24 horas em Toronto

24Htoronto_GabynoCanada

Na minha opinião, as cidades grandes (i.e. que possuem parques, museus, bons restaurantes e muita história) precisam de 4 dias para serem exploradas (e é por isso que antes deste post só tinha publicado aqui no blog um roteiro de 4 dias em Toronto). Porém, com o avanço dos blogs de viagem e ótimas dicas que estão por ai a gente sempre acaba achando uma cidadezinha pitoresca para conhecer, um parque lindo e um pouco mais afastado do centro da cidade, e lugares incomuns que você só acaba encontrando por lá. E aqueles 4 dias planejadíssimos na cidade sonhada acabam virando 2 ou até 1 dia somente.

Perdi as contas das pessoas que me perguntaram o que deveriam ver em somente 1 dia em Toronto e confesso para vocês que esta é uma pergunta muito difícil. Defícil porque, além de eu ser apaixonada por Toronto, eu acho que a cidade possui sim vários atrativos (apesar de alguns livros de turismo e visitantes dizerem o contrário), e quanto mais eu moro aqui, mais eu descubro tudo que ela tem a oferecer.

Hesitei um pouco para escrever este post, mas acho que ele será útil e servirá como um guia para aqueloes viajantes que, infelizmente, só conseguirão “conhecer” a cidade por 24 horas.

Antes de começar o roteiro, algumas dicas úteis:
Compre o passe diário do TTC: o passe custa CAD$10 e dá direito a entradas ilimitadas no metro, onibus e streetcar. Se você está visitando a cidade em feriados ou final de semana, o mesmo valor (CAD$10) vale para 2 adultos e 2 crianças. O passe é vendido somente nas estações de metro e não no onibus ou streetcar.
Veja a previsão do tempo: ok, você terá somente 1 dia na cidade e este dia será chuvoso. Então vá preparado: guarda-chuva, capa para máquina, planeje os trechos andando ao ar livre (até porque se você só tem um dia e não é de açúcar ande na chuva mesmo).
Localização do hotel: o ideal é que você fique hospedado em um hotel próximo do centro – ou de fácil acesso ao centro via TTC. Se você ficar hospedado em um local afastado vai perder tempo locomovendo-se e você tem somente 1 dia na cidade.
Reservas e compra de tickets: Faça reserva e compre tickets das atrações que você quer visitar: a subida a CN Tower é obrigatória e pode ser agendada, assim como a visita ao aquário.
Ótima dica: se você esta pensando em viajar para Toronto e ainda não sabe onde se hospedar, uma boa dica é acessar a página da trivago e encontrar os melhores hotéis pelos melhores preços.

Totornto24h_1

Comece o dia cedo visitando o campus da Universidade de Toronto. Isso porque você não precisa que nada esteja aberto – já que o bonito são os parques e a arquitetura dos edifícios – então melhor fazer este passeio cedo. Como o passeio todo é feito a pé eu reservaria entre 1 hora e 1:30h para ele. Clique aqui e veja um post com sugestões de roteiro e do que conhecer na UofT. No meio do passeio pela Universidade você irá passar pelo Queens Park, um parque lindo.

24hToronto_gabynocanada2

Pertinho dali fica a Bloor Street West, Yorkville (com lojas de estilistas famosos e cafés) e o Royal Ontario Museum (bata uma foto do seu exterior, já que uma visita tomaria o dia todo). Tudo pode ser visitado em 1h30 (ou 2h se você é daquelas pessoas que gosta de entrar em todas as lojas), sem grandes paradas.

24hToronto_gabynocanada3

24hToronto_gabynocanada4

Pegue o metro na Bloor-Yonge sentido Southbound e desça na Dundas Square. Clique aqui e veja o post com as atrações desta famosa praça da cidade, destacando-se o Eaton Centre (cuidado para não perder muito tempo neste que é o maior shopping de Toronto, ainda há muito o que conhecer!). Se você estiver com fome almoce por ali; há várias opções no local. Porém, minha dica é que você ande mais 750 metros no sentido sul e vá até o Brookfield Place, para almoçar no restaurante Marché.

**O caminho Eaton > Brookfield pode ser feito de metro (Dundas Station > King Station) ou via the Path, a cidade subterrânea de Toronto.

24hToronto_gabynocanada5

Depois do almoço passeie pela região da Front Street West e se tiver tempo visite o St Lawrence Market, o Gooderham Building (nosso “Flatiron Bldg”) e a Union Station.

24hToronto_gabynocanada6

Caminhe pela Lakeshore em direção a CN Tower, veja as ilhas e o aeroporto… e acabe seu dia subindo na torre, jantando no restaurante giratório e vendo a cidade do alto de uma das maiores torres do mundo.

** Note que meu roteiro até aqui já deu 10 horas, sem contar o jantar na CN Tower (que merece certamente 2 horas). Se você começar o roteiro cedinho (7-8am) conseguirá fazer tudo isso – e se tiver um pique ainda maior eu sugiro continuar o roteiro com a dica abaixo.

24hToronto_gabynocanada7

Depois do jantar você pode pegar um streetcar (número 510) e subir a Spadina Avenue, salte na Queen Street West e caminhe pela Queen Street West no sentido leste, região de lojas, estúdios de TV, restaurantes e agito a noite… você passará pela University Avenue, Osgoode Hall, Prefeitura Nova e Antiga e pode pegar um metro para voltar para o hotel. A caminhada da Queen St West até a prefeitura é de 1.1km.



  • 31 Responses

    1. Ana disse:

      Gaby, queria quanto tempo em média duraria o passeio no aquario, cn tower e casa loma .. vc acha que em 8 horas em toronto consigo ir aos 3 lugares?

    2. Jeanny Damásio disse:

      Olá.. Vejo que tem muito tempo as perguntas aqui.. e queria me atualizar!! rsrrs

      Estou indo a Calgary dia 27 de junho e teremos uma conexão das 06am às 20pm em Toronto. Não vamos levar praticamente nada nas malas pra tentar fazer o roteiro dessas horas em Toronto. Pode me ajudar? O clima nessa época é tranquilo? Vale a pena comprar o TTC para esse período que tenho disponível? O aquário para visitar tem filas? Compra antes? Quanto custa? da CN Tower para o aquário é feito a pé? Fico no aguardo!!! Desde já obrigada!

    3. Hélio disse:

      Oi Gaby,

      Estive em Toronto final de abril em uma conexão de viagem a trabalho, cheguei no final da noite e saí da cidade na noite posterior.

      Visitei os pontos indicados e foi muito bom, ainda deu tempo de visitar o aquário. O Jantar na torre foi fantástico e valeu muito a pena (recomendo fazer ao anoitecer que fica sensacional). Gostei muito do St Lawrence Market, que além de tudo tem algumas lojas de lembrança bem boas.

      Outro ponto que ajudou foi a localização do Hotel, ficamos a menos de 100 metros da Union Station, facilitando a chegada a noite e aos deslocamentos durante o dia.

      A cidade é muito interessante e vale a visita,

      Suas dicas foram ótimas, muito obrigado!!!

      abraço

    4. Daniel disse:

      Oi, Gaby! Vou fazer uma conexão de 5am ate 9pm em Toronto, o que vc acha que eu devo fazer? Adorei o seu post, mas ainda estou em duvida! Me ajudaaa, por favor!!! Onde vc falar que vou haha obrigadoo!!

    5. Raquel disse:

      Oi, Gaby.

      Vou fazer conexão em Toronto por 8 horas em abril, chego bem cedinho, 5h30. Estou indo atrás do visto e gostaria de sugestões sobre o que poderia fazer nas 4 horas que nos restam descontado o tempo de imigração e transporte até a cidade. Quanto tempo o ônibus leva até o centro da cidade? Achei o trem caro, pensei em usar só na volta. Obrigada!

      • Olá Raquel. Eu iria na região da CN Tower,Aquário e Lakeshore. Apesar do preço eu usaria o UP Express para ir e voltar, pois de TTC é mais barato, mas beeem mais demorado. Com o UP você salta na Union e caminha até o centro ou estas atrações que falei facilmente.

    6. laura disse:

      Gaby,
      Estou pensando em ir estudar em Toronto… Será que você poderia me passaR teu e-Mail para a gente conversae um pouco? Obrigada

    7. Cecilia disse:

      Olá!
      Estou em Toronto e gostaria de saber se conseguimos restituir tax que pagamos aqui. Obrigada

    8. Claudia disse:

      Oi Gaby. Vou fazer uma conexão em Toronto em janeiro/2015, por mais de 12 horas, com meu filho de 11 anos. Você sabe dizer se o visto de trânsito me dá direito a sair do aeroporto para visitar a cidade, ou eu teria que pedir um visto de turista? Agradeço antecipadamente. Claudia (Rio de Janeiro)

    9. Gilson Alves disse:

      Adorei o blog, fiquei 4 dias em Toronto com minha esposa Patricia e meu filho Pedro, que está estudando em Thunder Bay pelo Ciências sem Fronteiras do Gov. Federal. Fomos para Niagara Falls de carro, confiante em suas informações e deu tudo certo, muito fácil. De quebra, passamos em um Outlet na volta, cerca de 15Km de Niagara. Parabéns pela dica.

    10. Alessia disse:

      Ola Gabi,

      Farei uma conexão de 12 horas, em Toronto em janeiro/15, durante o dia. Gostaria de saber se consigo ir ate a CN Tower, almoçar no restaurante 360 e voltar para o aeroporto?? E tb gostaria de saber se é melhor ir de taxi ou de onibus?? O metro /trem que vai ligar o aeroporto ao centro ja esta pronto?? Obrigada pela atenção Alessia

      • Ola Alessia… consegue sim. O ideal é ir de táxi para garantir (acredito que vc vai gastar em toro de $50 por trecho) – você irá demorar uns 30 minutos do aeroporto até a torre (pensando em transito). Deixe reservado seu almoço que você não precisa enfrentar fila. Eles dizem que o trem fica pronto em 2015, mas não falam de um mês específico. Se você ver que está com tempo, dá até para ir no Aquário – que é lindo e fica aos pés da torre.
        Obrigada pela visita
        Gabriela

    11. Ligia disse:

      Muito obrigada pelo post!! Muito útil para mim que ficarei apenas 24 horas mesmo!

      Um abraço.

    12. Ana disse:

      Curti muito esse roteiro, Gaby. Já estou anotando tudo aqui pros 2.5 dias que vou ter de turismo na cidade. 🙂 Obrigada!

    13. Elizabeth disse:

      Parabéns pelo blog. Muito bem escrito e com ótimas dicas.
      Estou em Edmonton e dia 19 de agosto irei p Toronto. Ficarei até dia 25, porém gostaria de conhecer Ottawa, Quebec city e Montreal entre os dias 23 a 25. Pretendo passar um dia em cada cidade. Ainda não sei como fazer. Tentei comprar um pacote saindo de Toronto, mas como estou sozinha fica muito caro, se conseguisse pelo menos uma pessoa sairia pela metade do valor. Terei, portando a metade do dia 19, dia 20, 21 e 22 p conhecer Toronto e Niagara Falls. O que vc me sugere?
      Muito obrigada! Bjs.

    14. JJ disse:

      Gabi, adorei o blog. Pergunto: esse roteiro serve para o frio/neve de dezembro?

      • Gabriela disse:

        Depende JJ… se vc for tolerante ao frio e pegar um dia com -5C e não -20C dá sim para curtir Toronto e fazer este roteiro. Eu já fiz várias vezes no inverno… o passeio ao redor do lago que é mais complicado, porque venta muito. Mas os passeios no Centro e na Universidade são bem tranquilos!
        Obrigada pela visita

    15. Gabi, ja estou programando minha viagem toda por aqui! Vou passar um mes em Toronto em maio de 2014 morando na casa de uns amigos em Ajax e estudando em Eglinton. Amei seu blog! Estou lendo tudo, bjsss

    16. Pauline Ramos disse:

      Adorei o roteiro. Serve até quando quem já mora aqui quer fazer um mini passeio 🙂

      Lembrete: a Queens Quay (a rua da beira do lago) está em obras até março/2014. Por causa disso, o streetcar da Spadina (510) não vai até a CN Tower, mas tem um ônibus substituto que vai até a King e lá pode-se pegar o streetcar.

    17. Muito bom.Bem explicado.B js.

    1. 07/01/2014

      […] de Bloor-Yorkville é super charmosa e chique e uma parada obrigatória para quem visita Toronto, mesmo que por 24h. Nós nunca fomos a este evento – mesmo quando morávamos pertinho do local – e visitar […]

    2. 23/01/2014

      […] horas, tenho certeza que você sairá daqui com gostinho de quero mais. Porém, tenho aqui no blog um roteiro que pode te ajudar a fazer essas horas serem muito bem […]

    3. 21/02/2014

      […] visitar com antecedência e explore ao máximo a cidade. Conforme eu escrevi aqui no blog sobre o que fazer em 24h em Toronto eu acho que Toronto merece pelo menos 4 dias (e foi por isso que eu escrevi um post com um roteiro […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *