. Ele vai parar de qualquer maneira e muitas das vezes que acenei eles até não gostaram.

5- Se você está pegando um ônibus entre as 9pm e as 5am há um sistema chamado “Request Stop”, aonde os passageiros podem pedir para o motorista parar em qualquer local do trajeto do ônibus, não necessariamente em um ponto.

6- Animais são permitidos no TTC, porém em certos horários (antes das 6:30am, entre 10am-3:30pm, depois das 7pm). Uma amiga foi pegar um ônibus fora destes horários com sua cachorra e o motorista não a deixou entrar.

TTC_gabynocanada2

7- Não há cobradores nos ônibus e streetcars de Toronto. Portanto, se você for pagar em dinheiro tem que ter o valor certo, porque não tem como pegar troco.

8- Se você comprar mais de 2 tokens eles saem mais barato ($2.80 ao invés de $3) e você só consegue comprá-los nas estações de metro.

9- Alguns pontos possuem horários dos ônibus/streetcars. Porém, o melhor jeito de acompanhar quando seu transporte estará chegando é baixando o aplicativo de celular Rocket Man. Clique aqui e veja post com os 10 apps úteis em Toronto.

TTC3_gabynocanada



  • 18 Responses

    1. Eduardo disse:

      Uma coisa que achei muito bizarra é que não fazem fila pra esperar o ônibus. Quando ele chega, todo mundo simplesmente se avança pra entrar

    2. William disse:

      Olá Gaby,

      já havia feito essa pergunta, mas não lembro em qual seção foi, então aí vai novamente.
      Irei em Toronto em Abril para visitar 2 escolas ( St. Andrews localizada em Aurora 15.800 Yonge Street e Pickering que fica em 16945 Bayview Ave, Newmarket). Estarei hospedado no centro, perto da CN Tower ( 45, The Esplanade).
      É possível ir de transporte público até essas escolas, ou é recomendável alugar um carro?

      Grato e
      parabéns pelo seu blog.

      William

    3. julianasnr disse:

      Oi Gaby! Nossa, seu blog está ajudando horrores na programação da minha viagem! Obrigada! Minha perguntinha é básica: eu vou passar uma semana em Toronto, chego dia 2 de março, e vou comprar o passe semanal. Como eu faço pra usá-lo no ônibus e no streetcar? Mostro pro motorista e só?
      Obrigada!!!
      Um abração e um lambeijo no Jojoe que é a coisa mais fofa desse mundo!

      • Gabriela disse:

        Olá juliana! Fico feliz que o blog esteja te ajudando… Obrigada pelo recado e pelo carinho! Sim é só mostrar para o motorista quando entrar no streetcar – ou só seguir o que as pessoas fizerem hehehhe! Beijos

    4. Raísa Rufino disse:

      Oi Gabi, tudo bem? Vou passar um mês e meio em Toronto fazendo um curso de inglês e tenho uma dúvida sobre o passe mensal. Vi o comentário de uma outra pessoa acima mas minha dúvida é outra. No site do TTC diz que só posso comprar o passe mensal até o quarto dia útil. Isso se aplica mesmo? E ele pode ser usado em todos os meios de transporte? Obrigada! Suas dicas são fantásticas. Parabéns!

      • Gabriela disse:

        Ola Raisa. Obrigada pelo recado e visita ao blog. Eu nao compro o passe mensal entao nao sei se isso se aplica – mas se esta no site oficial deles acredito que sim. Vale para todos os transportes dentro de Toronto! 😉

    5. valdete disse:

      como assim?

    6. valdete disse:

      olá, estou pensando em passar uns vinte dias em toronto onde eu encontraria acomodações boas e baratas?

      • Gabriela disse:

        Ola Valdete. Da uma olhada nos sites de hoteis – a rede hoteleira de Toronto é otima! Fora hoteis não sei aonde vc poderia ficar! Obrigada pela visita

    7. Luiz Navarro disse:

      Ola Gabriela td bem?
      Já li no seu blog e em outros sites sobre o bilhete mensal para utilizar o TTC. Minha duvida é bem simples! Se eu comprar um bilhete dia 15.01, por exemplo, valido por 1 mês, eu posso utiliza-lo durante 1 mês após a data da compra ou tenho que comprar no 1ºdia do mês…pois é valido exatamente dentro do mês que estou comprando?
      Vou passar 1ºmes em Toronto em Abri/Maio 2014! Parabéns pelo Blog!!

      • Gabriela disse:

        Olá Luiz! O bilhete de janeiro é válido somente para janeiro e se vc comprar no dia 15 poderá usá-lo apenas por 15 dias! Obrigada pela visita ao blog

    8. Letícia Giacomin disse:

      A minha curiosidade sobre o transporte público de Toronto é: o ônibus dá uma “abaixadinha” quando a gente vai entrar! Muito legal!!! Ele abaixa a frente, gente, maior sucesso! hahaha Eu e o Marcel achamos isso demais, até filmamos. Turistas… 😀

    1. 21/02/2014

      […] estações bem definidas), entender a cultura do local e tentar se adaptar, saber como usar táxi e transporte público, as taxas sobre os produtos Canadenses, os aplicativos úteis para baixar no seu celular, o fuso […]

    2. 26/01/2015

      […] listei pra vocês aqui no blog várias curiosidades sobre o transporte público de Toronto. Pegar o ônibus aqui no […]

    3. 05/01/2017

      […] Posts relacionados: TTC, o transporte público de Toronto Curiosidades do Transporte Público de Toronto […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *